sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Chuvas atrasam vôos em SP e deixa ruas alagadas

As fortes chuvas que caíram sobre São Paulo na noite desta sexta-feira causaram o fechamento dos aeroportos de Congonhas, na zona sul da cidade, entre 20h55 e 21h32, e Cumbica, em Guarulhos, entre 22h15 e 22h50, aproximadamente. Neste momento, os dois aeroportos funcionam normalmente para pousos e decolagens, segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero).

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) declarou estado de atenção em toda a cidade de São Paulo nesta sexta-feira por causa da chuva. O alerta foi retirado às 21h40. Até as 22h desta sexta, dois pontos de alagamento transitáveis foram registrados em São Paulo.

A chuva causou alagamento transitável na Marginal Pinheiros, altura da Rua Professor Campos de Oliveira, sentido Castello Branco e na Avenida Alcântara Machado, altura da Rua Silva Jardim, sentido bairro.

A previsão do tempo da CGE para a madrugada deste sábado é de poucas nuvens. Amanhã, durante o dia, o tempo piora, a nebulosidade aumenta e chove à tarde e à noite em São Paulo.

Furacão Noel ameaça leste dos Estados Unidos

Após deixar pelo menos 122 mortos e milhares de desabrigados em sua passagem pelo Caribe, o furacão Noel começa a afetar o leste dos Estados Unidos e Canadá, causando chuvas durante o dia.

Noel passou pelas Bahamas, onde as inundações mataram um homem e forçaram a remoção de 400 pessoas. A tempestade, então, mudou de rota e se dirige pelo oceano, passando pela costa leste dos Estados Unidos. Deve chegar à região de Nova Escócia, no Canadá, neste sábado.

"Tudo leva a crer que a passagem do Noel será devastadora", advertiu o Centro canadense de furacões de Halifax, em Nova Escócia, no leste do Canadá, que prevê rajadas de até 130 km/h e 70 mm de chuva neste final de semana na costa atlântica do país.

Previsões indicam que a costa da Carolina do Norte, nos Estados Estados Unidos, também deve receber fortes chuvas nas próximas horas. Isso também deve ocorrer em áreas de New England.

Noel era considerado uma tempestade tropical, mas se transformou em furacão de nível 1 (em uma escala de 1 a 5) durante a passagem por Cuba, na quinta-feira.

Biografia de Edir Macedo esgota e editora prepara mais 160 mil exemplares

Menos de um mês após seu lançamento, a biografia autorizada do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Rede Record, esgotou. Foram cerca de 700 mil cópias vendidas até ontem.

Segundo a Folha Online apurou, a editora Larousse anunciará na segunda-feira uma tiragem extra de 160 mil exemplares. "O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo" já registra uma das maiores tiragens da história do mercado editorial brasileiro.

Nas livrarias, "O Bispo..." vem sendo vendido em média por R$ 30. Escrito por Douglas Tavolaro, diretor de Jornalismo da Record, com reportagem de Cristina Lemos, foi feito durante 14 meses, com mais de 100 entrevistados ouvidos.

O livro parte da prisão de Macedo, acusado de charlatanismo e curandeirismo, em maio de 1992. O processo foi arquivado por falta de provas. Hoje, Macedo enfrenta uma nova investigação, que os advogados da Universal e da própria Record consideram "requentada": a Polícia Federal apura a origem dos recursos que permitiram a compra da emissora pela igreja no início da década de 90.

No próximo dia 14, a biografia será lançada nos Estados Unidos, em português, de olho nos brasileiros residentes. Haverá festa de lançamento em Nova York. Até o momento, Macedo não participou de nenhum evento de lançamento da obra.

Temporal deixa 49 cidades gaúchas em situação de emergência

No Rio Grande do Sul, 49 municípios estão em situação de emergência por causa dos temporais das últimas semanas. As regiões Norte e Noroeste do estado são as mais atingidas.

Em Santa Rosa (RS), a chuva ainda não deu trégua e os sinais dos estragos estão por toda a região. A Defesa Civil distribuiu lonas para cobrir telhados arrancados pelas rajadas de vento, que chegaram a 120 km/h.

Em Três de Maio, algumas casas ficaram totalmente destruídas. As famílias estão abrigadas no ginásio de esportes. A cidade ainda está sem água e energia elétrica.

Jovem morre atropelada na Tancredo Neves

Um jovem, que ainda não identificado, aparentando entre 12 e 14 anos, foi atropelado por um ônibus da Empresa Axé, na avenida Tancredo Neves, próximo ao Hospital Sara, no início da tarde desta sexta-feira, dia 02, falecendo no local. Segundo testemunhas, o garoto andava de bicicleta pela avenida quando foi surpreendido pelo ônibus. O veículo continua no local.

Cidades do interior homenageiam os mortos

Milhares de pessoas, seguindo a tradição de visitas aos mortos, lotaram o cemitério de Juazeiro, a 500 km de Salvador, na manhã desta sexta-feira, dia 02. Tristeza e saudade se misturaram com a acirrada disputa por espaço para venda de todo tipo de produto.

Velas, flores, água de coco, água mineral, lanches e picolés eram algumas das mercadorias que dezenas de ambulantes tentavam vender na porta do cemitério,

Os ambulantes interditaram praças e calçadas e alguns chegaram a se desentender com fiscais da prefeitura pela invasão do espaço de entrada e saída do cemitério.

Em Barreiras, a homenagem aos entes queridos levou muitas pessoas aos três cemitérios da cidade, onde túmulos foram rigorosamente limpos, velas acesas e flores depositadas.

Além de uma extensa programação de missas e procissões nacatedral São João Batista e nas quatro paróquias dos bairros periféricos, em toda parte amigos e parentes enfrentaram o calor de 40º para rezar por seus mortos.

Durante todo o dia o comércio de flores manteve as portas abertas, bem como ambulantes venderam água e velas em frente aos campos santos. Diante do cemitério São João Batista, o mais antigo da cidade, os irmãos Karen, 17 anos, e Rodrigo Santos, 16 anos, comercializaram flores artificiais confeccionadas pela mãe.

Professora foge com aluno de 13 anos nos EUA

Uma professora de uma escola de Lexington, no Estado americano de Nebraska, fugiu ao lado de um aluno de apenas 13 anos depois que autoridades começaram a investigar um suposto relacionamento entre ambos, informou a polícia nesta sexta-feira.

Kelsey Peterson, 25, dava aulas de matemática e de basquete na escola americana. Um juiz autorizou um mandado de prisão contra ela, que foi acusada de seqüestro e abuso sexual de menores.

Autoridades locais dizem acreditar que os dois fugiram juntos no carro de Peterson, um Pontiac branco. Segundo Paul Schwarz, da polícia de Nebraska, o carro foi visto atravessando a fronteira mexicana por volta das 11h (14h de Brasília) da terça-feira (30).

A polícia não informou se Peterson era professora do garoto, que era aluno da 8ª série.

Autoridades recolheram e-mails e cartas nos quais os dois faziam declarações de amor.

No computador pessoal da professora, a polícia encontrou uma carta com data de abril deste ano, em que ela dizia que o amava e que seria "fiel para sempre".

Documentos judiciais indicam que o adolescente foi visto pela última vez em 26 de outubro.

III Concurso de Produtividade da Mandioca

O III Concurso de Produtividade da Mandioca do municipio de Trancredo Neves organizado pela COOPATAN - Cooperativa dos Produtores Rurais do Municipio, acontecerá no dia 04/11/07na Praça Wellington Nunes dos Santos a partir das 14:00h.

Programação:
14:00h: Abertura
15:00h: Cerimônia de Premiação
18:00h:: Show com o grupo Eterno Amor

Onze mil carteiras do idoso foram emitidas até o momento

Até o momento, mais de 11 mil carteiras do idoso, que dão direito à viagens interestaduais gratuitas em ônibus, trens ou barcos, já foram distribuídas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O documento permite a pessoas de 60 anos ou mais, que ganham até dois salários-mínimos ou não podem comprovar renda, fazer viagens interestaduais de forma gratuita ou com 50% de desconto.

Essas informações são da assistente do Departamento de Proteção Social Especial do ministério, Maria das Graças Bibas, em entrevista à Rádio Nacional. Ela informou que essas carteiras podem ser adquiridas junto às Secretarias Municipais de Assistência Social. Nessas secretarias, o idoso é inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais, cuja numeração é de caráter nacional.

Segundo as informações da assistente, Minas Gerais é responsável pelo maior número de carteiras do idoso expedidas até agora: 1.600, mas, segundo ela, a idéia é que esse benefício seja ampliado e que atinja todos os 5.560 municípios brasileiros.

No mês passado, dados do ministério mostravam que, dos 4 milhões de idosos que têm direito à carteira do idoso, apenas 7.753 (0,19%) conseguiram o documento.

A carteira do idoso, que está prevista no Artigo 40 do Estatuto do Idoso, não se aplica à viagens aéreas, nem pode ser tirada por idosos que tenham renda comprovada.

Menino morre em desabamento causado pela chuva em Fênix (PR)

Um menino com pouco mais de um ano de vida morreu ao ser atingido por tijolos da parede de sua casa que desabou devido a uma tempestade, na tarde de ontem (1º), em Fênix (PR). Os pais do bebê também estavam na casa, mas não ficaram feridos.

De acordo com a Defesa Civil da região, o vento destelhou a casa da família e provocou o desabamento de parte da parede. Os tijolos atingiram a criança na região da cabeça. Ela chegou a ser levada ao hospital da cidade vizinha de Barbosa Ferraz, mas chegou morta.

Outros imóveis da cidade também foram destelhados pelo vento.

Comissão do Senado debate contaminação de leite

As recentes denúncias de contaminação de leite com produtos nocivos à saúde serão debatidas na próxima quarta-feira (7), em audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes foi convidado para a reunião.

Outro ministro que deve ir ao Senado esta semana é o da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. Na quinta-feira (8), ele deve apresentar o plano de ação do ministério à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

Na Câmara, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, participará na terça-feira (6) de audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática sobre o Projeto de Lei nº 1.821, de 2003, que determina a veiculação obrigatória, pelas emissoras de televisão, de desenhos animados produzidos no Brasil.

Já o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, na quarta-feira, prestará esclarecimentos sobre os serviços prestados pelas operadoras de canais fechados de televisão por assinatura e sobre a venda de equipamentos para a conversão dos atuais aparelhos de TV para o sistema digital. Na Comissão Mista de Orçamento serão realizadas quatro sessões plenárias para apresentação, discussão e votação do relatório preliminar da proposta de Lei Orçamentária para 2008.

Na terça-feira, a comissão ouve o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, convidado para falar sobre o cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2007, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. No dia seguinte, Augustin irá à Comissão de Finanças e Tributação para discutir a execução orçamentária da União e o desempenho das transferências constitucionais dos fundos de participação dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Também está prevista audiência pública na quarta-feira para discutir a situação das pessoas que foram demitidas no governo Collor e sobre a Lei 8.878, de 1994, que garante o retorno ao trabalho a quem foi demitido. A discussão será na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara.

Na quinta-feira, a comissão realiza debate sobre a situação de famílias de catadores que têm os lixões como meio de sobrevivência. Foram convidados os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e do Meio Ambiente, Marina Silva e a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Ela Wiecko Volkmer de Castilho.

Cinco medidas provisórias trancam a pauta de votações no plenário, o que dificultará as votações previstas na Câmara.

Caixa adia sorteio da Dupla Sena para amanhã devido ao feriado

A Caixa Econômica Federal adiou para amanhã (3) o sorteio do concurso 605 da Dupla Sena, que deveria ocorrer hoje, devido ao feriado de Finados.

O prêmio previsto é de R$ 1,9 milhão para quem acertar os seis números no primeiro sorteio.

Também no sábado ocorre o sorteio da Lotomania, que deve pagar R$ 2 milhões para o apostador que acertarem os 20 números do concurso 772. O prêmio estimado para o concurso da Mega-Sena é de R$ 1,5 milhão.

Heloísa Helena confirma que PSOL terá candidaturas próprias nas capitais

A presidente nacional do PSOL, a ex-senadora Heloísa Helena, confirmou que o partido terá candidatura própria em todas as capitais brasileiras. Ela admite que o partido é uma legenda pequena, mas descarta que seja “nanico”. “Reconhecemos humildemente que o PSOL ainda é uma estrutura partidária pequena. Ele não é um partido nanico porque tem partido grande que é nanico moral. Mas o PSOL ainda é uma estrutura pequena para enfrentar sua primeira campanha municipal”, observa a ex-senadora.

Com a experiência de quem já ocupou uma cadeira no Senado Federal, Heloísa Helena diz que não há legitimidade no fato de o PMDB ter que fazer o sucessor do presidente licenciado da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Mas evita falar em nomes para suceder o conterrâneo e não comenta nem mesmo se apóia ou não o pleito do senador potiguar Garibaldi Filho (PMDB), que deseja chegar à presidência do Senado. A seguir os principais temas da entrevista.
Senado Federal.

“O Congresso Nacional é uma estrutura apodrecida quando o Palácio do Planalto estrutura apodrecida é. Para existir o banditismo precisa existir a promiscuidade na relação com a chefia do Executivo. Todos os crimes na administração pública, os denunciados e patrocinados pelo senador Renan Calheiros, tráfico de influência, exploração de prestígio, corrupção passiva e ativa, formação de quadrilha... só existe quando se estabelece a triangulação entre o chefe do Executivo ou seus ministros e secretários, os parlamentares no Congresso Nacional e parte do setor empresarial. Para existir a triangulação do ‘propinódromo’ com o dinheiro público precisa que ocorra a triangulação da promiscuidade. Esse é o momento mais difícil para o Senado, como se já não fosse muito o banditismo político que o Brasil assistiu constrangido, de mensaleiros, sanguessugas e dólares nas peças íntimas”.

CASO RENAN
“Um País onde um Congresso Nacional apresenta leis tão rígidas e aplica essas leis de forma tão implacável para uma mãe de família pobre que é condenada a uma cela imunda e presídio desumano porque rouba uma lata de leite para alimentar o seu filho faminto, não tem o direito de proteger um senador que patrocinou crimes contra a administração pública. Claro que não é o único parlamentar envolvido no ‘propinódromo’. Os crimes patrocinados por ele só aconteceram porque houve a participação e a promiscuidade do Palácio do Planalto”.

SUCESSÃO SENADO/PMDB
“Não acho legitimidade (para o novo presidente ser do PMDB). Ela (a legitimidade da indicação do presidente) dar-se-á se a Casa for capaz de indicar para a presidência do Senado não necessariamente um quadro que represente um ou outro partido, mas um quadro político que possa de alguma forma minimizar o impacto negativo perante a sociedade brasileira, que foi dada com o caso do atual presidente do Senado. O senador Renan Calheiros só foi afastado porque o presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) Lula quer aprovar a farsa técnica e essa fraude de política chamada CPMF. O presidente Lula operou com toda sua base ‘bajulatória’ montando um vexatório balcão de negócio sujo para obstacular os procedimentos investigatórios relacionado ao senador Renan, mas como não conseguiu comprar o jornalismo investigativo e não silenciou a sociedade, acabou tendo que negociar o afastamento para aprovar a CPMF”.

Fidelidade partidária
"Somos totalmente favoráveis à fidelidade partidária. E de uma forma mais especial. Nos relatórios apresentados pelos ministros eles deixaram claro qual avaliação eles fazem da fidelidade partidária. Nós tivemos uma experiência, nós quatro parlamentares expulsos por fidelidade partidária, tínhamos preocupação de como o debate aconteceria. Os relatórios e os votos e pareceres do Supremo (Tribunal Federal) foram importantes porque deixaram claro que a fidelidade é a fidelidade ao programa do partido e aos compromissos assumidos no processo eleitoral. Se a cúpula de partido muda de lado, patrocina traição aos ideais do partido, isso não poderia motivar perda de mandato. Agora mudar de partido por conveniência, aí é absolutamente necessário que ocorra perda do mandato, para evitar promiscuidade”.

Eleições 2008
“Reconhecemos humildemente que o PSOL ainda é uma estrutura partidária pequena. Ele não é um partido nanico porque tem partido grande que é nanico moral. Mas o PSOL ainda é uma estrutura pequena para enfrentar sua primeira campanha municipal. Vamos ter disputa em todas as capitais e outras prefeituras onde nós pudermos, na construção de um projeto para as prefeituras e a participação nas câmaras de vereadores”.

VAGA OCUPADA POR COLLOR
“Quando houve a decisão do PSOL de que eu seria candidata à Presidência, ele não tinha se decidido pela candidatura. Ele foi covarde o suficiente para só decidir ser candidato ao Senado quando já estava definido que eu seria candidata a presidente da República. Óbvio que eu fiz um sacrifício eleitoral, não um sacrifício político porque para mim foi uma honra representar no plano nacional a esquerda socialista democrática que não se vendeu e não se rendeu para se lambuzar nos banquetes fartos do poder. Mas evidente que fui a única que fiz o sacrifício eleitoral de disputar as eleições. Óbvio que nessa conjuntura que eu gostaria de estar no Senado contribuindo humildemente para, de alguma forma, ajudar o País e ajudar Alagoas nesse momento. Não tenho arrependimento, até porque faz parte do processo democrático. Não tenho dúvida sobre o que elegeu o presidente Collor. O que elegeu o senador foi as mutretas do Lula. O que mais se ouvia nas periferias de Maceió era isso, que o Lula roubou mais do que ele (Collor) e vocês não cassaram. É constrangedor e entristece, mas são os riscos da nossa frágil democracia representativa brasileira”.

Morre em Guanambi garoto atropelado em Riacho de Santana

Morreu as duas horas da manhã desta sexta-feira no Hospital Regional de Guanambi o garoto Neilson Sena Rocha de apenas 9 anos de idade. Ele deu entrada na tarde desta quinta-feira proviniente da cidade de Riacho de Santana vítima de atropelamento e já chegoiu em estado grave.

O estudante que residia na fazenda Jatobá, naquele município, foi atropelado por um veículo a cerca de 6 km da sede do município após descer do ônibus escolar e atravessar a pista para apanhar os dois irmãos menores que estavam na casa da avò aguardando para irem a escola. Nielson foi levado inicialmente para o Hospital de Riacho de Santana e em seguida foi transferido para Guanambi.

Ferry-boat vai vender passagens pela Internet

Até o final deste ano serão instalados nos terminais marítimos do serviço de ferry-boat em Salvador e Itaparica (Bom Despacho), totens para a venda de bilhetes. Uma outra solução estrutural para amenizar o problema das longas filas do sistema será a implantação do esquema de vendas de passagens pela internet. A revelação é do diretor presidente da TWB S/A, Reinaldo Pinto do Santos, em visita à Tribuna da Bahia na tarde de ontem. O dirigente da empresa de transporte que ganhou a concessão para a exploração da travessia na Baía de Todos os Santos, também adiantou que no início do próximo ano os baianos terão à disposição uma nova embarcação operando no esquema.

“Nós também estamos conversando com o Ministério Público e a diretoria do Samu, que são pessoas especializadas na área de saúde, no sentido de criar um termo de cooperação no qual a população possa ser atendida por quem efetivamente conhece o assunto, em caso de necessidade de atendimento a passageiro com problema de saúde. Não pode ser creditada esta responsabilidade a TWB, mas vamos estar colaborando com os órgãos competentes para que este atendimento seja dado”, declarou.

Em conversa com Walter Pinheiro, diretor presidente da Tribuna da Bahia, Reinaldo Pinto do Santos comunicou que o novo ferry que está sendo construído num estaleiro de Santa Catarina, tem quatro motores, a capacidade de transportar 76 carros, aproximadamente 600 pessoas, com muito mais conforto e rapidez do que os atuais. “ Ele terá a capacidade de vencer essa travessia, se todas as condições tiverem favoráveis, em até 22 minutos. Um coisa importantíssima é a questão ambiental. Hoje o sistema ferry-boat consome cinco mil toneladas ano de hidrocarbonetos. A quantidade de carbono lançado na natureza é razoavelmente grande. O novo sistema vai utilizar motores movidos a gás natural e o volume de carbono lançado na natureza deve cair a menos de mil toneladas. A capacidade de transporte será aumentada em quase cinqüenta por cento com a introdução de um ferry-boat”, observou, acrescentando que uma outra embarcação do mesmo porte poderá entrar em operação no verão de 2009.

Hoje a TWB tem cinco ferry-boats e dois catamarãs, em horas de alta demanda, cruzando o mar da Baía de Todos os Santos. As embarcações Gal Costa e Mont Serrat estão encalhadas na marina de Aratu e, segundo avaliação técnica e econômica, a recuperação de ambas são inviáveis. “O custo da recuperação destes dois ferry-boats seria superior a aquisição de um novo, que é um equipamento completamente diferenciado. O ganho para a sociedade e para o usuário é muito grande fazendo-se esta substituição. Nós não temos dúvidas nenhuma disto”, comentou o diretor presidente da empresa.

Com as novas embarcações a TWB pretende contribuir para o desenvolvimento do turismo na Baía de Todos os Santos. “Este equipamento vai viabilizar o transporte de turistas, nas horas de baixas demandas, em passeios pontuais no período noturno, por exemplo”, disse Reinaldo Pinto, para em seguida revelar que, no futuro, o sistema de hora marcada abrangerá cerca de 90% dos embarques. “Na hora que tivermos os ferry-boats confiáveis, o volume de horas marcadas tende a aumentar muito. Isto estará sendo resolvido à medida que entre em operação o novo ferry-boat e que tenhamos os atuais com motores novos. Nós estamos com o ferry-boat Maria Betania em Aracaju já com novos motores e tem mais um outro que no início do ano receberá motores novos. Hoje nós só temos um ferry, o Agenor Gordilho, com motores novos".

Espanhol Fernando Alonso rompe contrato com a McLaren

O piloto espanhol Fernando Alonso rescindiu seu contrato com a McLaren. A informação foi dada por seu empresário, Luis García-Abad, em entrevista à rádio Marca.

"Fernando já não continua na McLaren. Está confirmado. Ficou livre para assinar com qualquer equipe a partir da próxima temporada", disse Abad.

Alonso e seu empresário voltaram da Inglaterra dois após intensas negociações com a escuderia, e teria ficado definido que o espanhol poderá deixar a equipe sem ter que pagar nenhuma indenização.

Contratado da Renault para esta temporada após levar o título em 2005 e 2006, Alonso viu a sua relação com o time britânico desgastar-se rapidamente. Por diversas vezes, o espanhol declarou que Ron Dennis, chefe da equipe, preferia ver o seu "protegido" Lewis Hamitlon, companheiro de equipe, vencendo as corridas.

Antes do GP da China, disputado no dia 7 de outubro, Alonso chegou a dizer que a McLaren o havia boicotado no treino classificatório para facilitar o caminho de Hamilton, que poderia ser campeão em Xangai --o que não aconteceu devido ao abandono do piloto.

O nome de Alonso já foi veiculado em quase todas as escuderias da F-1, mas a Renault, sua ex-equipe, é que parece mais próxima de um acordo. "As vezes, na vida, as coisas não funcionam", disse Alonso, sobre sua saída da McLaren.

Municípios firmam acordos para acabar com lixões a céu aberto

Num estado que alimenta 438 lixões e depósitos de lixo a céu aberto, segundo último levantamento das promotorias do meio ambiente do Ministério Público Estadual(MPE), 22 municípios firmaram acordos inéditos para a melhor gestão dos seus resíduos sólidos. Os chamados consórcios de saneamento, assinados ontem durante a abertura do I Seminário Estadual de Resíduos Sólidos, têm investimento inicial de R$900 mil. São parte do Plano Nacional de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos, que utiliza recursos do Programa de Aceleração do Crescimento(Pac), do governo federal.

As assinaturas dos consórcios fazem da Bahia o primeiro estado a introduzir esse tipo de parceria no país. Entre outras atribuições, o plano prevê altos investimentos na coleta seletiva do lixo, o apoio a cooperativas e a inclusão dos catadores, além da construção de aterros sanitários que dêem melhor direcionamento aos resíduos. O maior desafio, porém, é garantir a sustentabilidade econômica do plano, qualificando-se a administração e cada município. “Ainda que faça parte de um plano nacional, a qualificação da gestão se dará em nível municipal. As prefeituras devem estar capacitadas”, indica o secretário nacional de recursos hídricos e ambientes urbanos, Luciano Zica, presente no seminário.

As cidades que fazem parte do plano serão divididas entre quatro consórcios regionais, responsáveis diretos pela gestão dos aportes financeiros. Ao agrupar-se os municípios por regiões, a intenção é permitir que os de economia mais frágil possam também desfrutar dos investimentos. “Os orçamentos de alguns municípios são insuficientes para a implantação do plano. Consorciando-se quatro ou cinco prefeituras por área, a coisa fica muito mais fácil”, acredita o governador Jaques Wagner. A própria Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano admite que 80% das cidades não têm condição de levar o projeto pra frente. “Mas, com os consórcios, o plano deixa de ser uma solução da prefeitura e passa a ser uma solução regional”, aposta o secretário João Lopes.

A primeira área beneficiada, já prevista no PAC, será a bacia do Rio São Francisco. O total de investimentos do PAC, somente para aquela região, é de R$1,247 bilhões. Parte desse montante vai para as obras de gestão do lixo. “Os R$900 mil iniciais serão apenas para a elaboração do projeto. O PAC vai permitir investimento muito maior para gestão dos resíduos”, explica Luciano Zica. O prazo para a implantação das ações é de 18 meses. Os primeiros seis meses são de adequação. “As obras devem iniciar-se no início de 2008, quando se construirão os primeiros aterros”, anuncia.

Pilares contra a cultura do descartável
Iniciada somente na década de 90, a gestão dos resíduos sólidos tenta recuperar o tempo perdido. “Antes, o saneamento era direcionado apenas para água e esgoto. Só agora os governos atentaram-se para o lixo”, revela a diretora de planejamento de ações de saneamento da Sedur, Maria Valéria Ferreira. Durante anos, incentivou-se a cultura do descartável, com símbolo maior no copinho plástico. Segundo especialistas, o desafio para mudar esse paradigma passa por três pilares principais: a não geração do lixo, com redução do consumo; a reutilização e a reciclagem.
“É hora de consumir menos e adquirir embalagens reutilizáveis. É hora de ir às compras com a sacola própria, para evitar as de plástico”, aconselha a especialista. Ainda que as autoridades desenvolvam políticas públicas para lidar com a produção do lixo, é dentro de cada residência que o processo se inicia.

As famílias que organizam as compras do supermercado nas prateleiras da dispensa, terão da mesma forma que dispor o lixo em recipientes separados. “É dentro de casa que se dá a primeira triagem do material”. O processo envolve também o lixo orgânico. Cerca de 60% do lixo produzido é feito de restos de alimentos. Nesse caso, também deve haver a separação do material. Por meio do sistema de compostagem, o mesmo lixo que polui é transformado em adubo.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado