sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Adolescente passa noite em bueiro em Itapuã

As noites de E.A.M. costumam ser longas, mas a madrugada desta sexta-feira durou mais do que o comum para este jovem de apenas 15 anos. Num momento de desespero, o adolescente e morador de rua conhecido como Chico entrou em um bueiro na rua Paulo Afonso Baqueiro, em Itapuã. Eram 22h de quinta-feira.

Atordoado e na total escuridão, Chico perdeu-se dentro do sistema de esgoto, onde passou cerca de doze horas submerso na água fétida, entre ratos e baratas. O alívio só veio pela manhã do dia seguinte, quando moradores do bairro ouviram os pedidos de socorro do adolescente.

Por volta das 9h, ele foi resgatado com escoriações nas pernas, braços e no ombro. Um morador acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica compareceu ao local, mas não chegou a fazer curativos ou encaminhar o jovem a um posto de saúde. Sem ter a que recorrer, Chico acabou sendo amparado pela população local. Ganhou roupas, comida, tomou banho e foi encaminhado para uma das sedes do Conselho Tutelar, órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente.

Como esta sexta-feira é ponto facultativo nos órgãos públicos, só havia uma conselheira de plantão no local. Ela solicitou o carro do Conselho Tutelar para levá-lo a um posto médico, sem a certeza de que seria atendida. “Vou tentar encaminha-lo para a Casa Dom Timóteo Amoroso Anastácio, onde ele poderá passar a noite. Não podemos fazer mais nada”, contou a conselheira Rita Santiago, revelando a precariedade da estrutura dos conselhos tutelares de Salvador.

Vida na rua – A rotina deste jovem de 15 anos não tem sido das mais fáceis. Morador de rua desde os oito anos de idade, ele costuma perambular pelas ruas de Itapuã diariamente. Ora cochila na calçada, ora tenta tirar uns trocados como guardador de carros. Nem sempre há dinheiro para comer. “O pessoal daqui do bairro às vezes me ajuda. Me dão comida”, diz.

Chico é o filho mais velho de uma família de quatro irmãos. Não sabe onde está o pai e não se dá bem com a mãe, que mora em Simões Filho. Preferiu a solidão das ruas. Analfabeto, estudou apenas durante dois anos, quando freqüentou a primeira série do ensino fundamental. Longe da família, virou alvo fácil das drogas, principalmente o crack.

Esta foi a terceira vez que Chico foi atendido no Conselho Tutelar. Em outras duas oportunidades, ele mesmo procurou o órgão municipal em busca de ajuda. “É um bom menino, nunca foi encaminhado por causa de delito. Mas não temos um local para ele ficar”, revela a conselheira Rita Santiago. Pelo fato de ele já estar na adolescência, a dificuldade de achar abrigo para o rapaz é ainda maior. “Já tentei colocar ele no Projeto Cidadania Solidária, que fica no bairro de Roma, mas eles só aceitam crianças até 12 anos”, conta Rita.

Compra de ingressos provoca confusão em loja do VItória

A compra para o jogo entre o Vitória e o Remo provocou confusão na loja do Vitória, no edifício Capemi, na manhã desta sexta-feira, um dia antes da partida. Até as 09:30, os dois mil ingressos disponíveis no local foram comercializados e os organizadores se deslocaram até o Barradão em busca de mais entradas porque ainda havia cerca de mil pessoas na fila. Foram pegos mais dois mil ingressos.

A Polícia Militar (PM) foi chamada para organizar a compra devido à ação de cambistas que estavam comprando grandes quantidades de convites para revendê-los no dia do jogo, marcado para ocorrer às 15 horas. Alguns deles, inclusive, tentavam emplacar os convites na fila, logo depois de adquiri-los na bilheteria. Cada torcedor passou, então, a comprar, no máximo, cinco bilhetes durante o período da manhã. O esquema será mantido ao longo do dia.

A Sede, que ficaria aberta até as 19:30, terá o expediente estendido por mais uma hora por conta da grande procura. Os organizadores solicitaram mais quatro mil ingressos da loja do Barradão, além dos outros dois mil que foram pegos nesta manhã, para atender à demanda. Já no estádio, localizado no bairro de Canabrava, o movimento é tranqüilo.

Pequenas construtoras ganham espaço

No universo dos grandes players do mercado imobiliário baiano, as pequenas e médias empresas encontram seu espaço, mesmo com a excessiva valorização dos terrenos (em algumas regiões da cidade já chegou a 100%), por conta da alta demanda por apartamentos e casas vinda de consumidores e investidores, esses últimos de olho no bom rendimento que podem obter, bem acima do mercado financeiro, dado que as taxas de juros estão em declínio.

Nesse nicho dos pequenos, destaca-se a Santa Clara Engenharia, de Carlos Marden, que vem atuando no mercado há 33 anos. Ontem, durante a XVIII Convenção Anual da Ademi-BA, no Vila Galé Marés, em Guarajuba, que termina no domingo, ele falou das condições do mercado, das pequenas e médias empresas e do que está por vir.

Para enfrentar o desafio de disputar o mercado imobiliário com as grandes, as pequenas e médias empresas, “procuraram remodelar seus produtos de acordo com os padrões exigidos pelos compradores, hoje não se faz mais apenas o playground, com piscina mas agrega-se a ele uma série de serviços de modo compactado, como fitness, equipados, salas de relcs, brinquedoteca, espaço gourmet. Nossos produtos pequenos incorporaram melhoramentos significativos e úteis”, pontua Marden.

Ele comenta que foi preciso aprender a trilhar caminho das pedras “e fazer nossos produtos com recursos próprios vendendo ao longo da execução da obra, mas com aporte financeiro prévio no terreno e na própria obra.

No que diz respeito às linhas de financiamento das instituições bancárias, Marden afirma que o crédito para o pequeno começa a aparecer, “claro, não na mesma proporção ou intensidade com que são contempladas as grandes empresas do mercado imobiliário baiano”.

Na visão de Marden, há um novo mercado, “que é o que a gente ansiava há muito tem tempo no Brasil. Tivemos uma bolha de crescimento nos anos 70 até meados de 80, e depois se configurou o vôo da galinha e péssimos momentos a partir dos anos 90, com o Plano Collor que redundou no confisco da poupança. A situação que já era péssima, se agravou mais ainda depois do afastamento da rede bancária em relação ao crédito”.

“Aliado a isso políticas econômicas mal conduzidas levaram a distorções de preços e inflação que resultaram em distanciamento entre o que cidadão ganhava e as prestações do Sistema Financeiro da Habitação. Elas galopavam sobre o vencimento das pessoas. Criou-se um ambiente em que o sujeito não conseguia pagar as prestações, o que deixou um estigma muito ruim no mercado imobiliário, levando a uma brutal retração por parte dos consumidores que tinham receio em financiar um imóvel”.

Hoje com crédito farto e inflação sob controle, Marden pontua que o novo mundo imobiliário, “se caracteriza pelo fato das empresas estarem vivendo sob o regime de uma estabilidade econômica, que começa com o Plano Real, em 94 e se cristaliza com a estabilidade de preços e inflação, com números anuais como estamos vivendo entre 3% e 4% , o que levou a que os encargos de juros sobre as prestações caíssem e elas se tornassem acessíveis à classe média, que agora vê a possibilidade de pagar as prestações sem receio de se tornar inadimplente. Antes trabalhávamos com juros de 84% ao mês e hoje os juros oficiais são de 11,5% ao ano”.

Marden aprofunda a análise afirmando que a situação pode melhorar mais ainda para a economia e conseqüentemente para o mercado imobiliário, “ porque o Brasil está próximo de obter o investment grande, o que trará fundos de pensão de proventos e aposentadorias europeus e americanos, que são limitados no aspecto institucional e estatutário, porque não podem aplicar o dinheiro dos poupadores em mercados que não apresentem garantias, ou seja, pequena margem de risco. Quando esses recursos chegarem entraremos numa nova etapa”.

Na sua opinião, hoje já se observa no mercado imobiliário uma boa condição, “o dinheiro já chegou para as megaempresas, o que torna a concorrência mais acirrada ainda, principalmente para nós que somos pequenos. De 2005 até agora já foram levantados, por cerca de 22 empresas, algo em torno de R$22 bilhões, parte desses recursos se voltou para o Nordeste e em especial para a Bahia”.

Uma questão que preocupa Marden é a escassez de mão-de-obra e de insumos, por conta do aquecimento do mercado imobiliário.

“Não se pode falar em apagão, mas com relação a operário qualificado já está difícil se obter um carpinteiro, eletricista, ferramenteiro. Na outra ponta o Sinduscon vem fazendo gestão junto ao governo para que possamos ter um pólo de insumos voltados para a construção civil, uma vez que hoje importamos quase tudo, não temos uma fábrica de louça, de ferragens para esquadria, uma fábrica de fios, embora tenhamos a matéria-prima para esses produtos”, concluiu.

Detran intensifica ações no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito

Domingo (18), o mundo inteiro vai lembrar dos que morreram, se machucaram ou ficaram incapacitados fisicamente por causa de acidentes de trânsito. Em Salvador, a família de D.R.P., nove anos, vai lembrar da segunda-feira de Carnaval deste ano, quando ela foi atropelada por um caminhão em Colinas de Periperi. Desde então, a menina está sem poder andar. “Mesmo assim, agradeço a Deus, pois o acidente poderia ter sido fatal”, disse a mãe, Vera Lúcia Machado dos Reis.

O tio da menina, o vigilante Edmilson Machado dos Reis, contou que, depois de passar cinco meses no hospital, sua sobrinha sofreu uma lesão na uretra. Hoje, o tio e a mãe estão recorrendo ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran/BA) para dar entrada no seguro obrigatório para a cobertura das despesas médicas. “Ainda sonho com o dia em que ela vai voltar a andar”, afirmou Edmilson.

O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito foi instituído em 2005 pela Organização das Nações Unidas (ONU), sempre no terceiro domingo do mês de novembro.

Para marcar a data, o Detran vai intensificar as ações de fiscalização e educação para o trânsito. Nesse pacote, estão as blitze, que são realizadas com freqüência em lugares e horários alternados. “Os resultados têm sido positivos. Verificamos que o número de veículos sem licenciamento tem diminuído, porque as blitze levam o motorista a regularizar a situação junto ao Detran”, explicou o diretor-geral do órgão, Carlos Brandão.

Também a Coordenação de Educação do Detran vai prosseguir com a realização de campanhas junto a universidades e escolas, onde técnicos do órgão visitam os estudantes, que, por sua vez, visitam o Detran, promovendo um intercâmbio de informações e uma troca de conhecimento.

Brandão anunciou ainda que no dia 27, às 14h30, vão ser formadas as comissões que farão parte do Fórum Permanente de Combate aos Acidentes de Trânsito.

O fórum será um espaço para que o cidadão faça sugestões, emita opiniões e proponha medidas que contribuam para uma maior segurança no trânsito. Diversos segmentos da sociedade, organizações não-governamentais e entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público e as comissões da Assembléia Legislativa podem participar.

O contato com o Detran deve ser feito através do e-mail preservacaodavida@detran.ba.gov.br.

“Queremos incentivar também a formação de uma brigada de voluntários de trânsito para abordar os motoristas que estacionam em cima das calçadas, das faixas de pedestre ou que estão em barzinhos antes de dirigir. A idéia é conversar com eles e orientá-los sobre as regras de trânsito”, disse o diretor.

Um pequeno balanço
De janeiro a outubro deste ano, as estradas federais que cortam a Bahia já registraram 5.242 acidentes, com 487 mortos e 3.241 feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Em Salvador, dados da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) revelam que 167 pessoas já morreram e 4.160 ficaram feridas em mais de 4.800 acidentes ocorridos até o mês de agosto.

A maior parte dos acidentes na capital envolve pessoas do sexo masculino entre 18 e 29 anos, geralmente alcoolizadas e acompanhadas por outro jovem na mesma faixa etária. A maioria das ocorrências é registrada durante os finais de semana – das 18h de sexta-feira às 20h de domingo. Já as mulheres são consideradas mais cautelosas ao volante e, nas ocasiões em que se envolvem em acidentes, geralmente estão na condição de passageiras.

A consciência de que trânsito é coisa séria parece estar na mente de quem vai ao Detran/BA retirar a carteira de habilitação. Depois de aulas teóricas e práticas, a webdesigner Adriana Leão, 30 anos, disse ser prudente e consciente de que estar ao volante significa ter cuidado com a própria vida e com a de outras pessoas.

“Não entendo como uma pessoa pode beber antes de dirigir ou falar ao celular enquanto está no carro. Qualquer deslize pode tirar a vida de alguém e é preciso estar atento para que isso não aconteça”, explicou Adriana.

Dados curiosos
· A Bahia tem uma frota de mais de 1,7 milhão de veículos nas ruas, sendo que 582 mil circulam em Salvador.
· Em todo o mundo, são 1,2 milhão de mortes em acidentes de trânsito por ano.
· São cerca de 50 milhões de vítimas anuais no planeta, incluindo feridos e incapacitados para sempre.
· O custo dos acidentes nos países é maior do que 4% do seu Produto Interno Bruto (PIB).
· O uso correto do cinto de segurança reduz em 61% o risco de acidentes fatais.
· Mudanças nas leis sobre o uso de bebida alcoólica na direção podem reduzir os acidentes em 20%.
· Para cada 1 km/h de redução na velocidade urbana, há uma redução de 2% no número de acidentes.

Concurso de Vitória da Conquista tem inscrições prorrogadas

As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Vitória da Conquista foram prorrogadas até o dia 21 de novembro. O concurso abre mais de 1700 vagas, em diversos cargos.

As inscrições devem ser realizadas via internet, através dos sites; www.pmvc.com.br/semad e www.adm.ufba.br.

Supermercados baianos se unem para ganhar competitividade

Eles perceberam que o velho lema 'a união faz a força' permanece bastante atual. Com a cultura do associativismo como referencial, 11 supermercadistas da Grande Salvador formaram a rede Mix Bahia. Com bandeira única e o apoio do Sebrae, por meio do projeto Centrais de Negócios, os supermercados querem usufruir de uma série de benefícios proporcionados pela atuação em grupo, como reforçar estratégias de marketing e buscar preços mais competitivos.

O surgimento da Mix Bahia se relaciona a um conceito moderno incentivado pelo Sistema Sebrae e por outras instituições: as Centrais de Negócios. Desenvolvido pelo Sebrae Nacional, o projeto Centrais de Negócios existe em 24 estados e no Distrito Federal. Essa ferramenta tem como foco principal as compras conjuntas e ações de comercialização. As Centrais se baseiam em elementos essenciais assumidos coletivamente, como a confiança nos parceiros, o comprometimento e a troca de experiências.

Josué Telles, presidente da Mix Bahia, enxerga duas vantagens principais na associação dos supermercados. A primeira, segundo ele, está na realização de negócios de forma coletiva. "Em grupo podemos comercializar um volume maior, com uma grande massa crítica em relação ao processo e o aumento no poder de barganha", diz.

Outra vantagem da Central de Negócios, na visão do presidente da rede, diz respeito às possibilidades de desenvolver ações de marketing mais intensas. "Para um dono de supermercado sozinho fica muito caro investir em publicidade. Em conjunto sobram mais recursos para financiar uma propaganda na televisão ou para produzirmos um encarte em um jornal", exemplifica Telles. Josué vê ainda no trabalho em rede benefícios na troca de informações e conhecimentos e na obtenção de assessoria jurídica e prestação de serviços.

Deputado pede ajuda do Congresso para minimizar efeitos da seca

O deputado federal Iran Barbosa (PT-Se) chamou hoje a atenção do Congresso Nacional para a dura e cruel realidade vivida por muitos sergipanos e nordestinos com a chegada do "tão temido" período de estiagem. O parlamentar sergipano pediu ajuda e empenho do Governo do Estado e dos prefeitos das regiões atingidas para amenizar o sofrimento das pessoas afetadas pela seca.

"Para quem não conhece a Região parece pouco real, surrealista, já que se vê em grande parte uma vegetação de um verde até vicejante, mas que esconde um outro cenário, o da falta permanente de água para tudo", disse o parlamentar sergipano, ressaltando que o fenômeno é chamado pelos sertanejos de "seca verde".

De acordo com Iran, para se ter "uma rápida idéia desse paradoxo natural, os satélites meteorológicos que rastreiam Sergipe identificam, por exemplo, no município sergipano de Poço Redondo, vários pontos de vegetação verde. No entanto, esse não é um sinal de que no lugar não falta água, mas é uma ilusão, que esconde uma forte estiagem", explicou.

"As chuvas desse ano foram muito dispersas, insuficientes para armazenar água nos açudes e reservatórios, mas o bastante para deixar as plantas esverdeadas, criando assim o cenário da 'seca verde'", acrescentou o parlamentar, ao apresentar números do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro-SE), que detectou a situação mais crítica justamente em Poço Redondo.

Ele contou que o município teve 98% da sua safra de feijão e milho perdida e está entre as áreas sergipanas que já pediram decretação de estado de emergência por causa da seca. "De acordo com a Deagro (Departamento Agropecuário), os municípios do alto sertão sergipano já tiveram perda média de 70% da sua produção agrícola deste ano por causa da seca".

Jaques Wagner lidera missão baiana à China

Uma missão baiana, liderada pelo governador Jaques Wagner (PT), pelos secretários Rafael Amoedo, da Indústria e Comércio, e Fernando Schmidt, do Gabinete do governador, entre outros representantes do Governo, e empresários baianos, seguiram no feriado para a China, onde permanece até o próximo dia 25 para manter uma série de contatos com o empresariado daquele país.

A agenda da delegação baiana prevê reuniões com empresários, especialmente dos setores de turismo, portos, ferrovia, nas áreas mineral, de etanol e de semicondutores.

De acordo com o governador, as gestões do estado nessa garimpagem para atrair novas fontes de investimento buscam aumentar a capacidade de oferta de emprego e geração de renda para os baianos.

“Cada investimento que eu consiga trazer de lá, que eu consiga atrair, ao se instalar vai gerar emprego desde a época da construção do empreendimento até depois de ele estar em pleno funcionamento”, resumiu Jaques Wagner.

Dos vários encontros de negócio que a missão baiana tem agendado, destaca-se a reunião com agentes de turismo, que acontece em Pequim, cidade onde o governador assinará um protocolo de intenções com o Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional.

Num encontro no consulado brasileiro em Xangai, a delegação vai conversar com operadores de turismo. O governador vai visitar o terminal de container do porto de águas profundas, também em Xangai, e almoça com representantes do grupo Sateri, de celulose.
Agência Nordeste

Prefeitura de Camaçari anuncia pacote de obras para Arembepe

O local escolhido pelos moradores de Arembepe para a assinatura da ordem de serviço, que marca o início de várias obras no povoado, ficou pequeno para o número de pessoas que compareceu. O encontro foi na noite d o último dia 13/11, na Associação Unidos dos Veteranos de Arembepe (Auva), e reuniu cerca de 400 pessoas.

Com recursos da ordem de aproximadamente R$ 4 milhões, as intervenções vão garantir o melhoramento do sistema viário, drenagem, terraplenagem, pavimentação asfáltica e em paralelos, meios-fios e calçadas. “Toda Arembepe será pavimentada”, garante o prefeito Luiz Caetano.

A obra, que começa segunda-feira (19/11) e tem prazo de seis meses para o término, vai acabar com a poeira e a lama, um dos principais problemas apresentados nas reuniões do Orçamento Participativo.

Além disso, vai gerar 100 empregos diretos e 200 indiretos. O prefeito fez questão de lembrar aos representantes das duas empresas vencedoras da licitação do compromisso de empregar a mão-de-obra local.

Participaram da solenidade vereadores, secretários, líderes comunitários, presidentes de associações e moradores, como Célia Alves da Cruz, de 77 anos. “Fiz questão de estar aqui. Essas obras são muito importantes, valorizam os moradores e nossas casas”.

CASAS E ESCRITURAS
Durante o encontro, o prefeito Luiz Caetano anunciou a construção de 18 casas populares no loteamento Fonte das Águas, em Arembepe, e entregou cinco escrituras para Rosangela Pereira Barros, Marizete Avelina de Santana, Adaildes Cirilo Tavares, João Souza Braga e Sandra Paula de Souza. “Até dezembro, vamos entregar 600 escrituras na Fonte das Águas”, assegurou o prefeito.

Feliz, a dona-de-casa Adaildes Cirilo disse que o documento é resultado de uma luta de 14 anos. Já a autônoma Rosângela Pereira destacou que estava realizando um sonho. “Estou muito contente com o prefeito Caetano. Essa escritura representa muito para mim”.

Índios das tribos kiriri e kaimbé ocupam sede da Funai em Paulo Afonso

A sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Paulo Afonso, na Bahia, está ocupada por cerca de cem índios das tribos kiriri e kaimbé, dos municípios de Banzaê e Euclides da Cunha. Eles reivindicam a exoneração do servidor João Vasconcelos Valadares, administrador do órgão no município. Os índios alegam que Valadares não vem repassando os recursos enviados pelo Governo Federal para investimentos nas atividades agrícolas das tribos.

Conforme informações do cacique Marcelo de Jesus, da tribo Kiriri, o problema foi descoberto em 27 de setembro, durante uma visita dos índios a Brasília. “Fomos reivindicar os recursos e ficamos sabendo que eles já tinham sido repassados. Quando dissemos que o dinheiro não chegou, até os funcionários ficaram chocados”, conta.

O cacique alega que a tribo dos kiriris recebeu apenas 200 litros de óleo diesel e R$ 2 mil para compra de sementes, mas o orçamento previa o recebimento de 600 mil litros de óleo e cerca de R$ 8 mil. A situação da tribo dos kaimbés é ainda pior. Dos cerca de R$ 20 mil previstos no orçamento, nada foi repassado até o momento.

PPS se reúne para discutir preparativos para eleições de 2008

O conselho político do PPS se reúne segunda e terça-feira, em Brasília, para discutir os preparativos do partido para as eleições municipais de 2008. No encontro, o partido fará um balanço das medidas lançada para atrair novos filiados e formar novas lideranças.

No mesmo encontro, o PPS discutirá o andamento das ações da legenda para retomar os mandatos dos parlamentares infiéis.

O conselho político é formado por membros da Executiva, deputados federais e presidentes estaduais da legenda.

Médicos do SUS iniciam mobilização e podem paralisar atividades

Na próxima quarta-feira (21), médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país dão início a uma mobilização que pode culminar em paralisação. Está prevista uma série de atividades que, segundo os organizadores, servirão para mostrar a rotina dos médicos brasileiros e chamar a atenção de autoridades e da sociedade para as condições de trabalho nas unidades públicas de saúde.

Segundo Geraldo Guedes, coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS e um dos organizadores da mobilização, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos. “A mobilização não vai ferir o código de ética, que prima pelo atendimento integral em casos de urgência e emergência”, explica.

As principais críticas são a falta de infra-estrutura no SUS e os baixos salários, que obrigam os profissionais a acumular dois ou mais empregos e diminuem a qualidade do atendimento. “Entendemos o SUS como um grande plano de saúde para a maioria da população brasileira. Mas acreditamos também que ele deve existir de forma a proporcionar atenção integral ao cidadão, e não é isso o que vêm acontecendo”, afirma Guedes.

Segundo o médico, a falta de infra-estrutura do SUS é a principal responsável pelo alto número de partos do tipo cesariana no país – um dos maiores do mundo. O parto normal pode levar até 12 horas e o médico deve acompanhar o procedimento. No entanto, devido à baixa remuneração – cerca de R$ 200 por todo o período em que o profissional passa ao lado da paciente – a solução acaba sendo a cesariana, mais rápida e que permite ao profissional o acompanhamento de várias pacientes.

Uma das reivindicações da campanha é o estabelecimento do piso salarial de R$ 6.963,52 para 20 horas de trabalho, além de adoção de um plano de cargos e salários. Hoje, de acordo com Guedes, há locais no Nordeste em que os salários dos médicos não passam de R$ 600 mensais.

PMDB já articula nomes para suceder Renan na presidência do Senado

O PMDB já se articula nos bastidores para garantir a indicação de um nome do partido para substituir Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Alvo de vários processos por quebra de decoro parlamentar, Renan se licenciou da presidência do Senado por 45 dias. Essa licença vence no dia 26.

Reservadamente, as lideranças do PMDB começaram a estudar nomes viáveis para substituir Renan e assim evitar que o PT --ou a própria oposição --decida entrar na corrida pelo comando da Casa.

A Folha Online apurou que os peemedebistas estudam lançar um nome capaz de unir forças na Casa para evitar a disputa pelo cargo. A idéia do partido é conseguir, por consenso, eleger o sucessor de Renan. Entre os nomes articulados pelo partido, estão os dos senadores Edison Lobão (MA), Garibaldi Alves (RN), Pedro Simon (RS) e José Sarney (AP).

A cúpula do partido avalia que os quatro senadores poderão obter o respaldo de grande parte do Senado, o que reduz a possibilidade de um candidato externo à legenda vencer a disputa. Os quatro nomes, porém, enfrentam resistências dentro da própria bancada e do Palácio do Planalto.

Lobão é recém-filiado ao PMDB --ingressou na legenda em outubro deste ano. É um nome articulado por Sarney --um de seus principais aliados--, mas não tem o aval de todo o partido por estar há pouco tempo na legenda.

Sarney, também cotado na disputa, afirma nos bastidores que só aceita entrar na corrida pela presidência da Casa se tiver o apoio integral da bancada. Oficialmente, Sarney nega a disposição de se tornar o novo presidente do Senado.

Garibaldi, por sua vez, é um nome visto sem ressalvas pela legenda, enquanto Simon tem como principal entrave a pressão contrária do Palácio do Planalto --já que é um dos "rebeldes" do PMDB por constantemente desrespeitar orientações partidárias nas votações.

Renan, por outro lado, defende o nome do senador José Maranhão (PB) para o cargo --um de seus principais aliados na Casa--,mas que não tem o aval da bancada.

Renan informou as principais lideranças do Senado --governistas e oposicionistas-- que pretende renunciar à presidência do Senado antes do dia 26 --quando vence sua licença de 45 dias, informa o blog do Josias. Em troca, ele quer preservar seu mandato.

Eleições
De acordo com o blog do Josias, Renan deve renunciar à presidência do Senado até quarta-feira (21). Está previsto para quinta-feira (22) o julgamento do processo por quebra de decoro parlamentar em que Renan é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.

Se a renúncia for confirmada na semana que vem, o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), terá cinco dias para convocar novas eleições para a presidência do Senado.

Aliados do peemedebista lhe teriam aconselhado a deixar o cargo antes de quinta-feira, quando o plenário vai votar o pedido de cassação aprovado esta semana pelo Conselho de Ética da Casa.
A renúncia, na avaliação do grupo pró-Renan, poderia ajudá-lo a preservar o mandato --mesmo afastado da presidência da Casa.

Senadores governistas e da oposição avaliam que não há mais clima político para Renan retornar ao cargo mesmo que seja absolvido pelo plenário no processo em que é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.

Ferry boat adota esquema especial para evitar cambistas no feriado

Ficou aquém do esperado o número de pessoas que deixaram Salvador no feriado da Proclamação da República. Em parte por causa do expediente normal no dia de hoje – exceto para o serviço público e a maior parte das escolas – a procura pelo transporte nos terminais de saída da cidade não sofreu grandes elevações. O que não evitou a formação de filas e a espera demorada por parte dos passageiros de alguns serviços de transporte, sobretudo o marítimo.
No terminal de São Joaquim, quem optou por fazer a travessia com destino à ilha de Itaparica pelo sistema ferry-boat teve que esperar de meia a uma hora para comprar passagem. Com os bilhetes de hora marcada esgotados, a TWB, empresa que opera a travessia, adotou um esquema especial de embarque imediato para evitar a ação de cambistas e a aglomeração no saguão do terminal. Os horários eram vendidos a partir da saída de cada horário – ou seja, enquanto o ferry das 10h não deixasse o atracadouro, as passagens de 10h30 não eram comercializadas.

Com isso, o passageiro que efetuava a compra era encaminhado diretamente para o salão de embarque, inviabilizando a ação de atravessadores. Como conseqüência, os primeiros da fila esperavam pelo menos meia hora para chegar ao guichê. Também foi tranquila a movimentação na Estação Rodoviária.

Receita libera sexto lote de restituição do Imposto de Renda

Cerca de 2,9 milhões de contribuintes de todo o país recebem hoje (16) o sexto lote de restituições do Imposto de Renda. Ao todo, a Receita Federal desembolsou R$ 1,8 milhão.

O dinheiro foi depositado diretamente na conta-corrente do contribuinte. Quem não informou o número da conta na declaração do IR teve o valor depositado no Banco do Brasil, onde o valor estará disponível por um ano.

Para sacar o dinheiro no Banco do Brasil, os contribuintes deverão ir a qualquer agência do banco ou ligar para o telefone 4004-0001, nas capitais, ou 0800-729-0001, nas demais localidades, para agendar o crédito na conta-corrente ou de poupança em seu nome e em qualquer banco de sua preferência. A ligação é gratuita.

Segundo a Receita, a restituição foi corrigida em 6,63% com base na variação da taxa de juros básica (Selic) de maio a outubro, além de 1% referente ao mês de novembro. A lista dos contemplados no sexto lote de restituição está na página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) desde o último dia 9.

Caso o contribuinte queira contestar o valor depositado, poderá sacar a restituição normalmente e depois requerer a correção na unidade da Receita Federal mais próxima da residência. O sétimo e último lote estará disponível no início de dezembro.

Bahia pode garantir o acesso à Série B na quarta-feira

O Bahia nunca esteve afastado do G4 neste octogonal e o time tem 61,5% de probabilidade de acesso à Série B do Campeonato Brasileiro 2008 e é apenas o quinto mais cotado, apesar de ocupar a terceira posição na tabela, com 17 pontos.

É que os números levam em consideração o retrospecto dentro e fora de casa, adversários a enfrentar e uma gama de outros aspectos na tentativa de minimizar os riscos da imprevisibilidade no futebol. Na matemática menos elaborada, o Bahia precisa atingir entre 22 e 25 pontos até o final da 14ª rodada, prevista para daqui a 12 dias.

Nessa linha, cinco a oito pontos são suficientes em 12 a disputar. Somados 23, por exemplo, o time teria hoje 92,1% de chance de acesso. A receita para os 7,9% restantes envolve competência e uma pitada de sorte. Uma vitória, às 16h de amanhã, sobre o Barras-PI, em Teresina, deixaria o clube na dependência matemática de um triunfo sobre o ABC-RN, quarta-feira, na Fonte Nova.

Mas só em caso de empate entre os goianos Crac e Atlético no confronto direto deste sábado; e, claro, a dupla teria que perder seus compromissos na 12ª rodada, contra Bragantino-SP (em Bragança Paulista) e Vila Nova-GO (Serra Dourada), respectivamente. Neste cenário, chegariam ao máximo de 22 pontos e o tricolor só poderia ficar atrás de Bragantino, ABC-RN e Vila Nova.

Petistas e oposicionistas ameaçam disputar presidência do Senado

Os rumores sobre a renúncia de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado já provocaram uma corrida pelo cargo entre partidos da base governista e da oposição. A oposição promete lançar um nome na disputa se o PMDB apresentar um candidato que não receba o seu aval.

"Caso o PMDB mande um nome que não nos interessa, vamos lançar um nome nosso para competir. Tem que ser alguém com a noção de instituição que a Casa merece", disse o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

O PSDB e o DEM apóiam o nome dos senadores Jarbas Vasconcelos (PE), Gerson Camata (ES) e Simon na disputa --já que os três têm postura "independente" em relação ao governo. A base aliada, no entanto, rejeita os nomes dos três parlamentares.

Sem alarde, os governistas também se articulam para lançar um nome alinhado com o Palácio do Planalto caso um dos "dissidentes" do PMDB seja apresentado pelo partido na disputa.

Em conversas informais, o PT não descarta brigar pela permanência de Tião Viana (PT-AC) no comando da Casa --mas admite que a estratégia poderá minar a votação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) porque precisa do apoio do PMDB para a aprovação da matéria.

Eleições
Segundo o blog do Josias, o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve renunciar ao posto até quarta-feira (21).

Aliados do peemedebista lhe teriam aconselhado a deixar o cargo antes de quinta-feira (22), quando o plenário vai votar o pedido de cassação aprovado esta semana pelo Conselho de Ética da Casa.

A renúncia, na avaliação do grupo pró-Renan, poderia ajudá-lo a preservar o mandato --mesmo afastado da presidência da Casa.

Senadores governistas e da oposição avaliam que não há mais clima político para Renan retornar ao cargo mesmo que seja absolvido pelo plenário no processo em que é acusado de usar "laranjas" para comprar um grupo de comunicação em Alagoas.

Se a renúncia for confirmada na semana que vem, Viana terá o prazo de cinco dias para convocar novas eleições para a presidência do Senado.

Duas pessoas são assassinadas em bares durante o feriado

Seis homens entraram no Bar das Meninas, localizado no Jardim Armação, assaltaram os clientes e executaram a tiros Marlene Pereira Martins, 48 anos, por ter tentado se esconder no banheiro com o companheiro. O crime ocorreu por volta das 20h30 desta quinta-feira, 15, feriado pelo dia da Proclamação da República. Os assaltantes não conseguiram abrir a porta do banheiro e atiraram por cima, atingindo Marlene. Seu companheiro, Joermer Rocha Martins, não foi atingido.

Segundo informações da Central de Telecomunicações da Secretaria de Segurança Pública (Centel), Marlene chegou a ser socorrida e encaminhada para o Hospital Roberto Santos, mas não resistiu aos ferimentos. Policiais da 9ª CP (Delegacia da Boca do Rio) estão investigando o crime.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o jovem Enaldo Santos Farias, 24, foi executado a tiros por volta das 15h30 de ontem (quinta-feira, 15). Segundo plantonistas da 22ª CP (Delegacia de Simões Filho), a vítima, conhecida popularmente como Urubinho, foi executado no Bar de Irene, no bairro de Estrada de Candeias.

De acordo com informações de uma testemunha que não quis se identificar, dois homens chegaram em uma moto e dispararam vários tiros no rosto da vítima. Enaldo morava na Rua Castelo Branco, região do Campo do Vasco, próximo ao local do crime. A polícia não tem pistas do autor dos disparos.

A Centel registrou outros cinco homicídios em Salvador e Região Metropolitana durante o feriado. Uma briga entre presos da Penitenciária Lemos Brito, no bairro de Mata Escura, resultou na morte de um detento na manhã de ontem. José Cosme de Jesus, 40, foi assassinado a facadas pelo colega de cela Marcos Antônio do Carmo. Marcos foi autuado em flagrante na 10ª CP (Delegacia de Pau da Lima) e já retornou a penitenciária.

Por volta das 6h30, uma jovem de aproximadamente 18 anos, ainda não identificada pela polícia, foi morta a tiros no bairro de São Marcos. Em Vila de Abrantes, bairro de Camaçari, um homem de prenome Ronaldo, aparentando ter 25 anos, também foi executado a tiros.

Evair Brito Silva, 36 anos, foi atingido na cabeça por disparo de arma de fogo. O crime aconteceu no bairro da Fazenda Grande do Retiro, por volta das 17h. A autoria e motivação do crime são investigadas pelo Serviço de Inteligência da 2ª Delegacia, localizada na Liberdade.

No bairro de Mussurunga I, por volta das 19h20, foi morto Flávio dos Santos de Jesus, 31, alvejado a tiros. O corpo de um homem, de aproximadamente 24 anos, foi localizado em Campinas de Pirajá, por volta das 21h10. Policiais da 4ª CP investigam o crime.

Polícia Federal põe fim à ocupação de reitoria e prende quatro estudantes

Numa ação considerada violenta pelos estudantes, a Polícia Federal pôs fim à ocupação de 46 dias da reitoria da Universidade Federal da Bahia. Às 6h da manhã desta quinta-feira, a PF desocupou o prédio cumprindo um mandado de reintegração de posse.

Na ação da PF, foram utilizadas bombas de efeito moral que deixaram cerca de 20 estudantes feridos. Quatro estudantes foram presos: o presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFBA, Gabriel Oliveira (História), e os alunos Luciana Barbosa (Medicina), Rodrigo Dantas (Ciências Sociais) e Marcos Grito (Comunicação/UNEB). Eles foram encaminhados à sede da Polícia Federal, onde prestaram depoimento, foram fichados e depois liberados. Os estudantes estiveram no Instituto Médico Legal, nos Barris, onde fizeram exame de corpo de delito.

Os outros manifestantes que ficaram feridos tentaram prestar queixa na sede da Polícia Federal, mas não obtiveram sucesso. A PF alega que, por conta do feriado, este tipo de procedimento está impossibilitado.

A maioria dos estudantes já deixou o Palácio da Reitoria e está reunida na Faculdade de Medicina. Com o aval do diretor da unidade, José Tavares, eles pretendem manter a ocupação neste local com o objetivo de não dispersar o grupo. Na próxima quarta-feira haverá uma assembléia geral para decidir sobre os rumos do movimento. Nos póximos três dias, haverá manifestações nas unidades de ensino da UFBA. Segundo informações da PF, a ordem é desocupar qualquer prédio da universidade que venha ser invadido pelos estudantes.

Em entrevista coletiva, o delegado Rodrigo Bastos, que coordenou a ação, alegou que a PF estava cumprindo uma decisão judicial. ele afirmou que os agentes tiveram uma ação mais enérgica porque houve resistência por parte dos estudantes, que se recusavam a deixar o prédio. Segundo o delegado, alguns estudantes ainda deitaram numa faixa de pedestres em frente à reitoria, bloqueando o trânsito. Isso teria motivado o uso das bombas de efeito moral pelos policiais.

O reitor Naomar de Almeida Filho considerou a ação da Polícia Federal um processo normal. "Se houve esse desfecho, é resposabilidade dos estudantes. A juíza já havia mandado oficiais de justiça solicitando uma saída pacífica, mas eles se negaram a sair", disse Naomar. De acordo o reitor, a reitegração de posse foi a única solução porque "o patrimônio público e o funcionamento normal da universidade estavam ameaçados".

Brasil tem 183,9 milhões de habitantes, revela contagem do IBGE

O Brasil tem atualmente 183,9 milhões de habitantes, segundo o relatório final da Contagem da População do IBGE, feita em 5.435 municípios com até 170 mil habitantes e entregue na última quarta-feira ao Tribunal de Contas da União.

Segundo o documento do IBGE, nos últimos sete anos, o Brasil ganhou mais 14 milhões de habitantes, "o que corresponde a um Estado do porte da Bahia". Na Contagem, foram visitados 30 milhões de domicílio. O TCU vai utilizar o levantamento para o cálculo das quotas referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Regiões
Entre as grandes regiões, segundo o IBGE, todas apresentaram crescimento populacional em relação ao Censo 2000, mas não houve alterações no ranking dos mais populosos.

O Sudeste ainda lidera, com 77,8 milhões, seguido do Nordeste (58,5 milhões); Sul (26,7 milhões); Norte (14,5 milhões); e Centro-Oeste (13,2 milhões).

Já entre os Estados, o mais populoso continua a ser São Paulo, com 39,8 milhões de habitantes, seguido de Minas Gerais (19,2 milhões), Rio de Janeiro (15,4 milhões), Bahia (14 milhões) e Rio Grande do Sul (10,5 milhões).

O menos populoso é Roraima (395,7 mil habitantes), seguido do Amapá (587,3 mil) e Acre (655,3 mil). Palmas, no Tocantins, ainda é a capital menos populosa do Brasil, com 178,3 mil habitantes.

Cidades
O município de São Paulo continua o mais populoso do Brasil (10,8 milhões), enquanto o menor ainda é Borá, no oeste-paulista, que há sete anos tinha 795 habitantes e hoje, de acordo com a Contagem, tem 804.

Desde o Censo 2000, de acordo com o IBGE, o número de municípios com mais de um milhão de habitantes cresceu de 13 para 14. A inclusão mais recente foi Campinas, terceiro município paulista a figurar na lista. São eles: São Paulo (10,8 milhões); Rio de Janeiro (6,1 milhões); Salvador (2,8 milhões); Brasília (2,45 milhões); Fortaleza (2,43 milhões); Belo Horizonte (2,41 milhões); Curitiba (1,7 milhão); Manaus (1,6 milhão); Recife (1,5 milhão); Porto Alegre (1,42 milhão); Belém (1,40 milhão); Goiânia (1,24 milhão); Guarulhos (1,23 milhão) e Campinas (1,03 milhão).

Em dezembro, o IBGE divulgará o resultado completo da Contagem da População, com mais informações, como sexo, idade e migração.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado