domingo, 21 de outubro de 2007

Bahia perde e cai para 3ª colocação

O Bahia perdeu para o ABC por 4 a 3, no estádio Frasqueirão, na tarde deste domingo (21). O tricolor começou vencendo, mas permitiu a virada do time de Natal. Os gols do tricolor foram marcados por Moré, Elias e Harley. Juninho Petrolina, Wallyson (2) e Alan converteram para o ABC. Além do número de gols, a partida foi marcada pelo número de expulsões. Foram quatro no total, duas para cada lado.

Com o resultado, o Bahia caiu da primeira para a terceira colocação, com seis pontos ganhos. Atlético-GO e Bragantino lideram a competição, ambos com sete pontos. O próximo desafio do Bahia será contra o Barras, penúltimo colocado do octogonal. O jogo acontecerá no estádio da Fonte Nova, na quarta-feira (24), com promessa de casa cheia. O iBahia.com fará o acompanhamento do jogo.

Fuga em complexo penal teve ajuda de falsários

Onze detentos da colônia penal Lafayete Coutinho, em Salvador, fugiram depois que quatro homens que se passavam por visitantes invadiram o prédio e fizeram um dos agentes de refém. Os falsários aproveitaram que era dia de visita e entraram junto com os outros visitantes. Ainda no portão, o grupo fez um dos agentes de refém.

Os policias das guaritas acompanharam tudo, mas não reagiram. A ação durou menos de um minuto. Depois que o grupo dominou os agentes na portaria, ele foi em direção a um pátio. Os presos estavam numa área tomando banho de sol e recebendo as visitas, quando perceberam a movimentação. Alguns pularam o muro.

No total, onze detentos conseguiram fugir pela porta da frente. A maioria cumpre pena por tráfico de drogas. A polícia não sabe ainda se eles são de uma mesma quadrilha. Os homens que invadiram o presídio também conseguiram fugir. A direção da colônia penal ainda não sabe se as visitas vão ser canceladas.

Polícia cerca estradas na tentativa de prender quadrilha que assaltou o Banco do Brasil

Os 15 suspeitos de integrar a quadrilha que assaltou o Banco do Brasil e aterrorizou moradores e comerciantes do município de Laje (a 228 km de Salvador), no Recôncavo baiano, na manhã de sexta-feira (19) podem também ser os responsáveis por assaltos a outras agências bancárias na região.

Neste sábado, cerca de 200 policiais, entre civis e militares, fecharam o cerco nas estradas da região na tentativa de localizar o bando, que fugiu em vários carros roubados. Já foram recuperados cerca de R$ 51 mil, jóias, equipamentos eletroeletrônicos, 42 cheques, uma submetralhadora 9 mm e carregadores.

Segundo o delegado titular de Laje, Cristóvão Oliveira, os bandidos chegaram à cidade fortemente armados com fuzis, submetralhadoras e pistolas, alguns mascarados até com capacetes de motoqueiro, e se dividiram. Primeiro quatro deles invadiram a delegacia, na Avenida José Sampaio, bairro de Penedo, levando um agente e um escrivão como reféns.

Depois seguiram para a Praça da Matriz, onde se juntaram aos demais e assaltaram a agência do Banco do Brasil. A caça aos bandidos continua com o reforço de policias da 4ª Coorpin, de Santo Antônio de Jesus, e das cidades de Nazaré, Amargosa, Santo Amaro, além de uma equipe do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP).

“Alguns deles estão feridos porque três veículos recuperados, que foram abandonados na zona rural, estão com marcas de sangue”, disse o delegado.

De acordo com a polícia, os assaltantes interditaram a entrada da cidade com um veículo do tipo Silverado e um caminhão de bebidas. Renderam funcionários de algumas lojas e fizeram uma barreira humana até a porta da agência. Os clientes foram obrigados a deitar no chão, enquanto Paulo Sérgio Souza Porto, funcionário da agência, abria o cofre e os caixas eletrônicos e de atendimento. O dinheiro foi colocado numa sacola. Quando saíram do banco eles ainda saquearam uma casa lotérica, um açougue, um supermercado e uma loja de variedades”, contou.

No final da ação, os bandidos fugiram numa Kombi e ainda levaram a fita do circuito interno de TV da agência. “O líder da quadrilha estava calmo, segundo relatos dos populares e comandava toda a ação da porta da agência. Parece que ele conhece todos os procedimentos bancários”, avaliou Cristóvão Oliveira.

Até o momento, não se sabe o total levado pelos assaltantes do Banco do Brasil. O Núcleo de Segurança do BB está sendo aguardado na cidade para avaliar o montante.

Os criminosos fugiram da cidade sempre trocando de carros, que foram roubados em São Miguel das Matas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus e na própria cidade de Laje. “Os reféns foram libertados logo em seguida na BA-420, que dá acesso a cidade. Alguns integrantes da quadrilha já foram identificados, mas ninguém foi preso ainda. A maioria usava máscaras e metralhadoras”, informou o delegado de Laje.

A ação rápida e ousada dos bandidos pegou os moradores e a própria policia de surpresa. Segundo o delegado Cristóvão Oliveira, integrantes da quadrilha já foram identificados e há suspeitas de que seja a mesma que assaltou o BB do município de Jiquiriçá.

Projeto de garoto de 10 anos tramita na Câmara

Um estudante de 10 anos é o autor do projeto de lei nº 1.682, de 2007, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2 de agosto. Morador de Natal, no Rio Grande do Norte, Pedro Augusto Carvalho foi um dos três deputados-mirins que tiveram seus projetos de lei votados na sessão promovida em outubro do ano passado pelo Projeto Plenarinho, que leva crianças de todo País à Câmara para cumprir, por um dia, a função de parlamentar.

De acordo com a edição de domingo do Estado de S. Paulo, aprovados pelas crianças, os três projetos foram para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde acabaram engavetados.
Em agosto deste ano, porém, após algumas modificações, o projeto do garoto de 10 anos foi proposto formalmente pelo deputado Frank Aguiar (PTB-SP). O projeto prevê, após as adaptações, a órfãos vaga garantida em escolas públicas desde o ensino fundamental até concluírem o ensino médio.