domingo, 2 de dezembro de 2007

Sem declarar voto, Lula elogia Berzoini e diz que todos os candidatos são qualificados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que os sete candidatos que disputam a presidência do PT têm currículo para ocupar o cargo. Sem declarar seu voto, Lula elogiou o atual presidente do partido, Ricardo Berzoini (SP), que tenta a reeleição.

"O Berzoini assumiu o partido num momento crítico e demonstrou habilidade. Mas os outros também têm competência", disse ele depois de votar na eleição interna do partido, no diretório de São Bernardo (ABC paulista). Ele estava acompanhado pela primeira-dama, dona Marisa.

A campanha de Berzoini divulgou material ontem informando que Lula votaria no atual presidente do PT.

Lula, entretanto, afirmou que todos os candidatos são aptos a dirigir a legenda. "Todos os candidatos são companheiros que têm história dentro do partido. Portanto qualquer um pode ser eleito e dirigir o partido."

Segundo ele, o que vale "é a demonstração do que estamos vendo em São Bernardo": "Que esse partido é um partido vivo".

Sete candidatos disputam a presidência do partido: Ricardo Berzoini, Valter Pomar, Jilmar Tatto, José Eduardo Cardozo, Markus Sokol, Gilney Viana e José Carlos Miranda.

Arturzinho ainda não decidiu se continua no clube

"Tirar leite de pedra não foi fácil para o técnico Arturzinho na temporada. Mesmo fazendo milagre com o Bahia, conseguindo o retorno à Série B, o reinado do comandante para próxima temporada segue indefinido. A direção esteve nesta sexta com o treinador para resolver seu futuro no Fazendão. No final da conversa, nada foi definido, deixando para segunda-feira a final - ou continuação - da novela entre Esquadrão de Aço e Artur.

Segundo Arturzinho, três aspectos foram exigidos, ou pelo menos solicitados, por ele. “Agora a história é outra. A Série B exige planejamento e um elenco competitivo. Não peço nada além do que é necessário para conseguir vaga na Série A. É preciso um investimento na estrutura física, em boas contratações, além de uma comissão técnica mais bem equipada“, salientou.

Infelizmente, pelo segundo dia consecutivo, o presidente Petrônio Barradas não atendeu aos telefonemas do ATEC, acumulando assunto que seria do interesse da torcida tricolor, como a nova casa para abrigar jogos, possível processo contra o estado, além da permanência do comandante.

Pelo menos para Arturzinho, todas as exigências foram bem recebidas pelos dirigentes, que confirmaram a necessidade de melhorias nos aspectos abordados pelo ex-jogador. O problema está no salário do “professor“, como é chamado pelo elenco. “Não estou pedindo uma quantia grande. Apenas o justo pelo trabalho que tenho feito no clube. É uma valorização pelo que contribuí aqui“, afirmou Artur, acrescentando que deseja permanecer no cargo.

Caso permaneça no comando, o treinador não quer saber de improviso, como foi feito neste ano. Ao entrar no Bahia, Arturzinho sabia das condições precárias do tricolor e resolveu arriscar, mesmo sabendo que o desafio era grande. No início da temporada, nem o campo principal de treinamento tinha condição de ser utilizado. Sem dinheiro, contratação também era difícil.

“Eu não reclamei este ano, porque sabia das condições limitadas para a Série C. Eu falava com os jogadores para fazerem o mesmo, pois deveríamos atravessar todos os problemas na raça. Conseguimos e não estamos sendo reconhecidos por muitos, que não tiveram idéia das dificuldades que passamos“, salientou Artur, sem querer entrar em detalhes dos principais problemas encontrados. “Já passou, vamos olhar pra frente“, salientou.

Apesar de toda dificuldade, Artur conseguiu o objetivo principal do Bahia: sair da Série C. No início do ano, era claro a superioridade do Vitória no Campeonato Baiano. Arturzinho deu o diagnóstico desta constatação em apenas uma palavra: planejamento. “Eles tinham uma base que até eu peguei quando treinei o Vitória em 2006. Lembro ainda da zaga. Apodi, David Luiz, Jean e Alysson. Como já tinham uma base consolidada, o entrosamento era maior“, pregou.

Mesmo assim, o Bahia conseguiu, pelo menos no final da primeira fase, conquistar o mesmo número de pontos do rival. Ambos ficaram com 50 pontos. Pela Copa do Brasil, mesmo com uma estrutura precária, o tricolor conseguiu passar pelo Goiás, até então com o status de Primeira Divisão. Foi eliminado da competição com dois empates, diante do campeão Fluminense.

Porém - Na Série C, foi o que mais pontuou na competição, apesar de terminar em vice. O Bragantino, na classificação geral, somou 55 pontos, contra 63 do Esquadrão de Aço.

“Além do acesso, consegui revelar Eduardo, Danilo Rios e Rafael Basto, além de trazer a torcida novamente para a Fonte Nova. Ou você não lembra do público zero?“, lembrou Artur.

Porém, nem tudo são flores no reino do comandante. O seu gênio autoritário e teimoso deixou alguns torcedores com a pulga atrás da orelha. Algumas brigas com jogadores foram parar na mídia, o que colocou em dúvida seu comando.

Outro aspecto negativo. Não conseguiu levantar nenhum troféu este ano, tendo que se contentar com a freguesia imposta pela superioridade rubro-negra. Foi vice na Série C e estadual, e está com esta preocupante marca há dois anos em solo baiano. Quando comandava o Vitória, em 2006, também terminou o baiano em vice, vendo o Colo-Colo campeão".

Barrichello e Kanaan vencem 500 milhas da Granja Viana

O time formado por Rubens Barrichello, Tony Kanaan e mais três pilotos venceram neste domingo as 500 milhas da Granja Viana, tradicional prova amistosa de kart. Foi a oitava conquista somada da dupla na competição, que terminou mais cedo nesta edição.

Após mais de dez horas, a direção de prova encerrou a corrida com 581 das 644 voltas previstas, por problemas na cronometragem. Após o primeiro problema com a contagem do tempo, que provocou bandeira vermelha, os três primeiros colocados voltaram à pista na mesma volta, a 573, e iniciaram a disputa pela vitória.

O curioso é que os dois primeiros colocados foram equipes com formações muito parecidas. O time vencedor foi formado por Barrichello, Kanaan, Lucas di Grassi, Felipe Giaffone e Renato Russo, com o kart número 72. O segundo lugar ficou com o kart 71, pilotado por Barrichello, Kanaan, Di Grassi, Antonio Pizzonia e Thiago Camilo.

Terceiro colocado pelo segundo ano consecutivo foi o time formado por Luciano Burti, Dennis Dirani, Gabriel Dias e Felipe Guimarães.

Rei Pelé pode se tornar uma Fonte Nova

O sub-secretário de Educação e Esportes de Alagoas, Roberto Mendes, reconheceu a necessidade de reformas na estrutura física do Estádio Rei Pele. “Logo que assumi o cargo fiz uma vistoria técnica e total na estrutura do Trapichão, que foi realizada pelo pessoal do setor de engenharia da Secretaria. Naquele trabalho, já observamos que alguns pontos já precisavam de reforma.

Hoje, o Rei Pelé, não tem perigo de morte. Mas, se nada for feito, podemos ter sérios problemas. Estamos batalhando por uma reforma no estádio, muito antes deste problema com o Fonte Nova, em Salvador, ser notícia”, declarou o representante do governo.

A morte de sete torcedores, na tragédia ocorrida no Estádio da Fonte Nova (Salvador-BA), acabou servindo de alerta para que outros Estados pudessem fazer uma reavaliação das condições físicas das suas respectivas arenas. Esses estádios também foram visitados por uma comissão do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

No maior estádio de Alagoas, inaugurado em 1970 e com capacidade para 21 mil torcedores, a comissão apontou falhas que exigem reparos urgentes, apesar de não ter qualificado a estrutura física do prédio como uma das piores do País.

Colo Colo mantém rotina de treinos e marca primeiro amistoso

Em seu sexto dia de atividades físicas, que se iniciaram na última segunda-feira (26), o Colo Colo continua se preparando para o início do Campeonato Baiano de 2008. O time estréia na competição contra o Fluminense, dia 10 de janeiro, no Estádio Mario Pessoa, em Ilhéus. O elenco do Tigre, que conta com 25 jogadores ainda não está fechado, pois a diretoria nas próximas semanas deverá anunciar a contratação de dois goleiros e mais três atacantes.

O presidente do Colo Colo, José Maria de Almeida, não quis adiantar os nomes do possíveis reforços, para não atrapalhar as negociações. No entanto, deixou bem claro que são atletas para entrar e vestir a camisa de titular do time ilheense.

O goleiro Pablo, ex-ASSU (Associação Sportiva Sociedade Unida) de Natal-RN, chega nesta segunda-feira à Toca do Tigre, já que o goleiro Vanderson Tigre não acertou com o clube, pois preferiu ficar em Salvador.

O elenco do Colo Colo treinou neste sábado, e domingo fará um treinamento somente pela manhã, retornando nesta segunda-feira em dois periodos.

Amistoso - No proximo dia 15, às 20h30, acontece o primeiro amistoso dos quatro pedidos pelo técnico Almir Neto. A partida será contra o 'Time das Estrelas', comandado pelo atleta do Atlético Parananense, o Alan Bahia, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

Com Heraldão inacabado, Poções deverá jogar em Itapetinga

O mando de campo do Poções para o Campeonato Baiano 2008 continua indefinido. As reformas no estádio Heraldo Curvelo ainda não foram concluídas, e a diretoria do Tricolor do Sudoeste teme pelo atraso na entrega dos laudos técnicos à FBF, com prazo limite de 10 de dezembro.

De todos os estádios que abrigarão os jogos da primeira divisão estadual, o Heraldão é o que tem a situação mais precária. Com a iluminação artificial ruim, o gramado irregular e arquibancadas, vestiários e cabines de imprensa em péssimas condições, a Federação Bahiana de Futebol estendeu o prazo de entrega dos laudos técnicos, para que a prefeitura da cidade pudesse realizar as obras de reforma do estádio. No entanto, pouca coisa foi feita, e o Poções deverá jogar em outra cidade durante o estadual.

A saída para o Tricolor será o Estádio Antônio Carlos Magalhães, conhecido como Primaverão, em Itapetinga, cidade localizada à 96km de Poções. O Primaverão, que tem capacidade para 8 mil espectadores, sofreu recentes reformas estruturais e recebeu iluminação artificial, o que possibilita a realização de partidas durante à noite.

Para o treinador do Poções, Expedito Ventura - o Índio -, a ida do time para Itapetinga deverá ser definida nos próximos dias. "Já contactamos a administração da cidade, e Itapetinga tem interesse em receber o Poções durante o Baianão", revelou o técnico, que deve iniciar as atividades de pré-temporada no próximo dia 10 de dezembro.

Segundo o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Itapetinga, Jerisvaldo Pereira, conhecido como Jerry, o Primaverão já está totalmente preparado para receber partidas oficiais. "O que temos hoje é um estádio totalmente recuperado, em condições de uso à qualquer momento", revela Jerry, que aguarda uma definição do Poções. "Por parte da Secretaria, há uma abertura muito grande, no sentido de dar apoio. Há um interesse muito grande por parte da administração de poder realizar o Baianão na cidade, dentro da expectativa que os desportistas de Itapetinga merece e desejam", completou o Secretário.

Bandeirinha Ana Paula Oliveira quer voltar em 2008

A partida entre Botafogo e Figueirense, realizada no dia 23 de maio, valendo vaga para a final da Copa do Brasil, no Maracanã, não sai da cabeça da auxiliar de arbitragem Ana Paula Oliveira. Não pela polêmica em torno dos dois gols que ela anulou do time carioca, eliminado pelo alvinegro catarinense, mas sim pela sua atuação, classificada por ela como "sem erros".

Neste domingo, quando as duas equipes voltam a se enfrentar, Ana Paula não estará no Engenhão nem em nenhum outro estádio da rodada. Considerada uma das revelações da arbitragem brasileira nos últimos anos, Ana Paula, 29 anos, não conseguiu mais espaço nas escalas desde aquele confronto no Rio.

A derrota e a eliminação do Botafogo provocara a ira de dirigentes e torcedores cariocas, sobretudo do então vice-presidente de futebol, Carlos Augusto Montenegro. O cartola responsabilizou-a pela eliminação. Coincidência ou não, o fato é que Ana Paula sumiu das escalas. Pior: foi "punida" pela Federação Paulista de Futebol (FPF) com a escalação para a Quarta Divisão do Estadual.

Para agravar a situação, ela perdeu, este mês, o escudo da Fifa. Ana Paula recupera-se de lesão por estresse nas duas fíbulas e, mesmo assim, foi escalada para os exames de avaliação física da Comissão de Arbitragem da CBF.

Enquanto o ano não vira, Ana cursa o quarto ano de jornalismo e participa de eventos. Nesta semana, será árbitra numa partida promocional no Desafio Sagatiba, durante o Banco Cruzeiro do Sul Challenge, que está acontecendo no Club Med, em Itaparica, Bahia. Apesar da lesão, diz que tem condições físicas para atuar e disposição de sobra para voltar a aparecer nas escalas da CBF. No Maracanã, no Engenhão ou em qualquer outro estádio brasileiro.

Chuva causa prejuízo na região sul da Bahia

As chuvas que caem no sul e extremo sul da Bahia têm causado prejuízos para moradores da periferia e motoristas. Em Itabuna, as ruas, que já estavam em péssimas condições antes das chuvas, estão intransitáveis.

Os corredores de ônibus para bairros como Maria Pinheiro, Santa Inês, Ferradas, Novo São Caetano e São Pedro estão entre os mais esburacados. Pela Avenida Bionor Rebouças os veículos menores trafegam com dificuldade.

Já no extremo sul do estado, em Eunápolis, a água do Rio Santa Cruz arrastou duas pontes e deixou moradores do povoado de Gabiarra ilhados. A água do rio também inundou dezenas de casas na periferia da cidade.

Método "Mãe Canguru" é implantado no Hospital do Oeste

Contato pele a pele entre o bebê prematuro e a mãe, pai ou outra pessoa, com a criança mantida sempre na posição vertical junto ao peito do escolhido: assim funciona o Mãe Canguru, método que traduz com precisão o conceito da palavra “humanização”. A técnica, que ajuda a reduzir os índices de mortalidade especialmente em bebês prematuros e também a diminuir os custos hospitalares com partos desse tipo, foi adicionada à rotina da maternidade do Hospital do Oeste no início de novembro.

De janeiro a outubro de 2007, mais de mil crianças nasceram no Hospital do Oeste. Quase 20% dos bebês (cerca de 200) eram prematuros e precisaram dos cuidados da UTI Neonatal e Semi-intensiva do HO. Desde a implantação do Método Mãe Canguru, dez crianças já passaram pelo atendimento humanizado, contando com uma reabilitação mais rápida e segura.

Acompanhado por uma equipe multidisciplinar (pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e obstetras), o Mãe Canguru – assim chamado pela semelhança com a posição em que o bebê canguru é carregado pela mãe – estimula a produção de leite materno e ajuda no desenvolvimento físico e emocional do bebê. Sua adoção implica na redução do estresse e choro do recém-nascido, estabiliza o batimento cardíaco, a oxigenação e a temperatura do corpo do bebê, propicia a transferência de anticorpos maternos para a criança e, principalmente, auxilia no seu ganho de peso.

Feira de Santana leva 170 atletas à final dos Jogos Abertos do Interior

Cento e setenta atletas feirenses participarão da fase final dos Jogos Abertos do Interior. A competição acontece de 6 a 12 de dezembro, em Vitória da Conquista. Eles disputarão medalhas em nove modalidades.

A Prefeitura de Feira de Santana ofereceu todo apoio necessário, dentro das suas possibilidades, à participação da equipe nos jogos. Também vão participar desta fase Lauro de Freitas, Senhor do Bonfim, Irecê, Porto Seguro, Cachoeira, Ilhéus, Juazeiro, Jequié, Alagoinhas, Lençóis, mais a cidade anfitriã.

Os feirenses participarão dos torneios de futsal, vôlei, handebol, basquete – nas categorias masculina e feminina, mais no judô, atletismo, tênis de mesa, natação e xadrez. As equipes estão treinando intensivamente há alguns meses.

“Conversamos sobre o planejamento da viagem, bem como nos foi apresentado os resultados dos treinamentos das nossas equipes”, afirmou o secretário, que estava acompanhado pelo chefe de Gabinete, Adilson Guimarães, e pelo diretor do Departamento de Esportes, Almir Pinto.

O secretário diz que Feira sempre se mostrou muito competitiva nos Jogos Abertos do Interior. “Acredito que mais uma vez os feirenses mostrarão todo seu potencial esportivo, tanto coletivo como individualmente”. Ele salienta que o peso da tradição vai contar.

A delegação feirense, que será chefiada por Adilson Guimarães, vai viajar rumo ao sudoeste na manhã no dia 5 – viajarão em quatro ônibus. A cerimônia de abertura dos jogos está marcada para a noite do dia 6 – mas as disputas pelas medalhas começam nas primeiras horas da manhã.

Serão coordenadores da delegação Maurício Carvalho, Almir Pinto e Valter Lima. “Esperamos trazer muitas medalhas”, diz o secretário. “Isto com base na história de Feira de Santana nesta competição, onde temos uma larga tradição em conquistas e pódios”.

Comissão da Câmara defende que jovem presa em cela com homens receba pensão

A comissão externa criada pela Câmara para acompanhar as investigações sobre o caso da adolescente de 15 anos que ficou presa com cerca de 20 homens pediu ao governo do Pará que a jovem receba pensão especial e indenização por perdas e danos morais e materiais.

O ofício com o pedido foi encaminhado à governadora do estado, Ana Júlia Carepa. “Entrei com ofício à governadora retratando a responsabilidade do governo e pedindo que ela seja beneficiada”, afirma o deputado Zenaldo Coutinho (PSDB-PA), que está no Pará investigando o caso.

Ainda não há previsão de quando o relatório final da comissão será fechado. “Temos a necessidade de ouvir mais algumas pessoas”, diz o deputado. Ele permanece no Pará até terça-feira (4) pela manhã, quando retorna à Brasília.

A comissão já colheu depoimentos de representantes do Ministério Público, de secretarias do estado, do Conselho Tutelar, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de organizações sociais e movimentos de mulheres e da governadora do Pará.

“Temos uma gama de depoimentos que vão na direção, não só do caso da menina, mas um diagnóstico da situação carcerária”. A garota teria sofrido abusos sexuais diariamente na prisão, conforme denúncia do Conselho Tutelar de Abaetetuba (PA).
Segundo o deputado, no decorrer das investigações, surgiram outras denúncias de crianças e adolescentes violentados no sistema carcerário do estado. Um menino com deficiência mental teria sido violentado em prisão no município de São Miguel pelos demais presos.
“Passa a ser um quadro muito dramático da situação carcerária”, destaca Zenaldo Coutinho. Depois da divulgação do caso da jovem de 15 anos, outras mulheres que estavam em celas com homens estão sendo transferidas para o Centro de Recuperação Feminina da região metropolitana do Pará.
A assessoria de imprensa da governadora do Pará informou que Ana Júlia Carepa não vai mais falar sobre o caso. De acordo com a assessoria, o estado já tomou as providências cabíveis para garantir todos os direitos da adolescente, como proteção.

São Francisco do Conde perde invencibilidade em derrota para o Botucatu

A equipe do São Francisco do Conde foi derrotada por 2x0 pelo Botucatu na tarde deste sábado, 1º, pela Copa do Brasil de Futebol Feminino. Esta foi a primeira derrota da equipe baiana, que disputa a quarta fase da competição. A partida foi realizada no estádio Boca do Jacaré, em Taguatinga (Distrito Federal).

Com a derrota, o São Francisco segue com três pontos nesta quarta fase da competição, já que havia vencido o São José por 3x1, na estréia, na última quinta-feira. O Botucatu lidera o grupo com seis pontos.

Nesta etapa da Copa do Brasil, oito clubes estão divididos em dois grupos de quatro equipes. Na chave do São Francisco estão São José, Tiradentes, além do próprio Botucatu. Os dois melhores de cada grupo disputarão as semifinais, de onde sairão os dos clubes que farão a decisão no dia 08 de dezembro.

O próximo desafio do São Francisco será na próxima terça-feira, às 19h, contra o Tiradentes. A partida acontece no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Luta contra a aids une políticos e religiosos no Cristo Redentor

Um ato inédito para comemorar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids no Brasil, no qual o Cristo Redentor recebeu um gigantesco laço vermelho - símbolo mundial do combate à doença -, uniu neste sábado, 1º, no Rio de Janeiro dirigentes políticos rivais e líderes de diferentes religiões.

Um laço vermelho de oito metros foi cruzado na base da estátua, que fica no topo do Morro do Corcovado. O ato solidário aos pés do monumento mais emblemático do Rio de Janeiro foi o principal evento entre os diversos organizados por todo o Brasil em homenagem ao dia, e contou com a presença do ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Também estiveram presentes na cerimônia o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Eusébio Scheid, e o deputado federal Chico D'Angelo (PT-RJ), presidente da Frente Parlamentar de Luta Contra a Aids. Além de líderes políticos de diferentes correntes, entre governistas e opositores, também prestigiaram o evento líderes das comunidades evangélica, judia, muçulmana e afro-brasileira, assim como dirigentes indígenas. Os líderes religiosos ofereceram uma bênção conjunta no final do ato.

O ato também no Cristo portadores do vírus da aids que contraíram a doença quando eram menores de idade e líderes de grupos de defesa dos homossexuais. Apesar de as políticas públicas de distribuição gratuita dos remédios contra a aids e de as campanhas de prevenção, que incluem a distribuição anual de milhões de preservativos, serem consideradas modelos mundiais, o Brasil continua sendo um dos países mais afetados pela doença no mundo, tendo 600 mil infectados.

O ato no Corcovado contou com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apesar das constantes críticas dos hierarcas católicos às campanhas oficiais que promovem o uso de preservativos. Entretanto, a Igreja Católica apóia o Ministério da Saúde em programas para atender aos doentes de aids e na defesa de seus direitos.

Além do Cristo Redentor, enormes laços vermelhos também decoraram hoje os Arcos de Lapa, outro importante monumento turístico do Rio de Janeiro, e o Obelisco do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, um dos principais monumentos da cidade.

Os atos comemorativos, que se estenderam por várias cidades brasileiras, contaram com as tradicionais campanhas de informação e de distribuição em massa de preservativos. O Governo pretende distribuir oito milhões de unidades em todo o país.

A campanha se estendeu inclusive aos Jogos dos Povos Indígenas, uma olimpíada que começou há uma semana na cidade de Recife e reúne centenas de atletas indígenas de diferentes etnias do país.

O evento esportivo indígena foi invadido por voluntários que distribuíram folhetos informativos em diferentes línguas indígenas sobre os riscos da aids e dois mil preservativos. Segundo números do Ministério da Saúde, foram registrados até o ano passado 191 casos de aids entre índios no Brasil.

Beatificação é cerimônia inédita em Salvador

Salvador ganhou status de diocese, estrutura administrativa que reúne um grupo de comunidades chamadas paróquias, em 1551. Em 1676, obteve o título de arquidiocese, que mantém até hoje. Apesar da antiguidade como sede da administração oficial católica, a capital da Bahia vai viver um momento inédito hoje: será palco de uma beatificação, no caso, a da Irmã Lindalva Justo de Oliveira.
Membro da congregação Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, a religiosa foi assassinada no dia 9 de abril de 1993. Ela foi morta por um homem que estava passando dias no Abrigo Dom Pedro II, em Salvador, e que confessou nutrir uma paixão pela religiosa.

Irmã Lindalva recebeu 44 facadas numa Sexta-feira da Paixão. Sua morte foi cercada de simbolismos: havia chegado da Via Sacra – a caminhada penitencial feita durante a Quaresma como preparação para celebrar a Páscoa, maior festa da Igreja – e o número de ferimentos é o mesmo que a tradição da Igreja atribui aos que Jesus recebeu. Isso somando-se às chagas causadas pela crucificação e as marcas deixadas pelas torturas anteriores à sua morte.

Em 2000, foi aberto o processo de canonização da religiosa, e, no dia 16 de dezembro de 2006, o papa Bento XVI assinou o decreto da sua beatificação. A partir de agora, Irmã Lindalva ficará a um passo de ser considerada santa da Igreja e, então, um modelo de virtude para os católicos do mundo inteiro.

Como beata, Irmã Lindalva, inserida na categoria dos mártires – os que morrem defendendo princípios da sua fé –, já terá um culto local. O dia da celebração da sua memória na liturgia católica será 7 de janeiro, data do seu batismo.

Em processos para mártires, não há exigência para comprovação de milagre antes da beatificação, diferente da categoria dos confessores de fé, na qual está incluído o processo de Irmã Dulce. Já para a canonização, é necessário que ele aconteça após o candidato ter sido declarado beato.

“Mas o milagre passa a valer a partir da data de publicação do decreto”, explica o padre Antônio Ademilton de Santa Bárbara, que, ao lado do padre Lázaro Muniz, está coordenando a liturgia da cerimônia de beatificação.

Nem todos os beatos se tornam santos. “É o caso do beato Anchieta”, diz padre Lázaro Muniz. Isto acontece porque alguns processos não avançam após esta etapa, mas o de Irmã Lindalva tem tudo para ir até o fim. Um possível milagre atribuído à sua intercessão está sendo analisado e o seu processo andou rápido. Ele foi aberto em 17 de janeiro de 2000, na Arquidiocese de Salvador. Em 26 de julho de 2002 foi publicada a Positio, que é uma espécie de biografia com o relato das virtudes do candidato a santo.

Comissão – Todo o processo é acompanhado por uma comissão de teólogos do Vaticano. Em 16 de dezembro do ano passado, o decreto sobre a beatificação foi publicado. “O processo é demorado, pois há todo um cuidado da Igreja, afinal ela está escolhendo pessoas que serão consideradas exemplos”, completa padre Ademilton.

Missa homenageia vítimas da Fonte Nova

Uma missa realizada na Catedral Basílica, Centro Histórico de Salvador, prestou homenagens às sete vítimas da tragédia no estádio da Fonte Nova na noite deste sábado, 1º.

Participaram da missa o governador da Bahia, Jaques Wagner, a primeira-dama Fátima Mendonça e o superintendente de Desportos do Estado da Bahia Raimundo Nonato, o Bobô, além de familiares das vítimas e membros de torcidas organizadas do Bahia.

Neste domingo, 2, fará uma semana que de parte da arquibancada da Fonte Nova desabou na partida entre Bahia e Vila Nova, que garantiu o acesso da equipe baiana à Série B.

Na sexta passada, foi divulgado um laudo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea) apontando a falta de manutenção como a principal causa do acidente.

Cardozo diz que é natural PT não ter favorito hoje para eleição presidencial de 2010

O deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), candidato à presidência do PT pela chapa Mensagem ao Partido, disse que é natural que o partido ainda não tenha um favorito para a corrida presidencial de 2010. Pesquisa Datafolha, divulgada na edição deste domingo da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL) diz que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB) é o favorito para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.

"Nós disputamos todas as eleições até hoje com o presidente Lula. Acho natural que não tenhamos um nome, mas vários nomes que podem ser discutidos ao longo desse processo. Ainda estamos a quase três anos do processo eleitoral. Quando o PT construir a sua candidatura, estará em condição de disputar o primeiro lugar e a sucessão da Presidência da República, disse Cardozo hoje em Heliópolis.

Apesar de apoiar o governo de coalizão, Cardozo defende que o PT tenha candidato próprio nas eleições de 2010. "Acho errado o PT apoiar uma candidatura sem colocar o seu nome. Acho que o PT deve construir uma candidatura respeitando o direito de outros partidos também colocarem seus nomes."

Questionado sobre o resultado da pesquisa Datafolha, que mostra que 65% rejeitam a possibilidade de terceiro mandato para o presidente Lula, Cardozo afirmou que o assunto não está em discussão no partido. "Não podemos mais discutir casuísticamente mudanças da política brasileira."

Eleições internas do PT
Segundo ele, a disputa pela presidência está "apertada" e deve ser decidida em segundo turno. "Poucos votos vão decidir o segundo turno."

Cardozo disse acreditar que Ricardo Berzoini, atual presidente do PT, já tem lugar garantido no segundo turno. Para Cardozo, a disputa sobre quem vai para a segunda fase do pleito com Berzoini está entre ele e Jilmar Tatto, da corrente Partido é Pra Lutar.

Ele não quis comentar hoje se aceitaria apoiar um outro candidato se não passar para o segundo turno. "Vamos fazer reunião amanhã para decidir [essa possibilidade]. Não temos posição fechada nem tendência para apoio."

Questionado sobre as diferenças entre sua proposta de gestão e a dos demais, Cardozo afirmou que ele imprimiria uma administração mais democrática. "Hoje, no PT algumas pessoas decidem toda a política partidária. Minha gestão seria mais democrática."

Se eleito, segundo ele, sua primeira medida como presidente do PT seria priorizar o código de ética do partido. "Não queremos um presidente voltado para a hegemonia de uma corrente. De imediato, me preocuparia com o código de ética do PT [aprovado no congresso], que vai orientar toda a conduta da militância."

Governo e empresas compartilham euforia pela Copa-2014

O Pan é passado. A Copa de 2014 é vista como a chance de o Brasil mostrar que é capaz de deixar um legado em infra-estrutura e se redimir dos erros cometidos neste ano no Rio.

Esse foi o discurso eufórico adotado tanto pelo governo quanto pela iniciativa privada no Enaenco (Encontro Nacional de Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultivas), cujo principal foco era discutir a infra-estrutura da Copa, na última semana, em São Paulo.

Diante de uma platéia repleta de empreiteiros, Marta Suplicy, ministra do Turismo, sugeriu que o Mundial será a alavanca para o crescimento do país nos próximos sete anos.

"Segundo especialistas que consultamos, uma Copa promove 50 anos de desenvolvimento no país. Nós não podemos perder essa oportunidade", disse Marta, adotando sem pudor o desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek.

A crença de que haverá um boom de investimento privado no setor de infra-estrutura, negligenciado no Rio, é compartilhada por representantes da indústria de base. Empresários do setor, cujos empreendimentos foram beneficiados pela criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), crêem que a Copa dará um impulso ainda maior ao país.

"Eu diria que a Copa corresponde a 10 PACs. A oportunidade que a Copa dá ao Brasil para crescer é muito superior ao PAC", afirmou Paulo Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

"Já há, inclusive, investidores externos que têm a intenção de aplicar dinheiro aqui", completou, sem citar quais seriam essas empresas.

Segundo dados do Ministério do Esporte, na Copa do Mundo da Alemanha, a maior parte dos investimentos foi feita em estradas e infra-estrutura. Na África do Sul, o gasto com infra-estrutura será três vezes maior do que a realizada em estádios.

"Metade dos investimentos feitos na Alemanha foram de origem privada. Acho que, se o Brasil atingir essa proporção, já está ótimo. Não creio que o investimento privado seja maior do que 50%", calculou, de modo otimista, Ralph Terra, vice-presidente da Associação Brasileira de Infra-estrutura e das Indústrias de Base, que têm 160 empresas associadas, responsáveis por 15% do PIB nacional.

Segundo Terra, os principais setores nos quais as empresas querem investir são transporte (por meio de parcerias público-privadas) e energia (por concessão pública).

Em referência ao PAC, o ministro do Esporte, Orlando Silva Jr., citou orientações dadas a ele pessoalmente por Lula. "O presidente Lula pediu uma radiografia do projeto de cada cidade para cruzar essas informações com o estabelecido no PAC e encontrar uma zona de intersecção larga", argumentou Silva Jr., ao mencionar portos, aeroportos e rodovias.

Porém há opiniões divergentes sobre essa questão. "Nós pensamos na Copa em 12 cidades, mas a maioria não é contemplada pelo PAC, cujos projetos estão concentrados em grandes centros, como Rio e São Paulo", diz Terra.

Seleção brasileira de vôlei é bicampeã da Copa do Mundo

A seleção brasileira masculina de vôlei é bicampeã da Copa do Mundo. A equipe venceu o Japão por 3 sets a 1 (parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/18), neste domingo, na última partida do torneio, e levou o título. Essa foi a décima vitória seguida na competição --o time só perdeu uma vez (na estréia contra os Estados Unidos).

No sábado, o Brasil já tinha assegurado vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, depois de derrotar a Rússia. As outras vagas ficaram com a própria Rússia, segunda colocada na Copa do Mundo, e Bulgária, que ficou em terceiro lugar.

Contra o Japão, a equipe nacional encontrou muitas dificuldades no começo do jogo. O Brasil perdeu o primeiro set, mas conseguiu se recuperar e virar a partida.

Depois do triunfo, Giba afirmou que a derrota para os Estados Unidos fez o time "acordar" na competição. "Temos de agradecer aos Estados Unidos que fizeram o nosso time acordar para conquistar a vaga nas Olimpíadas e ganhar a Copa do Mundo", disse Giba em entrevista à TV Globo.

Serra é favorito a 2010 e 3o mandato é rejeitado, diz pesquisa

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), é o favorito para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição de 2010, de acordo com pesquisa Datafolha. Os possíveis candidatos petistas ficaram na faixa de um dígito das intenções de voto.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB), ex-ministro de Lula, aparece com chances, superando o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), nos cenários em que os dois potenciais candidatos são colados lado a lado. Serra e Aécio travam disputa dentro do PSDB para a indicação à eleição que ocorre daqui a três anos.

Serra, que perdeu o pleito presidencial de 2002 para Lula, recebeu entre 37 e 38 por cento das intenções de voto na pesquisa divulgada na edição de domingo do jornal Folha de S. Paulo.

No cenário em que os candidatos são Serra, Ciro, a ex-candidata à Presidência Heloísa Helena (PSOL), a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), e o ministro da Defesa, Nelson Jobim (PMDB), o tucano surge na frente com 37 por cento das intenções de voto. Ciro fica em segundo, com 18 por cento, e aparecem na sequência Heloísa Helena (13 por cento), Marta (6 por cento) e Jobim (2 por cento).

Na mesma situação, mas com Aécio no lugar de Serra, Ciro teria 27 por cento, Heloísa Helena, 18 por cento, o governador mineiro 15 por cento, Marta ficariam com 9 por cento e Jobim teria 3 por cento.

A pesquisa do Datafolha indica ainda que 50 por cento da população aprova o governo Lula, dois pontos percentuais acima do levantamento anterior, feito em agosto. Para 35 por cento, o governo é considerado regular. Ruim ou péssimo foi a avaliação para 14 por cento dos entrevistados. O combate à fome e à miséria é o ponto alto da gestão Lula e o setor pior avaliado é o da saúde.

O direito a um terceiro mandato para o presidente Lula também foi abordado na pesquisa. Um total de 65 por cento rejeitou essa possibilidade, a partir de uma pergunta sobre se os brasileiros concordariam com uma mudança na lei para que Lula volte a concorrer em 2010. Mas 31 por cento concordam com o mecanismo, que vem sendo negado publicamente pelo presidente.

A sondagem foi realizada entre 26 e 29 de novembro com 11.741 pessoas em 390 municípios de 25 unidades da federação. A margem de erro é de dois percentuais.

Morre sétima vítima do acidente na BR-277, no Paraná

Uma mulher identificada como Josiane Aparecida Carvalho Hinz, 37, morreu neste sábado no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, em Cascavel (PR). De acordo com o hospital, ela é a sétima pessoa morta devido ao acidente envolvendo um ônibus e um carro que ocorreu pela manhã, na altura do km 565 da BR-277.

O acidente em Cascavel, oeste do Paraná, fez sua sétima vítima neste sábado. Josiane Aparecida Carvalho Hinz, 37, morreu no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, na mesma cidade do acidente.

O acidente
Um veículo de passeio perdeu o controle e atingiu um ônibus que vinha no sentido contrário na altura do quilômetro 565 da Rodovia BR-277, em Cascavel, Paraná.

Segundos após a colisão, os veículos pegaram fogo e, no momento, seis vítimas morreram carbonizadas. Algumas vítimas conseguiram escapar do ônibus quebrando os vidros.

Kaká ratifica prêmio e é o quarto brasileiro a vencer a Bola de Ouro

O brasileiro Kaká foi escolhido neste domingo, oficialmente, como o melhor jogador do mundo de 2007 pela revista France Football. A Bola de Ouro, premiação tradicional da publicação, já havia colocado três brasileiros neste status: Ronaldo (em 1997 e 2002), Ronaldinho Gaúcho (em 2005) e Rivaldo (em 1999).

Este ano, o prêmio teve uma inovação desde sua criação em 1956. Pela primeira vez, jogadores de todo o mundo, e não só na Europa, puderam participar do pleito. Kaká concorreu contra 50 atletas espalhados por quase todos os continentes. Entre os concorrentes do meia estavam os brasileiros Rogério Ceni (São Paulo), Diego (Werder Bremen), Daniel Alves (Sevilla), Robinho (Real Madrid) e Ronaldinho Gaúcho (Barcelona).

Na festa deste domingo, o jogador do Milan, de 25 anos, recebeu o troféu com 444 pontos, indicados por 96 jornalistas. Cristiano Ronaldo, do Manchester United, foi o segundo (277 pontos) e Lionel Messi, do Barcelona, ficou em terceiro (255). Os três são os pré-indicados pela Fifa ao prêmio de melhor do mundo também.

A premiação da revista francesa é organizada com cinco votos de cada jornalista. Eles, hierarquicamente, indicam os seus cinco escolhidos. O primeiro na lista de cada profissional ganhava cinco pontos, o segundo, 4, o terceiro, 3, o quarto, 2, e o quinto, um.

"Esta Bola de Ouro é uma recompensa por um ano especial para mim. Quero agradecer a Deus, a meus pais e todos os meus companheiros de equipe, tanto do Milan, quanto da seleção brasileira", afirmou Kaká ao receber o troféu.

A artilharia, o prêmio de melhor jogador e a conquista da Liga dos Campeões pesaram para a escolha do jogador do Milan para a premiação deste domingo. Kaká e mais nove encabeçaram a lista dos 10 melhores. Entre estes, o ex-são-paulino bateu Robinho, Van Nistelrooy, Fábregas, Totti, Pirlo, Drogba e Ibrahimovic.

Robinho acabou em nono na votação, com 24 pontos. Pirlo foi o quinto (41). O sexto foi Van Nistelrooy (39), o sétimo Ibrahimovic (31), o oitavo Fábregas (27), e Totti terminou em décimo com 20 pontos.

A Bola de Ouro acontece sempre antes do anúncio do melhor jogador do mundo da Fifa, que será entregue em dezembro. Muitas vezes o ganhador do prêmio da France Football acaba levando também o troféu da Fifa. Foi assim ano passado com o zagueiro Fabio Cannavaro em 2006.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado