segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Adolescente estrangula professora até a morte em Teixeira de Freitas

Já está preso o adolescente Tarcísio Souza Carvalho, 18 anos, que mora na Rua Guarani nº. 176 em Teixeira de Freitas, que na noite da última sexta-feira (23/11), estrangulou até a morte a sua própria namorada Simone de Cerqueira Nunes, 48 anos, no interior da casa da vítima, localizada à Rua Duarte da Costa nº. 36 no centro de Teixeira de Freitas.

A vítima era professora da rede municipal de ensino e irmã do atual comandante do núcleo de planejamento do 13º Batalhão da Polícia Militar de Teixeira de Freitas, capitão Sílvio Nunes.

Tarcísio disse que começou namorar a professora há 2 meses, e na noite do crime teria terminado o relacionamento com a educadora porque não estaria agüentando mais os ciúmes dela. No entanto, ela teria lhe dito -, se ele não ficasse com ela, não ficaria com mais ninguém - porque mandaria lhe matar.

Ainda segundo o criminoso, ele teria ficado enraivado com a resposta da professora e lhe enforcado com as mãos, e enquanto ela se debatia, ele manteve firme no seu objetivo de lhe enforcar até o fim.

Após ter percebido que havia matado a professora, ele se apossou do telefone celular da vítima, vendeu minutos depois o aparelho por R$ 20,00 numa zona de prostituição e depois contou para uma tia que a sua namorada havia se suicidado.

Mas a tia do criminoso não acreditou e preferiu chamar a polícia. No IML os médicos legistas constataram que a professora Simone morreu por asfixia mecânica (esganadura). Tarcísio Souza Carvalho, 18 anos, já havia sido preso em Teixeira de Freitas no dia 11 de agosto de 2007, por envolvimento em furtos de bicicletas na cidade.

Pela morte da professora, Tarcísio terminou preso em flagrante por agentes da Polícia Civil da equipe do delegado coordenador Nélis Araújo, e autuado pelo delegado plantonista José Carlos, em crime de homicídio qualificado, conforme o Artigo 121, Parágrafo 2º, Inciso III do CPB, podendo também ser entendido como latrocínio, porque após cometer o assassinato, a vítima teve objeto móvel alheio subtraído e vendido (o celular) pelo o autor.

Porto Seguro a um passo da decisão do Intermunicipal

A vitória por 2x1 fora de casa diante de Araci confirma o time de Porto Seguro como franco favorito à conquista do Intermunicipal. O resultado do jogo deixa a equipe do extremo sul mais próxima da classificação rumo à fase decisiva, dependendo somente do empate no próximo domingo.

A seleção de Porto Seguro terminou o primeiro tempo vencendo por 1x0, com gol de Alex Pauá, mas no início da segunda parte Nido conseguiu empatar para Araci. No entanto, a equipe visitante retomou a vantagem minutos depois, através de Jackson, que obtém 12 gols no campeonato.

Além do bom desempenho em campo, Porto Seguro contou com a destreza do goleiro Rose, que defendeu um pênalti, após o time ter desempatado a partida. Na cobrança efetuada pelo atacante Marcelo, Rose obteve uma boa postura e conseguiu evitar o empate da seleção de Araci.

Vencendo o jogo de volta em seus domínios, a seleção de Porto Seguro decidirá em casa o XXXIII Campeonato Intermunicipal, independente do resultado do segundo confronto entre Itamaraju e Conceição do Coité. Isso porque, a equipe somaria melhor campanha na competição.
Na classificação acumulada, Porto Seguro e Conceição do Coité somam 42 pontos, mas o representante do extremo sul computa uma vitória a mais que o concorrente – 14 contra 13.

Itamaraju perde em Coité e se distancia do tricampeonato

Atuando em seus domínios, no estádio Antônio Carlos Magalhães, a seleção de Conceição do Coité derrotou Itamaraju por 2x0 e está próxima da decisão do Campeonato Intermunicipal. O time só não garante a vaga se perder por três gols de diferença no tempo normal ou nos pênaltis, caso o adversário consiga igualar-se na soma de gols no jogo de volta.

O selecionado coiteense, formado por um grupo bastante experiente, abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo através de Pim, em cobrança de pênalti. O penal foi cometido pelo zagueiro Gil no próprio Pim, que aumentou sua soma na artilharia do Intermunicipal, pulando para 14 gols.

Em lance duvidoso no meado do segundo tempo, o jogador Pitchaco ampliou o escore para Conceição do Coité, deixando o time mais tranqüilo em campo. A equipe adversária reclamou que o atleta estava impedido, mas o árbitro Gledson Oliveira validou o gol.

Servidores reivindicam resgate da matriz estratégica do Ceped

Uma proposta de resgate da finalidade e da estrutura original do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), foi apresentada ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, por uma comissão de servidores do centro. O pleito sugere desde o reagrupamento do corpo técnico – hoje distribuído em três órgãos distintos – até a recuperação da finalidade do Ceped, que foi criado como fundação pública de direito privado, com a finalidade de realizar pesquisas científicas e tecnológicas visando o desenvolvimento do Estado.

Atualmente, o centro funciona de maneira considerada precária em sua sede, em Camaçari, além de dar suporte a alguns projetos de pesquisa de pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Queremos autonomia e independência para o Ceped, que já foi referência nacional e fora do país em termos de excelência em pesquisa”, afirma o coordenador da comissão dos servidores, Joselito Pereira da Luz, ressaltando a importância do Estado manter um centro de pesquisa tecnológica, que tem aplicação prática no mercado.

Na opinião do secretário Ronald Lobato, a proposta de resgate do Ceped está coerente com o plano estratégico do governo da Bahia, que prevê a articulação da base científica com a tecnologia aplicada ao desenvolvimento. Além dos gestores estaduais, os servidores querem sensibilizar a sociedade. Com esse propósito, capitanearam uma audiência pública para quinta-feira (29), às 14h, no plenarinho da Assembléia Legislativa.

Criado em 1969, o Ceped foi legalmente extinto em 2003, apesar do seu patrimônio e atividades terem sido transferidos para a Uneb em 1998. Em 2003, o centro foi recriado na estrutura da universidade através da lei 8.631 na condição de órgão suplementar.

O Ceped desenvolveu projetos importantes para a Casa da Moeda (extração de ouro e platina da escória de cobre da Caraíba Metais) e para a FAO (geléias, sucos e subprodutos de frutos tropicais). No programa de alternativas energéticas desenvolveu um importante projeto que resultou no dendê diesel, abrangendo o desenvolvimento de equipamento para micro usinas de dendê.

O trabalho voltado para o meio ambiente resultou na criação de duas importantes instituições do setor na Bahia: o Centro de Recursos Ambientais (CRA) e a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel). Na área de construção civil foi desenvolvido um projeto de solo cimento, que resultou na redução do custo de construção de habitação e foi amplamente difundido e usado em outras regiões do país.

Chuvas alteram rotina em Vitória da Conquista

Pouco mais de uma hora de chuva forte e mais uma vez as principais ruas de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, ficaram alagadas nesta segunda-feira, 26. Lojas e casas também não escaparam da força da enxurrada. Em alguns bairros, como Vila América, os moradores tiveram de abrir valetas para facilitar o escoamento da água.

As cenas mais comuns eram a de veículos parados em meio ao caos, com o sistema elétrico danificado, e pessoas com roupas e calçados encharcados pela chuva. "Igressamos no Ministério Público em 1997 contra o município para que a cidade fosse dotada de um desvio pluvial, mas dez anos depois vemos que nada mudou”, criticou o ambientalista André Cairo, do Movimento Contra a Morte Prematura (MCMP).

A Prefeitura adotou um sistema de Saneamento Ambiental, porém o problema persiste cada vez que chove forte na cidade, principalmente na região da Serra do Periperi, próximo à alça leste da BR-116 (Rio-Bahia). “A sujeira que é carreada pela água é uma prova de que não funcionou”, alfineta.

