terça-feira, 30 de outubro de 2007

Delegado Nélis Araújo prende assassinos de adolescente em Teixeira de Freitas

O delegado coordenador Nélis Araújo e seus policiais civis do “Grupo Força de Reação”, prenderam em tempo recorde, a dupla de criminosos que matou a tiros na noite de quinta-feira do último dia 25 de outubro no bairro Castelinho, zona-leste de Teixeira de Freitas, o adolescente Welton Gonçalves Lopes, 18 anos, que morava na Rua Osmindo Muniz Cordeiro nº. 75, no mesmo Castelinho, abatido na porta de casa quando saiu para atender os homicidas.

Mesmo alvejado com 5 perfurações a bala na cabeça e tórax, Welton ainda chegou a ser socorrido com vida e levado ao HGM, mas não resistiu aos ferimentos e morreu tão logo deu entrada na unidade.

Os autores do crime foram Fábio de Jesus, o “Fabinho”, 19 anos, vizinho da casa da vítima, e Alexsandro Silva Conceição, o “Lequinho”, 20 anos, também morador do Castelinho.

Com a dupla os agentes da Polícia Civil apreenderam a arma utilizada no crime, um revólver calibre 38 municiado com quatro cartuchos, três intactos e um picotado. Eles já haviam reabastecido o tambor da arma depois dos disparos certeiros que efetuaram contra Welton.

A dupla de matadores alega que teria assassinado o adolescente porque ele havia os entregado a um individuo de apelido “Nego Duca”, dizendo que os dois teriam sido os autores da tentativa de morte contra o mesmo. No entanto, conta a dupla, “Nego Duca” sabia perfeitamente que quem atirou nele teria sido o próprio Welton e mais um elemento conhecido por “Jal”, e mesmo assim “Nego Duca” foi os procurar.

E tão logo foram procurados por “Nego Duca”, que já chegou arrepiando com os dois, tirando satisfação, a dupla negou a confissão do atentado, todavia, resolveu encurtar o tempo de vida de Welton. Também com medo da morte, se não fossem presos a tempo, eles encurtariam também os anos de vida de “Nego Duca”.

Jovem é assassinado dentro de bar em Teixeira de Freitas

A Polícia Civil de Teixeira de Freitas já prendeu dois suspeitos e trabalha no intuito de identificar o autor ou os autores da morte de um rapaz, alvejado com seis tiros certeiros na porta de um bar na zona-leste da cidade.

O jovem Gridelson Moreira Souza, 27 anos, foi assassinado com 6 tiros na mão direita, tórax e região clavicular esquerda e direita. O crime aconteceu no interior do bar da Jacutinga, de propriedade da sua mãe, situado à Rua Sucupira nº. 230, no bairro Castelinho em Teixeira de Freitas.

O crime foi no início da manhã de sexta-feira do último dia 26 de outubro, quando Gridelson teria aberto a porta do bar para atender o chamado de alguém. No entanto, no interior do bar estava caracterizada que na noite anterior houvera briga dentro do estabelecimento, pois muita coisa estava quebrada e revirada.

Fogo destrói mata nativa e expulsa animais na Chapada

Bombeiros e voluntários lutam contra o fogo que há mais de duas semanas devasta a mata nativa nos municípios de Piatã, Abaíra, Rio de Contas e Livramento de Nossa Senhora, na Chapada Diamantina Meridional, a 730 km de Salvador.

A dificuldade de acesso aos locais do incêndio tem sido uma das piores barreiras no trabalho dos brigadistas. Ao todo, são mais de 50 focos, alguns com até 20 quilômetros de distância um do outro.

De acordo com Felipe Toe, presidente da organização não-governamental Instituto Sociocultural e Agronegócio da Chapada Diamantina (ISA), ainda não é possível avaliar as proporções do incêndio porque o fogo não foi extinto, mas acredita-se que nessas duas semanas de incêndio mais de dois mil hectares de vegetação foram destruídos, o que inclui matas ciliares dos rios de Contas e do Machado.

Com pesados equipamentos de socorro, bombas d’água manual às costas, pás e facões para abrir clareiras, brigadistas e bombeiros ainda têm como inimigos naturais o fardamento quente, calor de quase 40 graus, chão ardente, fumaça e o próprio fogo, que a qualquer momento pode surpreender e cercar o grupo.

Para cada foco debelado, pelo menos outros dois ou três são provocados em seguida, como nas proximidades da Cachoeira de Livramento, onde somente este mês foram provocados quatro incêndios.

A fuga desesperada de pequenos e grandes animais silvestres em direção á cidade e às rodovias só amplia o drama. A mata nativa perde diariamente entre três e cinco hectares de espécies em extinção da flora, como madeiras nobres, orquídeas e bromélias.

A Serra do Tombador, em Rio de Contas é habitat de onças que percorrem até 50 quilômetros em linha reta por dia à procura de caça no Pico das Almas. Esses animais já foram avistados com filhotes a menos de dois quilômetros do centro urbano, fugindo do incêndio.

Efetivo é insuficiente - O 11º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Lençóis tem um efetivo de 60 homens, mas somente nove foram destacados há nove dias para o difícil combate. Um helicóptero do governo do Estado foi colocado à disposição nessa terça-feira, 30, porém sua participação foi mínima, limitando-se somente a um sobrevôo.

O piloto da aeronave recebeu ordens para retornar a Piatã e dar cobertura a outra equipe de bombeiros. Falta logística e material. “Estamos trabalhando em dois locais diferentes, em Livramento de Nossa senhora e Piatã por isso dividimos o material para atendermos aos dois locais”, justificou o capitão Murilo do 11º GBM.

O GBM tem área de atuação sobre 82 municípios, somente ao longo da BA 242, na Chapada Diamantina, portanto deveria ter o dobro de bombeiros, sugere a coordenadora do Movimento Ambientalista Gavião, Ana Paula Soares. Ela critica a falta de políticas públicas na prevenção, conscientização e combate aos incêndios que, acredita-se, são criminosos em sua grande maioria.

Polícia Técnica tem novo coordenador em Teixeira de Freitas

O Departamento Regional de Polícia Técnica, com base no baixo extremo sul da Bahia, sediado em Teixeira de Freitas, já tem novo perito-chefe na sua coordenação administrativa, que apesar de nomeado desde 23 de agosto passado para ocupar o cargo pelo governador Jaques Wagner, só assumiu a função agora, após a sua designação efetiva pela direção do órgão em Salvador.

O novo coordenador regional do DPT é o perito criminalístico Manoel Garrido, que chegou para substituir o também criminalístico Antônio Trindade que deixou a função para se aposentar.

Segundo Manoel Garrido, a sua tarefa agora é estruturar a Polícia Técnica de Teixeira de Freitas e seus diversos setores como IML, Laboratório, Consultório de Exames de Corpo Delito e etc. Afirma que encontrou a unidade com apenas dois peritos criminalísticos, 4 peritos técnicos e um perito médico legal, além de outros dois legistas cedidos pelos municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, numa demanda exigida por 13 municípios.

Enfatizou o Perito Garrido, que está requisitando três moças para servir na parte administrativa do órgão a fim de desafogar os peritos técnicos, 4 computadores já estão instalados em rede para facilitar o trabalho dos técnicos, para que eles possam ser removidos aos seus setores devidos, para os quais foram treinados.

Já viabiliza a chegada de mais um perito médico legal para o IML local, que está sendo transferido de Ilhéus para Teixeira de Freitas. E pedirá ao estado a abertura de mais 6 vagas de peritos criminalísticos para o DPT de Teixeira de Freitas no próximo concurso já anunciado pelo estado.

Manoel Garrido já trouxe consigo mais uma viatura para o DPT procedente de Salvador que vai aliviar um pouco mais os serviços do rabecão em alguns aspectos, e já aguarda para janeiro a chegada de mais um veículo modelo Ranger para a unidade.

A grande novidade será a implantação do laboratório de Retrato Falado no serviço de criminalística da Polícia Técnica de Teixeira de Freitas. Segundo o Perito Garrido, quando concluído o serviço, Teixeira de Freitas será uma das poucas cidades do interior a possuir o serviço que tanto irá auxiliar nas investigações policiais e nas elucidações dos crimes.

O novo coordenador do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, é o Dr. Manoel Gómez Garrido, de 39 anos de idade, e há 15 anos servindo aos quadros da Polícia Cientifica da Bahia. Bacharel em economia pela Universidade Católica de Salvador, pós-graduado em Administração Pública e especializado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Como perito oficial na Bahia é especializado em exames balísticos e em perícias de crimes contra vida com aspectos específicos para os eventos delitivos envolvendo suicídios. Além de assumir a coordenadoria da Polícia Técnica na Regional de Teixeira de Freitas, Manoel Garrido ainda permanecerá acumulando a função de perito criminalístico com atuação na capital, onde também é professor de tiros da ACADEPOL - Academia de Polícia da Bahia.

INSS convoca segurados que informaram endereços incorretos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publica amanhã (31) edital de convocação de 6.324 aposentados e pensionistas cujos representantes legais informaram endereços incorretos durante o Censo Previdenciário. Os beneficiários devem ir à Agência da Previdência Social (APS) onde o benefício é mantido, para atualizar os dados e informar o endereço correto para que os servidores possam encontrá-los quando forem fazer a confirmação dos dados.

Os beneficiários devem levar obrigatoriamente às Agências da Previdência, o Cadastro da Pessoa Física (CPF), documento de identidade com fotografia e o endereço correto da residência do titular do benefício.

Caso as informações sejam prestadas pelo procurador do titular, os servidores irão ao novo endereço indicado para a pesquisa. Nesse caso, somente depois que o funcionário do INSS conseguir localizar o beneficiário é que o cadastro voltará à normalidade.

Os beneficiários relacionados no edital ou seus representares legais terão prazo de 30 dias. Depois desse prazo, o benefício fica suspenso e os aposentados e pensionistas têm ainda 90 dias para atualizar os dados. Se ao final desses 120 dias persistir a falta de informação, o benefício será cancelado.

Prefeitura de Itabuna apóia sistema de monitoramento digital

Ao considerar que a implantação de uma central de monitoramento digital representa indiscutivelmente uma arma importante para o combate à criminalidade, o secretário da Indústria e Comércio, Manoel Lopes, anunciou numa reunião com empresários, no edifício União Comercial, o apoio do governo municipal ao projeto que vem sendo discutido conjuntamente pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna, Câmara de Diretores Lojistas, Associação dos Pequenos e Médios Empresários e Sindicato dos Empregados do Comércio Atacadista e Varejista, com autoridades de segurança. Ele representou o prefeito Fernando Gomes na solenidade e manifestou o seu desejo para instalação da central de monitoramento urbano.

O secretário observou que nenhuma polícia tem condições de colocar patrulhamento em todos os pontos de risco numa cidade e o sistema de monitoramento digital incorpora recursos tecnológicos que facilitam o policiamento ostensivo. Lembrou que o debate foi iniciado ano passado pelo então presidente da ACI, Silvio Roberto Sousa, ao propor uma parceria entre a iniciativa privada e o governo e ganha agora uma nova dimensão.

Manoel Lopes destacou ainda a importância decisiva da participação da Polícia Militar e Civil no projeto: “O governo municipal, apesar das dificuldades enfrentadas no momento, vai ajudar no possível para a implantação deste projeto, oferecendo facilidades logísticas, operacionais e financeiras até porque o sistema vai beneficiar a todos os segmentos da população”.

A idéia, segundo o secretário, é ter um comércio que ofereça segurança não apenas para os empresários, como também para os consumidores e pessoas que transitam na área central da cidade. Destaca que com a implantação do sistema de videomonitoramento Itabuna terá o comércio mais seguro da região, melhorando o atendimento aos consumidores.

Festival Edésio Santos da Canção prorroga inscrições

Foram prorrogadas para a próxima segunda-feira, dia 05 de novembro, as inscrições para o Festival Edésio Santos da Canção – Edição 2007- Troféu Manuka Almeida. O cadastro começou desde o dia 15 de agosto e tem o objetivo de mobilizar a cultura sanfrancisca. Com a realização deste evento, a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Social, Econômico e Cultural – SEDESC - pretende fazer o intercâmbio e a troca de experiências entre músicos, compositores, interpretes, poetas e artistas que venham a valorizar a produção musical e cultural da região, do estado e do país. O Festival Edésio Santos é um evento nacional de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos da Música Popular Brasileira.

O evento musical vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Centro de Cultura João Gilberto e terá como atração, na noite do sábado (24), o show do artista de renome nacional, Paulinho Boca de Cantor. Segundo o secretário da Sedesc, Jorge Meireles, encerradas as inscrições será feita a triagem das composições aptas a concorrerem, e no dia 7 de novembro as músicas selecionadas serão divulgadas no endereço eletrônico da prefeitura www.juazeiro.ba.gov.br.

“Convidamos toda a população interessada, todos os artistas, compositores e intérpretes a participarem e se inscreverem no Festival Edésio Santos, em contato direto com a SEDESC, ou através do site da prefeitura. Lá, encontrarão todo o regulamento e ficha de inscrição. Para os que residem em outros municípios serão validadas as inscrições com data de postagem até o dia 05 de novembro, data de encerramento das inscrições. Este ano estamos inovando e realizando o festival no Centro de Cultura João Gilberto. Aguardamos com muita ansiedade, já que o festival tem um nível altíssimo”, ressaltou Meireles.

Vinte mil jovens serão capacitados em informática pelo governo da Bahia

Os 100 primeiros jovens de escolas da rede estadual selecionados para um curso gratuito de capacitação em informática participam na quarta-feira (31) da aula inaugural do projeto. O curso faz parte do Programa Estadual de Qualificação em Informática, que tem como meta capacitar 20 mil pessoas em quatro anos.

Dados do Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em tecnologia da informação e comunicação (TIC). Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.

A turma piloto do programa é de estudantes das 2ª e 3ª séries do ensino médio, com idades entre 17 e 24 anos. As matérias básicas são Linguagem de Programação, Inglês Técnico, Matemática e Português.

Também serão oferecidos orientação para o trabalho e estágio. A formação levará 18 meses e a expectativa é de despertar interesse nos estudantes em procurar cursos superiores em informática, além de identificar novos talentos entre os alunos.

Um dos exemplos de que o baiano tem afinidade com tecnologia é o Centro de Alta Tecnologia em Informação e Software (Altis). A entidade, sem fins lucrativos, localizada no bairro do Comércio, foi criada há dois anos, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e já emprega 100 profissionais.

Os clientes do Altis são empresas de fora da Bahia, como a gigante de informática IBM. O principal objetivo da entidade é desenvolver o mercado de TIC, atraindo investimentos de outros estados ou mesmo de outros países. Com o curso voltado aos estudantes do ensino médio, a expectativa é ajudar a suprir a demanda de profissionais com formação mais simplificada, empregando pessoas de baixa renda.

O Programa Estadual de Qualificação em Informática é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Educação (SEC), do Órgão de Gestão Estratégica de TIC (Ogetic) da Casa Civil e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital.

Camaçari conquista dois títulos em campeonato de boxe

Os pugilistas Rafael Lopes e Edson Júnior, ambos de Camaçari, foram os campeões do Título Baiano de Boxe, nas categorias Peso Super Galo e Peso Pena, respectivamente. O primeiro enfrentou Robson de Souza, de Salvador, e o segundo lutou contra Adenilson Correia, também da capital baiana. O campeonato foi realizado às 17h de sábado (27/10), na praça Abrantes.

A participação de Rafael Lopes, que venceu por nocaute, durou apenas um minuto. Já Edson foi campeão por nocaute técnico. A disputa foi uma promoção da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Sedel), junto com academia de boxe local.

FUTSAL
Ao final da 14ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal, Juventus marcou 4 gols contra o Gleba B, com 2; Nova Aliança goleou o Cachoeirense por 3 a 1 e Parque Florestal venceu por 12 gols o time do Verde Horizonte, que marcou 1.

A partida entre Guarany e Gleba H não aconteceu, porque os times não compareceram. Os jogos foram realizados sábado (27/10), na Cidade do Saber Professor Raymundo Pinheiro. Por motivos técnicos, os jogos da 13ª rodada, que seriam realizados na sexta-feira (26/10), foram transferidos para quarta-feira (31/10), no mesmo local e horário.

JOGOS ABERTOS
As equipes de vôlei de Camaçari, feminina e masculina, essa última também representada pelo futsal foram os campeões da 1ª etapa dos Jogos Abertos do Interior 2007, que aconteceu de sexta-feira a domingo passados (dias 26, 27 e 28), em Santo Amaro (BA). Com esses resultados, o Município se classifica para a final, a ser realizada em Vitória da Conquista, entre 6 e 8 de dezembro.

COPA INFANTIL
Os jogos da Super Copa Infantil da Gleba C, realizado no campo de futebol do bairro, teve os seguintes resultados: Phoc II deu 2 a 0 no Nova Aliança, pela categoria Infantil; Cruzeiro e Sedel empataram em 2 a 2, na categoria Mirin; Academia deu 2 a 0 no Phoc II, na Mirin; e por fim, Guardiões, que marcou 2 a 0 no Cruzeiro, pela Infantil. A partida pela categoria Infantil entre Sedel e Cruzeiro foi adiada. A data ainda não foi definida.

Juazeiro: prorrogadas as inscrições para seleção de agentes de endemias

A Secretaria de Saúde de Juazeiro prorrogou para o dia 31 (quarta-feira) as inscrições para agentes de endemias. A SMS está abrindo 110 novas vagas para agentes de endemias que deverão atuar na zona urbana e rural. O edital foi lançado no último dia 19 e, diferentemente da seleção pública para Agentes Comunitários de Saúde, não será zoneado, ou seja, os interessados não precisarão trabalhar exatamente no bairro ou em localidades que residem. O documento já está disponível no site da prefeitura www.juazeiro.ba.gov.br.

De acordo com a coordenadora da Vigilância a Saúde, Maria do Livramento Figueiredo, mais de cinco mil pessoas já se inscreveram. “A demanda está muito grande e foi por isso que resolvemos ampliar o prazo para as inscrições, mas isso não vai alterar o calendário de provas. Os interessados devem se dirigir ao Centro de Saúde III nos horários das 8 às 12 e das 13 às 16 horas. As inscrições são gratuitas”, acrescenta.

As provas serão aplicadas no dia 25 de novembro, a partir das 9 horas, em local ainda a ser definido. Para participar da seleção, o candidato deverá ter idade superior a 18 anos e haver concluído o ensino fundamental. Para fazer as inscrições, os candidatos deverão apresentar fotocópias e originais da Carteira de Identidade, do CPF, do comprovante de residência (comprovante de água, telefone ou luz), certificado de conclusão do ensino fundamental e fotocópia da carteira de trabalho.

De acordo com Maria do Livramento, os selecionados serão chamados de imediato e passarão por um processo introdutório, onde os mais aptos serão contratados. “Os agentes de endemias, que passaram pela seleção em 2003, já estão em processo de efetivação. Já estamos promovendo as novas vagas retirando os 29 efetivos”, garante. Ela afirma ainda que a seleção pública será realizada por uma equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab).

As provas serão realizadas em duas etapas: a primeira de caráter eliminatório e classificatório constituída por uma prova objetiva com 20 questões e a segunda etapa será uma prova de títulos.

Capaz prioriza pessoas com deficiência para mercado de trabalho

A circulação de informação sobre inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é prioridade nas ações voltadas para esse segmento, segundo a supervisora das Políticas de Intermediação e Qualificação da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Melissa Santos Bahia.

Deficiente visual e graduada em Ciências Sociais, Melissa foi apresentada hoje (30) na reinauguração do Centro de Atendimento Profissional de A a Z (Capaz), que passou a funcionar no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra.

Especialista nas áreas de Gestão de Pessoas e Gestão Social, Melissa lembrou que alguns empresários desconhecem o potencial das pessoas com deficiência. Ela explicou que os deficientes visual e mental são os que mais enfrentam dificuldade para sua inserção profissional. Aluna de mestrado em Gestão de Pessoas, a supervisora atribui o problema ao mito de que essas pessoas não estão preparadas para trabalhar.

O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, destacou a acessibilidade e o conforto do novo endereço. Ele declarou que pessoas com deficiência trabalham no Capaz, “o que é muito importante, porque elas têm condições de entender melhor o problema”.

Vasconcelos afirmou que Melissa vai supervisionar um programa de maior abrangência de estímulo ao atendimento às pessoas com deficiência, tanto no Capaz quanto nos demais postos de atendimento da rede Setre. Após a reinauguração, o secretário visitou o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), na sobreloja do SAC.

Parceria
A instalação do Capaz no SAC é resultado da parceria da Setre com a Secretaria Estadual da Administração (Saeb). Para o chefe-de-gabinete da Saeb, Edelvino da Silva Góes Filho, que representou o secretário Manoel Vitório no evento, o trabalho do centro é alinhado com a nova filosofia do SAC, de ampliar a inclusão social.

O Capaz atende das 8 às 18h, sem intervalo. O serviço foi instalado no térreo, logo à direita da entrada do SAC. Um grupo de surdos cadastrados no centro em busca de emprego participou da reinauguração.

Candidatura do PCdoB em Salvador faz PMDB almejar cargos

Diante da decisão do PCdoB de lançar a vereadora Olívia Santana como candidata à Prefeitura de Salvador em 2008, o PMDB, partido do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, e do prefeito João Henrique Carneiro, cria novas estratégias para ocupar os espaços hoje preenchidos pelos comunistas. De acordo com o líder do Governo na Câmara, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), se o PCdoB realmente tiver candidato, deve, imediatamente, entregar os cargos.

“O ministro (Geddel) está em Israel, mas como ele havia falado na última semana, não dá para cultuar dois deuses. Se o PMDB tem como candidato João Henrique, o PCdoB vai ter que fazer a escolha: ou fica com os cargos que possui ou tocam o projeto próprio de candidatura”.

Com a pressão exercida pela cúpula peemedebista, a situação do secretário de Educação, professor Ney Campello, passou a ficar ainda mais delicada. O PMDB não abre mão de gerir os destinos da pasta, que possui o segundo maior orçamento da máquina pública, com R$ 381.132 milhões previstos para 2008.

A líder do partido, Aladilce Souza, afirmou que a pré-candidatura de Olívia está mantida e que será levada para discussão no âmbito da base aliada. Ontem, a portas fechadas, o prefeito se reuniu no final da tarde para tentar definir o substituto do jornalista Jair Mendonça no comando da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Anteontem, Jair não resistiu à pressão do PMDB e entregou o cargo. Ele foi “convidado a sair” pelo prefeito, apesar de afirmar, em nota veiculada no site oficial do município, que o motivo era “um projeto que está desenvolvendo na mesma área de jornalismo, o qual exigirá tempo integral para se dedicar”.

Segundo o vereador Sandoval Guimarães, o nome do novo secretário deverá ser conhecido amanhã.

Cruz das Almas sedia a Conferência Regional de Meio Ambiente

O Município de Cruz das Almas, distante 146 quilômetros de Salvador, vai sediar, entre os dias 13 e 14 de novembro, a II Conferência Regional do Meio Ambiente do Recôncavo, que envolve 18 municípios da região. O encontro, aberto à participação da sociedade civil e segmentos dos movimentos sociais, será realizado na Biblioteca Municipal, a partir das 8h. Os temas abordados serão: mudanças climáticas, território e sociedade.

A conferência regional vai levantar propostas e eleger delegados para a etapa estadual, prevista para março de 2008. A Conferência Nacional está prevista para maio de 2008, com o tema Vamos cuidar do Brasil: mudanças climáticas. Os encontros colocam para a sociedade temas estratégicos para o País, que visam a conservação da biodiversidade, da água, do clima e dos recursos energéticos, com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Salvador terá mais cinco delegacias circunscricionais ativadas

Salvador terá mais cinco delegacias circunscricionais ativadas. As áreas serão redimensionadas com a implantação de unidades policiais civis no subúrbio, como a 32ª CP, em Plataforma, e em bairros de grande concentração populacional como Cabula (15ª CP), Saramandaia (29ª CP), Canabrava (30ª CP) e São Cristóvão (31ª CP). A decisão foi um dos temas da sexta reunião ordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), coordenado pela Secretaria da Segurança Pública, realizada no auditório da SSP, no Centro Administrativo da Bahia.

“Algumas delegacias circunscricionais com uma extensão territorial muito grande e densamente populosa estão sobrecarregadas”, disse o delegado-chefe João Laranjeira. Ele lembra que a ativação da delegacia de Plataforma, por exemplo, vai desafogar o trabalho realizado pela 5ª CP, em Periperi, responsável atualmente por todo o subúrbio ferroviário.

As delegacias foram criadas desde 2004, dentro do Projeto de Coincidência de Área da PM e da Polícia Civil em Salvador e serão instaladas logo que sejam nomeados os delegados, escrivães e agentes já capacitados pela Academia de Polícia Civil.

Na reunião foi anunciada ainda a entrega de 38 viaturas, das quais 28 serão destinadas à Polícia Militar, para reforçar o policiamento ostensivo. As outras 10 viaturas vão para a Polícia Civil agilizar as investigações, notadamente em relação aos crimes de extermínio, conforme esclareceu o subsecretário da Segurança Pública, Ary Pereira de Oliveira. “O comandante da PM, coronel Antônio Jorge Santana, e o chefe da Polícia Civil, delegado João Laranjeira, vão definir, dentre de suas prioridades, as unidades para onde os veículos serão destinados”, afirmou.

Outro assunto discutido foi a implantação do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que objetiva garantir o diagnóstico preciso das causas das mortes não assistidas, evitando o encaminhamento para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR) de pessoas vítimas de morte natural, o que gera um custo de R$ 700 mil/ano.

“Conseguimos, juntamente com a Secretaria de Saúde, um espaço ao lado do Hospital Roberto Santos para a instalação de uma unidade do SVO. As obras serão feitas pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), com início previsto para janeiro de 2008”, anunciou o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raul Barreto Filho.

Ele acrescentou ainda que o Governo Federal já disponibilizou um veículo para o transporte de cadáveres e os equipamentos para esta nova unidade e que o SVO deverá ser estendido para os municípios baianos com população acima de 100 mil habitantes.

Abertas inscrições para Concurso da Prefeitura de Vitória da Conquista

A Prefeitura de Vitória da Conquista, abre concurso público, com 1.648 vagas, sendo 408 para alfabetizados, 346 para pessoas que possuem o Ensino Fundamental, 525 vagas para Ensino Médio e 369 para o Ensino Superior.

Vagas:
220 vagas para gari
200 para auxiliar de enfermagem
200 para agente de segurança patrimonial
121 para agente administrativo, entre outras.

Os salários variam de R$ 404 a R$ 1.240.

Inscrições:
A inscrição deve ser feita através do site www.pmvc.com.br/semad ou www.adm.ufba.br entre 30 de outubro e 16 de novembro de 2007.

Taxas de inscrição:
R$ 35 para cargos de nível médio
R$ 45 para cargos de nível fundamental I e II
R$ 60 para nível médioR$ 100 para nível superior
R$ 120 para o cargo de médico.

Provas:
O concurso constará de provas objetivas para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, além de provas práticas, de comprovação da habilitação para o exercício da atividade e do efetivo exercício profissional para alguns cargos específicos. As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de dezembro. O número de questões é de 20 para os cargos de auxiliar de serviços gerais e gari; 30 para os que possuem o Ensino Fundamental I Completo (que tenha até a 4ª série); 40 para os de Ensino Fundamental Completo (quem concluiu a 8ª série); 50 para o Ensino Médio completo e 60 para Ensino Superior.

Os candidatos alfabetizados farão provas de português; os do Ensino Fundamental I e II farão provas de português, matemática, conhecimentos gerais/atualidades e questões de ética; os de Ensino Médio completo terão questões de português, informática, administração pública, conhecimentos gerais/atualidades e questões de ética; e os candidatos que têm curso superior farão provas de português, informática, administração pública e conhecimentos específicos da área de atuação.

Concurso da Prefeitura de Itagi abre 99 vagas de trabalho

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Itagi. O concurso visa o preenchimento de 99 vagas nos cargos de Assistente Social, Enfermeiro, Nutricionista, Odontólogo, Agente Administrativo, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Auxiliar de Cosultório, Auxiliar de Enfermagem, Guarda Municipal, Técnico Agrícola, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Auxiliar de Serviços Gerais e Gari.

As inscrições vão de 29 de outubro a 9 de novembro, pela internet, através do site www.concepcaoconcursos.com.br ou presencialmente, comparecendo à Câmara Municipal, localizada na Praça Lomanto Junior, nº 80 Centro, Itagi - BA.

É CONFIRMADA A REALIZAÇÃO DA COPA 2014 NO BRASIL

Todo mundo já imaginava, até porque se tratava de uma candidatura única, mas a Fifa oficializou o fato nesta terça-feira: o Brasil será a sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em cerimônia realizada na sede da entidade, na Suíça.

"Quando decidimos que a Copa seria na América do Sul, imediatamente tivemos a candidatura da CBF. Depois, recebemos a candidatura da Colômbia. Mas, quando passamos à segunda etapa da escolha, a Colômbia se retirou. Isso não facilitou nossa tarefa, pois foi um desafio submeter uma lista de requisitos a serem preenchidos por um só candidato. Por isso, exigimos um nível até maior do que se tivéssemos dois candidatos", garantiu Blatter ao anunciar que o Brasil foi eleito por unanimidade como sede do Mundial de 2014.

Minutos antes, o dirigente informou também que o Mundial feminino de 2001 ocorrerá na Alemanha, como já era esperado.

Antes dos anúncios oficiais, houve uma breve apresentação da comitiva brasileira presente no evento, que incluía o presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, além do escritor Paulo Coelho, do atacante Romário e uma série de outros políticos. Lula chegou ao evento com cerca de 15 minutos de atraso, por conta de uma reunião que teve minutos antes com a presidente da suíça, Michelen Calmy-Rey.

"A Copa de 2014 deverá encontrar o Brasil com uma infra-estrutura moderna e mais eficiente que a atual. A Copa deixará muito mais do que estádios modernos. Deixará uma herança para a população, como melhorias na segurança pública", afirmou em seu discurso inicial o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após apresentar a comitiva brasileira presente em Zurique. Em seguida, falaram o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador da Amazonia, Eduardo Braga, e o escritor Paulo Coelho.

Também foram exibidos vídeos sobre as cidades-sedes, o crescimento econômico brasileiro e a importância do futebol para a população do País. Os vídeos apresentaram um resumo do que já havia sido mostrado aos membros da Fifa que visitaram o Brasil entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro — quando assistiram a apresentações de 13 cidades candidatas a sede e estiveram em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Túnel Rebouças deve ser liberado amanhã (31)

A Prefeitura do Rio marcou para as 5h da quarta-feira (31) a liberação total do túnel Rebouças, interditado desde o última dia 23 devido a deslizamentos. A confirmação sobre a data, no entanto, deverá ser feita até a noite de hoje.

O túnel foi parcialmente reaberto ontem, com funcionamento da pista entre as 5h e 15h no sentido da zona sul para a norte e das 16h às 24h em direção contrária.

Hoje o esquema será mantido, segundo o secretário de Trânsito e Transportes do Rio, Arolde de Oliveira. Amanhã, a prefeitura espera liberar a galeria dois do túnel (sentido norte-sul). Com isso, a galeria um --já liberada-- voltará a funcionar no sentido original, da zona sul à norte.

Diariamente, cerca de 190 mil veículos passam pelo túnel, sendo 96% de carros --90 mil trafegam com apenas uma pessoa. A interdição da vai provocou caos no tráfego da cidade.

Ainda segundo Oliveira, o fluxo de veículos registrado na tarde de ontem --com contenção de tráfego em vários pontos e lentidão na orla e no acesso à Santa Rita (Botafogo)-- ocorreu, segundo ele, devido à expectativa dos motoristas. "Ainda hoje recomendamos não abusar [motorista] do uso do carro pois senão ficará parado no trânsito. Se puder, opte ainda hoje por transporte solidário", afirmou o secretário.

Bebê de 3 meses é abandonado ao lado de 45 quilos de maconha

Segundo a PM, pais fugiram quando viram um carro da polícia, em Orocó (PE). O casal está foragido e a criança foi levada para o Conselho Tutelar da cidade.

Um bebê de 3 meses foi abandonado dentro de um carro, às margens da BR-428, em Orocó (PE), na noite de segunda-feira (29). A criança estava ao lado de 45 quilos de maconha.

Segundo informações da Polícia Militar, os pais fugiram quando viram um carro da polícia. O casal está foragido e a criança foi encaminhada ao Conselho Tutelar da cidade.

Brasil assumirá divida de mais de R$ 10 Bilhões para sediar a Copa 2014

Quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciar ao meio-dia desta terça-feira o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, o país assumirá uma dívida de no mínimo US$ 10 bilhões para modernizar seus estádios e levantar a infra-estrutura necessária para um Mundial nos moldes atuais.

Nenhum estádio do país tem hoje condições de receber uma partida de Copa do Mundo, segundo relatório de inspeção da Fifa publicado na semana passada, e aspectos fundamentais como segurança, transporte e acomodação também foram abordados como carentes de investimentos.

"O Brasil hoje está muito despreparado se comparar com outros países neste momento, mas pode ser que daqui a sete anos esteja melhor", disse à Reuters o economista Luiz Gonzaga Belluzo, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda no governo José Sarney (1985-87).

"Em um evento como a F-1 em São Paulo, fica evidente que a cidade não tem infra-estrutura. As cidades brasileiras vão precisar se adequar."

A CBF estima que US$ 1,1 bilhão será gasto nos estádios, seja em reformas e adequações ou na construção de novas arenas. Das 18 cidades pré-candidatas a sedes do Mundial, quatro têm projetos de novos estádios --Recife, Salvador, Maceió e Natal.

As outras cidades, incluindo as praticamente confirmadas Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Porto Alegre, já apresentaram projetos de reformas em seus palcos. Entre oito e 12 cidades serão escolhidas em 2009 como sedes dos jogos do Mundial.

O custo com os estádios --quase o mesmo das Copas da Alemanha (2006) e África do Sul (2010)--, que a CBF afirma que será financiado pela iniciativa privada, é questão considerada mais simples entre os desafios futuros do país.

"Vale desde que a gente tenha os pés no chão. A Copa de 1994 nos EUA foi toda em estádios adaptados", disse à Reuters o especialista em marketing esportivo José Carlos Brunoro.

Mulher encontra Jibóia de 2 metros em sua privada

Essa pode ser uma aparição pré-Halloween: uma jibóia na privada. É o que uma mulher do Brooklyn, em Nova York, disse ter descoberto enquanto lavava as mãos no banheiro de seu apartamento, no terceiro andar, durante uma manhã.

Espiando da privada, estavam os olhos de uma jibóia, seu corpo de mais de 2 m escondido nos canos, disse Nadege Brunacci, de 38 anos, ao jornal "Daily News".

“Eu acendi a luz e gritei”, disse ela ao jornal. “Isso ainda faz meu coração disparar.”

Brunacci desceu a tampa da privada, colocou uma caixa pesada em cima e começou a pedir ajuda, que chegou com o proprietário do apartamento e os bombeiros. Foi preciso quebrar o encanamento do vizinho de baixo para capturar a jibóia, disse ela. Brunacci afirma ter dado a jibóia a um amigo que adotou o animal e lhe deu o nome de Nadege.

Brunacci, que é dona de um restaurante, disse que começou a usar o banheiro de sua filha após o incidente. "E, quando escovo os dentes, fico de olho”, afirmou ela.