sábado, 27 de outubro de 2007

Passageiros são resgatados por janela de ônibus acidentado

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã deste sábado (27), em acidente envolvendo duas carretas e um ônibus na altura do km 109 da Via Dutra, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária, o ônibus, que seguia para o Rio de Janeiro, bateu em um caminhão, que foi fechado por um carro. Em seguida, uma carreta bateu na traseira do ônibus. A pista sentido Rio ficou interditada e o congestionamento chegou a quatro quilômetros. Os passageiros do ônibus tiveram de sair pela janela.

CET não tem prazo para liberar 23 de Maio

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) ainda não tem prazo para liberação das faixas da Avenida 23 de Maio que foram fechadas na tarde deste sábado (27). A interdição das duas faixas da direita, em ambos os sentidos, na altura do Viaduto Paraíso, ocorre devido ao risco de uma grua cair na avenida. O equipamento está em um caminhão que virou no viaduto.

De acordo com a CET, a empresa responsável pelo veículo terá de usar dois guinchos para removê-lo. Até as 19h, não havia previsão de quando o trabalho começaria. Por causa da interdição, o trânsito é lento na região. As 18h50, havia 17 quilômetros de congestionamento em São Paulo, pelos cálculos da CET. Ninguém ficou ferido no acidente, segundo o Corpo de Bombeiros.

Além da interdição na 23 de Maio, os paulistanos sofreram também com engarrafamentos na região da Ponte do Morumbi neste sábado. A causa, diz a CET, é um buraco aberto por vazamento de uma tubulação da Sabesp.

Mulher mais velha do mundo vive na Bahia

Idosa do município de Malhadas (BA), Rosalina Francisca da Silva completou 121 anos de idade em agosto e poderia estar no 'Guinness Book' se tivesse se cadastrado. De acordo com o livro dos recordes, a mulher mais velha do mundo morreu este ano com 114 anos e quem deverá ocupar o seu lugar é a norte americana Edna Parker, de apenas 114 anos, já cadastrada pela organização do livro dos recordes.

Em jogo sem emoção, Vitória e Criciúma ficam no 0 a 0

Vitória e Criciúma fizeram por merecer o empate sem gols em partida disputada na tarde deste sábado, no Barradão. O resultado manteve as duas equipes estacionadas na classificação geral da Série B.

O Vitória continua em quarto lugar, agora com 51 pontos, um a menos que o vice-líder Ipatinga e a terceira colocada Portuguesa.

Já o Criciúma segue em quinto lugar, dois pontos atrás do Rubro-negro baiano. Na rodada da próxima terça-feira, o Vitória recebe o Brasiliense e a equipe catarinense enfrenta o lanterna Ituano, mais uma vez como visitante.

Muito calor, marcação cerrada por parte do Criciúma e falta de criatividade de meio-campo do Vitória para furar a retranca adversária resumem o que foi a partida.

O jogo teve raros momentos de emoção. O primeiro deles foi aos 10min, quando Bida arriscou de fora da área e a bola cruzou a pequena área e saiu à esquerda de Zé Carlos.

Com dificuldade tanto para para penetrar na área quanto para chegar à linha de fundo, o Vitória insistia em jogar pelo meio e finalizar de longe. Ao 31min, novamente Bida chutou da intermediária, mas a bola passou por cima.

No final do primeiro tempo, o Criciúma saiu da retaguarda e se arriscou nos contra-ataque. Aos 43min, Sílvio Criciúma cruzou da direita e ney teve de sair até a marca do pênalti para tirar a bola de soco.

O segundo tempo não foi diferente. A melhor chance de gol do Vitória foi criada aos 11min, em um chute de muito longe de Chicão que bateu na trave esquerda de Zé Carlos antes de sair pela linha de fundo.

Vadão tentou mudar o panorama do jogo trocando Edílson e Chicão por índio e Luiz Fernando, mas prevaleceu a marcação e a aplicação tática do Criciúma.

Festa em comemoração aos 62 anos de Lula tem convidados restritos

O jantar em comemoração aos 62 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite de ontem, teve clima romântico e convidados restritos ao chamado "circulo familiar". Ao som de um conjunto musical da Aeronáutica, Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, dançaram "Besame Mucho", no Palácio da Alvorada.

Lula ganhou um artesanato africano do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que justificou a escolha: "Lula foi o primeiro presidente brasileiro que deu atenção à África".

De seu chefe de gabinete, o presidente ganhou uma cachaça considerada especial do interior de São Paulo, e de safra reduzida. Não faltaram gravatas, charutos, CDs e DVDs.

Fábio e Sandro, filhos do presidente, vieram de São Paulo para participar da festa. No cardápio havia churrasco e salada, entre outros acompanhamentos.

De todos os ministros, 19 compareceram. Segundo assessores da Presidência, os ministros Guido Mantega (Fazenda) e Paulo Bernardo (Planejamento) tiveram problemas de agenda e não puderam estar presentes.

Surgiram várias rodas de conversas. Em uma mesma mesa, ficaram os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Ellen Gracie, da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), e do Senado, Tião Viana (PT-AC), além dos senadores peemedebistas Roseana Sarney (MA) e Romero Jucá (RR).

Mais festa
Sorridente, o presidente ampliou as comemorações de aniversários de ontem até hoje. Um grupo, de cerca de cem militantes do PT, ofereceu uma festa para Lula na porta do Alvorada. Em frente a um imenso bolo --em vermelho e branco, nas cores do PT-- e refrigerantes, os militantes cantaram "Parabéns" e Lula retribuiu.

Ao lado de dona Marisa Letícia --que usava chapéu e um conjunto em vermelho e branco--, o presidente posou para fotografias e brincou com as crianças que estavam na festa.

"Não é todo dia que a gente faz 62 anos, então o fato de eu estar completando 62 anos com muita saúde, eu só tenho a agradecer a Deus", disse o presidente, que vestia uma moderna bata vermelha.

Em seguida, o presidente disse que: "Se depender da minha vontade, vocês [referindo-se aos jornalistas] vão me ver completar 72 anos. É uma questão de tempo", brincou ele, com um sorriso de canto de boca.

Os responsáveis pela festa disseram que os gastos com o evento foram mínimos. "Não gastamos nem R$ 50. Foi tudo doação", afirmou José Zunga, ex-dirigente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do DF.

Engenheiro suspeito de adulterar leite é solto em MG

O engenheiro químico suspeito de criar a fórmula utilizada no esquema de adulteração de leite foi solto pela Polícia Federal na noite desta sexta-feira (26), em Uberaba (MG).

A polícia havia solicitado à Justiça Federal a prorrogação da prisão temporária do engenheiro, que foi negado pelo juiz da 1ª Vara Federal. Apenas o diretor-presidente da Copervale, uma das cooperativas acusadas de adulterar o leite, continua preso na penitenciária de Uberaba.

A operação Ouro Branco, deflagrada pela Polícia Federal, pelo Ministério Público Estadual e pela Procuradoria da República em Minas teve ao menos 27 presos, mas a maioria já foi liberada.

Fraude
A Copervale, dona da marca Centenário, e a Casmil, localizadas em Uberaba e Passos, são acusadas de "batizar" o leite com soro para aumentar seu rendimento e de adicionar produtos químicos como soda cáustica, ácido cítrico e água oxigenada para disfarçar a baixa qualidade do produtos, em alguns casos estragados.

Entre os detidos na operação, continuam presos um fiscal do SIF (Serviço de Inspeção Federal) e diretores das cooperativas. Ambas já estão sob intervenção.

Advogado de ex-interno afirma ter recebido pagamento do padre Júlio Lancelotti

O advogado de defesa de Anderson Marcos Batista, 25, Nelson Bernardo da Costa, afirmou neste sábado (27) ter recebido R$ 6 mil em honorários do padre Júlio Lancelotti. O pagamento seria referente à defesa que assumiu em um caso de homicídio e teria sido quitado em 2001.

Batista foi preso na sexta-feira (26), juntamente com sua mulher Conceição Eletério, 44, e Evandro Guimarães, 28, em um apartamento alugado em um prédio na rua Riachuelo (região central). Todos são acusados de extorquir o padre e permanecerão pelo menos até a semana que vem encarcerados em delegacias da zona leste.

O advogado negou que seu cliente tenha praticado extorsão e afirma que o dinheiro e os presentes foram dados pelo padre a título de "gratificação".

De acordo com Costa, os pagamentos dos honorários foram realizados por depósito bancário, em seis parcelas de mil reais. Na época, Batista era acusado por homicídio doloso após matar a tiros um homem em uma briga de bar. Ele foi condenado a 12 anos e recorreu da sentença.

O delegado da SIG (Setor de Investigações Gerais), André Luis Pimentel, informou que irá pedir a quebra do sigilo bancário do padre para apurar o valor total da extorsão. Cerca de cinco carros de luxo teriam sido comprados com o valor obtido do padre. Segundo ele, para a polícia, até o momento, as investigações indicam que o padre foi "vítima de extorsão". "Seria leviano afirmar o contrário com o que se tem até o momento," disse.

Relacionamento amoroso
Ex-interno da Febem, Batista teria conhecido e iniciado um relacionamento amoroso com o padre na instituição, onde foi internado aos 16 anos por roubo. "Eles chegaram a ter relações sexuais dentro da igreja", disse o advogado de Batista. Em 2000, após fugir da instituição, teria começado a solicitar ajuda financeira ao sacerdote e, mais tarde, passado a exigir uma soma cada vez maior em dinheiro. Segundo o advogado de defesa, Lancelotti tinha conhecimento da condição de foragido de Batista.

O advogado afirma que o valor dos bens recebidos por seu cliente foi de "quase 700 mil reais" e que o relacionamento entre o padre e ex-detento acabou após Batista ter se casado, em outubro de 2006. Ainda de acordo com ele, o sacerdote mantinha relações sexuais com outros meninos.

O delegado-assistente da SIG Marco Antonio Bernardino informou que a Cúria Metropolitana de São Paulo (setor administrativo da Igreja Católica) pediu à Justiça, no início da semana passada, que o caso fosse conduzido sob sigilo.

Denúncia
O grupo preso nesta sexta-feira é acusado pela Polícia Civil de São Paulo de extorquir o padre Júlio Lancelotti, conhecido por ser um dos principais defensores dos direitos de jovens infratores e de moradores de rua de São Paulo. Foi o próprio padre quem procurou a polícia para denunciar o crime.

Os primeiros pedidos de dinheiro variavam entre R$ 800 e R$ 1,5 mil e eram feitos por meio de bilhetes. Os recados eram entregues pelos outros dois suspeitos, os irmãos Everson dos Santos Guimarães e Evandro dos Santos Guimarães. O padre deveria devolver o bilhete, para que não houvesse prova das ameaças, e entregar o dinheiro.

Pelo telefone, no entanto, as ameaças continuaram. Em uma das conversas gravadas pela polícia, Eletério e Batista ameaçam envolver o filho dela, que acusaria o padre de abuso sexual. Segundo o advogado do acusado, nesta gravação o padre afirma que estava sendo investigado e que as coisas "não acabariam bem". Júlio Lancelotti nega qualquer tipo de abuso.

Israel inicia corte de fornecimento de combustíveis a Gaza neste domingo

Israel aplicará a partir deste domingo (28) as sanções contra Gaza com cortes no fornecimento de combustíveis, depois de declarar esse território uma "entidade hostil" e em resposta ao disparo de mísseis por parte dos palestinos, informou o ministério da Defesa israelense.

"A partir de domingo a redução no fornecimento de combustível se fará sentir e também realizaremos cortes de electricidade nos próximos dias", informou à "AFP"o porta-voz do ministro da Defesa Ehud Barak.

Ausência de Cuba no Mundial restringe vagas de latinos em Pequim

A ausência dos cubanos no Mundial de boxe realizado em Chicago, nos Estados Unidos, é prejudicial para os demais países latino-americanos. Isso porque os boxeadores do país do ditador Fidel Castro conseguem se classificar para os Jogos Olímpicos durante o Mundial, e isso abre vagas para os demais nos pré-olímpicos das Américas.

Essa é a avaliação dos treinadores e dirigentes do continente. Cuba ganhou 10 dos 13 Mundiais disputados desde 1974 e acumula 62 coroas. Porém, não foi aos Estados Unidos para evitar possíveis deserções de seus atletas. Agora, a esquadra cubana deve mandar seus principais boxeadores aos torneios classificatórias das Américas para assegurar vaga às Olimpíadas de Pequim de 2008.

Os dois pré-olímpicos acontecem no próximo ano: entre os dias 10 e 18 de março em Trinidad e Tobago, e entre 23 e 30 de abril, na Guatemala.

"Logicamente que prejudicará. Se Cuba viesse pra cá [Chicago] com seus melhores homens conseguiria a classificação fácil e haveria mais oportunidades para os demais países nos pré-olímpicos. Mas agora a situação é outra", lamentou o vice-presidente da Federação de Boxe da América, o porto-riquenho José Luis Vellon.

Desde dezembro do ano passado, a ilha caribenha perdeu cinco de seus principais boxeadores profissionais por deserção. Os campeões olímpicos de Atenas-2004, Odlanier Solís (+91 kg), Yan Barthelemí (48Kg) e Yuriorquis Gamboa (57Kg), Guillermo Ringondeaux (bicampeão olímpico e mundial da categoria peso galo) e Erislandy Lara. Os dois últimos desertaram durante os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho.

Polícia apreende mais de 80 quilos de maconha em Florínea (SP)

Em patrulhamento rodoviário, a Polícia Militar apreendeu na manhã de sexta-feira (26) mais de 80 quilos de maconha embalados em 110 pacotes no município de Florínea (474km de SP). Um estudante de 21 anos que estava com a droga foi preso em flagrante.

O suspeito é morador de Coronel Sapucaia (MS). A apreensão aconteceu quando um automóvel Ford Fiesta, com placas de Taquara (RS), que seguia do Paraná com destino a São Paulo, foi parado para fiscalização. O tóxico estava escondido no interior das laterais traseiras, no pára-choque traseiro e em um fundo falso do porta-malas.

Após receber voz de prisão ordenada pelos policiais militares, o suspeito e a carga foram apresentados na delegacia de Florínea para o registro do boletim de ocorrência.

Mais de 27 milhões de argentinos são convocados às urnas neste domingo

Quase 27,1 milhões de eleitores argentinos irão eleger um novo presidente para o país neste domingo, além de renovar o Parlamento e escolher governadores de oito províncias.

Além de presidente e vice-presidente, os argentinos elegerão 130 deputados nacionais (mais da metade do total) e 24 senadores (um terço dos integrantes da Câmara Alta), além de 218 deputados para nove províncias e 63 senadores em oito destas.

Algumas províncias argentinas têm Legislativo bicameral, a exemplo do que ocorre em nível nacional.

Os cidadãos votarão em quase 74 mil urnas distribuídas nos 24 distritos eleitorais do país.

Esta é a sexta vez consecutiva que a Argentina escolhe seu presidente desde o retorno à democracia, em 1983, depois do último período de ditadura militar iniciada em 1976.

Este é o período mais extenso em regime democrático registrado no país desde a adoção do voto obrigatório, secreto e universal, em 1912.

Também será a primeira vez em que três mulheres disputarão a Presidência e que duas delas, a governista Cristina Fernández e a dirigente de centro-esquerda Elisa Carrió, têm chances reais de ser presidente.

As pesquisas dão como favorita por uma ampla vantagem a primeira-dama e senadora Fernández, seguida por Carrió, enquanto a candidata de esquerda Vilma Ripoll aparece apenas na sétima colocação.

Os argentinos poderão escolher entre quatorze candidatos à Presidência; segundo a legislação local, o vencedor(a) terá que obter 45% dos votos, ou 40% mais 10% de diferença sobre o segundo colocado, para assumir o cargo em 10 de dezembro.

A fragmentação do justicialismo (peronismo) e do radicalismo, as duas linhas políticas mais tradicionais da Argentina, fez com que nesta eleição nenhum dos candidatos pertença exclusivamente a algum destes históricos movimentos.

Na verdade, as alianças com mais intenções de voto foram formadas por candidatos procedentes do justicialismo, do radicalismo e do socialismo, que muitas vezes intensificaram seus próprios conflitos por meio de críticas feitas entre si.

De qualquer maneira, os postulantes deixarão de lado neste sábado as polêmicas para cumprir a lei eleitoral que entrou em vigor na sexta-feira, proibindo a divulgação de pesquisas e atos públicos em apoio a partidos políticos.

Segundo comunicado emitido pelo ministério de Relações Exteriores argentino, mais de 45 mil cidadãos do país residentes no exterior estão habilitados a votar em 113 embaixadas e consulados.

A província de Buenos Aires tem um papel-chave nestas eleições, já que é o distrito eleitoral mais importante do país, com 38,1% de todos os votos argentinos.

Prova disso é que, para encerrar sua campanha, Cristina Fernández escolheu o município (subdivisão da província de Buenos Aires) de La Matanza, cujo eleitorado supera o de várias províncias.

Nos últimos dias, os candidatos insistiram em convocar a população para votar, diante do clima morno que marcou a época de campanha e da apatia da população em relação ao pleito.

A Justiça Eleitoral alertou que 92% dos convocados para trabalhar nas mesas de votação em Buenos Aires não se apresentaram ou pediram dispensa.

Para resolver esta situação na capital argentina e no resto do país, a Justiça Nacional Eleitoral argentina tentava hoje cobrir os quase 8 mil cargos de autoridades de mesa que ainda precisam ser completados por meio da convocação de funcionários judiciais e de voluntários a fim de evitar atrasos nas aberturas das mesas.

As autoridades dos principais distritos do país determinaram a continuação hoje da entrega dos documentos nacionais de identidade para garantir a maior quantidade possível de eleitores nas urnas neste domingo.

Incêndios nos EUA custarão até US$ 1,6 bilhão a seguradoras

Os danos materiais causados pelos incêndios no sul do estado americano da Califórnia poderão custar às seguradoras até US$ 1,6 bilhão, segundo dados da empresa de análise de riscos RMS (Risk Management Solutions) divulgados neste sábado.

Este número transforma os devastadores incêndios em uma das catástrofes mais caras já sofridas pela Califórnia em toda a sua história, com quase 200 mil hectares arrasados pelo fogo desde o domingo passado.

"Se os incêndios continuarem avançando, os prejuízos podem inclusive superar estes números", garante a firma, estimando que, apenas em San Diego, as perdas superarão US$ 1 bilhão.

Apesar dos incêndios estarem controlados em muitas partes do sul da Califórnia, o fogo continua ativo em três dos condados afetados, com cerca de 23 mil imóveis correndo risco de serem atingidos pelo fogo.

Outros focos de incêndio "avançam descontroladamente, e podem provocar mais danos às propriedades", segundo explicou no relatório o diretor da RMS, Don Windeler.

Até o momento, sete pessoas morreram em conseqüência do fogo, e em torno de 17 mil casas foram destruídas.

Além disso, cerca de um milhão de pessoas tiveram que deixar suas casas, no que representa o maior deslocamento da história da Califórnia, e o maior dos Estados Unidos desde o furacão Katrina, em Nova Orleans, há dois anos.

Apesar dos elevados custos gerados por estes incêndios, a RMS lembra que as cifras ainda não superam as provocadas pelos prejuízos do incêndio de 1991 em Oakland Hills, também na Califórnia, que custou às seguradoras entre US$ 3 e 4 bilhões em preços atuais.

Em outubro de 2003, um incêndio similar na região de San Diego e no restante do sul da Califórnia gerou perdas de entre US$ 2 e 2,5 bilhões.

Don Windeler lembra que "ocorreu nos últimos anos uma grande urbanização em áreas verdes que rodeiam as zonas urbanas".

"Como conseqüência, existem cada vez mais propriedades que estão sob risco de incêndio, o que põe em perigo essas zonas habitadas", disse Windeler.

Dunga divulga convocados da seleção brasileira nesta quarta-feira

O técnico da seleção brasileira, Dunga, divulgará nesta quarta-feira, às 14h, os 22 jogadores convocados para as partidas contra o Peru e o Uruguai, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo-2010.

A seleção encara os peruanos em 18 de novembro no estádio Monumental, em Lima, e recebe os uruguaios três dias depois no estádio do Morumbi, em São Paulo.

Em duas partidas realizadas pelas eliminatórias, o Brasil soma quatro pontos (empatou por 0 a 0 com a Colômbia e goleou o Equador por 5 a 0) e está em segundo lugar. A seleção argentina é a primeira, com seis pontos.

Caminhão tomba e causa lentidão na zona sul de São Paulo

O tombamento de um caminhão no viaduto Paraíso (zona sul de São Paulo) por volta das 16h deste sábado (27) causa lentidão no trecho e na avenida 23 de Maio, principal corredor de ligação.

A faixa da direita do viaduto está interditada e o congestionamento na zona sul de São Paulo chega a 5 km, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, não há vítimas. Três viaturas estão no local. Ainda não há previsão de quando a pista será liberada.

Polícia prende quadrilha que mantinha hotel ao lado de penitenciária

A Polícia Civil de Itapetininga (a 163 km da capital) prendeu, na madrugada deste sábado, 17 acusados de comandar o tráfico dentro da penitenciária de Guareí (207) e manter um hotel para lavagem de dinheiro e onde os traficantes se reuniam ao lado da cadeia.

O líder da quadrilha foi preso em Salvador, dentro de um cassino, os outros foram presos na região de Itapetininga.

Segundo a polícia, o bando era investigado pela polícia há alguns meses. eles seriam os responsáveis por levar maconha, crack e cocaína para dentro do presídio.

Junto com os suspeitos foram apreendidas drogas e armas, mas a polícia não informou a quantidade.

Vigilantes que prestam serviço ao Grupo Suzano são recebidos à bala por carvoeiros do município de Mucuri

Vigilantes da Prosegur que trabalham fazendo ronda nas áreas de plantação de eucaliptos da Suzano Papel e Celulose, foram recebidos à bala quando abordavam carvoeiros supostamente irregulares e que estariam em posse de uma quantidade de madeira da empresa Suzano.

Os vigilantes, JOSÉ GENOVEVA CAMPOS e LUIZ CARLOS foram surpreendidos por um homem que efetuou disparos contra a viatura caracterizada da Empresa Prossegur tendo o veículo ficado cravejado de balas na área traseira, fato ocorrido na localidade conhecida como CAMARUGI, Distrito de Costa Dourada, município de Mucuri.

O vigilante JOSE GENOVEVA também recebeu um tiro nas costas e só não sendo vitimado fatalmente devido ao fato do projétil de arma de fogo, aparentemente revólver calibre 38, ter atingido o colete à prova de balas que o profissional vestia. O tiro atingiu a altura da coluna cervical, próximo ao pescoço. Especialistas no assunto afirmaram que se a bala tivesse atingido a coluna do vigilante o mesmo poderia estar paraplégico ou até mesmo morrido.

A Polícia Civil registra inúmeras ocorrências apresentadas diariamente pelos vigilantes no Município de Mucuri e que prestam serviço às empresas de celulose e papel, principalmente por furto de madeira nativa, furto de eucalipto verde, ameaças, incêndios e outros crimes cometidos por carvoeiros irregulares na região.

A cada dia as empresas aumentam o número de vigilantes, alegam prejuízos, mas a desagregação social provocada pela própria monocultura estaria forçando o surgimento desses carvoeiros que não teriam autorização para o exercício da atividade.

A Polícia Civil de Mucuri já divulgou que tem pistas sobre o autor do disparo e logo pretende prendê-lo para que o mesmo possa responder por tentativa de homicídio.

Órgãos se omitem e guardadores clandestinos agem livres em Salvador

Corpo franzino, pés descalços, flanela sobre o ombro: “Tio, posso olhar o carro?”. Esta era a cena mais comum há alguns anos. Uma criança ou jovem abordava o motorista ao estacionar e se oferecia para “tomar conta” do veículo em troca de algumas moedas. Hoje, a história é outra. Estacionar em via pública de Salvador se tornou um martírio para o motorista. A proliferação dos guardadores de carro que atuam ilegalmente construiu uma verdadeira indústria do estacionamento.

Nas praias, nos restaurantes, nas festas, no comércio e até na porta de igrejas. O guardador de carros está em todo lugar. Uns são verdadeiros profissionais, com direito a coletes, camisas fluorescentes, apitos e tíquetes com o valor da taxa. Outros atuam de maneira precária e têm na função de guardador a única forma de sustento. Muitos são moradores de rua. A maioria vive em bairros periféricos.

É o caso de José Antônio Lima, 49 anos, nove deles como guardador de carros. Ele percorre todos os dias o trajeto entre a Estrada Velha do Aeroporto, onde mora, e a Pituba, seu local de trabalho. Simpático, Lima conta que atua nesta profissão porque há anos não consegue emprego. “Tenho muito currículo espalhado por aí. Mas acho que a idade pesou”, queixa-se.

Ele já foi segurança e garçom, com formação técnica em ambos, mas hoje vive dos cerca de dez reais que, em média, consegue ganhar por dia. Há algumas quadras dali, em frente ao Jardim os Namorados, Raimundo Pereira anda de um lado para o outro no trecho próximo às boates Fashion Club e Happy News. Uma moça pára o carro e ele logo se posiciona junto à janela e estende um tíquete: “É cinco reais”. Ela paga.

Trabalhando na área há cinco anos, Pereira não tinha do que se queixar. O local sempre foi muito movimentado, com bares, boates, academia, colégio e faculdade. Mas a concorrência dos serviços de manobrista oferecidos por restaurantes diminuiu a demanda e, conseqüentemente, o lucro dos guardadores. “É um absurdo”, bradava Pereira. Já a moça que pagou os cinco reais, mas não quis se identificar, conta que sempre paga o valor estipulado pelos guardadores. “A gente não pode negar, principalmente quando se é mulher. São as regras da rua”, justifica. E admite que até gosta do serviço: “Eles organizam o estacionamento na área”.

Clandestinos
A profissão de guardador de carros é regulamentada pelo Ministério do Trabalho desde 1975. No entanto, não são todos os profissionais que atuam de maneira legal. Em Salvador, somente cerca de mil deles atuam formalmente, com filiação ao Sindicato dos Guardadores de Carro (SindGuarda).

Os guardadores sindicalizados trabalham como autônomos, sendo que grande parte deles atuam nas chamadas Zonas Azuis, estacionamentos disponibilizados pela prefeitura em diversos pontos da cidade.

Mesmo com a situação regularizada, eles reclamam das condições de trabalho: “A gente trabalha debaixo de chuva e de sol e não tem direito a nada”, critica o guardador José Ferreira, que atua há 15 anos na região do Stiep e vive de comissão.

A maioria dos guardadores, no entanto, trabalha clandestinamente e fica alheia à fiscalização do sindicato e da prefeitura. De maneira ilegal, muitos deles fazem uso do espaço público para obter ganhos. É o caso de Ubiratan dos Santos, que trabalha na área do Jardim dos Namorados e delimita vagas de estacionamento com cones de sinalização. Ele estima que o local abrigue cerca de quinze guardadores de carro, cada qual com sua área delimitada.

Segundo o advogado Pedro Correa, uma área pública só pode ser explorada mediante autorização da prefeitura, governo do Estado ou União, de acordo com a esfera de poder que tenha competência sobre o local. “Se a área for gerida pela prefeitura, cabe a ela vistoriar, proibindo a atuação de qualquer pessoa que a utilize para obter proveitos pessoais”, afirma. Correa acredita que há uma negligência na fiscalização, fazendo com que os guardadores de veículos se apropriem do espaço público.

Jogo de Empurra
A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), através da chefe do Setor de Estacionamento, Leonira Santana, afirma que não cabe ao órgão fiscalizar a atuação dos guardadores clandestinos. “Esta é uma questão social, talvez fosse o caso de uma ação da Polícia Militar”, diz.

O diretor de Comunicação Social da Polícia Militar, coronel Aristóteles Borges, pondera, alegando que se a atuação do guardador acontece no espaço urbano do município cabe à prefeitura realizar esta fiscalização.

“A polícia só entra em ação se houver algum tipo de delito como ameaça ou extorsão. Neste caso, tomamos as providências cabíveis”, diz. Já a Secretaria Municipal de Serviços Públicos da prefeitura, que tem como missão o planejamento e fiscalização do comércio em áreas públicas, declarou através da sua assessoria de imprensa, que não tem qualquer responsabilidade de vistoriar ou autuar os guardadores.

Festival de Lençóis rende poucos lucros

O Festival de Lençóis, que começou na última quarta-feira, ainda não alavancou a economia local, como aconteceu nas edições anteriores. A indefinição de data e a dificuldade de encontrar patrocínios, retirou dos lençoenses a possibilidade de engordar o faturamento.

“Nos últimos oito anos do festival, a arrecadação do município aumentava 100%. Este ano, ainda está aquém do esperado”, disse o prefeito de Lençóis, Luiz Augusto Senna Brito.

De acordo com o prefeiro, nos anos anteriores, a cidade ficava superlotada, o que obrigava uma boa quantidade de turistas a buscar hospedagem nos municípios vizinhos. “O festival impacta a economia da região e aqui em Lençóis, além de aumentar a arrecadação, possibilita uma renda extra para a população que não tem grandes possibilidades de garantir o sustento”, disse.

“Como estamos na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, a nossa única alternativa é o turismo, por isso precisamos fomentar cada vez mais a realização de eventos desse porte”, acrescentou.

Para o presidente da Associação dos Empresários de Turismo da Chapada Diamantina (Asset), Carlos Armiato, o evento sempre trouxe um grande fluxo de turistas para a região, mas este ano, a constante indefinição da sua realização, comprometeu o resultado.

Ele, que costumava participar da cota de patrocínios, doando 20% da ocupação do Hotel Canto das Águas, este ano, preferiu ficar de fora. “Fomos chamados (pelo empresariado local) para discutir a organização e nada do que acordamos foi cumprido pelos organizadores. Acho o evento importante, mas precisa incluir cultura para ser chamado de festival”.

Minério baiano desperta interesse de 120 empresas

Pouco mais de um mês após o início da licitação para exploração comercial de nove áreas de mineração no estado, mais de 120 editais já foram adquiridos por empresas nacionais e internacionais. O balanço apurado até o momento revela, segundo o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Paulo Fontana, o alto grau de interesse que essas regiões têm despertado junto aos potenciais investidores. Embalado pelo resultado, o mercado estadual já projeta um novo cenário de crescimento, com a conquista, nos próximos três anos, do quarto lugar em receita mineral no país. “A Bahia detém atualmente a quinta colocação, com uma arrecadação de pouco mais de R$ 1,3 bilhão por ano. Contudo, esperamos ampliar essa posição, ultrapassando, nos próximos anos, os R$2 bilhões”, afirma ao CORREIO DA BAHIA.

No caso das áreas em licitação no estado, alguns locais têm atraído uma maior atenção do empresariado, a exemplo de regiões ricas em níquel, como a de Pedras Altas, e em outros materiais como sulfeto de zinco e fosfato primário (Irecê), minério de zinco (Mundo Novo) e ouro (Itapicuru). “Entre os licitantes, estão empresas de diversos países, incluindo Canadá, Austrália e Estados Unidos. A expectativa é vender todas as áreas”, completa. A apresentação dos documentos de habilitação e o recebimento das propostas técnicas e financeiras de cada empresa serão efetuados em datas pré-definidas, a partir de 12 novembro até 6 de dezembro.

Dentre os objetivos da concorrência, está a proposta de tonar a CBPM auto-sustentável, pois a empresa, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, vem registrando uma arrecadação mensal de apenas R$ 60 mil, contra despesas da ordem de R$ 2,5 milhões. Com o processo licitatório, a Companhia deverá arrecadar, somente com o chamado prêmio de oportunidade – valor inicialmente pago pelas pontos licitados – cerca de R$ 10,3 milhões, além dos royalties mensais.

A fase de expansão do setor mineral é motivada ainda pelo projeto de instalação, no município baiano de Itagibá, da fábrica da Mirabela, um investimento de R$ 670 milhões. Conforme ressalta Fontana, durante o período de implantação da unidade, que vai de novembro deste ano até março de 2009, serão gerados nove mil empregos entre diretos e indiretos. “Já na fase de operação, serão criados dois mil postos de trabalho”, acrescenta. Com a nova planta, a CBPM receberá, em royalties resultantes da exploração do níquel, cerca de R$ 1,2 milhão por mês.

Aliada à ampliação do ramo mineral no estado, está o incremento da atividade no Brasil e no mundo, contexto ancorado na grande demanda por metais, como o ferro e o níquel, nos mercados asiáticos e europeu. Em virtude da boa fase, a previsão é que nos próximos quatro anos a cadeia produtiva da mineração responda pela injeção de cerca de US$ 28 bilhões na economia nacional.

Além de permitir a auto-sustentabilidade da estatal, o lançamento dos editais deve contribuir também para o desenvolvimento do semi-árido baiano, já que das nove oportunidades minerais disponibilizadas, oito estão situadas nessa região. O processo licitatório prevê ainda a transferência, para o investidor privado, de áreas com concentrações de chumbo, areia silicosa, calcário calcilítico, barita e talco, totalizando mais de 275 mil hectares e abrangendo um total de 25 municípios baianos.

Lula anuncia pacote de ações para melhorar infra-estrutura baiana

Ao desembarcar segunda-feira, 29, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará muito mais do que participar das comemorações do milionésimo veículo produzido pela fábrica baiana da Ford, instalada em Camaçari, município da Região Metropolitana de Salvador, e da inauguração do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Na bagagem, o presidente traz um pacote de importantes ações que visam melhorar a infra-estrutura baiana, especialmente no setor de logística de transportes. Os investimentos a serem anunciados por Lula irão contribuir para transformar a Bahia num estado capaz de competir em igualdade de condições com o resto do país, atraindo o interesse do empresariado brasileiro e internacional.

O presidente Lula vai anunciar, por exemplo, a inclusão da “Ferrovia da Integração Oeste/Leste” no Plano Nacional de Logística de Transporte, o que significa que os 1.200 quilômetros de extensão da ferrovia farão parte de um complexo logístico nacional. A Medida Provisória que redefine o sistema ferroviário federal será editada dentro dos próximos dias. Importante eixo logístico, a implantação da ferrovia tem sido defendida pelo governador Jaques Wagner como vetor de crescimento e integração do Oeste baiano e engrenagem fundamental para o escoamento da produção agroindustrial da região. O estudo de viabilidade técnica, apontando o melhor traçado para a ferrovia, deverá ser concluído já no final do primeiro semestre de 2008.

Outra boa notícia para a Bahia será o anúncio do início das obras de restauração, a partir do próximo dia 5, de 171,4 quilômetros da BR-101, na divisa da Bahia com o Espírito Santo, cujos serviços serão concluídos em 210 dias. Ainda no setor de infra-estrutura rodoviária, será anunciada a modelagem de concessão de dois importantes trechos de rodovias federais no estado – o da BR-324, que liga Salvador a Feira de Santana e o da BR-116, na divisa da Bahia com Minas Gerais. Eles deverão ser recuperados e modernizados na modelagem da Parceria Público-Privada (PPP), ficando a cargo da concessionária vencedora os investimentos necessários para melhorar a qualidade da rodovia, duplicar os trechos com maior volume de tráfego, implantar serviços de atendimento ao usuário (socorro mecânico e às vítimas em caso de acidentes), além de assumir total responsabilidade pela manutenção e conservação das estradas.

Na seqüência dos atos do presidente da República na Bahia tem também a assinatura do protocolo de intenções para a construção do novo aeroporto de Ilhéus, no sul do estado, que deverá entrar em operação já em 2011. Considerado um dos mais inseguros do país, o aeroporto de Ilhéus está instalado em área urbana, tem uma pista curta e não possui área de escape. O final do terminal está localizado a 100 metros de uma movimentada avenida que liga Ilhéus a Canavieiras. O projeto do novo aeroporto deverá estar concluído em 2008 e a construção está prevista para 2009/2010.

Ainda na segunda-feira, o presidente Lula e o governador Wagner assinam o acordo de cooperação para a implementação das ações do programa Mais Cultura. Na última quinta-feira, durante a realização da II Conferência Estadual de Cultura, em Feira de Santana, o ministro Gilberto Gil anunciou que o contrato seria assinado na próxima semana. A Bahia é o primeiro estado brasileiro a pactuar os compromissos para a implementação e a gestão compartilhada do programa federal, que destinará R$ 4,7 bilhões, até 2010, para investimentos no setor.

Adulteração do leite afasta consumidores do produto

Apesar de a Bahia não ser atingida pela diretriz da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determinou o recolhimento do leite longa vida das marcas Calu, Centenário e Parmalat, os consumidores estão apreensivos e já começam a mudar de hábito na hora de escolher o produto que levam para casa. A ordem da Anvisa foi divulgada na noite de anteontem e refere-se aos lotes de leite Parmalat (única das marcas citadas vendida na Bahia), envasados nas cidades de Santa Helena de Goiás (GO) e Carazinho (RS), por suspeita de adulteração com adição de pequenas doses de soda cáustica e água oxigenada.

Gerentes de supermercados baianos procuraram tranqüilizar a população e divulgaram que o leite Parmalat vendido na Bahia é envasado no próprio estado, e também em São Paulo e Pernambuco. Mas a divulgação da notícia na imprensa nacional mexeu com a cabeça dos consumidores. Nos mercados, muitos admitem suspender a compra da marca em questão, substituindo por outros fabricantes de leite longa vida ou até mesmo leite em pó. “Eu deixei de comprar, com uma notícia dessas qualquer um fica apreensivo”, diz a procuradora Caroline Sena, 30 anos. “Me deixa preocupada com certeza, sempre que há um produto recolhido é porque tem alguma coisa errada”, argumenta Maria Laíza, 22, estudante. Mesma opinião da médica Fernanda Silva, 30 anos, que, por via das dúvidas, trocou de marca para evitar surpresas.

A Anvisa informa que a interdição dos lotes se trata de uma precaução e que os níveis de soda cáustica e água oxigenada encontrados não oferecem risco iminente à saúde. Mas pede aos consumidores que, em caso de verificação de qualquer aspecto diferente no leite – como a cor, o cheiro ou o paladar –, o consumidor comunique o fato à autoridade sanitária. Na Bahia, o telefone é (71) 3270-5791. A população também pode entrar em contato com a Ouvidoria da Anvisa pelo e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br.

Mecânico é assassinado após uma discussão no trânsito

A falta de civilidade no trânsito e a banalização da violência causaram mais uma morte ontem à tarde, desta vez tendo como vítima o mecânico Luciano Batista da Silva, 35 anos, brutalmente assassinado com um tiro ao volante do veículo Marajó de placa JNO-8334, na Avenida Antonio Carlos Magalhães, imediações do terminal rodoviário de Salvador. O vigilante João dos Santos Souza, 33, que acompanhava a vítima, contou que o crime foi cometido pelo motorista de um Volkswagen Gol preto, depois de um desentendimento banal durante uma ultrapassagem. No início da noite, a polícia obteve informação sobre a placa do veículo e já identificou seu proprietário, cujo nome não foi revelado.

O caso está sendo investigado pela delegada titular da Delegacia de Homicídios, Inalda Cavalcante Orestes, e por sua colega Marly Margareth, plantonista da 11ª Delegacia (Tancredo Neves). Uma outra versão chegou a ser aventada na cena do crime, apontando um motoqueiro como autor do disparo, mas a testemunha e os agentes envolvidos na investigação a desmentiram.

João contou que os dois saíram do bairro de Canabrava, onde residem, com destino à Baixa de Quintas, onde comprariam uma peça para a Marajó, a pedido do proprietário do veículo, o comerciante Valdir Pereira de Jesus, 42. Pouco depois de passarem do viaduto Nelson Daiha, na pista da esquerda, por volta das 15h30, o condutor do Gol sinalizou para que Luciano desse passagem. Mas ele não atendeu ao pedido de imediato.

Instantes depois da Marajó passar para a faixa da direita, o assassino emparelhou o Gol e atirou, atingindo o mecânico no pescoço. O carro ficou descontrolado e acabou subindo o meio-fio, parando nas imediações do acesso ao terminal rodoviário de Salvador. Em seguida, João ligou do celular para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas o amigo já estava morto quando a equipe médica chegou ao local.
Em estado de choque, o vigilante foi levado ao posto da Polícia Civil da rodoviária por funcionários da Sinart (empresa que administra o terminal), enquanto militares da 1ª Companhia Independente (Pernambués), agentes da DH e da 11ª DP chegavam ao local. Momentos depois, uma multidão de curiosos acompanhou o trabalho dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), causando transtornos no fluxo de veículos na região. Luciano era casado e deixou uma filha de 2 anos.

Convênio garante compra da produção para 35 mil agricultores familiares

Cerca de 35 mil agricultores familiares que fornecem matéria-prima ou óleo para a produção de biodiesel terão oficialmente a garantia de compra, financiamento e assistência técnica. A concretização deste ato acontece a partir do convênio que será assinado na terça-feira (30), entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), Petrobras e Banco do Brasil, com 11 cooperativas de pequenos produtores para a plantação em 70 mil hectares na safra de verão.

A solenidade será no auditório da Seagri, no Centro Administrativo, às 10h, e contará com a presença do secretário da Agricultura, Geraldo Simões, do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e do superintendente do Banco do Brasil na Bahia, Rodrigo Santos Nogueira, além de produtores de todo o estado. Segundo Simões, o convênio vai garantir o fortalecimento da agricultura familiar, assim como o incentivo para o aumento da produtividade.

“Estamos começando uma nova etapa na Bahia. O pequeno agricultor ganhará oportunidades, com iguais condições no mercado competitivo, porque ele terá o suporte do Estado, por meio de capacitação e compra garantida da sua produção”, disse o secretário, ressaltando que esse segmento é uma prioridade do governo Wagner.

Inclusão
O convênio prevê que a Seagri, via Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), promova a oferta de sementes, assistência técnica e capacitação dos produtores, em apoio à gestão operacional das 11 cooperativas. Ao Banco do Brasil cabe a parte dos financiamentos e à Petrobras, a compra da matéria-prima e do óleo, garantindo ao agricultor familiar a viabilidade e o retorno com a produção.

“As ações previstas nesta parceria visam incluir os agricultores familiares na nova matriz energética que, além de assegurar renda, promoverá a produção de alimentos a partir dos plantios consorciados de oleaginosas com culturas tradicionais, como o feijão e o milho”, disse o diretor da Suaf e coordenador do Programa Biossustentável, Wilson Dias.

O trabalho de articulação entre as instituições é feito pela Suaf através do Programa Biossustentável, que visa inserir os agricultores familiares na base de produção e de beneficiamento das culturas fornecedoras de óleos para o biodiesel.

O programa, que já está no Plano Plurianual do Governo (PPA), prevê a ampliação da renda de 100 mil agricultores familiares e 600 mil hectares cultivados com oleaginosas.

Bahia é destaque em premiação dos melhores do turismo

A Bahia foi escolhida como o segundo melhor estado para o turismo no Brasil, ficando atrás apenas de Santa Catarina. O destino, que já foi campeão cinco vezes como melhor estado, disputou mais uma vez a preferência dos leitores da revista Viagem e Turismo, que realiza a premiação pelo sétimo ano consecutivo. Dois resorts do estado, o Costa do Sauípe e o Praia do Forte Eco Resort, disputaram como os melhores na categoria Resort de Praia e ficaram no segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A premiação dos melhores do turismo nacional aconteceu ontem (26) no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. O evento é promovido pela revista Viagem e Turismo. Cinco entre os dez melhores resorts de praia do país estão localizados na Bahia. A lista inclui o Transamérica Comandatuba, o Iberostar e o Itacaré Eco Resort.

A revista premia o trade turístico em 22 categorias, cujos vencedores são eleitos pelos leitores e oferece seis prêmios de mérito escolhidos pelos jornalistas. Presente à premiação, o governador Jaques Wagner destacou que a Bahia tem investido na diversificação dos roteiros. “Vamos investir cada vez mais na profissionalização do setor e na diversificação dos destinos para continuar conquistando os turistas e prêmios como esses”, disse o governador.

O estado aproveitou a Feira das Américas, a maior do setor no continente, que acontece até hoje (27) no Riocentro, para divulgar novas opções para os turistas, como a rota do vinho no Vale do São Francisco, o turismo náutico na Baía de Todos os Santos e os campos de golfe de padrão internacional, que já atraem adeptos do esporte de diversos países.

O diretor de redação da revista, Kiko Nogueira, destacou que a Bahia é referência em matéria de promoção do destino. “O estado está no caminho certo e isso se reflete no prêmio. Estamos na sétima edição e a Bahia já foi campeã em cinco delas”, afirmou. “Somente o litoral da Bahia já é maravilhoso. Se o estado tiver ainda mais a oferecer é maravilhoso”, ressaltou o diretor de publicidade da revista, Alex Foronda, referindo-se aos novos destinos que estão recebendo investimento do governo.

De olho na vice-liderança, Vitória encara o Criciúma no Barradão

Na batalha por um lugar no G4, Vitória e Criciúma se enfrentam neste sábado, sob o forte calor da capital baiana. Para o Vitória um empate é o suficiente para mantê-lo entre os quatro primeiros da Série B. No entanto, um triunfo pode significar a vice-liderança isolada da competição, e conseqüentemente se afastar ainda mais dos catarinenses, adversários diretos na briga por uma vaga na elite do futebol brasileiro em 2008.

As novidades do Leão começam pelo uniforme. Para se prevenir do sol das 15h, o time optou pelo uniforme número 2. "Vamos jogar com o padrão todo branco, que absorve menos calor do que a camisa rubro-negra", disse o presidente do clube, Jorge Sampaio.

Em campo, a equipe será a mesma que o técnico Vadão vem mantendo nas últimas quatro partidas, com exceção da volta de Joãozinho e da entrada de Alysson que substitui Daniel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O atacante Índio surpreendeu em sua recuperação da lesão no joelho, e também foi relacionado para a partida. "Vamos avaliá-lo na concentração. Caso o joelho não inche e volte a incomodar, ele é uma opção", declarou o treinador Oswaldo Alvarez.

Ao contrário de Vadão, o técnico do Criciúma, Roberto Cavalo, leva para Salvador dúvidas na escalação do time que entrará em campo. Buscando a reabilitação no campeonato depois da derrota em casa para a Ponte Preta, Cavalo treinou com três formações diferentes: com Thiago Machado na lateral-direita, Luis André no meio-campo e Elizeu na zaga; depois com Sílvio Criciúma no lugar de Elizeu; e por último Luis André na lateral-direita, Silvio Criciúma na zaga, Elizeu no meio-campo e Thiago Machado fora da equipe.

"Gostei dos três modelos de time. Por isso permaneço com a dúvida", esclareceu o técnico. O retorno dos meias Marco Antônio e Mateus e a presença dos atacantes Maurício e Jean Coral são as garantias do treinador.