quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Polícia Civil prende acusado de estuprar mulheres em Santo Antonio de Jesus

Nesta quinta-feira (01/11), a imprensa de Santo Antonio de Jesus esteve no Complexo Policial para ouvir o delegado Hélvio Brandão.

Ele disse que foi preso o sr, Roberto Rosa dos Santos Teixeira, um estelionatário que se passava por empresário e estava contratando moças para trabalhos temporários de Promotoras, aproveitando as festas de fim de ano.

Roberto Rosa, é um topiqueiro e tinha um automóvel Sprinter no qual atraia várias moças pedindo-lhes currículos e prometendo arranjar empregos.

Após essas moças entrarem em seu carro, ele as levava a um motel e lá cometia o abuso sexual (estupro), e quando terminava, ele ainda levava as moças para suas casas e as ameaçava que não o denunciasse. Ele confessa que dava os golpes de empregos, mas nega a acusação de estupro.

Vai começar o “Natal Solidário”, pela Andaiá FM

Ontem foi divulgado mais uma Campanha “Natal Solidário” da Rádio Andaiá FM, que acontecerá no dia 02 de Dezembro.

Estiveram presentes vários parceiros, dentre eles: Polícia Militar, Polícia Civil, Escoteiros, Bombeiros, Loja Maçônica, Tiro de Guerra, Rotary, Lions Clube, Agentes Comunitários de Saúde, entre outros.

A Campanha será dividida em 6 pontos na cidade “Para que possamos alcançar nosso objetivo, toda doação é bem vinda: alimentos, roupas, livros... o importante é beneficiar pessoas carentes”, disse Eliene Sampaio (Diretora de Marketing e Eventos da Rádio Andaiá FM).

Eliene disse ainda que espera ver a colaboração de todos santantonienses; e lembrou que a Andaiá FM presenteará com 150 divulgações de 50 segundos a empresa que contribuir mais para a Campanha.

Bradesco luta para manter contas de servidores

Ao chegar em um posto ou agência do Bradesco para realizar qualquer operação financeira, o servidor público do Estado é abordado por uma moça ou rapaz de ares simpáticos. Na camiseta branca da representante do banco consta a seguinte pergunta: Servidor Público, mudar pra que?. A estratégia implementada pelo Bradesco faz parte da luta por manter a gestão do pagamento dos salários de parte dos 240 mil funcionários da administração estadual. A partir deste mês de novembro as contas dos servidores migram para o Banco do Brasil. O convênio entre o BB e o Governo Estadual foi assinado em 18 de outubro.

Dentro do plano de fidelização, a instituição financeira promete algumas vantagens aos servidores. Os “atrativos” vão desde a isenção de tarifas e anuidades no cartão de crédito até redução de taxas de manutenção. Segundo uma funcionária, que preferiu não se identificar, a adesão permitirá a transferência gratuita, sem incidência de CPMF. Ela acredita que muitas pessoas devem continuar com o Bradesco. “Desde o início da nossa mobilização, na segunda-feira (29), 100 pessoas já renovaram contrato conosco”, garante.

Entre os servidores que preferem manter a conta no Bradesco está Irinalvo Roque da Silva, que alega ser cliente do banco há pelo menos 20 anos. O engenheiro, que trabalha na Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) afirma que uma mudança, a essa altura, não seria positiva, pois utiliza bastante o serviço de débito em conta.

O motorista Pedro Alves, cliente também há vários anos, credita sua permanência com o Bradesco à acessibilidade aos serviços da instituição, sobretudo no interior. Dados do Bradesco apontam que 99% dos 417 municípios baianos contam com um posto ou agência de atendimento bancário.

De acordo a gerente de uma das agências do Bradesco em Salvador, a instituição está respaldada nas resoluções 3424/2006 e 3402/2006 do Banco Central. Os artigos prevêem que o servidor pode escolher qual instituição fará o pagamento de seus vencimentos.

Sem acordo - Ainda assim, muitos funcionários do Estado preferem mudar de banco. Funcionário público há 15 anos, Dan Viegas afirma que o Bradesco acordou tarde. “Eles sempre cobraram inúmeras taxas. Nós começávamos o mês com um valor na conta e em cinco dias perdíamos muito dinheiro”.

No contrato assinado com o Governo da Bahia, O Banco do Brasil assegura uma série de benefícios ao servidor e isso parece ter conquistado o motorista Lindinor Alves. “Nós teremos cartões de crédito com maior limite e pagaremos menos por diversos serviços”.

Além disso, o banco público oferece ao Estado uma contrapartida de R$ 485 milhões, para investimentos em cultura, agricultura familiar e ações de desenvolvimento social.

Para atender à demanda dos funcionários públicos, o BB anuncia a ampliação dos serviços, principalmente no interior.

Segundo informações da superintendência regional do Banco do Brasil, serão criados 124 novos pontos de atendimento para expandir a cobertura dos atuais 94% para todos os 417 municípios baianos. Para isso, serão investidos R$ 121 milhões na criação, modernização e relocalização da rede de atendimento na Bahia.

O Banco do Brasil vai passar a operar a conta de cerca de 253 mil funcionários públicos, entre ativos e inativos. O banco já é responsável pelo pagamento dos 20 mil servidores da Secretaria da Saúde (Sesab) e de outros 18 mil funcionários do estado que migraram para ele por decisão judicial ou por falta de agência do Bradesco próxima.

Jovens são presos com ecstasy, haxixe, ácido e granada

Policiais da 20ª DP (Vila Isabel) prenderam nesta quinta-feira (1) cinco jovens acusados de comercializar comprimidos de ecstasy. Dois deles teriam participado da festa rave, em Itaboraí, no dia 27 de outubro, quando um jovem de 17 anos morreu por causa da ingestão de álcool e drogas.

Os cinco presos têm entre 20 e 25 anos, segundo a polícia. Ainda não há confirmação sobre a presença de um terceiro jovem na festa em Itaboraí.

Durante a operação, os policiais apreenderam mais de mil comprimidos da droga sintética, além de haxixe, frascos de lança-perfume e ácido. Segundo a polícia, uma granada estaria entre os objetos apreendidos.

Dois dos jovens foram capturados em flagrante. Os outros três tinham mandados de prisão. Os policiais encontraram os presos no bairro de Botafogo, na Zona Sul, em Vargem Grande e no Recreio, na Zona Oeste.

Os jovens foram apresentados na delegacia na tarde desta quinta e serão levados para a Polinter na sexta-feira (2).

Feira de Artesanato do Mauá é opção de lazer no feriadão

Um bom programa para este feriado prolongado é a Feira Baiana de Artesanato. A Feira acontece de sexta a domingo (2 a 4), sempre das 16 às 21h, no estacionamento do Aeroclube Plaza Show, na Boca do Rio. O novo endereço tem agradado muito os visitantes, que elogiam a segurança do espaço e a maior oferta de vagas para estacionar. Já consolidada como referência do artesanato da capital e do interior, a Feira de Artesanato serve como vitrine para a exposição, comercialização e divulgação dos trabalhos dos artesãos.

No Espaço ArtesanArte desta semana, o artista plástico Valdo Robato expõe seu trabalho. Os índios Kiriris da Aldeia Mirandela, no Sul do Estado também participam do evento. A culinária típica tem espaço garantido na feira. Participam desta edição, artesãos de Salvador, região Metropolitana e Santa Cruz Cabrália.

A Feira Baiana de Artesanato é realizada pelo Instituto Mauá, unidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Banco do Nordeste do Brasil e a Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração (CBPM). A entrada é gratuita.

Morre piloto do helicóptero que caiu em Carapicuíba

Na tarde desta quinta-feira (1º), três helicópteros caíram em São Paulo em um intervalo de menos de duas horas - dois na Grande São Paulo e um em Ribeirão Preto (a 314 km da capital).

O piloto do primeiro helicóptero, que se acidentou às 13h50 em Carapicuíba, morreu na tarde desta quinta-feira, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Albert Einstein, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo.

Ignácio Bueno de Moraes Neto sofreu politraumatismo e morreu às 15h45. Das quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave, três morreram no acidente. As vítimas são da mesma família e têm parentesco com o dono do heliponto do qual haviam acabado de decolar.

No local do acidente, o piloto teve uma parada cardiorrespiratória, foi reanimado pelos bombeiros de Osasco e levado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Alberto Einstein, mas não resistiu.

A única sobrevivente da queda do aparelho é a esposa do piloto, Regina Maria Velloso de Moares, que também foi resgatada e segue internada na UTI do mesmo hospital. De acordo com boletim médico do hospital, a mulher sofreu politraumatismo. Ela está inconsciente e seu estado é considerado grave pelos médicos. Ela foi submetida a exames para melhor avaliar o diagnóstico e a gravidade do caso.

Morreram no local do acidente, o filho do casal João Dante de Moares e Regina Maia Ticoulat Velloso, mãe da única sobrevivente e do proprietário do heliponto.
Retificação da ANAC
O helicóptero caiu às 13h50 perto do heliponto de uma empresa especializada neste tipo de aeronave, próximo ao km 21 do Rodoanel. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o certificado de aeronavegabilidade do aparelho é válido até 2013.

No site da ANAC, no entanto, a informação é a de o seguro da aeronave estaria vencido desde 4 de agosto deste ano e que não poderia realizar vôos. A assessoria de imprensa do órgão do governo, contudo, esclareceu que o site passa por uma reformulação e que algumas informações estão desatualizadas.

No site da ANAC, o registro do helicóptero indica que a aeronave comporta no máximo três passageiros. Entretanto, quatro pessoas estavam dentro da aeronave na hora do acidente.

O helicóptero, modelo Robinson 44, caiu instantes após levantar vôo em um heliponto da região. Um bombeiro de Osasco relatou ter visto a aeronave ziguezaguear antes da queda. De acordo com a empresa responsável pelo heliponto, poucos instantes antes do acidente, a aeronave havia pousado para abastecer. A queda ocorreu a cerca de 500 metros do heliponto.

Treinamento
Vinte minutos após esse primeiro acidente, outro helicóptero caiu em Mogi das Cruzes (Grande São Paulo) e deixou duas pessoas levemente feridas. A aeronave caiu em um campo de golfe de um hotel de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. De acordo com a TV Diário de Mogi das Cruzes, estavam no helicóptero um instrutor de vôo e seu aluno que faziam um treinamento. O helicóptero acidentado é um Robinson 22.

Terceiro acidente
A queda da terceira aeronave ocorreu às 15h38 em Ribeirão Preto, perto da Rodovia SP-322, de acordo com bombeiros. Três pessoas ficaram levemente feridas.

De acordo com a EPTV, o helicóptero caiu na rodovia, cerca de 200 metros após ter decolado de um heliponto em Ribeirão Preto.

Segundo testemunhas, uma rajada de vento pode ter deslocado a aeronave. O helicóptero ficou totalmente queimado e a rodovia foi interditada.

Homem é preso após arrombar veículo e furtar aparelho de som

Policiais da 2ª Delegacia prenderam em flagrante, na madrugada de hoje (01), Wilson de Jesus, 23 anos, logo após ele ter arrombado um carro e furtado o rádio, no bairro Sete Portas. Surpreendido pelo proprietário do veículo Uno, quando fugia com o aparelho de marca Sony e com um “comunicador”, ele foi detido pelos agentes da 2ª CP que passavam no local e o encaminharam à sede da unidade, instalada na Lapinha.

Interrogado pela delegada plantonista, Ana Francisca de Andrade Rosa, Wilson de Jesus declarou que quebrou o vidro do lado do carona para ter acesso ao rádio, sendo autuado por furto qualificado. Wilson está custodiado na 2ª CP a disposição da Justiça.

Governo e sociedade civil planejam ações para a pessoa idosa

Ouvir as representações da sociedade civil para formular e aprimorar a execução de políticas públicas voltadas à terceira idade é uma das prioridades do governo do Estado. Com o objetivo de colocar essa diretriz em prática, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) participaram hoje (1º) de uma reunião extraordinária do Conselho Estadual do Idoso (CEI).

“É preciso dar ao idoso a atenção que ele merece enquanto cidadão. Isso só acontece se houver proteção e respeito aos diretos essenciais como saúde e lazer. Esse papel cabe a todos os setores da sociedade”, disse o vice-presidente do CEI, Gilson Costa.

Durante a reunião, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas aos órgãos e secretarias do Estado no próximo ano. Entre as demandas levantadas estão a capacitação de profissionais que lidam com o público idoso, fomento de atvidades culturais, inclusão do tema “direitos da pessoa idosa” no currículo escolar, ampliação de recursos financeiros para abrigos e criação de Conselhos Municipais do Idoso.

O secretario de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção disse que a atual gestão estadual vai analisar os pleitos na tentativa de melhorar o atendimento a população da terceira idade. “Estamos preocupados com a concretização de políticas públicas que satisfaçam a expectativa deste segmento. O que depender do governo, será cumprido”, assegurou.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa da Bahia é de pouco mais de 1,3 milhão de pessoas. Neste universo, cerca de 74% são analfabetos funcionais e aproximadamente 45% contribuem com mais da metade da renda mensal familiar. Ainda de acordo com o IBGE, 84,9% não possuem plano de saúde.

Operação Tropa de Elite apreende mais de 20 mil CD’s e DVD’s

A Polícia Civil apreendeu mais de 20 mil CD’s e DVD’s piratas na operação “Tropa de Elite”, realizada, no início da noite de ontem (31), em Porto Seguro, no sul do Estado. Sob o comando do delegado Odílson Pereira da Silva, coordenador da 23ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia), sediada em Eunápolis, nove delegados e 30 agentes cumpriram vários mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Criminal.

A operação foi realizada em 15 locadoras e nas barracas da Passarela do Álcool, um dos locais mais freqüentados por turistas. Os agentes intimaram os vendedores dos produtos pirateados para prestar esclarecimentos na sede da Coorpin.

A Polícia Civil vem intensificando o combate à pirataria na Bahia desde a criação do Grupo Especial de Proteção à Propriedade Intelectual - GEPPI, em 3 de maio deste ano, tendo apreendido, nos últimos cinco meses, mais de 150 mil CDs e DVDs piratas em todo estado. Essas operações, que também objetivam identificar os responsáveis pela produção, não se limitam a CDs e DVDs. Estendem-se a todos os produtos que envolvem marcas de propriedades, a exemplo de programas de computador, tênis, roupas e acessórios diversos.

Delegacia de Tóxicos apreende drogas e armas na Federação

Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) apreenderam hoje (1º), na residência do traficante Clérison Reis Batista, no “Alto da Bola”, no bairro da Federação, um quilo de maconha prensada, 50 “trouxinhas” da “erva”, 400 pedras de crack, além de duas balanças de precisão. Cumprindo mandado de busca, a equipe comandada pelo delegado Carlos Habib, titular da DTE, apreendeu ainda dois revólveres calibre 38 municiados – um deles com numeração raspada -, três máscaras tipo “burucutu” e cinco telefones celulares.

Encaminhado ao Complexo Policial dos Barris no início da manhã, Clérison, de 24 anos, foi autuado por tráfico de drogas e porte ilegal de arma, ficando à disposição da Justiça Criminal. Ele já responde a dois processos por furto e porte ilegal de arma no município de Ilhéus e também é suspeito de envolvimento num recente homicídio ocorrido na Avenida Vasco da Gama.

As investigações conduzidas pelo delegado Carlos Habib indicam que Clerisson Reis Batista integra uma quadrilha composta por 14 marginais, liderada por um comparsa do traficante e assaltante Éberson Souza Santos, 26 anos, o “Piti”, morto em agosto passado, durante uma troca de tiros com a Polícia, em Candeias. “Clérison era financiado por esse líder do tráfico no ‘Alto da Bola’ que, assim como os outros integrantes do bando, também já identificados, terão as prisões preventivas solicitadas à Justiça”, afirmou o delegado.

Maioria das praias pode ser opção de lazer no feriado prolongado

O boletim semanal de balneabilidade divulgado pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA) apresenta como impróprias para o banho, apenas as praias de Periperi, Penha e Pedra Furada. A população pode aproveitar o feriadão nas praias de São Tomé de Paripe, Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

As praias consideradas próprias são as que, em 80 por cento ou mais, de um conjunto de amostras obtidas nas cinco semanas anteriores, colhidas sempre no mesmo local, houver a presença de, no máximo, um mil coliformes fecais por 100 ml da amostra de água, conforme exames laboratoriais. Acima desse padrão, a praia é considerada imprópria.

Os critérios estão definidos na Resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Quando a praia é considerada imprópria, os banhistas têm a propabilidade de adquirir doenças transmitidas por via hídrica. No entanto, independente das condições apresentadas pelas praias, o CRA não recomenda o banho de mar em tempo chuvoso, que pode causar um aumento considerável da concentração bacteriana na água. Nesses períodos pode haver contaminação da água pelo arraste de detritos diversos, carreados pelas galerias de águas pluviais, rios córregos e canais de drenagem.
As informações semanais sobre a balneabilidade das praias de Salvador podem ser obtidas também pelo Disque Meio Ambiente (0800 71 1400) e via Internet, no site do CRA, acessível pelos endereços www.seia.ba.gov.br ou www.cra.ba.gov.br

Prefeitura e empresas garantem um Natal Iluminado em Itabuna

Se depender da Prefeitura de Itabuna, a cidade terá o Natal mais bonito e iluminado de todos os tempos. O projeto, apresentado pelos secretários municipais de Administração, Jorge Vasconcelos, e de Agricultura e Turismo, Marcelino Oliveira, na manhã de quarta-feira, 31, foi aprovado pelo prefeito Fernando Gomes.

Do encontro participaram ainda, além de diretores municipais, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Carlos Leahy, e o gerente da Coelba, Augusto Dantas, que garantiram patrocinar o projeto. A parceria envolve ainda outras empresas como a Conlar, Pai Mendonça e Colúmbia Veículos. “Sem essa parceria não teríamos projeto nenhum porque a prefeitura não teria condições de arcar sozinha com despesas extras”, destacou o prefeito. Ele não só considerou de fundamental importância essa parceria como também ressaltou a sensibilidade da CDL e das empresas instaladas em Itabuna que se uniram para que o projeto fosse executado no período natalino.

O gerente da Coelba, Augusto Dantas, também destacou a importância da parceria e disse que a empresa que ele representa não poderia ficar de fora de uma ação como esta que vem beneficiar o comércio e, por extensão, a cidade que nesta época do ano recebe um número maior de visitantes atraídos pelo próprio comércio. Ele reconhece também que o gasto com a energia elétrica é muito alto, por isso a proposta de parceria foi aprovada pela diretoria estadual.

Para o presidente da CDL, Carlos Leahy, promover um natal bonito e atrativo envolve uma série de atividades que não podem ser esquecidas. Ele cita, por exemplo, a variedade de produtos, segurança, limpeza, estacionamento, decoração e iluminação e prêmios que anualmente são sorteados junto aos consumidores. “A cidade tem que estar bonita e motivada para seus habitantes e também para receber consumidores de toda a região, afinal, não é à toa e não sem esse esforço conjunto que Itabuna foi e continua sendo uma liderança regional em função do seu comércio”.

O sistema especial de iluminação para o Natal abrangerá as principais avenidas, praças e áreas centrais de Itabuna e será instalado no inicio de dezembro, segundo adiantou o secretário de Administração, Jorge Vasconcelos.

Ministro da Defesa promete rever redução de vôos para a Bahia

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, assegurou hoje (1º) que vai propor à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) “uma excepcionalidade para a Bahia”, revendo a questão da cobertura de vôos para o estado. Segundo Jobim, que fez hoje uma inspeção no aeroporto de Ilhéus, no sul do estado, a indicação será feita na próxima reunião da Anac prevista para a próxima quarta-feira (7), em Brasília. Antes, na segunda-feira (5), o ministro virá a Salvador, onde já tem audiência agendada com o governador Jaques Wagner para tratar do assunto.

Segundo o secretário de Turismo do estado, Domingos Leonelli, a medida pode significar a recuperação de todos os 28 vôos perdidos neste mês, depois das medidas de reestruturação da malha aérea anunciadas pela Anac. “Se for feita uma ressalva, excepcionalizando a Bahia da Resolução nº 6 do Conselho Nacional de Aviação Civil, automaticamente todos os vôos da Bahia serão retomados”, afirmou Leonelli, exultante com a possibilidade de volta dos vôos. “Será uma grande vitória”. As medidas adotadas pelo Conac, por questões de segurança em São Paulo, acabaram levando a uma redução dos vôos do aeroporto de Congonhas para Salvador, Ilhéus e Porto Seguro. Foi determinado um limite de mil quilômetros para os vôos regulares e fretados originários do aeroporto internacional paulista, diminuindo, conseqüentemente, a oferta de vôos e o fluxo de passageiros para as diferentes regiões turísticas do Brasil.

“No caso da Bahia, a redução acabou sendo muito drástica, porque não houve análise de outras alternativas viáveis”, disse Leonelli, que acompanhou Jobim na inspeção ao aeroporto de Ilhéus. Para o secretário, o ministro mostrou-se sensível aos apelos do governador, da bancada federal da Bahia, além do trade turístico baiano, “que, numa grande articulação, conseguiam que o Ministério da Defesa se comprometa em rever as medidas sem comprometer a questão da segurança”. Foram cancelados três vôos regulares da companhia aérea Tam para Ilhéus e outros 18 vôos, também da Tam, que partiam de Congonhas para Salvador. Houve ainda o cancelamento de vôos domésticos fretados, aos sábados e domingos, no Aeroporto de Congonhas, e a restrição das operações de vôos internacionais fretados entre as 6h30 e 10h, em todos os aeroportos brasileiros, também prejudicando a vinda de vôos fretados para a Bahia.

Pista de Ilhéus
Jobim também disse que vai reavaliar a redução da pista do aeroporto de Ilhéus para que volte a receber aeronaves de grande porte. A intenção é rever as questões de segurança, sem comprometer o fluxo de vôos no município, um dos principais pólos turísticos do estado.

Para reativar os 110 metros de pista que estavam interditados, serão realizadas obras de recuperação, além da implantação de um semáforo e uma cancela em uma avenida que fica próxima ao aeroporto, sendo que os equipamentos serão controlados pela torre, a exemplo do que já ocorre em outros países que enfrentam os mesmos problemas de ocupação desordenada na área no entorno do aeroporto.

A previsão é que os equipamentos sejam instalados no início do próximo mês. A medida vai permitir ao aeroporto de Ilhéus voltar a receber aeronaves do tipo Airbus 320.

Cemitérios de Salvador estão prontos para receber visitantes

Na véspera do Dia de Finados, data em que as pessoas homenageiam os entes queridos mortos, os cemitérios de Salvador já estão com tudo pronto para receber os visitantes. Ao todo são dez cemitérios administrados pela Prefeitura: Pirajá, Plataforma, Paripe, Periperi, Brotase e Itapuã, Paramana, e na ilhas de Bom Jesus, Ilha de Maré e Ponta de Nossa Senhora.

Serviços como limpeza, que inclui capinação, retirada de entulho e pintura geral, além de plantio de mais de duas mil mudas, substituição de 2.470 cruzes, construção de muros, capelas e sanitários fazem parte das ações. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Fábio Mota, os trabalhos de limpeza e manutenção são feitos de forma constante.

As unidades de Plataforma, a maior administrada pelo município (17.762m²), e Brotas (9.782m²) são as mais procuradas. A primeira, que possui 14 quadras, tem capacidade para 2.920 sepultamentos, com uma média mensal de 94, enquanto a segunda possui 2.273 covas disponíveis e cerca de 62 enterros por mês. Nas ilhas, o mais movimentado é o da Ilha de Maré, com 560 covas, seguido de Paramana, com 55.

Para os sepultamentos nos cemitérios municipais é cobrada uma taxa de R$ 6,44 para crianças e R$ 12, 88 para adultos. A retirada dos restos mortais, que deve ser feita após três anos do sepultamento, custa R$ 43,78 e a reforma de mausoléus R$ 38,64.

HALLOWEEN QUE TEMOS NÓS A VER COM ISSO?

Para planificar no campo das idéias, e poder falar da festa do halloween com propriedade sem incorrer em achismos, hoje tão naturais nos escreventes de plantão, valeu um pouco da minha pesquisa acerca do seu significado:

“A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.

Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).

O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'em”.

Portanto, como se pode ler acima, nós cristãos, reverenciamos por similaridade o dia de Todos os Santos e o dia de Finados, os nossos festejos em nada se compara aos originários irlandeses. Todavia, a festa ganhou pelo mundo afora simpatizantes, contudo, respeitando as raízes culturais de cada região adotante, com se pode ler abaixo.

“Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.

O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840 por imigrantes irlandeses, que fugiam da fome pela qual seu país passava, e passou a ser conhecido como o Dia das Bruxas”.

Esta festa ganhou pela sua origem, e, pelos seus adotantes americanos, os contornos macabros que se tem conhecimento na atualidade. A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.

Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.

Não é, portanto, objetivo meu alongar no histórico dos festejos culturais escandinavos do “Halloween”, todavia, a pergunta que faço no título deste artigo, eu volto fazer: Que temos nós conquistenses de comum com aqueles fugitivos da fome que migraram para os Estados Unidos no ano de 1840? Será que é “CHIQUE” por serem escandinavos os esfomeados criadores do Halloween americano?

Conquista e conquistenses à parte, gente! Conterrâneos! Será que lá na Irlanda e nos Estados Unidos eles adotaram a nossa Emília; o nosso Visconde de Sabugosa; o nosso Sacy Pererê; o nosso Lampião; enfim será que eles adotariam a nossa Micareta Nordestina; a nossa querida festa de São João – que aqui no sul do Brasil nem se ouve falar – será? Povo, meu povo! Ponham a mão na consciência, não abra mão do que é nosso, vamos viver a nossa realidade a nossa cultura, as nossas raízes enfim. Se eles não importam nada da nossa cultura, porque vamos dar ênfase à cultura deles? Mais uma vez: Será porque é “CHIQUE”? Conquistenses catingueiros dos “Pés Rachados” se orientem!

Foi forte não é? Mais é preciso! Preciso também se fará, no ano vindouro, que a comunidade em volta do espaço que for escolhido para tal banalidade, se mova e não deixe acontecer o que aconteceu neste ano no Bosque da Paquera, se quiserem realmente se parecer com escandinavos, que procurem os sítios da redondeza e vão lá viverem as suas ridículas fantasias!

TSE reintegra prefeito cassado de Caatiba ao cargo

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marcelo Ribeiro (foto), determinou a reintegração no cargo de prefeito de Caatiba (BA) de Ernevaldo Mendes de Souza (PP). A decisão foi tomada no pedido de liminar na Medida Cautelar (MC) 2260.

O prefeito foi denunciado por captação ilícita de votos, pois teria distribuído passagens de ônibus, e por abuso de poder político, por ter ele, candidato à reeleição, intimidado e coagido servidores do município. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve a sentença de primeira instância e determinou a posse do segundo colocado.

Na Medida Cautelar, o prefeito cassado alegou que o Tribunal Regional baiano não teria analisado os requisitos necessários para a captação ilícita de votos. Alegou que o TRE reconheceu a prática do ilícito sem apreciar se os atos se deram durante o período eleitoral, se teria ocorrido pedido de voto em troca das passagens e se teria havido a participação direta ou indireta do candidato.

Ao decidir, o ministro Marcelo Ribeiro afirmou que, de fato, o TSE considera imprescindível, para a procedência de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), a comprovação dos elementos apontados no recurso, inclusive a potencialidade de influência no resultado das eleições.

Por fim, o ministro considerou que a AIME não é o meio próprio para apreciar a ocorrência de abuso de poder político, de acordo com a jurisprudência do Tribunal, e que o segundo colocado tomou posse há poucos dias, no dia 19 de outubro.

A liminar deferida, de acordo com o ministro, pode ser revista a qualquer tempo, especialmente se houver mudança na jurisprudência do TSE a respeito do cabimento de apreciação de abuso de poder político em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo.

Perigo: suspeita de meningite

O zelador Manoel da Purificação de Jesus foi levado para o Hospital Clériston Andrade, na manhã de ontem, sentindo fortes dores na nuca e na cabeça.

Recebeu os atendimentos médicos, mas veio a falecer. O caso seria de mais uma morte se não fosse pela suspeita de meningite que possa ter levado o zelador á morte.

Segundo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Janice Soares Estrela, não se pode afirmar que seja de fato meningite, pois somente com um exame já realizado, é que se pode confirmar a doença. "Já forma feitos os procedimentos necessários para descobrir o exato motivo do óbito", falou.

De acordo com a coordenadora, ano passado, foram registrados 23 casos da doença em Feira de Santana, sendo que somente 22 foram confirmados, gerando dois óbitos e um caso foi descartado. "A Vigilância faz um trabalho intenso e constante para que não se alastrem casos de meningite no município".

PARCERIA
O trabalho da vigilância, segundo Janice, advém de uma parceria entre município, estado e união, quando elaboram cartilhas informativas voltadas para a sociedade, explicando as prevenções, sintomas e diferenças entre meningite viral e a bacteriana. "Desde agosto, seguimos forte com esse trabalho, o qual chamamos de Alerta Epidemiológica".

Conforme a diretora da 2o Dires, a médica Edilma Reis, se confirmada a meningite no zelador Manoel da Purificação de Jesus, será feito um bloqueio epidemiológico na casa do zelador, de familiares e vizinhos.

Sucesso o 14º Prêmio Imprensa de Porto Seguro

A noite mais esperada para os melhores profissionais do ano e para os representantes das melhores empresas de 2007, aconteceu nesta quarta-feira, 31, onde o glamour teve o seu espaço garantido no 14º Prêmio Imprensa de Porto Seguro.

Segundo o empresário Edmilson Ciriacco, diretor da empresa Porto Press Comunicação e Eventos, idealizadora do acontecimento social, cerca de 50 empresas que se destacaram no período de outubro de 2006 a outubro de 2007 na cidade de Porto Seguro nos mais diversos segmentos e os melhores profissionais das várias áreas de atuação na região, foram homenageados com a estatueta do 14º Prêmio Imprensa de Porto Seguro.,

O evento ocorreru a partir das 22h00min na área de festas da Tôa Tôa. O prêmio é o termômetro real da opinião pública, o incentivo ao empreendedorismo, boas práticas de gestão, competitividade e atendimento de qualidade.

O Prêmio Imprensa é tão tradicional em Porto Seguro, como em Eunápolis, e ficou famoso na região pela credibilidade da equipe idealizadora e pelo alto grau de confiabilidade da pesquisa que é feita todos os anos para poder outorgar às empresas e profissionais arrebatadores das premiações.

O acontecimento foi realizado pelo 14º ano consecutivo pela Porto Presss Comunicação e Eventos, empresa pertencente ao Grupo Edmilson Ciriacco Empreendimentos.

Três jornais eletrônicos do extremo sul da Bahia, foram indicados para a categoria Portal de Noticias, e o Teixeira News foi o vencedor com apenas 10 meses de operacionalidade na região. Para os diretores da Agência Baiana de Comunicação, empresa detentora da posse concessionária do Teixeira News, o prêmio foi uma vitória grandiosa dispensada a um veículo eletrônico com tão pouco tempo de mercado na costa do descobrimento.

O jornalista Athylla Borborema, editor- executivo de jornalismo e diretor da redação-central do Teixeira News em Teixeira de Freitas e o jornalista Ronildo Brito editor-chefe e diretor da sucursal em Itamaraju, receberam o prêmio sobre grande atenção do público.

Juazeiro é a quarta maior renda agrícola do país, segundo IBGE

Juazeiro é a quarta maior renda agrícola do país. É o que garante o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da realização da pesquisa “Produção Municipal Agrícola 2006”, que teve o resultado divulgado no último dia 18 no Jornal Valor Econômico. O município baiano saltou da 18ª posição alcançada em 2005 para o quarto lugar no ranking nacional. O valor de produção atingiu o montante de R$ 520 milhões, 56,3% a mais em 2006. O município de Petrolina saltou do 14º lugar para o sexto, tendo um crescimento de 18,6% em relação ao ano de 2005.

Para o analista da coordenação de Agropecuária do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o resultado se deu por que no Vale do São Francisco a terra e a mão de obra são mais baratas e os governos oferecem mais incentivos. Ele disse ainda que o clima, a água, o solo, as técnicas de irrigação e também dos preços das frutas contribuíram para o resultado positivo. Em Juazeiro, a manga registrou um aumento de 15,5% e a uva, de 30,5%.

As produções de soja do Mato Grosso, como Sorriso, Campo Novo dos Parecis e Campo Verde foram superadas pelo pólo nordestino de frutas, que produz o ano inteiro. Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), Paulo Henrique Barreto, os produtos exportados pela região têm um custo-benefício bem aquém do mercado. “Isso reflete em geração de emprego, renda e, lógico, também aquece o comércio. O aspecto geral da cidade está mudando são novas empresas e investimentos chegando e para mim isso não é novidade, pois nossa cidade começa a colher os frutos plantados há muitos anos”, afirma.

O empresário do setor de máquinas agrícolas, Murilo Matos, disse que sentiu o reflexo da alavancada da renda agrícola em 2006. “Em 2005 houve uma retraída no mercado por conta de problemas relacionados ao clima, mas em 2006 a produção teve um crescimento bom que continua neste ano de 2007. Vale salientar que as pessoas estão comprando com responsabilidade, onde o índice de inadimplência vem diminuindo no segmento de máquinas”, acrescentou.

Matos informa que o faturamento cresceu de 2006 para 2007 em 40%. Ele explica ainda que empresários de países como França e Portugal, bem como, do estado brasileiro do Rio Grande do Sul, tem procurado a região para o plantio, principalmente da uva e da manga.

O prefeito Misael Aguilar (PMDB) ficou muito feliz com a nova posição do município no ranking nacional e disse que, como todo juazeirense, se sente orgulhoso. “Somos a terceira cidade do Estado da Bahia e local de forte migração porque as pessoas vêem oportunidades aqui. Somos a cidade do interior do estado que mais cresceu, com uma população de mais 230 mil habitantes. Subir do 18º lugar para a quarta posição no país mostra que temos um povo trabalhador, terras férteis, tecnologia, produtividade, mercado e mão-de-obra qualificada. Tudo isso mostra que estamos no caminho certo. Juazeiro não é uma terra onde muitos querem ‘do já foi’ e ‘do já era’, mas de futuro”, ressalta, dizendo que fica muito contente em poder participar com esforço, trabalho e planejamento, para que o reconhecimento aconteça em nível nacional.

Aguilar lembrou que recentemente Juazeiro foi destaque no cenário estadual como a primeira cidade do interior a gerar mais oportunidades de emprego e ainda destacou que o município tem sido destino final para empresários que estão apostando em novos negócios. “Começou a funcionar recentemente na região uma fábrica de desidratação de frutas, que vem abrindo novas oportunidades de mercado. É um avanço extramente positivo de empreendedores com visão de futuro, agregando valor ao produto que poderia ser descartado. Tenho certeza que essa experiência do grupo costariquenho será de sucesso”, assegura.

O município de São Desidério, no Oeste baiano, deteve a maior renda agrícola entre os municípios do país em 2006. A cidade é conhecida pela maior produção de algodão herbáceo. O município de Sapezal (MT), que em 2005 deteve a maior renda agrícola em 2005, caiu para o segundo lugar no ranking geral. Sorriso (MT), que tinha o segundo lugar despencou para a sétima posição.

Maragojipe comemora o Dia da Consciência Negra

Este mês será marcado por uma série de atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, em Maragogipe. A programação será aberta no sábado (3), com a realização do I Encontro de Capoeira.

A programação abrange debates sobre temas como ações afirmativas, educação e inclusão, políticas para mulheres e juventude. O evento é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Reparação Racial, e contará com a presença do secretário de Promoção da Igualdade Racial, Luiz Alberto, e da superintendente de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia, Ana Castelo. "O município de Maragojipe foi o pioneiro no interior do estado na criação de uma secretaria dedicada à questão étnica e racial. É nosso dever aprofundar e expandir esse debate", destacou a secretária municipal da Reparação Racial, Marina Bonfim.

Uefs abre seleção pública para professor substituto

A Universidade Estadual de Feira de Santana publicou edital para seleção pública de 27 professores substitutos em diversas áreas. A inscrição deve ser solicitada no período de 5 a 19 de novembro de 2007, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, na Coordenação de Seleção e Admissão da Uefs (prédio da Administração Central, campus universitário).

O pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, revelou que existe a possibilidade de publicação de outro edital para nova seleção de docentes, ainda em novembro. Com isso, deverão ser atendidas as necessidades dos Departamentos da Uefs, em todas as disciplinas.

As vagas são reservadas a graduados em cursos de nível superior, de duração plena, realizados em instituições credenciadas, com, no mínimo, curso de especialização reconhecido, relacionado à área ou área afim em que se dará a admissão. O candidato deverá fazer requerimento dirigido ao reitor da Uefs, admitindo-se a inscrição através de procurador com poderes específicos.

No ato da inscrição, o candidato apresentará os seguintes documentos, em fotocópias que poderão estar autenticadas em cartório ou serem autenticadas pelo funcionário da Uefs, mediante comparação das cópias com os respectivos originais: diplomas de graduação e da pós-graduação ou certificado de conclusão dos cursos, histórico escolar da graduação e da pós-graduação, carteira de identidade, curriculum vitae, devidamente comprovado e recibo do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 80, a ser recolhida na Gerência Financeira da Uefs, mediante guia expedida pela Pró-reitoria de Graduação.

São reservadas vagas para os Departamentos de Tecnologia, Ciências Humanas e Filosofia, Letras, Exatas, Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. A seleção está prevista para o período de 29 de novembro a 05 de dezembro de 2007 e constará de entrevista, prova de títulos e aula pública. A íntegra do edital da seleção pode ser consultada através da internet (www.uefs.br, seção Editais). Dentre outras informações, o documento contém o número de vagas por área e disciplinas.

UNEB realiza VIII Encontro de Educação Química em Salvador

UNEB realiza VIII Encontro de Educação Química, que reúne professores e estudantes em debates sobre novas abordagens para o ensino da disciplina - Dias 7 a 9/novembro, em Salvador - Inscrições abertas Despertar o interesse de jovens estudantes para a química não é tarefa das mais fáceis. Os professores da disciplina precisam estar sempre atualizados com as metodologias de ensino e as novas pesquisas científicas que demonstram a importância da química na vida cotidiana.

Pensando nisso, o Colegiado de Química da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza entre os dias 7 e 9 de novembro o VIII Encontro de Educação Química. O evento acontece no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I, em Salvador.

Professores e estudantes interessados em participar do encontro podem se inscrever até o dia 7 de novembro, no próprio colegiado. As inscrições custam R$ 25, para aqueles que quiserem participar de apenas um mini-curso; e R$40, para quem quiser participar de duas das atividades.

Consolidado como um espaço de formação e debates sobre o ensino de química nas escolas, o encontro traz como tema desta edição o Projetos e Concepções da Educação Química: construindo um mundo melhor? O tema será abordado na conferência de abertura ministrada pela professora Roseli Schnetzler, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Segundo a coordenadora do evento, professora Bárbara Moreira, o objetivo do encontro é "promover a discussão sobre as mudanças conceituais e práticas da educação Química, permitindo que os professores reflitam sobre sua atuação no campo".

Outros destaques da programação são os mini-cursos e mesas temáticas que abordarão questões da metodologia e experiências de ensino, como desafios da disciplina, a formação dos professores e a utilização de experimentos como ferramenta metodológica.

Além disso, as atividades também serão dedicadas a temas da atualidade, como a questão ambiental, o desenvolvimento dos combustíveis orgânicos, como o biodiesel, e ainda aspectos da teoria quântica. O objetivo de abordar estes temas é preparar o professor para levar estas questões para a sala de aula.

"O professor pode levar estes temas para uma ampla discussão interdisciplinar, e dessa forma contribui para uma formação e reflexão critica do estudante", avalia Bárbara.

Corpo de Bombeiros amplia efetivo no combate aos incêndios da Chapada

Até segunda-feira (5), serão enviados mais 20 homens do efetivo do Corpo de Bombeiros, para combater os focos de incêndio na Chapada Diamantina. Na reunião promovida ontem (31), pela Coordenação de Defesa Civil do Estado com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh), foi acertado também o pagamento de diárias aos novos efetivos do Corpo de Bombeiros que irão atuar na região e o envio imediato de mais veículos, disponibilizados pela Cordec. Representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Ibama e Superintendência de Florestas e Unidades de Conservação (SFC/Semarh) definiram ainda a criação de um comando central, formado pelos órgãos presentes à reunião, que já operam nas frentes de combate aos incêndios florestais na região.

Segundo o coronel Sérgio Barbosa, do Corpo de Bombeiros, os grupos vão atuar em revezamento de turnos durante, 15 dias, quando chegará uma nova equipe de bombeiros para substituí-las. “Os participantes do grupamento sairão da capital e diversas regiões do estado”, afirmou.

Foi discutida também a possibilidade da decretação de situação de emergência nas áreas afetadas pelos incêndios. Nesse caso, a Defesa Civil tentará viabilizar cestas básicas para os brigadistas voluntários. “Sugerimos a distribuição de mantimentos para cerca de 300 homens e mulheres”, informou Denílson Oliveira, representante do Ibama/Prevfogo.

Uma das preocupações é manter protegidas as nascentes dos rios da região. De acordo com o superintendente de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação da Semarh, Marcos Ferreira, a prevenção é uma das melhores maneiras de combater os incêndios na região. “É preciso prevenir para não perdermos as áreas que ainda estão livres do fogo”, afirmou.

Segundo o diretor de Unidades de Conservação da Semarh, a Defesa Civil está envidando esforços junto a seus parceiros para enviar outros veículos de apoio, para se juntar à frota da Semarh, SRH, Ibama e Corpo de Bombeiros. “Além disso, continuam operando, de forma revezada, os helicópteros cedidos pelo Gabinete do Governador, Centro de Recursos Ambientais e Polícia Militar”, informou.

O diretor explicou ainda que a Semarh não contava com uma divisão de prevenção e combate a incêndios florestais. “Não há essa rubrica no Plano Plurianual vigente, entretanto foi inserida uma ação específica, para o próximo, abrangendo atividades preventivas e de combate”. A Semarh vem trabalhando na região, dando apoio logístico às brigadas voluntárias e ao Corpo de Bombeiros, além de disponibilizar técnicos para o monitoramento das áreas de risco. Uma próxima reunião de avaliação está marcada para a próxima semana.

Acidentes com helicópteros deixam dois mortos em SP

Dois helicópteros caíram na tarde desta quinta-feira (1) na Grande São Paulo. No primeiro acidente, que ocorreu às 13h50 em Carapicuíba, duas pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas.

Os feridos foram levados ao Hospital Einstein na capital. No local do acidente, o piloto teve uma parada cardio-respiratória e foi reanimado. A esposa dele também chegou com vida ao hospital.

O helicóptero, modelo Robson 44, caiu instantes após levantar vôo em um heliponto da região. Um bombeiro de Osasco relatou ter visto a aeronave ziguezaguear antes da queda.

O segundo acidente, de acordo com a PM, ocorreu em um campo de golfe de um hotel de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, às 14h10. Os bombeiros dizem que dois tripulantes ficaram levemente feridos e foram encaminhados a um hospital em São Paulo.

O Corpo de Bombeiros de Barueri, na Grande São Paulo, recebeu uma chamada para socorrer vítimas de uma queda de helicóptero também na tarde desta quinta-feira (1º). Segundo os bombeiros, o acidente ocorreu em um heliponto próximo ao km 21 do Rodoanel.

Cinco carros dos bombeiros foram atender ao chamado. As primeiras informações são que há quatro vítimas no local.

Fonte Nova poderá ser implodida para dar lugar a novo estádio

Implodir a Fonte Nova ou construir um novo estádio em outro lugar para a Copa do Mundo de Futebol de 20014, foram opções colocadas pelo governador Jaques Wagner, ontem (31) à noite, na tribuna de imprensa do estádio, após retornar da Suíça, onde acompanhou o anúncio de que o Brasil será a sede da copa. Ele revelou a preferência por construir a praça esportiva no atual local da Fonte Nova, “porque é central e que oferece boas condições de transporte, além do que também se aliaria aos projetos de recuperação do Centro Histórico, atraindo novos empreendimentos”.

O governador disse ainda que a Bahia está preparando a Fonte Nova para as eliminatórias da Copa de 2010 e que agora é o momento de todos se unirem em torno desse propósito: imprensa, sociedade e torcedores. Segundo Wagner, “a Fonte Nova é uma marca para o povo baiano e não merece ser abandonada”. Ele disse que se houver a construção de um novo estádio, o governo baiano entrará em entendimento com o Esporte Clube Bahia: “O governo vai oferecer alternativas para o clube e a cidade só tem a ganhar e todo mundo só tem a ganhar”.

O radialista Édson Marinho disse que sediar uma Copa do Mundo será “muito bom para todos na Bahia, para o turismo, imprensa local, gerando mais empregos na cidade”. O torcedor Pedro dos Santos também gostou da idéia: “O povo baiano merecia um presente como esse”.

O superintendente da Sudesb, Raimundo Nonato “Bobô”, explicou que, desde o início do ano, o Governo do Estado vem recuperando boa parte da estrutura da Fonte Nova. Já foram feitos serviços de infiltrações e reparadas placas de concreto que estavam soltas, ameaçando a segurança do torcedor. O banco de reservas também já está dentro do padrão exigido pela Fifa. A pintura externa foi iniciada esta semana.

Até o segundo semestre do ano que vem, conforme assegurou Bobô, todos os serviços estarão concluídos, inclusive os vestiários dos árbitros e jogadores. “O intuito é deixar o estádio pronto para as Eliminatórias da Copa de 2010”. Hoje, a Fonte Nova tem capacidade para receber 60 mil pessoas.

Se depender da paixão do baiano por futebol, Salvador será subsede da Copa do Mundo de 2014. Em plena noite de quarta-feira, mais de 40 mil pessoas assistiram, na Fonte Nova, a partida entre Bahia e Bragantino.

Índices de violência de cidades da Copa-2014 se aproximam da África do Sul

Uma pergunta sobre violência no Brasil irritou o presidente da CBF logo após o país ser confirmado, na Suíça, como sede da Copa de 2014. Ricardo Teixeira passou então a citar casos em países ricos. Mas as áreas brasileiras que vão abrigar o Mundial estão muito mais para África do Sul do que Estados Unidos, Canadá ou Europa.

Segundo o Mapa da Violência elaborado pela Organização dos Estados Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, o Brasil como um todo teve uma média anual de 27 assassinatos para cada 100 mil habitantes entre 2002 e 2004. Entre abril de 2004 e março de 2005 (as estatísticas lá são feitas de acordo com o ano fiscal), essa taxa ficou em 40 na África do Sul.

Só que as cidades candidatas para abrigarem o Mundial brasileiro têm índices até maiores do que o sul-africano. Recife (91), Maceió (62), Rio (57), Belo Horizonte (55), Cuiabá (49) e São Paulo (48) são municípios com mais assassinatos do que a média geral da África do Sul.

Porto Alegre, Rio Branco, Goiânia, Brasília, Curitiba, Campo Grande e Belém ficaram entre 30 e 40 homicídios para cada 100 mil habitantes entre 2002 e 2004, números próximos dos sul-africanos.

A sede do Mundial de 2010 não tem um descompasso tão gigante entre grandes e pequenas áreas. A Província onde fica Johannesburgo, onde ficarão dois estádios da Copa, teve no ano passado 39,8 assassinatos para cada grupo de 100 mil moradores, basicamente a mesma taxa nacional. O Estado do Rio, que deve abrigar a decisão em 2014, teve uma taxa de 49 homicídios para 100 mil habitantes em 2004, quase o dobro da do Brasil como um todo.

E, pelo menos no caso dos assassinatos, a África do Sul vem evoluindo. Entre abril de 2001 e março de 2002, Johannesburgo teve 948 homicídios. Esse número caiu para 611 no período entre abril do ano passado e março de 2007. Em Soweto, uma área com elevados índices de pobreza, passou de 687 para 474 na mesma época.

No Brasil, segundo o Mapa da Violência, o número de homicídios cresceu de 32.603 pessoas em 1994 para 48.374 dez anos depois. Em algumas cidades, no entanto, os assassinatos vêm caindo --a capital paulista é um exemplo desse movimento.

Pesquisa aponta resíduo de antibióticos em leite cru coletado em quatro Estados

Pesquisa coordenada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) detectou a presença de resíduos de antibióticos em amostras de leite cru do Paraná, de Minas Gerais, de São Paulo e do Rio Grande do Sul.

Em 2005, foram coletadas 210 amostras de leite direto do produtor ou em mercado informal. Dessas, 24 (11,4%) apresentaram antibióticos. As amostras ultrapassaram os LMRs (Limites Máximos de Resíduos), estipulados pelo Ministério da Agricultura.

Nas 63 amostras de Londrina (PR), 13 (20,6%) tinham resíduos. Nas 48 de Viçosa (MG), quatro (8,5%). Nas 50 de Botucatu (SP), quatro (8%). Nas 50 de Pelotas (RS), três (6%).

O Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal da UEL não acompanhou para quais cooperativas locais as amostras colhidas foram encaminhadas.

"Não há nenhum processo [fermentação, refrigeração, pasteurização] que retire o antibiótico. Nas cooperativas, a concentração de antibióticos cai muito porque o leite com resíduos é misturado com outros", disse Vanerli Beloti, coordenadora do laboratório. "O leite mais perigoso é o do mercado informal, porque não há diluição." O leite cru é consumido por 25% da população, segundo o IBGE.

Os antibióticos são usados, principalmente, no tratamento de mastites (inflamação nas glândulas mamárias). Nas pessoas, podem causar reações alérgicas e bloquear a ação de outros antibióticos em tratamentos médicos.

Instrução normativa do Ministério da Agricultura que entrou em vigor em 2005 determinou realização de análise periódica de antibióticos no leite.

Bilhete de GO leva prêmio da Mega-Sena; próximo sorteio paga R$ 1,5 mi

Uma aposta feita em Goiânia (GO) levou o prêmio de R$ 9.448.268,16 do concurso 915 da Mega-Sena, sorteado na noite ontem. A Caixa Econômica Federal estima que o próximo sorteio, no sábado (3), pague R$ 1,5 milhão para o bilhete que acertar os seis números.

Ontem, as dezenas sorteadas foram 17 - 20 - 26 - 28 - 48- 49.

De acordo com a Caixa, 44 apostas acertaram a quina e receberão R$ 24.127,91 cada uma. Outros 3.580 bilhetes acertaram a quadra e receberão R$ 295,43 cada um.

As apostas para o concurso 916 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado.

Singapore Airlines proíbe sexo em suítes de luxo do Airbus-A380

A Singapore Airlines (SIA), a primeira operadora comercial do Airbus-A380, proibiu os usuários de suas 12 suítes de luxo de manter relações sexuais durante os vôos, para não ofender a tripulação e o resto dos passageiros.

Em comunicado publicado hoje pela imprensa de Cingapura, a SIA explicou que a medida afeta especialmente as 12 suítes, equipadas com uma cama de casal, monitores de televisão de tela plana, uma mesa de escritório e poltrona reclinável.

Segundo a SIA, as cabines não são totalmente isoladas. Assim, a atividade sexual poderia perturbar ou incomodar os passageiros e causar problemas durante as turbulências aéreas.

O Airbus-A380 da SIA realizou na semana passada seu primeiro vôo comercial entre Cingapura e Sydney, com 471 passageiros.

Bahia empata em casa, mas se garante no G4 da Série C

Sob os olhares atentos de 59.586 torcedores, o Bahia voltou a decepcionar dentro da Fonte Nova, ao empatar Bragantino em 2 a 2, na noite desta quarta-feira, pela sexta rodada do octogonal final do Campeonato Brasileiro da Série C.

O resultado deixou o Tricolor de Aço na terceira colocação da competição, com 11 pontos ganhos. Já o time paulista perdeu a liderança da fase final da terceirona, e caiu para a segunda colocação, com 12 pontos.

Empurrado pela torcida que lotou a Fonte Nova, o Bahia começou melhor que o Bragantino, mas só chegou com perigo aos 9 minutos. Fausto cruzou na área e Moré bateu de primeira para uma grande defesa do goleiro Gléguer.

O Tricolor continuou pressionando a equipe paulista e quase marca com Nonato, aos 20', quando o atacante do Bahia tabelou com Moré e bateu cruzado, mas a bola passou tirando tinta da trave do arqueiro do Bragantino.

Com um futebol chato, priorizando a defesa e parando o jogo com diversas faltas, o Bragantino mostrou ter entrado em campo para garantir pelo menos um empate. Mas, o Tricolor de Aço acabou com as pretenções do time paulista aos 36', quando Adilson cruzou para a área e Nonato bateu de voleio, para abrir o marcador na Fonte Nova.

Nos acréscimos da primeira etapa, o Bahia quase amplia o marcador, em chute de Inho Baiano, que saiu pela linha de fundo. Mesmo com o resultado parcial de 1 a 0, Arturzinho mostrou-se insatisfeito. "Temos que jogar um pouco mais com a razão, pois o Bragantino é um time perigoso e não podemos vacilar na defesa", disse o treinador.

No início do segundo tempo, o Bragantino saiu da defesa e voltou ao seu principal objetivo, que era conquistar o empate. E conseguiu igualar o marcador aos 7 minutos, quando Adilson tocou com a mão dentro da área e o atacante Valdir Papel converteu pênalti marcado pelo árbitro gaúcho Leandro Pedro Vauden.

Mas, o Bragantino não contava com a sorte, e provou do seu próprio veneno. Aos 22', o volante César Gaúcho derrubou Ávine dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Ao melhor 'estilo Nonato', o atacante Tricolor fuzilou para o fundo das redes do goleiro Gléguer, colocando novamente o Bahia na frente do placar.

Porém, o Bahia não soube segurar o resultado de empate, e o Bragantino deu seu segundo chute à gol aos 44 minutos, e foi mais uma vez eficiente. Num vacilo da zaga Tricolor, David chutou forte e garantiu mais um empate do alvinegro paulista no octogonal final.

A próxima partida do Bahia será no próximo domingo, às 17 horas (horário de Salvador), contra o lanterna Nacional, no Estádio Amigão, em Campina Grande-PB. No mesmo dia, mas às 16 horas, o Bragantino recebe o Atlético-GO, no Estádio Marcelo Stefani, em Bragança Paulista.

INSS começa a pagar benefícios do mês de outubro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar hoje (1º) os benefícios referentes ao mês de outubro. Os primeiros a receber serão os que terminam em 1 e 6. Por causa do feriado de Finados amanhã (2), o pagamento continua apenas na segunda-feira (5) e se estende até quinta (8).

No total, serão pagos 25.108.547 benefícios este mês. Desses, 17.463.520 são em áreas urbanas, o equivalente a 69,55% do total, no valor de quase R$ 11 bilhões. Os outros 7.645.027 são rurais (30,45%), que somam R$ 2,7 bilhões.

Segundo a assessoria do Ministério da Previdência Social, 26% dos valores pagos na área rural são financiados pela Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).
Os aposentados e pensionistas não precisam sacar o benefício de uma só vez, mesmo se usarem cartões magnéticos. Mas, neste caso, os valores devem ser retirados em até 60 dias, senão o dinheiro é devolvido pelo banco para o INSS.

Caso isso ocorra, o segurado deve procurar a agência da Previdência Social em que é mantido o benefício para reaver o pagamento. A suspensão é um procedimento de segurança para evitar pagamento indevido, segundo o Ministério da Previdência Social.

Justiça de Carinhanha condena o “Monstro da Agrovila XV”

O Tribunal de Júri de Carinhanha, condenou nesta quarta-feira (31/10/2007), o réu Vanilton Constantino dos Santos, acusado de cometer um dos crimes mais bárbaros da região. O "Monstro da Agrovila XV", como popularmente é conhecido no município de Carinhanha, foi acusado de cometer homicídio qualificado contra a criança de nome Valdir Pereira da Silva, 6 anos, que sofreu atentado violento ao pudor e posteriormente foi jogado num lago próximo à sua residência. O meliante já havia estuprado a mãe da vitima, que bravamente o denunciou, conseguindo assim a sua prisão. Vanilton prometeu matá-la quando saísse da cadeia.

Poucos meses preso, dos Santos empreendeu fuga indo ao local para praticar o prometido. A genitora de Valdir escapou das garras do facínora, abandonando sua casa pelas portas do fundo, contudo, seu filho não teve a mesma sorte. Valdir foi retirado de sua casa, achando que ia encontrar-se com seu pai, conforme promessa de Vanilton. Ao chegar próximo de um lago, a criança foi espancada e obrigada a tirar as roupas diante do fascínora que cometeu ato libidinoso com a vítima antes de mata-la. O laudo médico constatou, além de outros abusos, sangramento anal, lesões graves no joelho da criança, e morte por asfixia. Depois de cometer tamanha barbaridade, o mesmo fugiu, mas foi preso em São Sebastião, uma das mais pobres cidades satélites de Brasília-DF, local onde cometeu diversos outros crimes.

No Julgamento, os Jurados reconheceram a autoria e materialidade do delito e aceitaram a Violência ao Pudor por unanimidade, por 7 (sete) votos a 0 (zero). Também, reconheceram a menoridade da vítima, afastando por unanimidade a presença de atenuantes.

No que tange ao homicídio, os jurados reconheceram, por unanimidade, a autoria e a materialidade do delito de homicídio triplamente qualificado, mediante motivo torpe, meio cruel e com dissimulação. Afastou por unanimidade a presença de atenuantes. O réu continha antecedentes criminais ruins, seu perfil psicológico revela uma peculiaridade inclinada para o delito.

PENA
Em relação ao crime de Atentado Violento ao Pudor o réu foi condenado a 13 anos e 6 meses de reclusão. Quanto ao crime de homicídio foi fixada a pena em 18 anos. Pela soma, a pena definitiva do réu foi de 31 anos e 6 meses, em regime fechado.

A Promotoria Pública foi representada pelo Dr. Leandro Mancini M. C. de Castro (acusação). Como advogado de defesa o réu tinha o Dr. Antonio Lopes de Almeida - OAB/BA 2942.

A exposição marca quatro décadas das ações de salvaguarda na Bahia

No dia 05 de novembro será realizado a abertura da exposição Salvaguarda de Bens Culturais da Bahia - Recortes de uma Realidade, às 19h, na Galeria Solar do Ferrão (Pelourinho).

A exposição marca quatro décadas das ações de salvaguarda dos bens culturais promovidas pelo Governo da Bahia, integrando a programação comemorativa dos 40 anos do IPAC. No mesmo evento será lançada a Cartilha Salvaguarda de Bens Culturais da Bahia, a ser entregue gratuitamente aos presentes.

Reveillon do Sofitel de Salvador muda de cara

O Pocket Show de Simone Sampaio que aconteceu nesta última terça-feira, dia 30 de outubro, no Restaurante Leopoldina marcou o lançamento do Reveillon do Hotel Sofitel.

A banda Motumbá e a própria Simone, serão as atrações da noite da virada. A Conteúdo Eventos ficará responsável pela segurança, som e decoração, enquanto o atendimento e o Buffet Gastronômico terão a qualidade e o requinte habituais do Sofitel. O traje da noite é livre e agitação na área da festa começará cedo com uma seleção musical comandado por um DJ.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado

São Paulo é Pentacampeão brasileiro!

O São Paulo, enfim, pode soltar o grito: é pentacampeão brasileiro. Em uma noite de festa, armada para uma digna final de campeonato, quase 70 mil pessoas pintaram o estádio do Morumbi com as três cores do clube e viram a vitória por 3 a 0 sobre o América-RN, na quente noite desta quarta-feira.

Um empate com o adversário já rebaixado bastava, mas seria pouco para a expectativa e a empolgação dos torcedores que lotaram o estádio. E contagiado por esse clima da arquibancada, o time de Muricy Ramalho não decepcionou. Triunfou, atingiu pontuação (73) que não pode mais ser igualada pelo Santos e ainda quebrou escritas.

A primeira: o São Paulo se tornou o primeiro pentacampeão brasileiro "sem asterisco". Explica-se: o Flamengo se coloca em tal posição, mas a Copa União de 1987 faturada pelos cariocas não é reconhecida pela CBF, que considera o Sport campeão nacional desse ano.

Mais que isso, o clube tricolor nunca havia sido campeão brasileiro com vitória. Em 1977 e 1986, os jogos finais foram decididos nos pênaltis, após igualdades no tempo normal. Nas duas conquistas seguintes, em 1991 e 2006, empates asseguraram mais duas festas tricolores.

Apontado ultimamente como exemplo em organização, o São Paulo, com o penta garantido nesta noite, dá mais um resultado de sua competente estrutura. Afinal, é o primeiro bicampeão desde que o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, sistema que privilegia virtudes como regularidade, um elenco e não apenas um time eficiente, e a aposta no trabalho de seu treinador.

Figurante na festa desta quarta-feira, o América até tentou manchar o cenário tricolor. "Eles ficaram todos atrás da linha da bola, mas nosso time está jogando de forma inteligente, como campeão", avaliou Leandro no intervalo.

A noite, contudo, começou e terminou tricolor. Que o diga Miranda, autor do segundo gol do São Paulo no início do segundo tempo, de cabeça. Dagoberto foi outro que contribuiu, anotando o terceiro, também pelo alto, aos 31min. A torcida ainda comemorou os gols do Flamengo sobre o arqui-rival Corinthians. Enfim, tudo perfeito para o pentacampeão.