Diretrizes para moradia e infra-estrutura serão discutidas na terça

As áreas mais precárias da cidade estarão em foco na audiência pública a ser realizada nesta terça-feira, 26, das 18 às 22h, no plenário da Câmara Municipal. Aberta à participação da comunidade, que poderá tirar dúvidas, fazer críticas e sugestões, a audiência vai tratar das diretrizes para as políticas municipais de habitação e infra-estrutura de Salvador previstas no projeto de lei do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

Faltam apenas oito audiências para finalizar a etapa de discussão, que antecede a votação do projeto de lei pelos vereadores. A função do Plano Diretor, ou PDDU, é definir as linhas de ação de todas as demais leis, decretos e políticas públicas da prefeitura, durante o periodo máximo de oito anos.

Apesar da importância do tema, as audiências tem sido marcadas por plenários quase sempre vazios. A Câmara Municipal não tem investido em divulgação através dos meios de comunicação de massa ou outdoors.

Melhora quadro de feridos em acidente com monomotor

O estado de saúde dos dois sobreviventes do acidente com o monomotor ocorrido na última quinta-feira, 23, melhorou, segundo amigos dos familiares. O piloto André Barreto, internado no Hospital Aliança, e o contador Márcio Saraiva, internado no Hospital Espanhol, estão em coma induzido, mas com evolução no quadro clínico.

Devido à melhora no seu estado, Barreto pode sofrer intervenção cirúrgica em algumas fraturas. Na quinta, Márcio Saraiva passou por uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro. Os dois estavam internados no Hospital Aeroporto.

O avião particular de prefixo PT-KAA fazia o trajeto entre Salvador e Ilha de Itaparica e caiu por volta das 10h no gramado lateral do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães após decolar da pista auxiliar. O passageiro Alexandre Guimarães Teles, 23, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um segundo passageiro, o advogado Ewandro Costa Macedo Júnior, 30, faleceu no hospital por volta das 11h30.

Presos se rebelam em Simões Filho

Sete dias depois de os presos anunciarem uma greve de fome reivindicando melhores condições no tratamento, nova crise foi estabelecida na Colônia Penal de Simões Filho. Internos do bloco B tentaram invadir a Ala A da unidade, na manhã desta segunda-feira, 26. A crise só foi contida com a chegada de oficiais do Batalhão de Choque, que atiraram para cima na tentativa de impedir a ocupação.

O atrito entre internos das duas Alas se iniciou no mês de outubro, durante uma reforma na Colônia Penal Lafayete Coutinho, em Castelo Branco. Alguns detentos de lá foram levados à Colônia de Simões Filho. A transferência coincidiu com o período em que 11 internos foram resgatados do interior da colônia penal por quatro homens armados.

Servidores reivindicam resgate da matriz estratégica do Ceped

Uma proposta de resgate da finalidade e da estrutura original do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Estado da Bahia (Ceped), foi apresentada ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, por uma comissão de servidores do centro. O pleito sugere desde o reagrupamento do corpo técnico – hoje distribuído em três órgãos distintos – até a recuperação da finalidade do Ceped, que foi criado como fundação pública de direito privado, com a finalidade de realizar pesquisas científicas e tecnológicas visando o desenvolvimento do Estado.

Atualmente, o centro funciona de maneira considerada precária em sua sede, em Camaçari, além de dar suporte a alguns projetos de pesquisa de pós-graduação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). “Queremos autonomia e independência para o Ceped, que já foi referência nacional e fora do país em termos de excelência em pesquisa”, afirma o coordenador da comissão dos servidores, Joselito Pereira da Luz, ressaltando a importância do Estado manter um centro de pesquisa tecnológica, que tem aplicação prática no mercado.

Na opinião do secretário Ronald Lobato, a proposta de resgate do Ceped está coerente com o plano estratégico do governo da Bahia, que prevê a articulação da base científica com a tecnologia aplicada ao desenvolvimento. Além dos gestores estaduais, os servidores querem sensibilizar a sociedade. Com esse propósito, capitanearam uma audiência pública para quinta-feira (29), às 14h, no plenarinho da Assembléia Legislativa.

Criado em 1969, o Ceped foi legalmente extinto em 2003, apesar do seu patrimônio e atividades terem sido transferidos para a Uneb em 1998. Em 2003, o centro foi recriado na estrutura da universidade através da lei 8.631 na condição de órgão suplementar.

O Ceped desenvolveu projetos importantes para a Casa da Moeda (extração de ouro e platina da escória de cobre da Caraíba Metais) e para a FAO (geléias, sucos e subprodutos de frutos tropicais). No programa de alternativas energéticas desenvolveu um importante projeto que resultou no dendê diesel, abrangendo o desenvolvimento de equipamento para micro usinas de dendê.

O trabalho voltado para o meio ambiente resultou na criação de duas importantes instituições do setor na Bahia: o Centro de Recursos Ambientais (CRA) e a Central de Tratamento de Efluentes Líquidos (Cetrel). Na área de construção civil foi desenvolvido um projeto de solo cimento, que resultou na redução do custo de construção de habitação e foi amplamente difundido e usado em outras regiões do país.

Fundo de Recursos Hídricos da Bahia vai priorizar comunidades tradicionais

Ações de acessibilidade de água para os povos tradicionais, como quilombolas, indígenas e de fundo de pasto, serão prioridades do governo estadual, por meio do Fundo de Recursos Hídricos da Bahia. Os representantes do Conselho Administrativo do fundo se reuniram na sexta-feira (23), na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), no Centro Administrativo, para discutir as prioridades dos recursos financeiros até dezembro.

Na oportunidade, ficou definida como ação emergencial a implementação dos instrumentos de gestão da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, além da publicação no Diário Oficial do Estado da resolução e do regimento interno que vai direcionar as políticas do fundo.

A idéia é que os recursos também sejam destinados para aplicação nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, estudos, projetos, pesquisas e obras na área de recursos hídricos, no desenvolvimento tecnológico e na operação, recuperação e manutenção de barragens.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos, afirmou que o fundo começa a ser estruturado para implementação de políticas públicas voltadas para a consolidação da gestão das águas da Bahia. “Com ele, teremos a possibilidade de efetivar diversos programas de recursos hídricos”, disse, ao ressaltar que os recursos serão administrados de forma colegiada e democrática.

Willys Nunes Conceição, 47 anos, faz parte do Conselho Administrativo do fundo. Ele é um dos representantes de comunidades tradicionais no Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) e membro da Associação de Fundo de Pasto de Canaã, do município de Sobradinho. “Vou lutar por ações concretas de acesso à água para consumo e atividade pecuária que beneficiem principalmente o povo do semi-árido, que mais sofre com a seca no estado”, ressaltou.

Brasil terá 470 mil novos casos de câncer no próximo ano, prevê Inca

O Brasil terá aproximadamente 470 mil novos casos de câncer em 2008, de acordo com estimativa divulgada hoje (26) pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O maior número de casos (cerca de 115 mil) deverá ser de câncer de pele do tipo não-melanoma, que apresenta baixo índice de mortalidade,

seguido pelos cânceres de próstata (49,5 mil), de mama (49,4 mil) e de pulmão (27,2mil). As projeções são as mesmas para 2009.

Os números fazem parte do relatório Estimativa 2008 de Incidência do Câncer no Brasil, elaborado pelo Inca para orientar os gestores públicos na programação de ações para controle e prevenção da doença.

"Deus é Bahia e evitou tragédia ainda maior", diz torcedora

Sônia Regina Moura, 45, é fanática pelo Bahia, do tipo que precisa tomar calmantes para assistir aos jogos, e já se tornou conhecida da torcida da arquibancada especial do estádio da Fonte Nova. Ela diz acreditar que o desabamento de parte de uma das arquibancadas do estádio, durante partida contra o Vila Nova no domingo (25), poderia ter causado mais mortes, não fosse a ajuda divina.

"Eu acho sinceramente que Deus, além de ser brasileiro e baiano, é Bahia. A prova disso é que quase ninguém no estádio viu o desabamento, e assim Deus evitou um tumulto ainda maior", falou à Folha Online por telefone.

Ela diz que quase passou mal no dia 7 de outubro, durante a partida que levou o Bahia para o octogonal final da Série C. "Tudo estava contra o Bahia, e no último minuto da partida, milagrosamente, nós fizemos um gol. Foi um dia de loucura na Bahia. Parecia que a gente tinha ganhado um campeonato nacional. O fanatismo do torcedor do Bahia é uma coisa incrível".

A torcedora lamenta não poder comemorar plenamente a ascensão do time à Série B, devido às sete mortes deste domingo, mas está cheia de expectativas para o clube: "Em 2009, nós vamos para Tóquio. Tenho certeza disso", diz, referindo-se ao Mundial de Clubes da Fifa.

O Bahia pode disputar a competição se vencer a Copa do Brasil em 2008 e for campeão da Libertadores em 2009.

Cadastramento de blocos para o Carnaval começa na quarta-feira

Começa nesta quarta-feira (28) o cadastramento dos blocos que queiram pleitear recursos do Estado para o Carnaval 2008. Podem se inscrever blocos afro, de índios, de samba, afoxés e reggae cujas entidades já estejam cadastradas na Emtursa.

O cadastramento, coordenado pela Secretaria Estadual de Cultura, será realizado na Casa 12 (Largo do Pelourinho), de acordo com o seguinte calendário: no dia 28, blocos de índios, de samba, reggae e Bloco da Associação Baiana de Deficientes Físicos; no dia 29, afoxés, e no dia 30, os blocos afro. Os resultados e os critérios serão divulgados até 5 de dezembro, no mesmo local da inscrição.

Para se inscrever, as entidades devem apresentar contrato social, estatuto e/ou ata de fundação, atestado de vinculação da pessoa jurídica ao grupo ou entidade (original e cópia), RG e CPF de dois representantes legais (original e cópia), certidão de adimplência com a Secretaria Estadual da Fazenda, Receita Federal, INSS e FGTS, preenchimento do formulário e assinatura de termo de compromisso, que serão entregues no local do cadastramento, além da relação das despesas a serem cobertas pelo valor pleiteado.Mais informações: (71) 3116-4078 ou site www.cultura.ba.gov.br.

CALENDÁRIO
DATA ENTIDADE HORÁRIO
28 de novembro Blocos de índios e Bloco da Associação Baiana de Deficientes Físicos Das 9 às 12
28 de novembro Blocos de samba e reggae Das 14 às 17
29 de novembro Afoxés Das 9 às 12 e das 14 às 17
30 de novembro Blocos afro Das 9 às 12 e das 14 às 17

Bobô nega problemas estruturais no estádio da Fonte Nova

Campeão brasileiro de 1988 com o Bahia, o ex-meio-campista Bobô, que atualmente é superintendente da Sudesb (Superintendência de Desportos do Estado da Bahia), órgão responsável pela Fonte Nova, negou nesta segunda-feira que o estádio tenha problemas estruturais.

No domingo, após a partida entre Bahia e Vila Nova, pela Série C do Nacional, que terminou em 0 a 0, uma parte da arquibancada do anel superior do estádio desabou, abrindo um vão de 17 metros. Sete pessoas morreram e outras 85 ficaram feridas, de acordo com a Polícia Militar.

"A estrutura é ótima, muito boa, não houve nenhum tipo de sinalização com relação à questão estrutural. Para se permitir um jogo tanto do Campeonato Brasileiro como do Baiano você tem que ter um laudo técnico, e esse laudo é feito pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária. Nenhum desses possui efetivamente a condição técnica de dizer como está a estrutura de arquibancada, do concreto", afirmou Bobô.

O ex-jogador disse ainda que o laudo de uma vistoria feita na Fonte Nova no ano passado só chegou às mãos dos dirigentes do Bahia por meio de uma empresa de Salvador. Segundo esse laudo, pequenas mudanças foram feitas e a questão estrutural foi liberada.

"Isso foi feito no ano que passou, no mês de setembro. Esse laudo chegou para nós logo no início da gestão por uma empresa aqui de Salvador. Ela, durante quatro meses, trabalhou em cima da estrutura, apontou algumas poucas coisas, que nós fizemos principalmente em relação ao concreto que estava caindo. Nós fizemos essa etapa."

Telefonia celular deve cobrir todo o Brasil até o final de 2009, prevê Anatel

Os sinais de telefonia móvel deverão cobrir todo o país até o final de 2009, de acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, apenas as cidades com mais de 30 mil habitantes recebem o serviço. Segundo a assessoria da Anatel, a agência vai realizar ainda este ano uma licitação para que as operadoras levem o sinal de celular a localidades menores.

Para estimular as operadoras a expandir o serviço para municípios menos populosos, a Anatel prepara um edital que propõe redução no preço da concessão. Com a medida, segundo a assessoria, o sinal de celular deverá alcançar todo o país no prazo de dois anos.

Pelas regras em vigor, as prestadoras de telefonia celular não obedecem às mesmas regras de universalização impostas pela Anatel às prestadoras de telefonia fixa, e não têm obrigação de fornecer o serviço em todos os locais. Elas preferem operar em locais de maior concentração de pessoas e pagam ao governo federal pela concessão do sinal de rádio-freqüência.

Por causa disso, diversos municípios pouco populosos da Amazônia, por exemplo, não têm cobertura de sinal de telefonia móvel, o que gera reclamações dos moradores, principalmente nos estados do Amazonas, Pará e Amapá.

É o caso de Ivair Pereira da Silva, que mora em Alta Floresta, no Mato Grosso. Ele se queixa da dificuldade que enfrenta para se comunicar com seus amigos e parentes que moram nas cidades de Placas e de Rurópolis, no Pará.

“Para eles ligarem para mim, a gente tem que agendar uma data. Eles vão no orelhão, ligam para mim, e eu vou retornar a ligação para eles. A telefonia fixa poucas pessoas possuem, e celular também não”, conta. “A gente percebe que as telefonias brigam muito por questão de valores nas grandes cidades. E o interior fica a descoberto”, critica Silva.

Governador da Bahia diz que a Fonte Nova pode ser demolida

O governador da Bahia, Jacques Wagner (PT), afirmou nesta segunda-feira que cogita demolir a Fonte Nova, após o desabamento de parte da arquibancada do anel superior do estádio no domingo, o que causou a morte de sete pessoas.

O estádio baiano, que recebeu ontem o empate por 0 a 0 entre Bahia e Vila Nova, pela Série C do Campeonato Brasileiro, está interditado para a análise de sua condição estrutural.

"A interdição é para isso. Vamos fazer um estudo para saber se a estrutura está comprometida. Se estiver, não teremos outra solução, vamos demolir. Caso contrário, vamos ver o que será feito", afirmou o governador baiano durante visita ao HGE (Hospital Geral do Estado), em Salvador.

Acompanharam Wagner na visita ao hospital, que recebeu 32 vítimas do acidente, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e os secretários do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, e da Saúde, Jorge Solla, entre outros.

Orlando Silva lamentou o ocorrido e ressaltou que, apesar de toda a história do estádio, inaugurado em 1951, a Fonte Nova pode mesmo ser demolida.

"O governador já tomou medidas para apurar as responsabilidades e evitar novos problemas. É preciso ter serenidade e esperar o laudo, pois qualquer especulação que defina responsáveis sem precisão não ajuda nesse momento. A Fonte Nova foi um símbolo do futebol brasileiro. Temo que o dia de ontem [domingo] tenha sido o último ato dessa história", concluiu.

Salvador é uma das cidades pré-candidatas a receber jogos da Copa do Mundo-2014, que será realizada no Brasil, e cogita construir um novo estádio para o evento. A arena teria capacidade para receber até 44.100 pessoas e custaria aproximadamente R$ 360 milhões, valor que seria bancado por uma parceria do Governo estadual com a iniciativa privada.

Sudeste, Nordeste e Norte elevam suas participações no PIB

As regiões Sudeste, Nordeste e Norte elevaram suas participações no PIB brasileiro, segundo o levantamento Contas Regionais de 2005, divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A participação do Sudeste aumentou 0,7 ponto percentual em 2005 na comparação com 2004, passando de 55,8% para 56,5%. O Nordeste elevou de 12,7% para 13,1%, e o Norte, de 4,9% para 5%. As regiões Sul (de 17,4% para 16,6%) e Centro-Oeste (de 9,1% para 8,9%) tiveram queda em 2005 em relação ao ano anterior.

Amazonas foi o estado de maior variação do volume do PIB de 2005 em relação a 2004 (10,2%), enquanto Paraná (-0,1%) e Rio Grande do Sul (-2,8%) tiveram quedas. Maranhão, Tocantins e Acre cresceram 7,3%, e o Amapá, 6,3%.

São Paulo cresceu, em volume do PIB, 3,6%. O setor agropecuário (-3,6%) teve queda, principalmente pelo aumento do preço de insumos cotados em dólar, afetando especialmente a cultura da soja. O Rio de Janeiro teve crescimento do PIB de 2,9%.

Participação
A participação dos sete maiores estados na economia brasileira reduziu 0,7 ponto percentual entre 2002 e 2005, passando de 75,9% para 75,2%. No período, São Paulo (34,6% para 33,9%) e Rio Grande do Sul (7,1% para 6,7%) foram os estados que mais perderam espaço.

Apesar de não retomar o patamar de 2002, São Paulo ampliou sua participação no PIB em 2005 ante 2004, de 33,1% para 33,9%. Já o Paraná (para 5,9%) e o Rio Grande do Sul (para 6,7%) tiveram queda de 0,4 ponto percentual em 2005, na comparação com o ano anterior.

PIB per capita
O maior PIB per capita continua sendo o do Distrito Federal (R$ 34.510). Na nova série, representa 2,9 vezes a média brasileira (R$ 11.658). O segundo maior passa a ser São Paulo (R$ 17.977), ultrapassando o Rio de Janeiro, agora em terceiro (R$ 16.052).

Os demais estados com PIB per capita acima da média do Brasil são Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Paraná. O menor PIB per capita pertence ao Piauí, com R$ 3,7 mil, seguido pelo Maranhão (R$ 4,15 mil) e Alagoas (R$ 4,687 mil).

Antiga e nova série
Na comparação com a antiga série (1985 como ano de referência), o novo cálculo do IBGE mostra que, em 2002, o Centro-Oeste (de 7,4% para 8,8%) e o Sudeste (de 56,3% para 56,7%) elevaram sua participação no PIB brasileiro. Nas demais regiões, houve quedas.

Na série antiga, a participação do Sul em 2002 era de 17,7%, mas caiu para 16,9% na série nova (2002 como ano de referência). O Norte diminuiu de 5% para 4,7%, enquanto os estados nordestinos tiveram queda de 0,5 ponto percentual (de 13,5% para 13%).

Rio: clínica dentária é invadida e atendimento pára

O Centro de Especialidade Odontológica da Baixada Fluminense, localizado no centro de Duque de Caxias (RJ), sofreu mais uma invasão de bandidos na madrugada desta segunda-feira. É a quarta vez em dois anos de inaugurado que o centro é alvo de marginais. O funcionamento no centro odontógico está suspenso nesta segunda-feira, deixando cerca de trezentas pessoas sem atendimento.

Dessa vez, os bandidos cortaram a porta de ferro e todos os cabos de energia elétrica. O objetivo seria desativar o alarme. Ainda não se sabe porque os marginais acabaram fugindo sem roubar nada.

Técnicos da Secretaria Municipal de Obras de Caxias já foram acionados para fazer o reparo da porta e do sistema de energia. O caso vai ser registrado na 59ª Delegacia de Polícia (Duque de Caxias).

Na última invasão, em abril deste ano, os bandidos roubaram cerca de R$ 170 mil em equipamentos e suprimentos do centro de saúde.

Militante do Hamas morre e quatro civis ficam feridos na Faixa de Gaza

Um miliciano islamita do Hamas morreu hoje na Faixa de Gaza devido ao disparo de um tanque israelense, informaram fontes médicas e de segurança palestinas.

O ataque contra um grupo de militantes do Hamas foi registrado na localidade de Beit Hanoun, no norte da Faixa de Gaza.

Além disso, acrescentaram, outro projétil do tanque caiu perto de uma casa da localidade e feriu quatro civis.

Justiça dá a paciente com câncer direito a remédio

A Cooperativa de Trabalho Médico Unimed Cuiabá deve fornecer o medicamento Tikerb 250mg-150cps, sempre que necessário e a critério do médico, a uma paciente com câncer de mama que precisa do remédio para o tratamento de quimioterapia. A antecipação de tutela foi deferida pela juíza Adair Julieta da Silva, titular da 17ª Vara Cível da Comarca de Cuiabá, que determinou ainda a devolução imediata do valor de R$ 10.280,30 gastos pela autora da ação com a aquisição do primeiro frasco do medicamento.

A paciente, uma médica cooperada da Unimed e segurada pelo plano de saúde da instituição (Plano Fama - Unimed), ingressou com ação judicial porque a cooperativa se negou a fornecer o medicamento, apesar de a cláusula IV do contrato de prestação de serviços médicos e hospitalares estabelecer a obrigatoriedade da cooperativa de prestar à autora da ação, dentre outros serviços, o tratamento de quimioterapia. Na ação, a médica alegou que não tem condições de arcar com o tratamento, pois está impossibilitada de exercer sua profissão e, caso não haja tratamento contínuo, perderá a vida.

Na decisão judicial, a magistrada também suspendeu, até posterior deliberação, o cumprimento do contrato de empréstimo feito com a cooperativa, datado de 14 de setembro deste ano, sob pena de incorrer em multa diária no valor de R$ 2 mil.

IBGE: 7 Estados concentram 75% do PIB do País

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é concentrado em sua grande maioria por sete Estados do Brasil, segundo divulgou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na revisão do PIB entre os anos de 2002 e 2007 em todas as regiões brasileiras.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Santa Catarina são responsáveis por 75% do PIB. Com a revisão, o Distrito Federal continua com o maior PIB per capita, mas, na nova série, São Paulo tomou do Rio a segunda posição neste ranking.

O PIB representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil.

Novo método
O novo método de calcular PIB passou a trabalhar com mais fontes de informação e leva em consideração 293 produtos e 149 atividades econômicas. O indicador é divulgado a cada três meses e começou a ser calculado na década de 1950. A penúltima revisão de seu cálculo havia acontecido em 1997.

Entre as novas mudanças na metodologia está o uso de informações anuais da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica, que serão repassadas ao instituto pela Receita Federal. Outra novidade será o uso de informações das quatro pesquisas anuais setoriais realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): indústria, comércio, serviços e construção civil. O IBGE aumentou o número de atividades econômicas analisadas, que passaram de 43 para 149. O número de produtos avaliados também foi ampliado de 80 para 293.

Tufão Mitag já deixa ao menos dez mortos nas Filipinas

O tufão Mitag --que ronda as Filipinas desde a semana passada-- alcançou a região nordeste do país nesta segunda-feira, após deixar um rastro de dez mortes.

Um jato da força aérea do país com dois tripulantes desapareceu durante os trabalhos de busca por 26 tripulantes de um barco que afundou próximo às ilhas ao sul do mar da China.

Dois moradores de regiões litorâneas também estão desaparecidos após uma inundação atingir suas casas na Província de Apayao (norte).

A maioria das mortes aconteceram nas ilhas Camarines, antes do tufão mudar de direção e rumar mais para o norte do país.

O Mitag perdeu força gradualmente, mas seus ventos de 120 km/h com rajadas que chegam a até 150 km/h ainda causam preocupação nas autoridades locais.

O tufão inundou ao menos 50 vilas em Isabela, cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Milhares de pessoas tiveram de ser retiradas da localidade. A cidade está em parte sem energia.
O departamento de agricultura estima perdas da ordem de US$ 2,5 milhões

Em diversas Províncias, as aulas foram suspensas, uma vez que as escolas tiveram de ser utilizadas como abrigo.

Na semana passada, a presidente do país, Gloria Macapagal Arroyo, ordenou a retirada de 200 mil pessoas de áreas propensas a enchentes e deslizamentos de terras em áreas costeiras na região de Bicol, a 400 km a sudeste da capital.

O governo do país tenta evitar uma repetição da devastação causada no ano passado pelo tufão Durian, que matou 1.200 pessoas e deixou 120 mil desabrigados na mesma área.

Engenheiros avaliam estádio em Salvador; suspeita é de desgaste

Engenheiros do Departamento de Polícia Técnica da Bahia analisam desde o começo da manhã desta segunda-feira a arquibancada do anel superior do estádio Fonte Nova, em Salvador (BA).

Na noite de ontem (25), parte da estrutura cedeu abrindo um vão de 17 metros, e oito torcedores caíram de uma altura de aproximadamente 20 metros. Sete morreram. Outras 85 pessoas ficaram feridas, de acordo com a Polícia Militar, sendo quatro em estado grave.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raul Barreto Filho, uma das hipóteses investigadas é a de que o desabamento tenha ocorrido por desgaste de material. O anel superior do Fonte Nova foi construído em 1971.

Um relatório divulgado pelo Sinaenco (Sindicato de Arquitetura e Engenharia) no dia 1º de novembro aponta o estádio da Fonte Nova como o pior do país. No total, o sindicato avaliou 29 estádios. O documento afirma que o estádio está em "estado lastimável" devido à falta de manutenção e não oferece "nenhum conforto e segurança para os usuários".

O Fonte Nova está interditado desde ontem, por determinação do governador da Bahia, Jaques Wagner, comunicada em nota oficial.

Os engenheiros da Polícia Técnica começaram a analisar o estádio ontem. Como era noite e o local estava repleto de torcedores, porém, os trabalhos foram interrompidos e retomados hoje. O prazo para emissão de um laudo sobre as causas do acidente é de dez dias, mas pode ser prorrogado.

O inquérito que investiga o caso é conduzido pela 6ª CP (Brotas). Ontem, a delegada Maria Andrade Ramos disse que quer ouvir testemunhas e representantes da diretoria do estádio, do governo do Estado e da Federação Baiana de Futebol.

Cerca de 60 mil pessoas estavam no estádio Octávio Mangabeira --nome oficial da Fonte Nova-- no momento do acidente. Elas tinham acabado de assistir uma partida entre Bahia e Vila Nova que terminou em 0 a 0. O resultado garantiu ao Bahia acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2008.

No fim da partida, os trios elétricos contratados para animar a festa da classificação do Bahia começavam a se apresentar no lado externo da Fonte Nova, onde estavam pelo menos 15 mil pessoas que não conseguiram comprar ingressos. Com a divulgação do acidente, as atrações foram canceladas.

Esta não foi a primeira tragédia no estádio. Em 1971, um tumulto na Fonte Nova, então superlotada, causou a morte, segundo dados do governo da época, de quatro torcedores.

Salvador é uma das cidades candidatas a abrigar jogos do Mundial de 2014. Mas a Fonte Nova não está nos planos. O projeto é a construção de uma nova arena no município.

Vítimas
Os nomes das sete pessoas mortas no desabamento do Fonte Nova são Márcia Santos Cruz, 27, Jadson Celestino Araújo Silva, 25, Milena Vasquez Palmeira, 27, Djalma Lima Santos, 31, Anísio Marques Neto, 27, Nidia Andrade Santos, 24, e Joselito Lima Jr, 26.

Mãe usa fotos de filha à beira da morte para incentivar doação

Para marcar o aniversário de um ano de morte da filha, os pais da menina britânica Jade Stoner iniciaram uma campanha para incentivar a doação de órgãos, divulgando fotos dos últimos momentos de vida da menina.

Jade tinha 7 anos quando foi atropelada por um carro, em 24 de setembro de 2006. Ela brincava na frente de casa na região de Dorset, no interior da Inglaterra. Os médicos pronunciaram a morte cerebral da menina na chegada ao hospital e os equipamentos foram desligados no dia seguinte.

Nos momentos finais, as enfermeiras do hospital perguntaram aos pais de Jade se eles gostariam de tirar fotos dos últimos momentos ao lado da filha. "Eu fico feliz por termos concordado", afirmou Debbbie Stoner, mãe de Jade. "Hoje podemos usar nossa experiência para incentivar outras pessoas a doarem seus órgãos", revela.

Em entrevista à BBC Brasil, Debbie Stoner afirmou que espera que as imagens cheguem ao maior número de pessoas possível. "Se eu consegui tomar a decisão num momento tão difícil, espero que as fotos da Jade façam as pessoas começarem a pensar sobre se tornarem doadores", afirma.

Os órgãos da menina Jade Stoner ajudaram a salvar quatro vidas. Um bebê de dez meses recebeu o coração, outro de 17 meses, que sofria de deficiência genética, recebeu o fígado e outros dois adultos receberam os rins e o pâncreas.

Para Debbie Stoner, a família está satisfeita com a decisão de doar os órgãos da filha. "Tomar a decisão foi muito difícil, meu marido não queria que fizessem mais nada com a Jade, pois ela havia sofrido muito com o acidente", afirma. "Mas hoje estamos satisfeitos com a decisão, nós temos certeza que foi a coisa certa a se fazer", comenta.

Além da campanha de divulgação das fotos, Debbie também dá palestras e divide a experiência que teve com a filha em conferências sobre transplante de órgãos.

Ela ainda criou um fundo para ajudar outras famílias que perderam seus filhos. "Eu vou continuar alertando as pessoas sobre a doação de órgãos", afirma.

Camaçari também é pólo da música gospel

Com gente de todos os lugares do Brasil e até de outros países, Camaçari é um exemplo de convivência harmoniosa entre todos os credos e religiões. Sede do Pólo Petroquímico, da fábrica Ford Nordeste e dono de uma natureza exuberante, com praias, rios, dunas e vegetação nativa, o município é também um pólo de cultura e música.

Com história de participação expressiva na produção da chamada música baiana, Camaçari conta com um grande centro de música evangélica. Os cerca de 40 mil cristãos residentes no município, representam uma parcela significativa dessa produção artística. Um dos destaques é a banda Radicais Apaixonados. Com mais de 5 mil CDs vendidos em menos de seis meses, a banda atrai muita gente para os cultos e atividades da Primeira Igreja Batista de Camaçari.

As 300 Igrejas existentes no Município são hoje responsáveis pela formação de cantores, bandas e preparação de uma nova geração de músicos, preocupados com Jesus, mas que falam a mesma linguagem universal da música dos demais grupos, independentemente da religião. Essa força começa a ser medida pela produção de CDs pelos grupos locais, cantores e bandas de todo país.

Com cinco lojas especializadas em artigos evangélicos e instrumentos musicais, Camaçari consome mensalmente cerca de 2 mil CDs originais, estima Mizael Mattos, membro da Igreja Batista Missionária de Camaçari e proprietário de um estabelecimento de instrumentos musicais. Vocalista da Condutores da Glória, banda formada por cinco jovens de igrejas diferentes, ele garante que o combate a pirataria é uma prática difundida nas Igrejas.

Disciplinados e preocupados com a qualidade, os mais de 150 artistas, entre cantores, músicos e dançarinos dos 30 grupos representantes da música gospel apresentam um variado repertório que vai do rock ao reggae. Ministério Altar, da Igreja Betel, Liberdade e Adoração, da Igreja de Deus, Grupo da Benção, da Igreja Casa da Benção e Visão Profética, da Batista Nova Esperança fazem parte dessa nova geração. Também estão antenadas com os ritmos e a qualidade da música, as bandas Tabernáculo da Glória, formada por jovens da Lírios dos Vales, e Voz da Esperança.

RELIGIÃO
Apaixonados por música, esses grupos de jovens não possuem nenhuma diferença, quanto à qualidade, das bandas da chamada música não engajada com a religião. “A música eleva o homem para mais perto de Deus”, diz a pastora Sirley Rodrigues, do Ministério de Louvor Águas do Trono.

Os artistas que fazem carreira solo também têm força entre o show gospel. A pastora Ivonete emociona muita gente, tanto nos cultos da Igreja Gilleade, como nas apresentações em escolas, clubes e encontros evangélicos. Neste mesmo filão está a cantora Ruth Pequena. Outra revelação é Eliana Rodrigues. Com três CDs gravados, é hoje um dos artistas de destaques da Assembléia de Deus.

“A música faz bem ao espírito e se cantada por mais de uma pessoa, fica ainda mais forte”, defende as irmãs Urias. O trio emociona com sua capacidade vocal e repertório variado. Completam o cast artístico da Igreja Quadrangular, a banda e o grupo de coreografia. Acompanhados pelos músicos da banda da Assembléia de Deus, Joel Cruz e Raquel Viana também fazem o maior sucesso onde se apresentam.

Elemento fundamental para tornar os cultos ainda mais atrativos, as bandas como Fruto do Avivamento, da Igreja Avivamento, Tenda da Adoração, da Unção de Adonai, também são importantes instrumentos de sensibilização das pessoas. Outros importantes veículos condutores das palavras da Bíblia são as bandas Exército de Deus, da Batista Jeová Nissi e Voz da Esperança.

CONJUEC
O Congresso da Juventude Evangélica (Conjuec), nos dias 1º e 2 de dezembro, em Camaçari, vai ser o grande palco para apresentação dos grupos e bandas gospel do Município. O encontro, que também comemora o dia da Bíblia, acontece no Espaço Camaçari e terá atrações da música evangélica nacional. Destaques para as bandas cariocas Quatro por Um e Som da Noiva, além de Art Trio,Marinez, ex-integrante da Banda Reflexus e Lázaro, ex-integrante do Olodum.

Fumar aumenta risco de calvície em homens, diz estudo

Um estudo feito por cientistas em Taiwan sugere que homens fumantes correm mais risco de ficarem carecas.

O estudo, realizado pelo Far Eastern Memorial Hospital, em Taipei, indica que homens que fumam 20 ou mais cigarros por dia têm duas vezes mais chance de ter queda de cabelos moderada ou severa do que aqueles que nunca haviam fumado.

A pesquisa observou 740 homens em Taiwan com idade entre 40 e 90 anos e analisou o histórico da calvície na família, a intensidade com a qual fumavam e a idade com a qual começaram a perder cabelo.

Os cientistas descobriram também que homens caucasianos têm chances maiores de ficarem calvos do que os de ascendência asiática.

Publicada na revista científica Archives of Dermatology, a pesquisa indica ainda que o risco de calvície permanece elevado mesmo entre os ex-fumantes.

Segundo os cientistas, fumar danifica a estrutura genética dos folículos capilares, responsável pelo crescimento dos fios. O fumo pode ainda afetar as raízes das células necessárias para a circulação de sangue e hormônios.

A calvície masculina, conhecida cientificamente como alopecia androgênica, atinge dois terços dos homens adultos e entre suas principais causas estão fatores genéticos e hormonais.

PSDB e DEM se reúnem amanhã para fechar questão contrária à CPMF

As bancadas do PSDB e do DEM se reúnem nesta terça-feira para avaliar a confiabilidade do voto de cada senador contrário à proposta de prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011.

Na última quinta-feira, segundo o blog do Josias, as principais lideranças do PSDB se reuniram para solidificar a decisão de votar contra o "imposto do cheque".

Estavam presentes no encontro Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Aécio Neves, Sérgio Guerra, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio. Segundo o blog, deve-se a FHC, sob cuja gestão criou-se a CPMF, a intervenção contra a renovação do "imposto do cheque".

Para o ex-presidente, sem os R$ 40 bilhões proporcionados pela coleta da CPMF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será obrigado a conter os gastos correntes de seu governo e a fazer a reforma tributária.

O governo e a oposição inverteram as estratégias para votar a proposta que prorroga a cobrança da CPMF. Sem o número mínimo de votos para aprovar o "imposto do cheque", o governo, agora, não tem mais pressa em votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional). Já a oposição quer acelerar a tramitação da emenda porque conta que tem votos para derrubá-la.

Críticas
Na semana passada, FHC não poupou críticas ao governo Lula nem ao petista. Ele ironizou de forma indireta a baixa escolaridade de Lula ao rebater as acusações de que o PSDB é um partido de elite.

"Aqui [no PSDB] há acadêmicos, e não temos vergonha disso. [...] Faremos o possível e o impossível para que saibam falar bem a nossa língua. É por isso que em Minas Gerais o ensino passou para nove anos, e não quatro. Queremos brasileiros bem-educados, e não liderados por gente que despreza a educação, a começar pela própria", disse FHC no encerramento do 3º congresso do PSDB, em Brasília.

O ex-presidente disse que uma "elitezinha apressada se abotoou no poder", numa referência direta ao PT. "Somos gente que estuda e trabalha. Trabalha e estuda."

A declaração de FHC irritou integrantes do Planalto. O novo ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, foi escolhido porta-voz do governo para falar sobre o assunto. "Conhecendo a biografia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não acho essa uma declaração parecida com sua história nem que engrandece os brasileiros que o admiram", afirmou.

Múcio repetiu uma antiga declaração de Lula e afirmou que FHC não sabe se comportar como ex-presidente. "Gosto muito do modelo americano: o ex-presidente não critica quem está na gestão. Acho [isso] elegante e ajuda o país."

Para o líder do PT na Câmara, deputado Luiz Sérgio (RJ), a opinião do ex-presidente expressa "arrogância, preconceito e desconhecimento" dos fatos. "De forma indireta, passa o preconceito dele em relação à grande maioria do povo brasileiro que fala como o presidente Lula. Sugiro que ele faça uma comparação entre o que foi realizado no seu governo e o que vem sendo construído no do presidente Lula."

Prefeitura rebaixa ladeira da Tapera em Cruz das Almas

A Prefeitura Municipal já iniciou o rebaixamento da ladeira da comunidade rural da Tapera. A obra abrange uma extensão aproximada de dois quilômetros e vai facilitar a locomoção dos moradores e o tráfego na região.

Após diminuir a altura, a ladeira será escascalhada e compactada. Além da Tapera, com esta ação, serão beneficiadas as comunidades de Caminhoá, Vapor, Corta-Jaca e a área rural de Conceição Velha, que já pertence a cidade de São Felipe, divisa com Cruz das Almas.

Brasil derrota a Tunísia e continua vice-líder da Copa do Mundo de vôlei

A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou nesta segunda-feira a sua sexta vitória em sete jogos na Copa do Mundo ao derrotar a Tunísia por 3 sets a 0, com parciais de 25/19, 25/16 e 25/21, em Okayama (Japão).

O time dirigido pelo técnico Bernardinho ocupa a vice-liderança da chave única de 12 seleções, atrás apenas da Rússia, que venceu todos os seus sete compromissos.

O Brasil volta à quadra às 7h35 (de Brasília) desta terça-feira, quando enfrenta a Coréia do Sul, que tem apenas uma vitória e está na 11ª colocação do torneio.

Os três primeiros colocados na Copa do Mundo asseguram a classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Ministério Público investiga licitação em Minas Gerais

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais abriu investigação para apurar se houve irregularidade na licitação pública para a construção do Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, obra inicialmente estimada em cerca de R$ 900 milhões que o governo Aécio Neves (PSDB) espera ver concluída em dois anos.

Trata-se de um empreendimento de porte, ao lado da construção da Linha Verde, que liga Belo Horizonte ao aeroporto de Confins, e obra que também deverá gerar fortes dividendos eleitorais em 2010.

A investigação do Ministério Público foi instaurada porque um dos consórcios inabilitados, formado pelas empreiteiras Construcap, Ferreira Guedes e Convap --as duas primeiras de São Paulo, a terceira, de Minas Gerais--, alegou que a comissão de licitação descumpriu uma decisão judicial para evitar que sua proposta fosse conhecida.

A licitação foi divida em três lotes. No dia 15 a Codemig (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) anunciou a abertura das propostas com os menores preços oferecidos por três consórcios --Camargo Corrêa/ Mendes Júnior/Santa Bárbara, Odebrecht/ OAS/ Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez/Via Engenharia/Barbosa Mello. Outros três consórcios foram inabilitados). As três ofertas somam R$ 948 milhões.

O consórcio da Construcap diz que teve recurso negado pela Codemig em 30 de outubro e que a administração marcou para o dia seguinte, às 9h00, a abertura de envelopes com as propostas. A pressa foi entendida como forma de alijar a Construcap e parceiras da licitação, pois impediu revelar que seus preços poderiam ser inferiores aos das concorrentes.

A Construcap conseguiu, então, uma liminar do juiz Gutemberg da Mota e Silva determinando à Codemig a abertura do envelope com a proposta do grupo inabilitado. Iniciada a sessão, ao receber o oficial de justiça, a comissão de licitação, segundo a representação ao MP, "adotou uma conduta surpreendente e inexplicável: recusou-se a dar cumprimento à ordem liminar". Com isso, os envelopes não foram abertos. A Codemig obteve, depois, uma decisão judicial em que o desembargador Dárcio Lepardi Mendes suspendeu a liminar.

Mendes entendeu que a comissão de licitação mantivera a inabilitação da Construcap e de suas parceiras. Considerou os riscos de dano irreparável, pois, com a suspensão da licitação, as obras seriam adiadas, "o que afronta o interesse público". Se as reclamantes comprovarem que haviam cumprido os requisitos do edital, "o processo licitatório pode ser anulado e retomado com a participação dessas concorrentes", afirmou.

Os advogados que representam o consórcio inabilitado ofereceram representação ao Tribunal de Contas do Estado e pretendem recorrer da decisão de Mendes no TJ-MG. Na hipótese de novo desfecho desfavorável, entrarão com recurso no Superior Tribunal de Justiça.

Caminhão desgovernado mata duas pessoas na Régis Bittencourt

Um caminhão desgovernado que seguia no sentido São Paulo da Régis Bittencourt invadiu um ponto de ônibus e matou duas pessoas em Juquitiba (Grande São Paulo).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, por volta das 8h desta segunda-feira, o motorista perdeu o controle do veículo e tombou fora da pista atingindo cinco pessoas que aguardavam por um ônibus.

As duas pessoas morreram no local e outras quatro --o motorista também se feriu-- foram encaminhadas para um pronto-socorro com ferimentos graves.

Brasil se rearma por mais peso na América Latina, diz "El País"

Reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário espanhol El País afirma que "o Brasil optou por dar uma virada significativa em sua política de defesa" com "mais armas e de melhor qualidade para ter mais peso político na América Latina".

"O governo de Luiz Inácio Lula da Silva, junto à cúpula militar do país, se encontra elaborando um plano estratégico que virá à luz no começo de 2008, baseado no aumento de até 50% dos gastos em material bélico, uma reorganização das defesas fronteiriças e costeiras e a elevação do papel de principal referência como árbitro nos conflitos que possam surgir no subcontinente", relata o jornal.

A reportagem observa que o Brasil pretende gastar US$ 4,6 bilhões em compras de equipamentos para defesa em 2008, contando com um aumento de 50% do orçamento militar em relação a este ano.

O jornal comenta que, ao contrário de outros países da região que recentemente anunciaram um programa de rearmamento militar, como a Venezuela e o Chile, "os brasileiros não empregarão a maior parte deste dinheiro em compras no mercado internacional de armas, mas sim desenvolverão uma indústria bélica própria que, além de garantir uma dependência menor de sistemas estrangeiros, colocará o Brasil como referência para outros países na hora de fazer suas próprias aquisições".

"O Brasil intensificará a fabricação de aviões de combate e treinamento, sistemas anti-tanque, veículos blindados, barcos pequenos, equipamentos eletrônicos, radares e munição em um ambicioso programa respaldado por capital privado nacional", relata a reportagem.

O jornal afirma ainda que "em paralelo, começou o deslocamento permanente de tropas na fronteira amazônica, com a construção de uma cadeia de bases militares que vigiem a linha fronteiriça mais extensa da América do Sul".

A reportagem diz que a pressa brasileira se justifica pelo fato de que em 2008 terá sido concluído o programa de rearmamento chileno e a Venezuela terá recebido grande parte de suas compras de armamentos realizadas nos últimos anos.

"O Brasil é qualificado habitualmente com o título de gigante latino-americano, e agora importantes setores do Exército começaram a reclamar que o gigante comece a atuar", diz o jornal.

A reportagem comenta ainda que "algumas vozes, não autorizadas mas significativas" já chegaram a defender o desenvolvimento de armas atômicas para proteger o território brasileiro, como o general José Benedito de Barros Moreira, secretário de Política, Estratégia e Relações Internacionais do Ministério da Defesa.

"O mundo carece de água, energia, alimentos e minerais, e o Brasil é rico em tudo isso", justificou assim sua posição Moreira, segundo o jornal.

Governo lança Nota Oficial em apoio as vítimas do acidente na Fonte Nova

O Governo do Estado da Bahia vem a público lamentar a tragédia ocorrida ontem, 25, no estádio da Fonte Nova, durante o jogo Bahia e Vila Nova, prestando total solidariedade e apoio às famílias das vítimas do acidente. A Secretaria Estadual de Saúde está adotando todas as providências no atendimento aos feridos. Está determinada também a imediata interdição da Fonte Nova e a realização de uma perícia para identificar as causas do acidente.

Governo quer lei de incentivo para preparação de equipe olímpica

O ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., quer usar a lei de incentivo fiscal para bancar a preparação brasileira para a Olimpíada de Pequim. Na semana passada, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) se reuniu com as confederações nacionais. Em pauta, os projetos de cada uma delas para a próxima temporada.

O calhamaço com os planos será entregue ao ministério, que pretende analisá-los e liberar a captação de recursos pela lei de incentivo fiscal. A iniciativa pode significar um montante inédito de capital para a preparação dos atletas brasileiros que irão a China.

"Todas as modalidades terão nosso apoio. Mas, na reta final, elas podem querer viajar mais, fazer mais competições, e a lei pode nos ajudar a ter esse dinheiro", disse o ministro, no domingo, na Copa do Mundo de natação, em BH.

A confederação de desportos aquáticos, por exemplo, já fez um planejamento geral para a equipe e quatro individuais. Thiago Pereira, Kaio Márcio, César Cielo e Nicholas Santos que, segundo a entidade, têm maiores chances de medalhas, receberão atenção especial.
O ministro do Esporte também tenta conseguir que a Petrobras financie a ida do Brasil aos Jogos.

Outro tema que, segundo Silva Jr., receberá atenção do ministério é o doping. "Para o Pan, já havíamos modernizado o Ladetec [laboratório do país credenciado pelo COB]. O caso da Rebeca Gusmão mostra que temos de investir ainda mais na luta antidoping, por uma competição justa", disse.

Mortos e feridos dividem espaço em estádio em Salvador

O clima na área externa do estádio Fonte Nova era de gritos, choros, correria e comoção. Antes da chegada dos peritos e das transferências das vítimas para o Instituto Médico Legal e hospitais, os feridos e mortos ficaram juntos, em uma área externa do estádio, cobertos apenas por jornais. Havia muito sangue no local.

Somente com a chegada da PM, o setor foi totalmente isolado. Com as principais ruas e avenidas do centro de Salvador completamente engarrafadas -os torcedores do Bahia faziam festa para comemorar a classificação-, os médicos tiveram dificuldades para levar as vítimas para os hospitais.

Cerca de 500 pessoas acompanharam o trabalho de identificação e remoção dos corpos. Muitos brigaram para ingressar na área restrita, sob a alegação de que queriam saber informações de parentes.

"Nunca pensei que em um dos momentos mais felizes de minha vida [a classificação do Bahia para a Série B] pudesse presenciar uma cena tão chocante. Havia pessoas ensangüentadas, falando coisas desconexas, gritando muito e chorando. Os corpos estavam estendidos, em meio a poças de sangue", afirmou o representante comercial Jorge Santana.

Segundo a PM, parte dos feridos se machucou nas comemorações e na invasão do gramado, e não só no desabamento.

Com 5.000 torcedores invadindo o gramado e outros milhares cantando e dançando nas arquibancadas, poucas pessoas viram o momento da queda de parte do anel superior. "As pessoas estavam em transe, correndo de um lado para outro, quebrando tudo. Achei que fosse morrer pisoteado", afirmou o estudante Carlos Apolinário Mendes.

"Eu estava ao lado da arquibancada que caiu. Tentei ajudar uma menina que estava ao meu lado, mas não consegui. Foi tudo muito rápido", disse o comerciante Adilson Freitas.

À noite, o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, disse que reforçou as equipes médicas de três unidades de referência de Salvador para emergências.

Com a grande quantidade de feridos, muitos torcedores tiveram que ajudar no transporte das vítimas. "Carreguei uma pessoa que estava sangrando na cabeça devido a uma pedrada. Foi uma loucura. As pessoas estavam enlouquecidas", disse o professor Carlos Ribeiro, 39.

Nos hospitais também houve tumultos e a PM foi acionada para impedir a entrada de torcedores. Sem saber da identificação dos mortos e feridos, centenas de torcedores foram aos hospitais pedir informações sobre as vítimas. Quatro horas após o encerramento da partida, ainda havia torcedores fora da Fonte Nova.

Polícia divulga nomes de mortos na tragédia do estádio Fonte Nova

A Polícia Civil da Bahia divulgou no fim da noite deste domingo os nomes das sete vítimas da tragédia no estádio Fonte Nova, em Salvador.

As vítimas morreram quando parte da arquibancada do anel superior cedeu e os torcedores caíram. A tragédia ocorreu logo após o empate entre Bahia e Vila Nova (0 a 0). O resultado garantiu ao clube baiano acesso à Série B do Campeonato Brasileiro em 2008.

Segundo a Polícia Civil, ao menos 25 pessoas estão internadas nos hospitais da região em decorrência do acidente e, também, de brigas que aconteceram após o término do jogo. O Corpo de Bombeiros chegou a informar a morte de oito pessoas. Informação não foi confirmada pela polícia.

A delegada Maria Andrade Ramos da 6ª DP (Brotas) afirmou que irá ouvir os representantes da diretoria do estádio, do governo do Estado, da Federação Baiana de Futebol e torcedores que estavam no momento do acidente para apurar a responsabilidade pela tragédia.

Os mortos são: Márcia Santos Cruz, 27, Jadson Celestino Araújo Silva, 25, Milena Vasquez Palmeira, 27, Djalma Lima Santos, 31, Anísio Marques Neto, 27, Nidia Andrade Santos, 24, e Joselito Lima Jr, 26.

Cerca de 60 mil pessoas estavam no estádio Octávio Mangabeira --nome oficial da Fonte Nova-- no momento do acidente.

"A tragédia ocorreu por algumas falhas na estrutura física do estádio. Isso não é de agora. É fato que a estrutura não suporta mais torcedores em suas instalações. Toda a estrutura metálica está comprometida pela ferrugem", disse o capitão do Corpo de Bombeiros Eucimar à Rádio Excelsior, de Salvador.

Em nota oficial divulgada, o governador da Bahia, Jaques Wagner, disse que lamenta a tragédia e comunica interdição ao estádio da Fonte Nova.

O governador também cancelou a agenda desta segunda-feira (26), que previa sua ida a São Paulo. Segundo a nota, ele irá visitar o estádio e acompanhar os trabalhos da perícia, além de visitar os feridos no hospital.

Estado precário
O diagnóstico, que será entregue às autoridades durante o 8º Enaenco (Encontro Nacional de Arquitetura e Engenharia), nos dias 29 e 30, em São Paulo, diz que o estádio está em estado lastimável pela falta de manutenção.

Apesar de tragédia, Bahia é dono da melhor média de público do Brasil em 2007

A tragédia na Fonte Nova ofuscou aquela que era para ser a festa da torcida campeã da temporada 2007 no Brasil. Na mambembe Série C, o Bahia fechou no domingo sua participação como mandante, no empate contra o Vila Nova por 0 a 0, que fez o time subir para a segunda divisão, com a estupenda média de 40,4 mil torcedores por partida, segundo dados oficiais da CBF.

O Flamengo também encerrou ontem sua campanha como anfitrião no triunfo sobre o Atlético-PR por 2 a 0, que o colocou na Libertadores-08.

Foram 82 mil pagantes no Maracanã (recorde de público nos Nacionais em 2007), mas que não foram suficientes para fazer o clube ultrapassar o Bahia --os cariocas tiveram média de 39,2 mil torcedores por jogo.

É fato que o valor médio do ingresso para os jogos do Flamengo era maior que os do Bahia (R$ 12,5 contra R$ 8,8).

Mas são vários os pontos que transformam o "título" dos nordestinos numa façanha impressionante, e isso não fica só no fato de levar quase 60 mil torcedores para jogos contra rivais quase anônimos, como o Crac, da goiana Catalão.

A diferença no preço dos ingressos tem como contraponto a situação econômica de cariocas e soteropolitanos. Segundo o IBGE, o rendimento médio mensal em Salvador ficou em outubro em R$ 554, contra R$ 686 do Rio. A taxa de desemprego da capital baiana (13%) é o dobro da registrada na capital carioca segundo o instituto.

Sozinho, o Bahia respondeu, sem contar a última rodada, por 37% de todo o público e 39% da receita bruta da Série C. O Flamengo, em ambos os casos, terá participação de 11%.

Os clubes tiveram ajudas de promoções, mas elas foram mais pesadas no caso flamenguista. Para o jogo de ontem, por exemplo, quase 33 mil ingressos foram trocados por latas de produtos da Nestlé, em processo que gerou tumultos e feridos na última semana.

Em partidas com a Fonte Nova cheia (60 mil fãs), pouco mais de 6 mil ingressos vêem de notas fiscais, promoção da Secretaria da Fazenda da Bahia.

Arquibancada da Fonte Nova cede e deixa vítimas

Em meio à festa pela classificação do Bahia à Série B, parte das arquibancadas do anel superior da Fonte Nova cedeu, derrubando pelo menos dez torcedores de uma altura próxima a de um prédio de cinco andares. Informações preliminares davam conta de que oito pessoas haviam morrido, mas até as 23h30 (horário de Brasília), apenas sete haviam sido confirmadas.

Seis deles, três homens e três mulheres, morreram na hora: Jadson Celestino, Djalma Lima, Anísio Marques Neto, Midiam Andrade Santos, Márcia Santos Cruz, Milena Vasques Palmeira.

Os sobreviventes foram levados ao Hospital Geral do Estado, onde mais uma morte foi confirmada: Patrícia Vasques Palmeira, irmã de Milena, não resistiu aos ferimentos, elevando o número de vítimas para sete.

Além das pessoas que despencaram das arquibancadas, pelo menos outras 15 se envolveram no acidente. Elas também foram levadas ao hospital. Seis permanecem internadas em estado grave. Entre os feridos, estão confirmados Denis Henrique Santos de Jesus, Ronaldo da Silva Santos, Roberval Jesus, Marcos da Paz Macêdo, Jader Santos Azevedo, José Mário Sena Silva, Jorge da Conceição Barbosa, Bruno Patrício de Almeida Pinheiro, Jorge dos Santos, Germano de Andrade, Antonio da Silva, Agenílson da Mota Oliveira e Fábio Jorge Moreira dos Santos.

Os dez torcedores que desabaram da arquibancada caíram por um buraco formado no piso de concreto, em uma rua ao lado da Fonte Nova, próximo ao colégio estadual que funciona no estádio.

Segundo a polícia militar da Bahia, os mortos foram levados ao Instituto Médico Legal. O acidente ocorreu na saída dos torcedores, em clima de comemoração pelo acesso do Bahia à divisão intermediária do futebol brasileiro. O time baiano empatou por 0 a 0 com o Vila Nova, resultado que garantiu a equipe na Série B do próximo ano.

A partida teve público superior a 60 mil torcedores. Após o apito final, o gramado foi invadido. A polícia militar tentou conter os torcedores, mas o número de homens foi insuficiente. Os jogadores do Bahia comemoraram com a torcida. Muitos foram assediados e alguns ficaram só de cueca. Além disso, torcedores depredaram o campo de jogo, arrancando pedaços da grama.

As mortes atrapalharam a festa do Bahia. Alguns trios elétricos que estavam fora da Fonte Nova para comemorar o acesso do tricolor baiano à Série B pararam de funcionar uma hora depois da tragédia. Os organizadores decidiram suspender as apresentações.

O cantor Ricardo Chaves e as bandas Capitão Axé e Olodum, que chegaram a tocar algumas músicas, desligaram os equipamentos.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado