sábado, 24 de novembro de 2007

Crise do gás pode afetar economia de cidade administrada pelo PPS

O racionamento de gás natural para as distribuidoras dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro pode afetar o setor cerâmico de Cordeirópolis e também de Santa Gertrudes, desestruturando a economia das duas cidades.

Os municípios respondem por aproximadamente 65% da produção paulista de pisos e revestimentos cerâmicos e seus fornos são movidos 24 horas por dia pelo produto, o que pode gerar vários prejuízos.

Segundo o prefeito de Cordeirópolis, Carlos Cézar Tamiazo (PPS), caso não seja tomada nenhuma providência muitas pessoas serão prejudicadas, pois esse segmento movimenta boa parte da economia da cidade. “O pólo cerâmico tinha como meta o aumento de produção, para isso investiram em maquinário e agora precisam produzir para quitar suas dívidas. A instabilidade preocupa não só os empresários, como a própria população que trabalha nessas empresas e demais setores da cidade, que dependem dessa economia. Sem falar na receita do município, que também pode sofrer reduções”, declarou.

Os mesmos problemas afetam Santa Gertrudes e, pensando nesses danos, uma reunião foi realizada com Tamiazo, o prefeito de Santa Gertrudes Valtimir Ribeirão (PMDB), juntamente com os empresários do setor e a secretária estadual de Minas e Energia Dilma Seli Pena.

Na ocasião, Dilma solicitou um levantamento dos novos investimentos, produção e quantidade de empregos que serão gerados para serem levados ao secretário estadual de Desenvolvimento e vice-governador, Alberto Goldman (PSDB). O encontro, realizado no dia 19, contou com a participação dos deputados Arnaldo Jardim (PPS/SP) e David Zaia (PPS).

Eles falaram sobre os possíveis transtornos da crise, que poderá desestruturar a economia local. “A indústria de cerâmica emprega mais de 200 mil trabalhadores e a distribuidora Comgás advertiu as empresas que não há gás disponível para aumentar sua produção”, destaca Jardim. “Tornamo-nos reféns do gás boliviano”. “O mais grave é que, além de ter ameaçado o atual nível de produção, muitas dessas indústrias se preparavam para se expandir, principalmente por conta do nosso mercado interno, que está crescendo”, falou Zaia.

A Comissão de Minas e Energia da Câmara deve questionar a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, sobre a estratégia e plano de negócios para a área de gás e energia. Essa cobrança está agendada para a próxima quarta-feira, dia 28.

Polícia Civil de Itamaraju prende assaltante de ônibus da Brasileiro e Viação Botelho

Uma equipe comandada pelo detetive Rocha Junior e coordenada pelo delegado Júlio César Telles, prendeu na tarde desta sexta-feira, 23, na rodovia BR-101, proximidades do distrito de Montinho – município de Itabela – Adeilton da Silva Novais, 18 anos de idade, natural de Iguaí-Ba., com residência ignorada, que confessou ter participado de pelo menos dois assaltos a ônibus nos últimos dias em Itamaraju.

Ele disse durante o seu depoimento à polícia que participou dos assaltos ocorridos nos últimos dias 14 e 19 deste mês de novembro, sendo o primeiro contra um ônibus da Brasileiro, nas imediações da Fazenda Café Norte, e depois contra a Viação Botelho, num carro que fazia linha do distrito de Campo Alegre ao centro de Itamaraju.

De acordo com informações colhidas pela Polícia Civil, nos dois assaltos ainda teria participado um outro elemento de pré-nome Jakson. A namorada desse Jakson encontra-se detida no Complexo Policial de Itamaraju, depois de ter sido espancada pelo mesmo durante um desentendimento.

Segundo o delegado Júlio César Telles, as investigações e buscas continuam, pois o próximo objetivo da Polícia Civil é a prisão desse elemento de pré-nome Jakson, que está foragido.

Nos dois assaltos ocorridos contra os ônibus da Brasileiro e Viação Botelho, além dos valores roubados dos cobradores das empresas, os assaltantes ainda levaram dinheiro e pertences pessoais dos passageiros.

Polícia Civil de Mucuri prende pai que matou o próprio filho em Itabatã

A Polícia Civil de Mucuri, comandada pelo delegado Kleber Gonçalves, prendeu nesta sexta-feira (23/10), no distrito de Cruzelândia, interior do município, Antonio José Vitoriano, de 59 anos de idade, que no dia anterior assassinou o próprio filho a golpes de pau e panela de pressão.

O crime ocorreu nesta última quinta-feira, 22, no distrito de Itabatã, quando o pai Antonio José Vitorino, teria tentado proteger a nora de agressões que sofria. Durante a briga, o pai se apossou de um pedaço de pau e golpeou o filho várias vezes na cabeça. Ele também teria usado uma panela de pressão para terminar de eliminar o próprio filho.

A vitima fatal foi Antonio Marcos Vitorino, que de acordo com testemunhas recebeu vários golpes de pau e panela de pressão na cabeça. Ele ainda chegou a ser socorrido com vida, mas morreu antes mesmo que chegasse ao Hospital José, no mesmo distrito de Itabatã.

Logo após que foi informado sobre o ocorrido, o delegado Kleber Gonçalves designou os policiais Diogo e Nardelio, que nesta sexta-feira, 23, conseguiram prender o assassino, próximo ao distrito de Cruzelândia, escondido numa propriedade rural.

Assim que chegou preso na Delegacia da Polícia Civil de Mucuri, o assassino foi autuado em fragrante delito por assassinar o seu próprio filho.

Antonio José Vitoriano, 59 anos, permanecerá preso em Mucuri à disposição da justiça local.

Estado quer prevenir e punir incêndios criminosos para evitar queimadas

A chuva que começou a cair ontem (22) na Chapada Diamantina reduziu significativamente os focos de incêndio na região. O fogo persiste no Vale do Patí, no município de Andaraí, na Serra de Santana, em Piatã e no Machobombo, em Lençóis.

O governador em exercício, Edmundo Pereira fez hoje (23) um sobrevôo na região e visitou o comando do Corpo de Bombeiros, em Lençóis. O governador afirmou que o Estado vai iniciar um trabalho de conscientização, prevenção e punição aos incêndios criminosos para que no próximo ano as queimadas sejam evitadas.

“Nós vamos estruturar melhor ainda o combate às queimadas. Este ano já fizemos uma ação diferenciada com o emprego de aeronaves. O combate aos incêndios foi um esforço do governo em parceria com o Corpo de Bombeiros e brigadistas. Mais importante ainda é evitá-las e também vamos trabalhar com isso”, afirmou.

Também visitaram a região o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Walmir Assunção, a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon e do chefe da Casa Militar, coronel Expedito. “O fundamental aqui foi o trabalho conjunto de diversas secretarias. A partir de agora vamos realizar uma ação preventiva para evitar esses incêndios criminosos”, afirmou o secretario Walmir Assunção.

A Coordenação de Defesa Civil (Coordec), órgão ligado à Sedes, foi responsável pela aquisição de todo o material enviados aos bombeiros e brigadistas. O trabalho de combate ao fogo foi capitaneado pela Coordec, em parceria com a Casa Militar, Casa Civil e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A Casa Militar do Governador e a Casa Civil enviaram para Lençóis, sede da Operação Chapada, duas aeronaves de combate a incêndio, duas vans para transportar os brigadistas e duas picapes. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) enviou um helicóptero para o local.

A operação recebeu o reforço de mais um avião contratado pelo Centro de Recursos Ambientais (CRA). Com ele, o número de aeronaves chega a três, sendo que no auge da operação havia três aviões e dois helicópteros. “As aeronaves foram fundamentais para o combate ao fogo. Cada uma delas tem capacidade de apagar o fogo em uma área de 300 metros”, disse o comandante da Operação de Bombeiros Militares do interior, coronel Djalma Duarte.

Além do trabalho da PM e Corpo de Bombeiro o combate ao fogo conta com a ajuda de 120 brigadistas, voluntários que contam com apoio logístico do Governo do Estado que também está fornecendo auxílio alimentação às famílias que estão ajudando a debelar o fogo. “O trabalho dos brigadistas é fundamental. Eles estão na linha de frente do combate ao fogo”, afirmou coronel Duarte.

Os brigadistas também estão preocupados com a conscientização da população para que não usem fogo para fazer pastagem, não queimem o lixo e nem façam fogueiras na região. “Grande parte dos incêndios são causados pelo fogo que os fazendeiros usam para fazer pasto, pelas fogueiras dos caçadores e também causados pelos piromaníacos que atacam na região”, contou Baggio.

A maioria dos brigadistas são guia turísticos e ex-garimpeiros. A Cordec enviou fardamento e material para os 200 brigadistas voluntários das 14 equipes existentes na Chapada Diamantina. Calça, camisetas, bonés, meias e jaquetas compõem a vestimenta. Além disso, foram enviados abafadores, machados, foices, facões e enxadas. Está em processo de aquisição 40 rádios portáteis.

“Nós fazemos o trabalho por terra, onde os bombeiros chegam depois de helicóptero. O trabalho é difícil e às vezes caminhamos até 15 quilômetros dentro da mata para chegar ao foco do incêndio”, contou o coordenador da Brigada de Lençóis, Erasmo Baggio.

Governo poderá sofrer derrota com racha do PR

Está em curso um "racha" na bancada do PR no Senado. A insatisfação vem na esteira da minirrebelião promovida nesta semana pelo PTB (leia mais), após divergências em relação à votação da CPMF.

Fontes ouvidas pelo Congresso em Foco revelaram que a intenção não seria romper totalmente com a base aliada, mas ter postura “independente” em relação às orientações do Planalto.

Segundo as informações obtidas pela reportagem, seria criado um novo grupo dentro do Parlamento, com adesão de partidos como PTB. A manobra poderia ajudar a melar os planos do governo em conseguir a aprovação da CPMF. Ou, no mínimo, aumentar o poder de barganha dos senadores do PR.

Ontem, o novo ministro das Reações Institucionais, José Múcio, disse que o recomeço da articulação pela aprovação da renovação da CPMF vai começar pelo PTB.

Ladrões roubam posto de gasolina no Costa Azul e saqueam clientes

Vários homens em dois veículos assaltaram o posto de gasolina no Costa Azul, saqueram todos os clientes e fugiram agora pela manhã. A polícia já encontou os carros no bairro de Arenoso, mas ainda não tem pista do assaltantes. As investigações estão sendo feitas para localizar e prender os bandidos.

Tiroteio entre policiais e traficantes deixa 1 morto no RJ

Um homem morreu hoje em um tiroteio entre policiais militares e traficantes no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. De acordo com o tenente-coronel Marcus Jardim, comandante do Batalhão de Olaria (16º BPM), uma operação foi deflagrada mais cedo para coibir o tráfico de drogas e prender dois traficantes com mandados de prisão expedidos.

Conhecidos como Da Lua e Mica, os dois procurados seriam promotores de bailes funk com venda e consumo de drogas e líderes importantes da quadrilha do traficante Antônio José de Souza Ferreira, o Tota, chefe do tráfico de drogas no Alemão. Os policiais foram recebidos a tiros e houve confronto.

Segundo Jardim, um traficante conhecido na Chatuba como Peixe foi morto em confronto com os policiais. Com ele, foram apreendidos dois carregadores de metralhadora. Até o final da manhã, não havia informações sobre outros feridos. Dois corpos teriam sido encontrados no Alemão durante a madrugada, mas o coronel não confirmou a informação. Ele afirmou que eventuais mortes na madrugada não têm ligação com a operação. O oficial disse que a polícia permaneceria hoje no local com carros blindados até encontrar os dois procurados.

Uma equipe de reportagem da "Rádio Globo", que transmitia um programa diretamente do Alemão, ficou no meio do fogo cruzado. O programa foi interrompido e os participantes tiveram de buscar abrigo. O apresentador Loureiro Neto foi obrigado a retornar ao estúdio da rádio, na zona sul, para retomar a transmissão por causa do intenso tiroteio.

Morro do Turano
No Morro do Turano, também na zona norte, policiais do Bope passaram toda a madrugada ocupando a comunidade. Os agentes permaneciam este sábado de manhã na favela, mas não houve registro de tiroteios ou baleados. Os policiais começaram a chegar ao Turano ainda na noite de ontem (23). Eles buscam no local os assassinos do cabo do Bope Adonai Cavalcanti Xavier. Ele foi baleado na última terça-feira na porta do prédio onde morava, na Tijuca, numa suposta tentativa de assalto. Desde o dia do assassinato, policiais do Bope fazem operações diárias em busca dos assassinos com o apoio do carro blindado da tropa, o Caveirão.

Curiosamente, o Turano é a mesma favela que é alvo da equipe do Bope liderada pelo fictício Capitão Nascimento, no filme "Tropa de Elite".

Explosão em ônibus deixa cinco mortos na Rússia

O ataque foi na república da Ossétia do Norte, próxima à Chechênia. A região do norte do Cáucaso é uma das mais turbulentas da Rússia.

O ônibus estava perto de um posto policial quando explodiu (veja foto do veículo). Entre os 19 mortos estava uma menina de 9 anos. Em 2004, a cidade de Beslan, na Ossétia do Norte, foi palco de um massacre em que morreram mais de 330 pessoas, metade delas crianças.

A matança aconteceu depois que um grupo de terroristas invadiu uma escola no primeiro dia de aula.

Jovem que ficou presa com 20 homens deixa o Pará

A jovem que foi colocada em cela com mais de 20 homens em Abaetetuba, no interior do Pará, saiu do estado na madrugada deste sábado (24). A transferência da garota ocorreu por medida de segurança. O destino não foi divulgado.

A operação foi coordenada pelo Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, um órgão criado em 2003 pelo Governo federal e ligado à Secretaria Especial de Defesa dos Direitos humanos da Presidência da República.

Como há divergências em relação à verdadeira idade da garota, ela foi submetida a exames para detectar a idade, mas segundo denúncia do Conselho Tutelar ela tem 15 anos.

Antes da transferência, ela ficou na superintendência da Polícia Rodoviária Federal, em Belém, acompanhada da família, de funcionários do Conselho Tutelar e da polícia.

Representantes de comissões do Ministério da Saúde devem visitar o Pará neste final de semana para fazer um levantamento sobre as condições de funcionamento e infraestrutura do sistema carcerário do estado.

Outros três casos de mulheres que ficaram em celas com homens foram descobertos em menos de uma semana no Pará.

Uruguaia é encontrada morta em mangue na BA

A Polícia Civil da Bahia encontrou na manhã deste sábado (24) o corpo de uma uruguaia de 29 anos enterrado em uma cova rasa de um mangue na região de Imbassahy, próximo à Praia do Forte, a cerca de 100 km de Salvador. Dois suspeitos de participação no crime foram presos e um terceiro, que teria cometido o assassinato, está foragido.

Segundo o titular da Delegacia de Proteção Ambiental da Praia do Forte, Marcos Laranjeira, a vítima foi estuprada e estrangulada após se recusar a manter relações sexuais com os supostos autores dos crimes.

O delegado disse que os suspeitos contaram, em depoimento, que a uruguaia foi atraída para a casa do autor do crime, que é traficante, com oferta de cocaína. "Lá, ele tentou manter relações com ela, que se recusou. Quando ela viu os outros dois na casa, entrou em pânico. Foi aí que ela foi estuprada pelos três e estrangulada.”

De acordo com Laranjeira, os suspeitos usaram a jangada de um pescador para levar o corpo da mulher, já de madrugada, para o fundo do manguezal. “Foram cometidos três crimes contra ela: estupro, homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.”

A uruguaia estava desaparecida desde o dia 4 de novembro, mas a polícia só foi oficialmente avisada no dia 9 de novembro. O titular informou que a polícia chegou aos dois suspeitos por meio de denúncias anônimas. “Ao serem abordados, eles confessaram ter participado do estupro e da ocultação do corpo, apontaram o local em que ela estava enterrada e o autor do estrangulamento.”

O delegado disse que o corpo da uruguaia foi encontrado às 7h deste sábado. Estava nu, na posição dorsal e em avançado estado de decomposição. Os pés e a cabeça foram decepados. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Salvador e o Consulado do Uruguai foi acionado para entrar em contato com a família em Montevidéu.

“Os bombeiros estão fazendo a draga para localizar a cabeça e fazer o reconhecimento da arcada dentária, mas a amiga que morava com ela já reconheceu o corpo por meio de uma tatuagem tribal que ela tinha acima das nádegas”, afirmou Laranjeira.

Ele disse que a uruguaia morava na Bahia desde março. Em julho, mudou-se para região de Imbassahy e dava aulas de teatro para comunidade carente da região em um projeto mantido por uma organização não-governamental.

Em 2009, 1º avião ecológico dará volta ao mundo

Uma volta ao globo em 2009 vai marcar a entrada no mercado do primeiro avião ecologicamente correto do mundo, fabricado pela empresa francesa Lisa Airplanes, situada em Savoie, no sudeste do país. A criação da aeronave, que será propulsionada pela energia de uma pilha de combustível de hidrogênio e alimentada por painéis fotovoltaicos instalados nas asas, foi a forma que dois engenheiros apaixonados pelo meio ambiente encontraram para cumprir a sua parte na preservação dos recursos naturais.

"Quisemos sensibilizar o grande público quanto à necessidade de agir em favor do meio ambiente, através da promoção de energias renováveis e da economia das energias convencionais, e incitar a indústria do transporte a se interessar mais por toda essa questão", explica Benoit Sennelart, um dos engenheiros responsáveis pelo projeto do Hy-Bird (Hy para hidrogênio e bird para pássaro), como o avião foi batizado.

A aeronave voará a 5 mil m de altitude e custará cerca de 4 milhões de euros (R$10,2 milhões) para ser produzida. O valor estimado para a futura comercialização ainda é mantido em sigilo pela empresa fabricante.

Na versão protótipo, o avião terá espaço para apenas uma pessoa, mas a equipe planeja dobrar o número de passageiros na versão comercial, a partir de 2012.

O Hy-Bird terá cerca de 20 m de comprimento e a fuselagem feita em fibra de carbono. Baterias de lítio ajudarão na decolagem e no pouso. As asas, que abrigarão os painéis absorventes da energia solar, terão largura de 1 metro.

A velocidade deve variar entre 150 km/h e 300 km/h - baixa, em comparação a um avião convencional. "Mas por outro lado o Hy-Bird não emitirá gases poluentes, uma vez que fontes de energia para movimentá-lo são solar e a base do hidrogênio."

"É o primeiro avião 100% limpo já produzido. E ele ainda vai fazer muito menos barulho, já que o motor elétrico que o ajuda a voar é muito mais silencioso que os motores térmicos", garante Sennelart.

Na volta ao mundo planejada para a inauguração do avião, haverá paradas a cada 3 mil km voados, num total de 15 escalas. Em cada uma delas, serão promovidas palestras sobre a preservação do meio ambiente e um piloto local será convidado a prosseguir a aventura até o próximo destino. A América do Sul não está no trajeto.

"Trata-se de um desafio tecnológico, sem dúvida, mas acima de tudo é um desafio humano. Nosso objetivo é de mostrar essa nova possibilidade de aproveitamento dos recursos ao maior número de pessoas e sobretudo ao maior número de culturas diferentes", diz o engenheiro.

O Instituto Nacional de Energia Solar da França e a Delegacia de Energia Atômica do país são parceiros do projeto, que começou a ser desenvolvido em 2006.

Empresas investigadas pela PF atuam em Feira

Empresas investigadas por envolvimento em esquema fraudulento de licitação nos serviços de limpeza, segurança e conservação na Bahia, terceirizam serviços para alguns órgãos de Feira de Santana. Estas empresas estão sob investigação da Polícia Federal. O caso já provocou a prisão do presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Antônio Honorato, acusado de ter usado de sua influência na liberação de recursos para empresas relacionadas a ações fraudulentas.

A FOLHA DO ESTADO descobriu que algumas dessa empresas prestam serviços em Feira de Santana. Na parte de segurança e vigilância, o Banco do Brasil e a Direc trabalham com a Segurança e Vigilância da Bahia, a Seviba.

Um segurança que presta serviço ao BB, disse que cerca de 30 vigilantes, só no Banco do Brasil, prestam serviço para a Sivab. Ele revelou que a maioria anda insatisfeita com os atrasos de salários e o descumprimento de leis trabalhistas. "Essas ingerências muitas vezes acontecem de empresas que fazem coisa errada mesmo", alfinetou.

Pertencente ao mesmo grupo, a AQMAV presta serviço de serviços gerais na Universidade Estadual de Feira de Santana. De acordo com uma atendente, a empresa venceu a licitação na Uefs em outubro de 2005 e hoje tem na universidade cerca de 234 funcionários divididos entre porteiros, jardineiros e faxineiros.

Também integrando o mesmo grupo da AQMAV e a Sivab, a Ascop cuida da segurança do Hospital Colônia Lopes Rodrigues. Conforme um auxiliar administrativo do hospital, não tem se saber se há fraude ou não nas licitações entre as empresas deste grupo e os órgãos, pois todo o processo é feito diretamente entre o grupo e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). "Mas sei que os funcionários deles reclamam de fardamentos velhos, atrasos de salário e falta de vale transporte. Se cometem essas falhas administrativas não duvido que se metam com fraudes em licitações também", opinou.

No Hospital Geral Clériston Andrade, a empresa Ascob, que faz segurança, também está entre as empresas investigadas pela Polícia Federal. São serviços que vêm de governos passados e foram mantidos.

Jovem assassinado a tiros dentro de escola

Policiais do Serviço de Investigação da Primeira Delegacia prenderam na manhã de ontem, Renato Pereira de Jesus, conhecido como "Doquinha", 18 anos. Ele é acusado de participar do assassinado do jovem Joderval Sacramento de Jesus, 20 anos, juntamente com o amigo Lucival de Estrela Santos, conhecido como "Pato Rouco". A polícia suspeita de uma briga de grupos rivais.

Joderval foi assassinado quando jogava futebol na quadra da Escola Edith Mendes da Gama e Breu, localizada nos Capuchinhos, no início da noite de quinta-feira. Segundo a polícia, Joderval estava com seu irmão Diego jogando futebol na quadra do escola quando Doquinha e Pato Rouco chegaram com arma em punho. Doquinha ficou fazendo a proteção na entrada da quadra para ninguém sair e nem entrar, enquanto Pato Rouco atirava nos irmãos Joderval e Diego.

Joderval foi alvejado com três tiros e Diego escapou ileso. Em seguida os acusados fugiram em uma moto de dados ignorados. Joderval ainda foi socorrido para o Hospital Geral Clériston Andrada, mas a caminho do hospital não resistiu e faleceu.

Renato de Jesus contou à reportagem que não tem envolvimento algum com o homicídio e que conhecia a vítima "de longe". "O que está acontecendo é uma disputa entre a invasão do Vietnã com o bairro Vietnã. Por isso estão falando que eu estava envolvido, porque moro no Vietnã e Joderval na invasão, mas eu não cometi crime nenhum", argumenta.

Diego Pereira, irmão da vítima, afirmou à reportagem que quem matou Joderval foram Doquinha e Pato Rouco. "Estava eu meu irmão e colegas brincando de bola na quadra, quando chegaram os dois. Doquinha ficou com arma em punho no portão da quadra para ninguém entrar ou sair e enquanto Pato Rouco invadiu a quadra atirando em meu irmão", conta Diego.

Ainda segundo Diego, "quando Pato Rouco começou a atirar no meu irmão. Eu entrei na frente e ele atirou em mim também. Corri segurando meu irmão pelo braço e Pato Rouco continuou atirando em nossa direção. Depois fugiram na moto. Quando paramos de correr meu irmão disse assim: 'Diego, te baleou? Porque estou ficando zonzo'. Aí ele caiu e não acordou mais", relata.

LIBERADA
Um funcionário da Escola Edith Gama que não quis ser identificado contou que a quadra de esportes da escola é liberada para os moradores do bairro. O funcionário contou que no momento em que os assassinos chegaram à escola a quadra já estava liberada para a comunidade e sem porteiro.

Campanha Natal Solidário chega aos bairros no domingo

Este domingo é o "dia D" da Campanha Natal Solidário, uma promoção da Rede Baiana de Rádio e FOLHA DO ESTADO. Uma grande carreata da solidariedade visita ruas e bairros da cidade, buscando apoio da comunidade ao projeto.

Vão participar da carreata representantes de vários órgãos e empresas colaboradores, como a Brasilgás, Cifs, funcionários da rádio e do jornal, que estarão em diversos bairros da cidade buscando a colaboração a comunidade.

"Abra seu coração e sua porta e receba bem nossos voluntários, que estarão distribuídos por setores, em ruas e bairros da cidade, buscando sua doação, que pode ser em alimentos ou agasalhos, para serem doados as pessoas mais carentes. Esperamos, este ano, ter a mesma receptividade do ano passado, quando arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos, colabore conosco", apelou uma das coordenadoras da Campanha.

Procon alerta: é proibido reajuste de preço antes de promoção

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) alerta os comerciantes sobre a proibição de majorar os preços dos produtos, antes da realização de promoções, nos estabelecimentos comerciais do município de Feira de Santana. A proibição está expressa na Lei Municipal de número 200/2007, de 1º de outubro deste ano.

A diretora do Procon, Adriana Estela Barbosa Assis, informa que o Procon está investigando as promoções anunciadas pelos lojistas e que deverá punir que praticar propaganda enganosa. Em ofício que vem sendo encaminhado aos lojistas, ela informa que na primeira infração ou abuso o estabelecimento comercial será punido com advertência.

As penalidades vão aumentando de acordo com a incidência. Multa no valor de R$ 500,00, suspensão do alvará de funcionamento por até seis meses e, por último, a interdição do estabelecimento, para os lojistas que insistirem em infringir a lei municipal, que visa defender os direitos dos consumidores.

ABUSOS
O ofício encaminhado aos comerciantes feirenses é acompanhado de uma fotocópia da Lei Municipal de número 200/2007. A iniciativa visa proteger os consumidores de abusos cometidos por alguns lojistas que, para tentar atrair os clientes com promoções, majoram os preços alguns dias antes de anunciarem as "promoções".

O chefe da Fiscalização do Procon, Jorge Marques, avisa que a fiscalização está sendo realizada em todos os estabelecimentos comerciais da cidade. "De acordo com a lei, ficam proibidos os estabelecimentos comerciais do município que colocarem seus produtos em liquidação através de promoções, majorar os preços dos mesmos no período de 30 dias que antecederem", alerta.

Chuva ajuda a diminuir incêndio na Chapada

A chuva que começou a cair ontem (22) na Chapada Diamantina reduziu significativamente os focos de incêndio na região. O fogo persiste no Vale do Patí, no município de Andaraí, na Serra de Santana, em Piatã e no Machobombo, em Lençóis.

A Coordenação de Defesa Civil (Coordec), órgão ligado à Sedes, foi responsável pela aquisição de todo o material enviados aos bombeiros e brigadistas. O trabalho de combate ao fogo foi capitaneado pela Coordec, em parceria com a Casa Militar, Casa Civil e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A Casa Militar do Governador e a Casa Civil enviaram para Lençóis, sede da Operação Chapada, duas aeronaves de combate a incêndio, duas vans para transportar os brigadistas e duas picapes. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) enviou um helicóptero para o local.

Os brigadistas estão preocupados com a conscientização da população para que não usem fogo para fazer pastagem, não queimem o lixo e nem façam fogueiras na região. “Grande parte dos incêndios são causados pelo fogo que os fazendeiros usam para fazer pasto, pelas fogueiras dos caçadores e também causados pelos piromaníacos que atacam na região”, contou Baggio.

Candidatos disputarão as 10 vagas dos Conselhos Tutelares em Feira de Santana

A eleição direta para os dois Conselhos Tutelares de Feira de Santana acontece no dia 9 de dezembro. Os 22 candidatos às dez vagas – cinco em cada um deles - foram aprovados na prova escrita elaborada pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Eles também fizeram uma redação. A atividade é remunerada. O mandato é de dois anos, renovável por igual período.

Serão seis locais de votação: no Ginásio Municipal Joselito Amorim, no centro, na Escola Ana Brandão, no Tomba, na Escola Imaculada Conceição, na Conceição, na Escola da AFAS (Associação Feirense de Assistência Social), no Campo Limpo, na Escola Antônio Costa, no Jardim Acácia e na Escola Erasmo Braga, na Rua Nova.

A votação nesse ano será feita em urnas eletrônicas – as mesmas usadas nas eleições tradicionais. Cada eleitor vai poder votar em até cinco candidatos. Para tanto, terá que estar em dia com as obrigações eleitorais. Além do título, terá que apresentar aos mesários o comprovante de que votou no segundo turno das últimas eleições. Todo processo, desde a elaboração do Edital, vem sendo acompanhado pelo Ministério Público.

As sessões serão abertas às 7h e fechadas às 17h. “Igual às eleições normais, quem estiver na área interna das escolas receberão uma ficha que dá direito a votar, mesmo depois de encerrado o horário”, diz a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Thelma Carneiro. “Não será permitida a boca de urna ou o transporte de eleitor”.

Mas não está proibida a campanha dos candidatos. Um ponto que vai facilitar a votação é a possibilidade do eleitor votar em qualquer uma das sessões eleitorais. “Quem mora na Rua Nova, por exemplo, e vota no Ginásio Municipal, vai poder votar nesta eleição específica na Escola Erasmo Braga, que é mais próxima da sua casa”.

Segundo Thelma Carneiro, 142 pessoas foram habilitadas a fazer a prova, que foi elaborada pela UEFS – depois da avaliação dos documentos entregues na inscrição. Destes, 24 não compareceram. Quatro dos atuais conselheiros não estão participando do processo. “Os outros seis participaram em condições de igualdade com todos os outros candidatos”, diz a presidente.

Falta de informação dificulta adoção de políticas para crianças em risco social

Há oito anos, Robson*, 15, trocou a casa dos pais, com quem tinha problemas de convivência e de quem sofria maus tratos, pelas ruas de Salvador, onde não possui nenhuma proteção e está exposto a qualquer tipo de violência. Mesmo com os riscos que corre dormindo em calçadões e bancos de praça, o adolescente se recusa a viver com a família. Prefere a vida incerta nas esquinas e os trocados que consegue arrecadar como pedinte, a enfrentar novamente a violência doméstica.

Na capital baiana, outros meninos têm historias muito parecidas com a de Robson. Basta caminhar pelas ruas do centro e pelos bairros turísticos para se deparar com dezenas de crianças e adolescentes em completa situação de abandono. Apesar da facilidade de encontrá-los, não há registros oficiais de quantos estão na mesma situação. A falta de dados dificulta o combate ao problema. Sem informações suficientes, não há como estabelecer políticas públicas voltadas para atender a essa população. A insuficiência de registros também impossibilita a atualização dos tratados internacionais dos quais o Brasil faz parte, mas não está cumprindo.

A falta de registros é criticada por dois representantes de associações voltadas para a proteção de crianças e adolescentes. A coordenadora da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced), Margarida Marques, e o secretário executivo do Comitê Nacional de Enfretamento à Situação e Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes, Manuel Torquato acreditam que pouco se pode fazer pelas crianças com tão poucas informações sobre a sua real situação.

A coordenadora da Anced argumenta que não há dificuldades para ter acesso a esses números. O que falta, para ela, é mais planejamento. “Hoje, existem condições de saber a origem das crianças, se o que as levou para as ruas foi a violência, abuso, migração. Na verdade, precisamos de uma opção de enfrentamento e levar em conta que é preciso priorizar esse segmento”, destaca.

A possibilidade de implementar trabalhos voltados para os jovens pode ser mais eficaz ainda quando o número de menores em situação de risco é considerado pequeno. Na capital baiana, embora não exista um dado oficial, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) crê que cerca de 400 podem estar nas ruas. “Esse número não é uma realidade fora de controle. È absurdo que o governo não tenha uma reposta para essa população”, critica Marques.

O Comitê, que já realizou seminários e estudos sobre o problema em cerca de 15 capitais brasileiras, ainda não fez pesquisas em Salvador. Segundo Torquato, representantes do Comitê se articulam com entidades baianas, a exemplo do Projeto Axé e do Cidade Mãe, além de secretarias especializadas. Ainda não há data prevista para a campanha do Comitê, cujo lema é Criança não é de Rua, ocorrer na cidade.

A intenção da campanha, segundo Torquato, é apresentar um diagnóstico local de cada capital para que sejam encontradas alternativas para o problema. “A idéia é realizar, depois do trabalho nas capitais, um seminário nacional para apresentar todos os dados, que possam ser sugeridos como proposta de uma política pública”, destaca o secretário executivo.

Para ele, ainda existe um vácuo no trabalho de combate ao problema da moradia de rua no Brasil. “Existe o PETI (Programa de Erradicação Trabalho Infantil), o Sentinela (Programa de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes), mas não um especifico para a questão da moradia na rua. Precisamos de uma solução imediata, porque as pessoas estão tateando no escuro”.

Casa do Sertão disponibiliza jornais antigos digitalizados

O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana, está disponibilizando, para a comunidade, parte do acervo de jornais antigos em formato digital, alguns deles publicados há quase cem anos. O projeto é desenvolvido em parceria com a Biblioteca Setorial Monsenhor Renato de Andrade Galvão. As consultas ao acervo da Biblioteca podem ser feitas de segunda a sexta-feira.

O Museu Casa do Sertão, da Universidade Estadual de Feira de Santana, está disponibilizando, para a comunidade, parte do acervo de jornais antigos em formato digital, alguns deles publicados há quase cem anos. O projeto é desenvolvido em parceria com a Biblioteca Setorial Monsenhor Renato de Andrade Galvão.

Estão disponíveis os jornais Folha do Norte (1910-1978), Folha da Feira (1932-1935), O Propulsor (1896), Gazeta do Povo (1891-1893,1898), O Republicano (1912), O Município (1892-1894 e 1908-1911), O Progresso (1900-1908), O Coruja (1956), Feira Livre (1978), Histórias e Fatos (1977), O Dia a Dia (1985-1985) e Gazeta Feirense (1985-1986).

A iniciativa, explica a bibliotecária Ana Martha Machado Sampaio, além de atender a um número cada vez maior de pesquisadores que recorrem ao acervo, visa preservar os exemplares, em especial os que apresentam maior desgaste em função do manuseio. O material produzido está à disposição do público em CDs.

Conforme Cristiana Oliveira Ramos, diretora do Museu Casa do Sertão, serão digitalizados, ainda, os recentes Folha do Estado e Tribuna Feirense (ambos em circulação), além de números de revistas como O Cruzeiro e Manchete e de periódicos como O Pasquim. As consultas ao acervo da Biblioteca podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h45 e das 14 às 17h45. Visitas de grupos escolares podem ser agendadas através dos telefones (75) 3224-8316 / 3224-8029.

A Biblioteca Setorial Monsenhor Renato de Andrade Galvão possui um acervo com 4.916 exemplares (livros) referentes à história de Feira de Santana e região, cultura popular e literatura de cordel. O catálogo pode ser conferido no Sistema de Bibliotecas e acessado através da internet (www.uefs.br). O Museu possui, ainda, documentos manuscritos e impressos como cartas de alforria, provisões imperiais, declarações de compra e venda e relatórios de entidades feirenses seculares.

UNEB convoca comunidade local para apresentar produções acadêmicas

Diversidade das Letras: linguagens, interação e cultura. Este será o mote das discussões entre a comunidade acadêmica e local ipiauiense, na II Semana de Letras de Ipiaú (Seleti).

Com inscrições estendidas até o primeiro dia do evento, a cidade baiana vai ser palco, de 28 de novembro a 1º de dezembro, da semana promovida pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), do Campus XXI, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiaú.

De acordo com a coordenadora do evento Adilma Rocha, o Seleti tem como objetivo estimular o diálogo interno e externo ao campus, promovendo uma tomada de conhecimento acerca das produções realizadas nas variadas áreas do saber e aproximando a universidade da comunidade local e regional.

As inscrições podem ser feitas até 28 de novembro via internet. Os interessados devem enviar mensagem para o endereço eletrônico seleti21@yahoo.com.br, com os seguintes dados: nome completo, endereço, tel. e e-mail.

Para efetivação da inscrição, o candidato deve efetuar pagamento bancário, seguindo critérios definidos pelo corpo gestor do evento. A taxa para estudante é de R$10, e para profissionais de R$15.

Palestras, oficinas e leituras fílmicas marcam a ampla programação da semana, que ainda oferece aos participantes apresentações das produções científicas do Campus XXI e dos grupos culturais da região.

Jogos Internos da Uefs têm a participação de 900 pessoas

Cerca de 900 pessoas, entre estudantes, servidores e professores, participam, a partir deste sábado (24), dos II Jogos Internos da Universidade Estadual de Feira de Santana (JIUEFS). Logo após a abertura, prevista para as 8 horas, no Parque Esportivo, campus universitário, os participantes já disputam partidas de futebol de campo e de salão, vôlei, handebol, basquete, natação, xadrez e corrida.

Para o coordenador do Parque Esportivo, Antonio Carlos Souza Passos, “os Jogos se constituem em mais uma oportunidade de integração da comunidade universitária e para o bem-estar do indivíduo”. A promoção é da Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec) e de alunos do curso de Educação Física, sob a coordenação do professor Dimílson Pedreira.

Revéillon de Salvador ganha nova parceria

A Rede Bahia e a Prefeitura de Salvador firmaram esta semana uma parceria inédita para a produção e transmissão da 10ª edição do Revéillon da capital baiana, realizado no Farol da Barra. Foi acordado que toda a infra-estrutura e produção estarão a cargo da icontent ―empresa de entretenimento da Rede Bahia. Além disso, gerando visibilidade local, nacional e internacional ao evento, a festa da virada chegará aos telespectadores, ouvintes, leitores e internautas do grupo afiliado a Rede Globo, incluindo a transmissão ao vivo via TV Globo para todo o Brasil e para outros países pela Globo Internacional.

De acordo com o gerente da icontent, Amaury Pekelman, a estrutura de palco promete ser a grande surpresa, nunca vista no Farol da Barra, com decoração que remeterá à beleza da cidade e do próprio Farol, um dos maiores símbolos turísticos de Salvador e tradicional sede da festa. As atrações já anunciadas serão o cantor Carlinhos Brown e as bandas Olodum, Batifum e A Tapa, que se revezarão das 21h até as 3h da manhã, durante a programação que inclui a grande queima de fogos e participação de DJs.

Segundo as estimativas dos organizadores, o público total presente no Farol da Barra será de 1 milhão de pessoas. O mesmo número também é esperado no dia seguinte, 1º de janeiro de 2008, para assistir ao projeto Pôr do Som, show especial da cantora Daniela Mercury, que ocorrerá pelo oitavo ano consecutivo, e também com produção e transmissão assinadas pela Rede Bahia.

Schumacher bate Nelsinho nos minutos finais e lidera no kart

Nos minutos finais Michael Schumacher mostrou que ainda tem ritmo e registrou o melhor tempo dos treinos livres do Desafio das Estrelas, prova de kart organizada pelo brasileiro Felipe Massa, que reúne em Florianópolis pilotos de diversas categorias.

Com 41s075, o heptacampeão de Fórmula 1 desbancou Nelsinho Piquet, que até então liderava a tabela. Schumacher foi 0s213 mais veloz que o brasileiro após completar 29 voltas na segunda sessão. Ambos os pilotos atingiram a casa de 90 km/h.

Anfitrião, Massa foi o terceiro mais rápido do dia, com um tempo de 41s366, seguido de outro brasileiro, Xandinho Negrão, que nesta temporada disputou a GP2. A marca de Negrão foi 0s323 mais lenta que a de Schumacher.

Outro representante da Fórmula 1 presente em Florianópolis é Rubens Barrichello. O piloto da escuderia Honda foi o quinto mais rápido do dia nos treinos livres, seguido de Felipe Giaffone e Luciano Burti.

Já o piloto de testes da Ferrari, Luca Badoer, parece não ter se adaptado muito bem ao kart. O italiano registrou somente o 20º melhor tempo da segunda sessão, com 42s019.

Os treinos classificatórios acontecem ainda neste sábado, a partir das 13h15. O grid deverá ser definido apenas após às 15h. No total, estão participando da corrida 25 pilotos.

Kaká é o vencedor da Bola de Ouro, diz imprensa italiana

O meia-atacante brasileiro do Milan Kaká foi o vencedor da Bola de Ouro de 2007, antigo prêmio concedido ao melhor jogador do ano na Europa mas que agora também abrange outros países do mundo, segundo a imprensa italiana neste sábado.

O Corriere della Sera disse que o júri da Bola de Ouro avisou ao jogador de 25 anos para se preparar para a cerimônia no dia 2 de dezembro.

Kaká foi contratado pelo Milan junto ao São Paulo em 2003, após ter feito parte da conquista brasileira na Copa do Mundo de 2002.

Ele foi o principal responsável pelo título da equipe italiana na Liga dos Campeões da temporada passada, tendo marcado 10 gols no torneio.

Em agosto, ele foi eleito pela Uefa o melhor jogador de clube da Europa e também o melhor atacante da temporada passada.

Lista dos novos cardeais nomeados por Bento XVI

A lista dos 23 novos cardeais proclamados pelo papa Bento XVI, que receberam neste sábado o título cardinalício durante uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro.

Cinco dos 23 novos escolhidos passam dos 80 anos de idade, e não poderão votar em caso de Conclave ou eleição de Pontífice.

Veja abaixo a lista dos 18 cardeais que farão parte do Colégio Cardinalício e com direito a voto:

Leonardo Sandri, 63 anos, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais (argentino)

John Patrick Foley, 71 anos, Pro-gran mestre da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém (americano)

Giovanni Lajolo, 72 anos, presidente da Comissão Pontifícia e de Governo do Estado da Cidade do Vaticano (italiano)

Paul Joseph Cordes, 73 anos, presidente do Conselho Pontifício "Cor Unum" (alemão)

Angelo Comastri, 64 anos, arcipreste da Basílica vaticana (italiano)

Stanislaw Rylko, 62 anos, presidente do Conselho Pontifício para os laicos (polonês)

Raffaele Farina, 74 anos, arquivista e bibliotecário da Santa Igreja Romana (italiano)

Agustin Garcia-Gasco Vicente, 76 anos, arcebispo de Valencia (Espanha)

Sean Baptist Brady, 68 anos, arcebispo de Armagh (Irlanda)

Lluis Martínez Sistach, 70 anos, arcebispo de Barcelona (Espanha)

André Vingt-Trois, 64 anos, arcebispo de Paris (França)

Angelo Bagnasco, 64 anos, arcebispo de Gênova (Itália)

Théodore-Adrien Sarr, 70 anos, arcebispo de Dacar (Senegal)

Oswald Gracias, 62 anos, arcebispo de Mumbai (Índia)

Francisco Robles Ortega, 58 anos, arcebispo de Monterrey (México)

Daniel DiNardo, 58 años, arzobispo de Galveston-Houston (EEUU)

Odilio Pedro Scherer, 58 anos, arcebispo de São Paulo (Brasil)

John Njue, 63 anos, arcebispo de Nairóbi (Quênia)

Cinco têm mais de 80 anos e foram designados por sua missão:

Emmanuel III Delly, patriarca da Babilônia dos Caldeus

Giovanni Coppa, núncio apostólico

Estanislao Esteban Karlic, arcebispo emérito de Paraná (Argentina)

Urbano Navarrete, ex-reitor da Universidade Pontifícia Gregoriana

Umberto Betti, ex-reitor da Universidade Pontifícia Lateranense

Bento XVI lembrou que designaria o ex-bispo polonês de Koszalin-Kolobrzeg, Ignacy Jez, mas este morreu na véspera do anúncio da designação.

Tribunais de Contas autorizam 13º salário a prefeitos

Em pelo menos nove Estados do país, prefeitos e vereadores estão autorizados a receber o 13º salário dos cofres públicos no fim deste ano. O benefício será concedido apesar de a Constituição proibir o pagamento de "gratificações" ao salário de quem possui cargo público eletivo. Com base nesse entendimento, outros sete Estados proibiram prefeitos e vereadores de ganhar a remuneração extra.

Presidente e vice-presidente da República também recebem o benefício, segundo a assessoria de imprensa do Planalto. Em nove Estados --Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins--, os Tribunais de Contas decidiram liberar o pagamento, mas apenas para cidades onde existem leis locais regulando o benefício.

Os conselheiros entenderam que as categorias de prefeitos e vereadores são regidas por princípios semelhantes aos de trabalhadores comuns, como acontece com os funcionários públicos. A primeira parcela da gratificação de fim de ano deve ser paga em novembro. A segunda parte da remuneração será recebida até o dia 20 de dezembro, assim como é o pagamento do 13º salário.

Os nove Estados que autorizam o pagamento possuem 2.357 municípios. Os tribunais não têm levantamentos sobre em quantas cidades há legislações estabelecendo o pagamento do salário extra. Na Paraíba, o órgão diz que desconhece casos de cidades onde a remuneração é paga.

Sete Tribunais de Contas --Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Paraná e São Paulo-- proíbem o pagamento do 13º a prefeitos e vereadores ainda que exista uma lei no município estabelecendo o benefício. Quem descumpre a norma corre o risco de ter as contas rejeitadas pelo órgão. Também pode receber como punição a devolução do dinheiro ganho com correções.

Os Tribunais de Contas dos demais Estados não responderam aos questionamentos feitos pela reportagem. Ainda que o órgão autorize o pagamento, a Justiça pode vetar a remuneração. Foi o que aconteceu na cidade de Vianópolis (GO). O Tribunal de Justiça de Goiás considerou o pagamento do 13º no município inconstitucional. A decisão afirma que políticos são "representantes do povo" --e não trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) ou funcionários públicos.

O Tribunal de Contas dos Municípios goiano diz que alerta as prefeituras sobre o risco da remuneração extra ser barrada na Justiça.

Goiás
Na cidade de Minaçu, também em Goiás, o Ministério Público do Estado ameaçou entrar com uma ação na Justiça contra o pagamento. Prefeitos e vereadores decidiram suspender o próprio benefício no começo do mês. Nos anos anteriores, o salário extra foi pago. O promotor Augusto Bittencourt, responsável pela advertência, afirma que o pagamento extra encontra-se disseminado em Goiás. "Praticamente todas as cidades têm leis [autorizando o benefício]."

Arcebispo de SP dom Odilo Scherer é nomeado cardeal pelo papa

O papa Bento 16 nomeou neste sábado o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, entre os novos 23 cardeais de diversas parte do mundo.

Dom Odilo, 58 anos, nasceu em Cerro Largo, Rio Grande do Sul, e assumiu a Arquidiocese de São Paulo em abril deste ano. Antes de ser nomeado arcebispo, ele ocupou os cargos de secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de bispo auxiliar de São Paulo.

Os cardeais são os religiosos mais próximos do papa. Eles comandam as maiores dioceses da Igreja no mundo, os departamentos do Vaticano e assessoram o líder da Igreja Católica em temas que vão da fé a finanças.

A Arquidiocese de São Paulo tem 5,93 milhões de católicos, 84 por cento da população, perdendo apenas para Cidade do México e Guadalajara, também no México, segundo dados levantados pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Dom Odilo Scherer substituiu na arquidiocese paulista a dom Cláudio Hummes, que foi indicado no ano passado pelo papa Bento 16 para o cargo de prefeito da Congregação para o Clero no Vaticano.

O novo cardeal Scherer retorna à São Paulo na próxima sexta-feira e terá uma recepção solene com cardeais, bispos, clero e autoridades civis na Catedral da Sé, no domingo, informou a Arquidiocese de São Paulo.

CARDEAL EM BAGDÁ
Ao ordenar os 23 cardeais em cerimônia na Basílica de São Pedro, o papa fez um apelo pelo fim da guerra no Iraque e denunciou o sofrimento da minoria cristã no país.

Um dos novos cardeais, Emmanuel Delly, tem base em Bagdá e é líder dos católicos caldeus, maior grupo cristão do Iraque. Os outros novos cardeais atuam na Itália, Irlanda, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, Índia, Argentina, Quênia, México, Polônia, Senegal e França, além do Brasil.

Falando de Delly, Bento 16 afirmou que os cristãos no Iraque estão "sentido na própria carne os resultados dramáticos do longo conflito."

Os rituais dos caldeus estão entre os mais antigos da Igreja Católica, e o Iraque é um dos países com uma das mais antigas tradições cristãs. No entanto, por conta da guerra, os fiéis estão emigrando, e a população cristã diminuindo.

"Vamos juntos reafirmar a solidariedade de toda a Igreja com os cristãos daquela terra amada, e vamos pedir ao Deus misericordioso a reconciliação e a paz entre todas as pessoas envolvidas (no conflito)", afirmou Bento 16, durante o seu sermão.

O papa disse que havia escolhido o religioso do Iraque como cardeal para mostrar a proximidade espiritual do Vaticano com os iraquianos. O cardeal Delly foi muito aplaudido durante a cerimônia. Na platéia, um grupo balançava bandeiras do Iraque.

Dos novos cardeais, 18 têm menos de 80 anos e, portanto, podem fazer parte do grupo que em reunião secreta elege o papa. Os outros cinco, incluindo Delly, têm mais de 80 anos e recebem a promoção por razões simbólicas ou como reconhecimento por serviços prestados.

Essa foi a segunda vez desde a sua eleição, em abril de 2005, que papa ordena novos cardeais. Em março de 2006, foram 15.

O antecessor de Bento 16, João Paulo 2 realizou nove cerimônias como essa em 26 anos no comando do Vaticano e fez mais de 200 cardeais. De todos os cardeais que escolheram o seu sucessor, após a sua morte, somente dois não haviam sido promovidos por João Paulo.

Recém-nascida encontrada em terreno baldio passa bem

É bom o estado de saúde da recém-nascida encontrada em um terreno baldio no Chame-Chame, na manhã da última quinta-feira. Batizada com o nome de Clara, o bebê segue internado na Maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras, e segundo os médicos deve ter alta no domingo, quando ficará à disposição do Juizado da Infância e Juventude. Ainda não há informações sobre a pessoa ou as pessoas que abandonaram a criança, mas o caso segue sendo investigado pela polícia.

Depois de passar por uma série de exames laboratoriais, não foi encontrado nenhum problema de saúde, ou vírus como o HIV e o da sífilis. Ainda faltam os resultados de alguns exames sorológicos, mas os médicos estão otimistas. Nascida com aproximadamente com oito meses, Clara está com 2,135kg e está sendo tratada com antibióticos para evitar o surgimento de alguma infeção, por causa das péssimas condições de higiene em que foi encontrada.

“Nestes casos, o maior risco são as infeções porque ela ainda estava com a placenta e poderia haver alguma contaminação. Mas ela está respondendo muito bem e se alimentando sem restrições”, afirmou a pediatra Elizabete Mendonça, especialista em neonatologia. No berçário, a menina em seu segundo dia de vida conquistou a simpatia de todos. “Ela já é o nosso xodó. É linda, toda cabeludinha e não dá trabalho nenhum”, declarou a técnica em enfermagem, Rita Correia.

Adoção - Muitas pessoas já ligaram para a maternidade na esperança de adotar a recém-nascida, mas o desejo de uma delas chamou mais a atenção dos funcionários da maternidade. O músico e professor Marcelo Jardim foi quem encontrou Clara. Durante uma visita, na tarde de ontem, não escondeu a vontade de adotá-la. “Ele veio e ficou um tempão olhando ela e disse que estava pensando em pedir a guarda”, revelou Elizabete. Marcelo também declarou que não é casado e não tem filhos.

No entanto, todas as pessoas interessadas em ficar com a guarde definitiva ainda devem esperar alguns dias para saber como proceder. O caso oficialmente só vai chegar aos cuidados do Juizado da Infância e Juventude após a alta hospitalar, esperada para domingo, quando vencem as 72 horas de observação para prevenir o surgimento de alguma infecção. Por enquanto, os pais biológicos ainda continuam sendo procurados pelos policiais da 14ª DP (Barra).

Cidades baianas correm risco de surto de dengue

Itabuna, Salvador e Camaçari estão entre as cidades brasileiras com maior risco de ocorrer um surto de dengue. A avaliação é do Ministério da Saúde, que chegou a esta conclusão através do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa). De acordo com o levantamento, essas cidades têm um índice de infestação predial do mosquito transmissor da dengue superior a 3,9%. As secretarias de saúde desses municípios questionaram os números do Liraa.

A pior situação é de Itabuna, que levou o perigoso título de cidade com maior índice de infestação do Nordeste, com 16,8%.

Na região Norte, o município com maior índice de infestação é o de Ariquemes (RO), com 4,7%. No Sudeste, a cidade do Rio de Janeiro (RJ), com índice de 3,7%. Na região Sul, a maior infestação é de Guairá (PR), com 3,3%. De janeiro a setembro deste ano, foram registrados no país 481.316 casos de dengue clássica, 1.076 de dengue hemorrágica e a ocorrência de 121 óbitos. Do total de casos, 43% concentram-se em pequenos e médios municípios, com menos de cem mil habitantes.

Os índices de infestação predial considerados satisfatórios são os inferiores a 1%. Os percentuais que caracterizam uma situação de alerta ficam entre 1% e 3,9%. Há risco de surto de dengue quando a infestação é superior a 3,9%. O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, observa que, mesmo onde a situação é satisfatória, não se pode relaxar na prevenção, uma vez que o quadro pode mudar rapidamente.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2003, o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti já desperta a atenção de outros países, que manifestaram interesse em adotá-lo. Sua principal vantagem é uma maior rapidez em relação ao método tradicional, em que os agentes visitam casa por casa, num trabalho que leva, em média, dois meses para ser concluído.

Resultados - Apesar dos problemas, o Liraa mostrou que as campanhas de prevenção da dengue do Ministério da Saúde já começaram a apresentar seus primeiros resultados positivos. A pesquisa foi feita entre a última semana de outubro e a primeira de novembro deste ano e mostra que, em comparação ao mesmo período de 2006, caiu de 10.420.902 para 3.812.113 o número de pessoas vivendo em regiões com risco de surto de dengue.

O secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, atribuiu a redução às campanhas do Ministério da Saúde, à conscientização da população e ao trabalho dos gestores estaduais e municipais. Apesar disso, observa o secretário, “não podemos relaxar nem descartar uma nova epidemia de dengue. Se relaxarmos, o quadro pode piorar em apenas uma semana. O que temos a fazer é manter um rígido combate aos criadouros do mosquito transmissor”.

O secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do ministério, Fabiano Pimenta, também destacou a importância da prevenção. “Devemos desmistificar de uma vez por todas que o fumacê (inseticida) não é a varinha de condão no combate à dengue. Ele só é eficaz no ataque aos mosquitos adultos. O Liraa, sim, é uma importante arma contra os criadouros do Aedes aegypti”, disse Pimenta.

O objetivo do trabalho foi apurar a infestação nos 171 municípios com características propícias à proliferação do Aedes aegypti, ou seja, com alta densidade populacional, cidades turísticas e de fronteira, por exemplo. Desse total, 146 já enviaram os resultados à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde. O Liraa apontou índices de infestação predial maior ou igual a 1% em 68 (46%) dos municípios estudados, ou seja, situações que vão desde o alerta ao risco de surto de dengue.

Em crise aérea, funcionários da Infraero têm aulas de tai chi para combater estresse

Depois do estresse, o relaxamento. Para reduzir o nível de estresse, os funcionários da Infraero fazem aulas de dança, ioga e tai chi chuan no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo). Somente em Guarulhos há cerca de 1.600 funcionários.

Segundo a Infraero, os funcionários já vinham tendo essas aulas dentro de um programa de qualidade de vida para o pessoal desde 2004, com bons resultados, inclusive para reduzir as faltas.

Os funcionários de Cumbica terão pelo menos duas horas de tai chi chuan e dança por semana, durante um ano. Antes, já haviam sido aplicadas também atividades como coral.

A assessoria da Infraero (estatal que administra aeroportos) disse que não existe relação entre as aulas de relaxamento e a crise aérea. O objetivo é aprimorar a saúde do trabalhador.

Freqüentam as aulas não só funcionários da administração, mas também os controladores de vôo, considerados entre os profissionais com funções das mais estressantes do mundo.

O edital do pregão aberto para contratar os professores prevê gastos de até R$ 142 mil com a contratação da empresa durante um ano, ou R$ 11,8 mil por mês.

Rock e gafieira
São exigidas habilidades específicas dos professores que vão monitorar as aulas. Eles devem ter, por exemplo, capacidade de ensinar bolero, samba de gafieira, rock anos 60, zouk, ritmos latinos (salsa, mambo, merengue, chachachá), forró, country, valsa e tango. Outra exigência é que eles utilizem durante o serviços "vestuários adequados" à profissão de professor.

Os funcionários terão ainda aulas para melhorar as condições físicas com professores dentro da academia criada pela estatal dentro do aeroporto, com equipamentos para musculação e esteiras.

Os professores de educação física terão de ficar disponíveis por pelo menos 30 horas por semana, além de ministrar palestras de orientação.

Fifa cederá 120 mil ingressos das finais para moradores da África

A Fifa cederá 120 mil ingressos para os residentes da África do Sul para as partidas finais da Copa do Mundo de 2010, de acordo com o secretário geral da entidade, Jerome Valcke, que falou em uma entrevista coletiva.

Na sexta-feira, a Fifa tinha anunciado que os moradores do país sede poderiam comprar ingressos mais baratos para os jogos finais e que cobraria apenas US$ 20 pelos bilhetes da primeira fase, exceto para a partida de abertura.

Valcke também confirmou neste sábado que "os custos dos 120 mil ingressos gratuitos serão bancados pelos parceiros comerciais da Fifa".

Os bilhetes mais caros para as partidas da primeira fase custam US$ 160, chegando a US$ 900 aqueles para a final, que acontece em Johannerburgo, no dia 11 de julho de 2010.

Beira-Mar usava lan house e lava-rápido como fachada

O traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, montou uma série de pequenos negócios de fachada para lavar o dinheiro da venda de maconha e cocaína. A quadrilha do traficante abriu lan houses e empresas de lava-rápido no complexo da favela Beira-Mar, no Rio de Janeiro.

Ele também comprou automóveis, investiu na locação de imóveis e adquiriu uma fazenda de luxo no município paraguaio de Cerro Vinte Uno, próximo à fronteira com Mato Grosso, onde tirou fotos pilotando um jet-ski nos tempos em que estava escondido, em 1999. A fazenda tinha lagoas para reprodução de peixe, piscina, pista de pouso e criação de cavalos.

As informações constam do levantamento inicial que a Polícia Federal fez em documentos, programas de computador e bens apreendidos na Operação Fênix, desencadeada anteontem em quatro Estados para combater a ação da quadrilha de Beira-Mar.

Onze pessoas foram presas, entre elas a mulher do traficante, Jacqueline Alcântara de Moraes, 32, transferida ontem com mais quatro presos para o Paraná. Outras quatro pessoas também devem ser levadas para o Estado, onde estão concentradas as investigações.

Beira-Mar é investigado há 18 meses. Segundo a PF, mesmo em presídios federais de segurança máxima, como o de Catanduvas (PR), ele conseguia dar ordens para para manter o tráfico de drogas.

De acordo com o delegado Wagner Mesquita, da Coordenação Especial de Fronteiras Sul da PF, ainda não é possível saber quanto a quadrilha movimentou. Ele afirmou, no entanto, que pela quantidade de cocaína (750 quilos) e maconha (3,7 toneladas) apreendida, é possível ter uma idéia do poder de articulação da quadrilha.

"Eles são muito profissionais e procuravam diversificar os negócios. Não usavam nenhum meio on-line e criavam canais informais de lavagens de dinheiro, como essas lan houses e empresas de lava-rápido."

Mesquita disse que a quadrilha esteve ainda em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com o Paraguai, estudando comprar uma fazenda equipada com pista para pouso de pequenos aviões usados no transporte da droga. "A continuidade das investigações vai nos dizer se eles conseguiram ou não comprar o imóvel."

Segundo o delegado, a partir do momento em que Beira-Mar foi transferido para Catanduvas (PR) e depois para Campo Grande (MS), os contatos deixaram de ser feitos pelo celular e passaram a contar com o intermédio de sua mulher, promovida a negociadora direta do tráfico de drogas da quadrilha depois do desaparecimento do advogado do traficante, João Kolling.

Em Catanduvas, onde ficou preso até julho deste ano, Beira-Mar alugou duas casas e manteve uma frota de táxis para ajudar no deslocamento de familiares e advogados.

Os imóveis também eram usados por parentes de outros detentos da penitenciária. "Assim, ele criava uma integração entre os presos", afirmou Mesquita.

Terremoto de 5,3 graus atinge as ilhas Molucas

Um terremoto de 5,3 graus de magnitude na escala Richter atingiu hoje as águas da ilha de Ceram, no arquipélago das Molucas, mas não há informações de danos materiais ou humanos.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica mundial, indicou que o tremor aconteceu a 35 quilômetros de profundidade marítima e cerca de 180 quilômetros ao norte da cidade de Ambon.

A Indonésia fica sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores ao ano.

Papa nomeia 23 novos cardeais, incluindo dom Odilo Pedro Scherer

O Papa Bento XVI proclamou hoje solenemente 23 novos cardeais, entre eles o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer.

Também foram nomeados três espanhóis, dois argentinos e um mexicano, entre outros.

A proclamação foi feita no início do consistório celebrado na Basílica de São Pedro, o segundo de seu Pontificado.

Após a leitura em latim do ritual de criação de cardeais e a proclamação dos mesmos, o Papa colocará durante a cerimônia o capelo cardinalício, que, junto com o anel, é um dos dois sinais do cardinalato.

O anel será entregue durante a missa solene que oficiará amanhã no templo vaticano com todos os cardeais.

Dos novos cardeais, 18 são eleitores, por terem menos de 80 anos, o que significa que podem participar de um eventual Conclave.

Os outros cinco têm mais de 80 anos, por isso não podem participar de um Conclave na Capela Sistina, mas podem ser escolhidos Papa.

Dos 23 cardeais, há 13 europeus, quatro latino-americanos, dois americanos, dois africanos e dois asiáticos.

Dos 18 cardeais eleitores, dez são europeus, o que representa um maior peso da Europa no Colégio Cardinalício, no qual passa a ter 104 membros, pouco mais da metade.

O Colégio Cardinalício fica formado por 201 cardeais, dos quais 120 poderão participar de um eventual Conclave para a escolha do Papa.

Destes 201 membros do Colégio Cardinalício, há 104 europeus, 34 da América Latina, 20 da América do Norte, 18 da África, 21 da Ásia e quatro da Oceania.

Senado gasta R$ 781,5 mil em "horas extras"

Em dez meses, o Senado já pagou R$ 781,5 mil de salário extra para um seleto grupo de funcionários. A justificativa para o gasto é que esses servidores recebem uma espécie de bônus para que desempenhem atividades específicas para a Casa.

A gratificação é concedida aos que participam de comissões especiais responsáveis por temas diversos, que vão do controle de compras até a organização de eventos, como os 200 anos da chegada de D. João 6º.

A Folha apurou que alguns nomeados recebem a mais, nos seus salários, até R$ 4.000 sobre os valores brutos. A folha de pagamento "paralela" tecnicamente não é computada como salário, o que permite elevar acima do teto definido pela Constituição (de R$ 24.500) os vencimentos de servidores, que ainda acumulam horas extras, computadas depois das 18h30 em dias de sessões deliberativas, além de outras gratificações previstas em lei.

De janeiro a 1º de março deste ano, foram prorrogadas 40 comissões e criadas quatro. Quem é indicado para trabalhar em uma comissão pode ganhar gratificações que variam de R$ 737,76 a R$ 1.106,64 e R$ 1.475,72, já incluídos os descontos. O valor depende do cargo de quem criou a comissão: se for o presidente do Senado ou o primeiro-secretário, eles são os mais altos. Se for pelo diretor-geral, a remuneração é mais baixa. A conta já chega a quase R$ 100 mil a mais por mês de gastos para o Senado nos primeiros meses do ano.

A direção da Casa alega que o "extra" é necessário porque essas pessoas executam tarefas "que não são inerentes" à atividade principal. Funcionários da Casa (que não quiseram ter seus nomes divulgados) disseram que a associação de suas atividades à comissões é apenas um pretexto para assegurar a manutenção de aumento permanente nos salários de um grupo de servidores, que reúne os "apadrinhados políticos".

Não há concorrência interna nem mecanismo de seleção para ser nomeado para uma comissão: as indicações são feitas pelo presidente da Casa, pelo primeiro-secretário ou pelo diretor-geral do Senado.

Até quem participa de comissão para acompanhar serviços prestados por empresas terceirizadas tem direito à gratificação de R$ 1.475,72 --para qualquer compra feita pelo Senado são designados de dois a três servidores para atuarem como gestores do contrato.

Já aquele que participa de comissão de sindicância para investigar funcionário também é contemplado. Há 15 comissões de sindicância em curso. Nesses dois casos de comissões de gestor de contrato e sindicância, os servidores podem acumular até três gratificações.

Há comissão para tudo no Senado e muitas são prorrogadas por anos -a portaria de uma delas vem sendo reeditada desde 1999. Há comissões para planejar eventos, promover a participação do Senado em feiras e bienais, tratar dos tours feitos por turistas nos finais de semana, coordenar credenciamento de jornalistas, fazer inventários, assessorar a secretaria especial de informática.

Karla Kalume preside a comissão especial de planejamento e orçamento do Prodasen: "A comissão se reúne para saber o andamento dos processos, tratar de informações orçamentárias, fazer a previsão orçamentária", disse. Apesar de informar que está "há anos" na comissão, não soube dizer quantas pessoas coordena nem o valor que recebe: "Isso depende". A comissão, disse, é integrada pelo "staff" do Prodasen, "são cerca de 11 pessoas".

Primeiro-ministro da Austrália reconhece derrota frente aos trabalhistas

O primeiro-ministro da Austrália e líder da Coalizão Liberal, John Howard, telefonou hoje para seu adversário, o trabalhista Kevin Rudd, para reconhecer sua derrota e se dirigirá em breve aos cidadãos, informou a emissora australiana "ABC".

A disputa durante a campanha eleitoral foi intensa entre os dois partidos que dominam o cenário político australiano há várias décadas, na qual se destacaram a diferença de posturas sobre a mudança climática, a presença das tropas australianas no Iraque e as políticas fiscais.

Rudd disse durante a campanha eleitoral que tem uma fórmula econômica semelhante à da Coalizão Liberal, presidida por Howard, porém com um cauteloso programa fiscal apoiado em reformas profundas do sistema de saúde, da educação e da legislação trabalhista.

Howard não sabe ainda se conseguiu ter sua própria cadeira - pelo distrito eleitoral de Bennelong, em Sydney - pela qual mantém uma apertada disputa com Maxine McKew, candidata trabalhista e ex-apresentadora de televisão.

Com 73% dos votos apurados no distrito eleitoral de Bennelong, Howard recebeu 45,06%, e McKew conta com 45,94%.

Os Verdes Australianos, que têm 5,47% dos votos em Bennelong, disse que apoiará com sua porcentagem a candidatura de McKew.

Segundo os analistas, devido ao complicado sistema eleitoral australiano e ao apertado resultado entre Howard e McKew, é possível que só se saiba o ganhador com a apuração do voto emitido por correio pelos australianos recenseados nesse distrito eleitoral.Howard é primeiro-ministro na Austrália há onze anos, e nos últimos 33 anos ocupou a cadeira correspondente ao distrito eleitoral de Bennelong.

Mau tempo impede saída de náufragos do "Explorer" da Antártida

As más condições meteorológicas registradas neste sábado impedem a viagem para o Chile dos 154 ocupantes de um navio de cruzeiro que afundou na Antártida, informaram as autoridades..

"As condições meteorológicas continuam ruins, desta forma não sabemos quando o Hércules partirá para a Antártida", disse à AFP o comandante Reinaldo Neuling, chefe de Comunicação da Força Aérea chilena em Punta Arenas.

As autoridades chilenas planejavam realizar dois vôos em um avião do tipo Hércules para a região onde os passageiros e tripulantes do cruzeiro "Explorer" passaram a noite em bases militares do Uruguai e do Chile.

Para isso precisam das condições apropriadas para evitar que a vida dos náufragos volte a estar em perigo depois que seu navio de cruzeiro se chocou na sexta-feira contra um iceberg em alto-mar e afundou horas depois.

Os contrastes de um bairro-cidade

Cajazeiras é praticamente uma cidade dentro de Salvador. São mais de 670 mil habitantes dispostos entre as 11 Cajazeiras e as quatro Fazendas Grandes . A população é superior à de Feira de Santana – segunda cidade mais populosa da Bahia – e o local é conhecido como o maior conjunto habitacional da América Latina. São incontáveis setores, quadras e blocos capazes de confundir até mesmo os moradores mais antigos. A região também se confunde com localidades como Águas Claras e Boca da Mata, devido à proximidade geográfica.

Sua construção começou em 1982, no governo de João Durval Carneiro (1983-1987), apesar de a pedra fundamental ter sido colocada no governo de Antonio Carlos Magalhães (1979-1983). As terras, antes ocupadas por três grandes fazendas: Jaguaripe de Cima, Fazenda Cajazeiras, Fazenda Boa União e Chácara Nogueira, foram desapropriadas para dar lugar ao Projeto Urbanístico Integrado de Cajazeiras. Foram erguidas 18.523 habitações populares.

Hoje, quem chega ao bairro se depara com uma grande quantidade de igrejas, estabelecimentos comerciais (supermercados, faculdade, shopping, lanchonetes, lojas de autopeças, hospitais, etc.) e, também, com muitas invasões espalhadas por vales e encostas ao redor dos conjuntos habitacionais. Para o responsável pela Administração Regional (AR XIV), José Miguel dos Santos, essas ocupações “são um sofrimento para Salvador”, pois são construídas sem qualquer ordenamento do solo e contribuem para aumentar consideravelmente o problema de saneamento básico no bairro.

ALEGRIA – Moradora do conjunto habitacional de Fazenda Grande I, Setor III, desde 1985, Telma Rita Salgueiro não enfrenta essa dificuldade. Apesar de reclamar do atendimento nos postos de saúde e da questão do transporte para outras áreas da cidade, ela revela: “Conseguir a casa própria foi a melhor alegria da minha vida”. Hoje, o apartamento de dois quartos funciona também como local de trabalho. É na pequena cozinha que Telma prepara variados doces, tortas, salgados e refeições para atender às encomendas diárias.

Se na quadra onde Telma mora a tranqüilidade comanda, a alguns metros, agitação é palavra de ordem. É na Fazenda Grande I que está localizado o Campo da Pronaica, o maior de Cajazeiras e sede oficial de eventos do bairro, como o Carnaval do bairro, o Cajazeiras Metal Fest III – que reuniu bandas locais de rock’n'roll –, a Parada Gay de Cajazeiras, feiras beneficentes, entre outros.

Além dos eventos culturais na Pronaica, os campos de futebol também se apresentam como opções de lazer para diferentes faixas etárias. Apesar dos vários campos espalhados pelo bairro, o estudante Paulo de Tarso Costa de Jesus, 14, reivindica: “O que mais queria aqui era um campo só pra gente, sem precisar disputar o espaço com os coroas”.

COMUNIDADE – Outro destaque do local é a articulação comunitária. Hoje, o bairro conta com 32 entidades filiadas à União das Associações de Moradores e Entidades Representativas das Cajazeiras e Adjacências, sob a presidência de Evanir de Araújo, 52. Segundo ele, o bairro abriga mais de 100 grupos de capoeira. Mestre Antônio, 45, está à frente de um deles, o Capoeira Zumbi Guerreiro. Aproximadamente 30 meninos e meninas, com idades entre 6 e 20 anos, participam do grupo, cujos treinos e rodas acontecem nas salas do Colégio Estadual Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras IV. “A capoeira tira a gurizada das drogas”, destacou o mestre.

O capoeirista Anailton Correia, 20, concordou: “A capoeira é cultura, é arte e dá uma ocupação para os jovens não ficarem nas ruas”. Para o jovem, o que falta é reconhecimento, por parte da comunidade, da importância da capoeira para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.

De acordo com Luiz Carlos Pinto, presidente da Associação de Moradores de Cajazeiras IV (Amcaj IV), o apoio da comunidade também é fundamental para fortalecer os projetos sociais executados em Cajazeiras. Um exemplo é o programa Escola Informática e Cidadania, que, de acordo com Evanir de Araújo, já capacitou mais de 400 jovens este ano. “Os alunos que podem contribuem com R$ 10”, disse Araújo.

Outro projeto que contribui para a melhoria das condições de vida dos moradores de Cajazeiras é a unidade da Fundação Bradesco, implantada no bairro há 22 anos. Segundo a diretora Jane Eachimenco, 11.837 jovens e adultos já se formaram nos cursos profissionalizantes da entidade; 3.301 estudantes, nas turmas de ensinos fundamental e médio; e 184 alunos em cursos técnicos.

Vale sufoco pela paixão!

Na televisão, até fila para comprar ingresso parece festa. O torcedor passa sufoco, fica horas e horas em pé, toma chuva, se queima no sol, mas encontra fôlego para festejar.

Porém, nesta sexta, a venda de ingressos na Fonte, para o jogo de domingo, entre Bahia e Vila Nova, não foi bem assim. Quase todas as pessoas exibiam rostos fechados, revoltados com a falta de organização.

Apenas quando uma emissora de TV chegou para cobrir a aglomeração na Fonte, alguns torcedores se animaram para gritar: “Vamos pra Série B” e ganhar uns 10 segundos de fama na telinha.

Mas foram poucos. A maioria tinha muitos motivos para reclamar. O torcedor Paulo Ricardo, 28 anos, chegou às 6h30 da manhã para garantir seu lugar na fila. Duas horas e meia de demora eram certas. A bilheteria só abriu às 9, mas ele não esperava ter que ficar até a hora do almoço aguardando sua vez.

“Teve um tumulto generalizado aqui. Tinha só seis policiais e uma bagunça de filas. Eu estava na metade de uma, mas depois disseram que era de cadeira numerada e eu tive que ir para o fundo de outra fila. Só depois que o comandante chegou e agilizou o lado”, afirmou o tricolor.

Por volta das 9 horas da manhã, houve conflito entre polícia e torcedores. Como o contingente era pequeno, ficava muito difícil conter a ira dos tricolores. Depois, chegou reforço e os ânimos se acalmaram. A área da fila foi isolada e poucos se arriscavam a furar o bloqueio dos policiais. Mesmo assim, o soldado Antônio tinha que expulsar, a todo momento, meninos que tentavam entrar no meio da fila para não perder tempo. “Não tem um policial para cada pessoa. Fica difícil”, reclamou.

O comandante era o Major Edmilson, que tentava organizar aquele mundo de gente enfileirada da bilheteria 4 – localizada na entrada do Dique do Tororó – até o Ginásio Antônio Balbino, próximo à Ladeira da Fonte das Pedras.

Para tentar reduzir a ação dos cambistas, ele teve a idéia de formar uma fila única e aumentar o transtorno para todo mundo, já que a demora é muito maior para cada um conseguir comprar seu ingresso. “Infelizmente, foi esse o jeito que encontramos para tentar reduzir a ação dos cambistas”, disse ele.

Acontece que a manobra não surtiu muito efeito. Logo que a reportagem de ATEC desceu do carro, já foi abordada pelos primeiros cambistas e depois encontrou mais uma dezena pelo caminho. “Até agora, não vimos nada, mas, se encontrarmos, vamos apreender os ingressos e encaminhar o infrator para a delegacia”, garantiu o major.

A passividade dos olhos dos policiais é tanta que nenhum deles conseguiu enxergar o que todos viram, e em montes. O tenente David, o soldado Flávio e todos os outros componentes da tropa afirmaram veementemente que é muito difícil conter a agilidade dos cambistas e que não encontraram nenhum pelos arredores da Fonte.

“Não tem nenhuma ordem pra gente nesse sentido. Estamos aqui só preservando a viatura e qualquer coisa que acontecer nesse perímetro. Tem gente à paisana para verificar isso aí”, esclareceu o soldado Flávio.

Se realmente havia policiais sem fardas para tentar surpreender os vendedores ilegais, o trabalho foi muito mal feito, pois não tinha coisa mais fácil do que comprar entradas nas mãos dos cambistas.

Acabou – Quando o relógio apontou 15 horas, foi decretada mais uma vitória parcial dos cambistas sobre a torcida tricolor. Os ingressos de meia e inteira chegaram ao fim e restavam apenas poucas entradas para cadeiras e arquibancada especial. Até o final do dia, todas desapareceram.

Ou melhor, foram para as mãos dos revendedores mais procurados da Fonte Nova. Quer dizer, procurados pelos torcedores, desesperados para assistir ao time do coração jogar, não pela polícia.

Até uma moça jovem, grávida, segurando a mão da filha, tentava a sorte vendendo ingressos. “Quer comprar não, moço? É R$ 25 reais”, pedia ela, mostrando o bilhete.

Na Sede de Praia, a confusão não foi menor do que na Fonte. Segundo o estudante Renato Silva, de 19 anos, que chegou às 7h20 para comprar seu ingresso, alguns policiais tentaram organizar a muvuca, mas, como não conseguiram, foram embora.

“A fila só começou a andar quando começaram os boatos de que os ingressos tinham acabado”, disse ele, que praticamente não saiu do lugar até 14 horas, quando resolveu ir embora. As entradas terminaram por volta de meio-dia.

Adeus anos velhos

Este sábado é o último dia da idade das trevas rubro-negras. Depois de chegar ao fim do poço, ou melhor, na última divisão do futebol brasileiro, o Vitória finaliza, contra o Gama, seu período histórico mais conturbado dos seus 108 anos. E para recomeçar, nada melhor que promover um renascimento, semelhante ao movimento cultural da Europa antiga, que propunha uma ressurreição do comportamento humano.

Na arte do futebol, o filósofo e técnico Vadão resolveu fazer uma revolução na sua última escalação de 2007, colocando os futuros renascentistas, lapidados na própria Toca, para fechar o último jogo antes de voltar à Série A, no próximo ano. Eles não chegam a ser Leonardo da Vinci ou Michelângelo. Entretanto, Marcos, Adriano, Anderson Martins e companhia prometem abandonar o papel de meros coadjuvantes entre os principais jogadores do Leão.

Muitos podem até achar que o motivo de Vadão é poupar seus titulares, ou desmerecer a competição, já que conseguiu a classificação com duas rodadas de antecedência. Porém, pelo menos para o comandante, o último confronto terá cara de primeira preparação para o ano que vem.

“Não teremos pré-temporada e cada oportunidade de testar as novas promessas serão bem-vindas, como no jogo do Gama”, garantiu o treinador, assegurando que não está desmerecendo nenhum time na Série B.

Lucas – Daqueles que entram em campo logo mais, Índio é o único que joga, tentando recuperar o bom futebol do primeiro semestre, quando ainda era o principal ídolo rubro-negro. Entre os onze, o Cacique é o que mais entrou em campo, totalizando 23 jogos.

Depois de Índio, Anderson Martins foi o que mais atuou na Segundona, com 11 oportunidades. O zagueiro, revelado pelo próprio Leão, já poderia assegurar vaga desde o ano passado, ainda pela Série C. Ele é da mesma turma de David Luiz, hoje no Benfica de Portugal.

Anderson chegou a participar da Copa do Brasil de 2006, fazendo dupla com David, no empate em 2 a 2, diante do Santa Cruz, em pleno Arruda. Na época, Anderson foi mais elogiado que seu colega. O problema foi uma contusão no joelho, que deixou o garoto de molho por um longo tempo.

Da garotada, tem um que é o mais queridinho de Vadão: Marcos. O jogador de apenas 18 anos anda destruindo nos treinos com os marmanjos, caindo nas graças do principal técnico do Vitória. Na última partida dele, contra o CRB, Marcos foi alvo de elogios do comandante. “O moleque tem raça e muita técnica. Ele entrou com muita determinação e é isso que espero de um jogador”, bradou.

Junto com Marcos, outros como o volante Neto e o ala-esquerda Gustavo, podem começar a dar adeus ao time júnior. Neto já poderia ter entrado no time principal, mas uma série de contusões atrapalhou a jovem promessa.

Estréia cabe também para quem não foi revelado pelo Vitória. O goleiro França finalmente vai vestir a camisa número 1, que teve Ney como principal proprietário, em 33 partidas.

Dos heróis do ano, Jean não veste mais a camisa rubro-negra. A diretoria não renovou o contrato com o zagueiro. Já Jackson fica para 2008. A lista de dispensas e renovações sai completa a partir de segunda. Quem pode se despedir do Leão é Vanderson. O procurador do volante, Ricky, ex-ídolo do Vitória, estaria pedindo R$ 200 mil para renovação e mais R$ 50 mil de salário, mas o nigeriano afirmou nesta sexta que os valores são menores do que estes citados.

Ritual do fogo abre Jogos dos Povos Indígenas

Na tarde desta sexta (23), foram abertos os Jogos dos Povos Indígenas, na Praia do Pina, em Recife. O fogo, elemento que simbolizou o início das competições, foi aceso e abençoado por representantes das etnias Karajá, do Tocantins, e Xikrin, do Pará, que, cantaram e dançaram diante da lua nascente e cheia. As informações são da Assessoria de Comunicação do Ministério do Esporte.

Os Karajá iniciaram a cerimônia, dançando em volta de um buraco cavado na areia onde o fogo foi aceso, vindo de uma tocha conduzida por três atletas: o carateca Felipe Martins, a jogadora de futsal Natália Sousa e o ginasta Cristiano Barbosa da Silva.

O ritual prosseguiu com o canto dos Zikrin, que após levarem o fogo de volta para a tocha, apagaram com areia as chamas do buraco. O fogo será mantido na tocha até este sábado, quando a pira será acesa, às 17h, na arena do Bairro Novo, em Olinda.

As competições começam neste sábado a vão até o dia 1° de dezembro, em Recife e Olinda.