terça-feira, 23 de outubro de 2007

Senado aprova lei sobre guarda compartilhada de filhos

O Senado aprovou nesta terça-feira, em votação simbólica, projeto de lei que inclui no Código Civil a guarda compartilhada de filhos de pais separados. Pelo projeto, a guarda compartilhada é opcional e poderá ser fixada por consenso entre o pai e a mãe ou por determinação judicial. Atualmente, o Código Civil estabelece apenas a guarda unilateral, na qual o filho fica com a mãe ou o pai no caso de separação. O projeto ainda precisa ser votado pela Câmara antes de virar lei.

“Esse projeto é muito importante porque vai implicar em uma mudança de comportamento dos pais que se preocupam em pagar apenas a pensão alimentícia. Esse pai agora poderá participar ativamente da educação e da vida do filho”, afirmou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), relator do projeto de lei. “O juiz vai analisar caso a caso e ver o que é melhor para a criança: se ela dorme, por exemplo, quatro dias na casa da mãe e três na casa do pai”, explicou. “Depois de examinar cada caso, o juiz decidirá o que é melhor para a criança”, completou Torres.

Aprovado em uma votação relâmpago nesta terça-feira, o projeto de lei estabelece que “quando não houver acordo entre a mãe e o pai quanto à guarda do filho, será aplicada, sempre que possível, a guarda compartilhada”. A proposta, que foi apresentada em 2002 pelo ex-deputado Tilden Santiago (PT-MG), permite ainda que o filho passe um período sob a responsabilidade do pai e outro sob a guarda da mãe. Assim que for transformado em lei, o projeto terá 60 dias para entrar em vigor. Segundo o relator, a guarda compartilhada poderá ser requisitada diante do juiz a qualquer momento, mesmo nos casos anteriores ao início da vigência da futura lei.

Carro cai em barranco em MG e três morrem

Três pessoas morreram em um acidente envolvendo um carro, um caminhão e uma caminhonete na BR-381, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (23). Os veículos saíram da pista e caíram em um barranco. O motorista do caminhão teve ferimentos leves. A motorista da caminhonete não ficou ferida.

Prefeitura de SP derruba torre que transmitia sinais de rádios pirata


A Prefeitura de São Paulo derrubou nesta terça-feira uma torre que transmitia sinais de duas rádios piratas na zona norte da cidade. A ação fez parte de uma força-tarefa da administração municipal e do governo federal para combater transmissões clandestinas de rádio.

A torre estava na avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na altura do número 9.480, em Pirituba (zona norte). Com a derrubada da torre, deixam de funcionar as rádios clandestinas Puro Country, que operava na freqüência 94,5, e a Nova Estação FM, na freqüência 102,7.

A torre de retransmissão, com altura aproximada de 50 metros, ficava no topo de um morro de aproximadamente 100 metros de altura, acima da avenida. Até 1990, a torre abrigava equipamentos de retransmissão de corridas do Jockey Clube.

O prefeito Gilberto Kassab (DEM), assim como o gerente regional da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em São Paulo, Everaldo Gomes Ferreira, estiveram no local para assistir a derrubada da torre.

A região onde a torre repetidora foi demolida é um local onde passam aviões que utilizam rotas para os aeroportos do Campo de Marte, de Congonhas (zona sul) e de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo).

A torre tinha dois transmissores de 600 watts de potência cada um, um terceiro de 300 watts e um aparelho receptor. Os transmissores foram montados artesanalmente, segundo a prefeitura.

Os trabalhos começaram com o corte de energia elétrica dos retransmissores e retirada de um pára-raios. As hastes de sustentação da torre foram serradas com o auxílio de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Às 14h05, a torre foi puxada por um cabo de aço e levada ao chão. Todos os equipamentos foram apreendidos.

A Anatel vai identificar os responsáveis pela instalação dos sistemas. As denúncias sobre operações de rádios clandestinas podem ser feitas pelo telefone da Anatel --0800 33 2001.

Segundo a prefeitura, a demolição está assegurada por normas de uso e ocupação do solo estabelecidas pela legislação municipal. As leis disciplinam a instalação de torres e o funcionamento de antenas de transmissão.

Incêndios na Califórnia fazem segunda vítima

A Associated Press confirmou a morte de mais uma pessoa nos incêndios florestais que atingem a Califórnia desde o fim de semana. Uma pessoa não-identificada morreu em Santa Clarita, a nordeste de Los Angeles. Até agora, havia apenas uma vítima dos incêndios. Thomas Varshock, 52 anos, foi encontrado morto no domingo.

Mais de 500 mil pessoas já tiveram que abandonar suas casas no Estado americano da Califórnia em decorrência do incêndio, que já destruiu pelo menos 1,3 mil casas, informa a emissora CNN. Segundo dados oficiais, outras 68 mil casas estão em perigo devido à proximidade das chamas, incluindo as mansões de celebridades como Mel Gibson e Barbra Streisend na famosa praia de Malibu.

A expectativa dos bombeiros é que o incêndio não dê trégua até quinta-feira. Segundo eles, o principal inimigo no momento são os fortes ventos que aumentam as chamas. "Não vai acabar até que chegue ao oceano ou que os ventos cessem", afirmou Bruce Cartelli, chefe dos bombeiros de San Diego.

O presidente americano, George W. Bush, declarou hoje estado de emergência nos sete condados afetados: Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego, Santa Barbara e Ventura.
Bush anunciou o envio urgente de assistência federal para lutar contra o fogo, que teve origem em Malibu, área de Los Angeles onde vivem muitas das celebridades de Hollywood.

As imagens de casas e florestas queimadas nos últimos dias lembram o incêndio registrado nesta mesma região há quatro anos, o pior da história da Califórnia, que terminou com um saldo de 300 mil hectares queimados e 17 mortos.

O prefeito de San Diego, Jerry Sanders, disse que as chamas avançam sem controle, a uma velocidade entre 10 e 15 km/h, e que não há como fazer a previsão do tempo.

"Temos diante de nós uma situação muito perigosa e, além disso, imprevisível", afirmou hoje o presidente do Conselho Municipal de San Diego, Ron Roberts. "Temos todos os ingredientes necessários para uma perfeita temporada de incêndios: as temperaturas mais altas, as paragens mais secas e os ventos mais poderosos", disse.

As autoridades pediram aos que ainda estão em suas moradias que reduzam ao máximo o consumo de energia elétrica com o objetivo de evitar um colapso na rede, que já está danificada pelo fogo.

O prefeito João Henrique acompanhou ontem o reinício do programa de asfaltamento

A prefeitura retomou ontem os trabalhos de banho de asfalto na cidade. Nesta primeira etapa, a Secretaria Municipal de Transportes e Infra-Estrutura (Setin), através da Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac), estará concluindo num prazo de 60 dias a pavimentação asfáltica da Avenida Octávio Mangabeira, imediações de Itapuã e nos finais de semana na Rua Silveira Martins, no Cabula.

Concluindo os serviços de pavimentação na Octávio Mangabeira, os trabalhos serão concentrados na Avenida Dorival Caymmi, também em Itapuã. As obras estão sendo executadas com recursos próprios da prefeitura.

O prefeito João Henrique, acompanhado do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, esteve presente na manhã de ontem na Avenida Octávio Mangabeira, no trecho da Sereia, sentido Pituba, onde os trabalhos de pavimentação foram iniciados. Estiveram presentes também o secretário Pedro Dantas, o superintendente da Sumac, Almir Melo, além dos vereadores Valdenor Cardoso (presidente da Câmara Municipal de Salvador), Sandoval Guimarães (líder do governo na Câmara Municipal), Pedrinho Pepê e dirigentes municipais.

As obras serão concluídas num prazo de 60 dias, conforme contrato firmado com a Construtora Mirel. Para monitorar o tráfego no local, agentes da SET estiveram durante o dia no trecho em decorrência do grande fluxo de veí-culos na orla .

Nigeriano constrói helicóptero caseiro com peças de moto e carro velhos

O nigeriano Mubarak Muhammad Abdullahi, um físico de 24 anos, tem um hobby inusitado: ele desmonta motocicletas e carros velhos no quintal de sua casa e fabrica helicópteros com as peças.

"Levei oito meses para construir esse aqui", ele diz, gotas de suor caindo da testa, enquanto monta o radiador de um modelo de quatro lugares que deixa no campus da universidade Bayero, em Kano (Nigéria).

A engenhoca já levantou vôo seis vezes -- no máximo, a dois metros do solo. O motor é de um Honda Civic de segunda mão com 133 cavalos. Os assentos eram de um velho Toyota. Outras partes vieram da carcaça de um Boieng 747 que caiu perto de Kano alguns anos atrás.

O cockpit tem um botão de ignição, um acelerador entre os bancos (que controla os movimentos verticais) e um joysktick. Uma tela no painel de instrumentos conectada a uma câmera sob o helicóptero ajuda na visão do solo. Um pequeno transmissor é usado para a comunicação.

"Você liga, ajusta para voar por um minuto ou dois e depois acelera para o propulsor começar a rodar. Quanto mais você apertar o acelerador, mais rápido ele vai. Quando você atingir 300 rpm, é só apertar o joystick para ele voar", explica o inventor.

Ele está trabalhando agora em outro modelo que, segundo diz, "será um aperfeiçoamento radical do primeiro em termos de sofisticação e estética". O modelo, de dois lugares, será capaz de voar a uma altitude de 4,5 metros por três horas.

Mubarak conta que aprendeu noções rudimentares de vôo brincando com um helicóptero na internet. "Eu assistia a filmes de ação na TV e ficava fascinado com as naves voando. Decidi que era mais fácil construir uma do que construir um carro", disse.

Ele espera que o governo nigeriano e seus compatriotas ricos passem a encomendar suas aeronaves. Embora representantes do governo tenham ficado animados ao ver um vôo de demonstração, a Autoridade de Aviação Civil da Nigéria (NCAA) não mostrou até agora interesse no helicóptero de fundo de quintal. "Ninguém da NCAA veio ver o que eu fiz. Os talentos neste país não são reconhecidos."

Cumbica se prepara para receber o maior avião do mundo

O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, poderá receber já no próximo ano o maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380, que tem capacidade para até 853 passageiros.


A empresa fabricante entregou o primeiro exemplar da aeronave neste mês e já tem 189 pedidos confirmados e compromissos de compra de 16 clientes, principalmente da região do Golfo, da Ásia e da Europa.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), está sendo realizada uma reunião nesta terça-feira (23), em Brasília, para decidir que adaptações o aeroporto terá que fazer para receber a aeronave.

Cumbica será o primeiro do país que será modificado. Em seguida vai ser a vez do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa da Infraero em Brasília, serão necessários apenas três meses para fazer as mudanças necessárias em Cumbica. Ainda não foi fixada data para que o trabalho seja iniciado.

De acordo com o órgão, o avião é maior em comprimento e largura que os demais, mas não possui asas mais extensas. Desta forma poderá usar os mesmos locais de embarque e desembarque de passageiros das demais aeronaves.

Serão necessárias adaptações na sinalização da pista, iluminação, entre outras, pois o A380, por ser maior, precisa de mais espaço para ser manobrado quando está em solo. De acordo com a Infraero, as mudanças podem ser feitas sem interferir no funcionamento do aeroporto. A empresa avalia que Cumbica terá que fazer adaptações em apenas 10% de seu formato atual.

A Infraero diz que irá analisar quando os outros nove aeroportos internacionais do país, nas cidades de Campinas (SP), São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus, irão se adaptar para receber o A380.

Três marcas de leite devem ser retiradas do mercado em Uberaba

O Ministério Público recomendou, nesta terça-feira (23), que os supermercados de Uberaba (MG) retirem três marcas de leite longa vida das prateleiras. A orientação tem caráter preventivo e se baseia na informação da Polícia Federal de que o produto era fornecido pelas cooperativas mineiras Coopervale e Casmil, suspeitas de adulterar o produto com substâncias nocivas à saúde.

Durante a Operação Ouro Branco , realizada pela Polícia Federal na segunda-feira (22), em Uberaba e Passos (MG) foram detidas 27 pessoas, parte delas já foi liberada.

A PF investigava havia três anos denúncias de adulteração do leite com a adição de produtos químicos, como água oxigenada, soro e até soda cáustica. A polícia descobriu que um químico de São Paulo desenvolveu uma forma de adulterar o leite, sem deixar vestígios, e vendeu a técnica para várias cooperativas do país.

Segundo o delegado federal de Uberaba, Davidson Chagas, foram encontrados problemas em três marcas de leite até agora. “Nas marcas Parmalat, Calu e Centenário já encontramos diferenças no aspecto, que tornam o produto impróprio.”

De acordo com Chagas, a análise será estendida a todas as marcas comercializadas no país. Ainda não foram identificadas todas as empresas que adquiriram leite das cooperativas suspeitas de adulterar o produto.

“Apreendemos documentos e os peritos estão analisando o material para saber quem eram esses compradores. Vamos fazer o mapeamento do leite em todo o país.”

Minas Gerais produz um terço de todo o leite consumido no Brasil e os produtores do estado estão preocupados com a má repercussão do caso.

O "Jornal Hoje" (Globo) noticiou nesta terça-feira que, em Uberaba, os funcionários da Coopervale voltaram ao trabalho. O interventor disse que não houve mudança na rotina. Dois tanques com 700 mil litros de leite continuam lacrados.

Bebê seqüestrado tem alta e vai para casa

O bebê que foi encontrado pela polícia depois de ter sido levado dos braços da mãe por uma falsa enfermeira, no Espírito Santo, recebeu alta do hospital nesta terça-feira (23). Ao chegar em casa com a mãe em Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Jefferson foi recebido com festa pela família, com direito a bolo e parabéns.

A pedido da polícia, antes de ir para casa depois de receber alta, a criança foi levada ao departamento médico legal para fazer exame de corpo e delito. O procedimento é para resguardar o estabelecimento de qualquer ação judicial que poderá ser movida pela família do bebê.

"Serve também para termos laudos diferentes sobre o estado de saúde do bebê que foi examinado por um dos nossos pediatras", diz o diretor administrativo do hospital de onde a criança foi levada, Paulo Jorge Mattos.

Além da festa desta terça-feira, os amigos e parentes programaram para domingo, às 20 horas, uma missa de ação graças na Igreja Beato Anchieta, em Cariacica.

Falsa enfermeira No último sábado, o recém-nascido foi levado da maternidade por uma falsa enfermeira, que acabou presa após uma denuncia anônima. O bebê foi encontrado na segunda-feira (22) na casa da mulher, de 35 anos.

Segundo a polícia, ela confessou que se passou por enfermeira para roubar a criança. Em depoimento, ela disse que pretendia substituir um filho que perdeu em uma gravidez recente. A mulher foi levada para a Penitenciária Feminina de Tucum.

Conferência em Camaçari debate soluções para o meio ambiente

Acontece de sexta-feira a domingo (26/10 a 28/10), das 9h às 18h, na praça da Igreja Matriz de Abrantes, em Vila de Abrantes, na orla de Camaçari, a Conferência de Construção da Agenda 21 Costa dos Coqueiros. A expectativa é de que duas mil pessoas participem do evento.

Durante o dia, a população vai poder apontar casos de degradação, levantar as possíveis causas e propor sugestões para resolução das questões em favor do desenvolvimento sustentável.

A prioridade é reunir as pessoas para detectar os problemas ambientais locais e definir metas que preservem o meio ambiente. Além disso, será debatido o compromisso do Município em cooperar no estudo de soluções para as questões de cunho sócio-ambiental.

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência Eco-92, realizada no Rio de Janeiro (RJ). O documento é um plano de ação para todos os países, a fim de reduzir o impacto da ação humana sobre a natureza.

As principais ações do protocolo são programas de inclusão social, sustentabilidade urbana e rural, preservação dos recursos naturais e minerais, a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável e promoção de políticas públicas que combatam o desperdício.

Estão convidados para participar da abertura, a professora e ex-reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Ivete Sacramento, o secretário do Planejamento de Camaçari, Roque Welang, e o deputado estadual Bira Coroa (PT).

Cruz das Almas controla população de animais de rua

Será inaugurado, no próximo sábado, dia 27 de outubro, o Centro de Controle Populacional de Cães, no bairro Parque Industrial. O objetivo é recolher animais doentes e abandonados das ruas do município de Cruz das Almas, evitando infecções por doenças como a raiva.

Vacinação - A iniciativa faz parte da campanha de vacinação contra a raiva, que teve início hoje, 22 de outubro e vai até o dia 22 de dezembro, promovida pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

Os pontos de vacinação são o Ambulatório Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo, Colégios Landulfo Alves, Hamilton Carqueira e Jorge Guerra, Stand na Praça Sen. Themístocles e os Postos de Saúde da Família do Areal, Antônio Roberto de Oliveira, Sapucaia, Dona Rosa, Araçá, Pumba e Escola de Agronomia.

Após a inauguração do Centro de Controle Populacional de Cães, a população será convidada a participar de uma caminhada, batizada de “Cãominhada da Saúde”. Donos de animais, como cachorros e gatos, desfilarão com seus bichinhos pelas ruas da cidade. Haverá música, brincadeiras e oferta de brindes para os animais de estimação.

Anatel exige 'total desvinculação' entre Vivo e TIM

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta terça-feira (23) a aprovação da compra de fatia da Telecom Itália por um consócio formado pela Telefônica e bancos italianos. Entretanto, a agência destacou em comunicado que a aprovação não é incondicional.

O conselho diretor da agência estabeleceu 28 restrições para o negócio e exigiu também que, no prazo de seis meses, a Telefônica e a Telecom Itália apresentem um novo acordo de acionistas que garanta "total desvinculação" entre as operações da empresa de telefonia celular Vivo (controlada pela espanhola Telefônica) e as da TIM Brasil, que pertence ao grupo italiano.

Metade do mercado
De acordo com texto divulgado pela agência no início da noite, caso as empresas fossem funcionar juntas, teriam 53% do mercado brasileiro de telefonia celular. Por isso, não será permitida fusão, partilhamento tecnológico ou de negócios entre as duas companhias.

Segundo o conselheiro Antonio Bedran, relator do processo, Vivo e TIM terão que manter administrações independentes e cada empresa terá que ter a sua diretoria e o seu conselho de administração. "Não estamos permitindo fusão, coligação ou qualquer forma de acordo operacional", disse.

Bedran afirmou ainda que a Anatel analisou o contrato fechado na Europa entre as duas empresas e constatou que a Telefônica não tem controle acionário sobre a Telecom Italia, já que a participação da companhia espanhola no grupo italiano está restrita a 8,3%. Pelas regras brasileiras, o controle se configura com uma participação acima de 19,9%.
A Anatel ainda vai avaliar em 15 dias o ato de concentração do negócio. Por meio desse instrumento, a agência vai instruir a análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) sobre a operação.

Compra
O ministro das Comunicações, Hélio Costa, já havia anunciado durante a tarde a aprovação da Anatel à compra da Olimpia, holding que detém 18% da Telecom Italia (TI), por um consórcio ítalo-espanhol integrado pela Telefônica, os bancos Intesa Sanpaolo e Mediobanca, a seguradora Assicurazioni Generali e a Sintonia (da família Benetton).

A compra da Olimpia foi anunciada em abril. A empresa criada a partir do acordo, a Telco, terá 23,6% da Telecom Italia. A Telefônica concordou em pagar 2,31 bilhões de euros por 42,3% da Telco, nova companhia que vai absorver 100% da Olimpia.

Telemig Celular
A Anatel também aprovou nesta terça a compra da Telemig Celular pela Vivo. O negócio foi aprovado por unanimidade. A compra foi fechada em agosto passado e inclui também a Amazônia Celular, que opera na região Norte. Essa parte do negócio, porém, ainda será analisada pela Anatel.

Minas Gerais era um dos poucos mercados que faltava para que a Vivo operasse em todo o país.

Romário é barrado por ele mesmo


Romário está barrado no Vasco. E por ele mesmo! Após o coletivo desta terça-feira, em São Januário, o Baixinho, que será o técnico da equipe, pediu à assessoria do clube que divulgasse os titulares para a partida contra o América do México, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. O ataque será formado por Leandro Amaral e Alan Kardec.


Porém, o Romário atacante tem grande chance de entrar ao longo do confronto, pois treinou entre os titulares durante 20 minutos.


O goleiro Silvio Luiz, por sua vez, perdeu a vaga na equipe. Romário preferiu escalar Cássio. No total, são cinco mudanças em relação ao time que Celso Roth costumava escalar: entram Cássio, Kardec, Leandro Bonfim, Luizão e Rubens Junior, barrado no último jogo do Vasco.


Romário montou o time no 4-4-2 com Cássio, Wágner Diniz, Luizão, Jorge Luiz e Rubens Junior; Amaral, Perdigão, Leandro Bonfim e Conca; Leandro Amaral e Alan Kardec.

Convenção elege diretório municipal do DEM em Santo Antônio de Jesus

No último sábado (20), a comissão provisória do DEM realizou a convenção municipal do partido em Santo Antônio de Jesus. Na oportunidade foi eleito o diretório municipal, que passa a organizar as articulações do partido, inclusive para as eleições municipais de 2008.


Os filiados do partido encheram o auditório do Colégio Santo Antônio para escolher os novos dirigentes da sigla no município. Como apenas uma chapa se candidatou, a diretoria foi composta pelos membros da comissão provisória, o presidente Álvaro Borges, o vice Antônio Diniz, o secretário Galdino Modesto e o tesoureiro Faustino Cunha.

Os partidos coligados ao DEM em Santo Antônio de Jesus também participaram da convenção e, segundo o presidente Álvaro Borges, ratificaram as decisões. "Foi uma convenção muito proveitosa e nos levou a ficarmos tranqüilos com a nossa posição e também com a posição do nosso prefeito Euvaldo Rosa", afirmou Álvaro Borges.

A convenção serviu também para confirmar a predisposição do DEM para uma candidatura própria na corrida pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus. O nome mais cotado para a disputa continua sendo o do prefeito Euvaldo Rosa, porém, nem o prefeito e nem o diretório municipal do partido confirmaram nada. "Euvaldo Rosa até então não me disse nada a respeito. Nós teremos alguém do DEM, não sei se ele ou se outra pessoa que a conjuntura determinar", salientou o presidente do diretório municipal.

Salinas da Margarida é pioneira no diagnóstico de leishmaniose visceral

Apesar de sua localização à beira-mar, Salinas da Margarida registrou há alguns anos os primeiros casos de leishmaniose visceral, uma antropozoonose característica de localidades rurais, por conta do vetor Lutzomia longipalpis, que é um pequeno inseto chamado mosquito palha, que tem como maior hospedeiro o cachorro. A ocorrência dos casos de leishmaniose visceral no município chamou a atenção tanto dos gestores municipais quanto de pesquisadores. A preocupação com o avanço da doença fez com que o Poder Público firmasse parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a realização de uma apurada pesquisa no intuito de conhecer a real situação de incidência dos focos da doença.

As pesquisas começaram com trabalhos sobre o vetor da doença e foram realizadas capturas do inseto transmissor, seguidas de um inquérito canino para diagnosticar os casos positivos em cachorros, que foram sacrificados. Em relação ao atendimento humano, foram realizadas palestras educativas, o tratamento dos casos positivos e o controle químico, com borrifação domiciliar.

Atualmente, na quarta etapa da pesquisa, a Prefeitura de Salinas da Margarida adquiriu, através da Fiocruz, um kit para diagnóstico precoce da doença em humanos. Na Bahia, esse exame é realizado somente no Laboratório Central da Bahia (Lacen) e no hospital Santo Antônio, em Salvador. Portanto, o município se torna pioneiro em diagnóstico precoce para esse agravo.

Para a coordenadora da Saúde do Município, Maricélia Campos, Salinas da Margarida evita que a população seja acometida de uma patologia grave. "Salinas pretende fazer esse diagnóstico precoce para que as pessoas não se desloquem para Salvador e demorem a começar o tratamento. É começar o tratamento bem cedo e logo em seguida essa pessoa poderá ter uma qualidade de vida melhor, porque se não tratar em um período bem curto essa pessoa pode ir a óbito", disse.

O tratamento da leishmaniose visceral é feito pelo Governo do Estado através da Secretaria da Saúde (Sesab), que fornece uma medicação para todos os municípios baianos que registrem casos da doença. Segundo Maricélia Campos, a população salinense pode se tranqüilizar quanto ao combate a esta doença. "A Secretaria da Saúde tem feito um trabalho sério, com o apoio do Governo do Estado, através da 4ª Diretoria Regional de Saúde (4ª Dires) e tivemos a sorte de ter a Fiocruz, que é um órgão respeitado, que está conosco já há quatro anos", ressaltou a coordenadora.

Cruz das Almas ganha área de lazer

Uma grande área de recreação batizada como Parque de Recreação Dr. Ramiro Eloy Passos está sendo construída em Cruz das Almas, nas proximidades da entrada da cidade, em frente à Mata do Cazuzinha - último reduto da Mata Atlântica no município. O espaço contará com pista de cooper, ciclovia, bicicletário, parque infantil, jardins, quiosques, equipamentos de ginástica, duas quadras poliesportivas, sanitários, mesas para jogos e um palco para apresentações culturais.

Equivalente a 10 praças comuns, com mais de 12 mil metros quadrados, o parque deve se tornar a principal opção de lazer dos cruzalmenses em até seis meses, quando está prevista a conclusão das obras. Para o Prefeito Orlandinho, trata-se de uma das maiores obras já realizadas no município, representando mais uma grande conquista realizada pelo Governo do Povo. "Eu não tenho dúvidas de que essa será a área mais freqüentada pela população de Cruz das Almas", afirmou.

O novo parque também será uma grande área de eventos, com um palco de 20 metros de largura por 10 metros de comprimento. O local vai abrigar os grandes eventos da cidade, visando desobstruir o centro. Com investimentos de mais de R$ 700 mil, a área de lazer está sendo construída através de um convênio firmado entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e Ministério do Turismo, através do Programa Turismo no Brasil.

Entidades promovem atividades no Dia Nacional de Combate à Sífilis

Dentro da programação do Dia Nacional de Combate à Sífilis, sábado (20), o Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids) e a regional baiana da Sociedade Brasileira de DST promovem atividades quinta e sexta-feira, reunindo gestores e profissionais de saúde que lidam com o problema.

A proposta, segundo a diretora do Creaids, Maria Cristina Camargo, é avaliar a atual situação da sífilis adquirida e da sífilis congênita no estado e definir estratégias para a eliminação da doença. Ela disse que, para alcançar a eliminação da sífilis congênita, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a ocorrência de um caso da doença para cada mil nascidos vivos.

No Nordeste, o número de casos novos e antigos está em torno de 1.900 por mil nascidos vivos, o que supera a média do país, que é de 1.600 por mil. Para reverter o quadro atual, explicou a diretora, é necessário diagnosticar e tratar as gestantes com sífilis, “considerando que a chance de o bebê não nascer com a doença é de 100% quando a mãe é tratada adequadamente”.

Uneb mobiliza 10 mil alfabetizadores na 1ª fase do Topa

2008 será um ano de transformação para 127.350 mil baianos contemplados pelo programa Todos pela Alfabetização (Topa), por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São jovens e adultos que, ao final da primeira etapa do programa, em maio, já poderão ler, escrever e vivenciar uma oportunidade única de inclusão social.

O resultado, nesta primeira etapa, já supera todas as expectativas. As ações coordenadas pela universidade contemplam 221 municípios baianos, contando com mais de 10 mil alfabetizadores, 606 coordenadores de turma e 54 tradutores de libras.

A expressiva marca consolida a Uneb como a principal parceira do governo estadual no projeto. O compromisso assumido pelo reitor Lourisvaldo Valentim é de atingir 50% da meta oficial, ou seja, 500 mil pessoas alfabetizadas até 2010.

"Estamos realizando uma grande mobilização em todos os departamentos, com estudantes, professores e técnicos. Este projeto reforça a missão da universidade de promover a inclusão social através da educação pública de qualidade", avalia Valentim.

Os outros beneficiados do programa serão assistidos por cerca de 160 entidades parcerias, entre elas as universidades públicas, estaduais e federais, empresas, organizações não-governamentais e prefeituras de 140 municípios.

A cruzada da universidade pela alfabetização começou, efetivamente, no último dia 15, com o início das aulas de alfabetização no município de Coronel João Sá. O município foi escolhido como marco do programa devido ao seu alto índice de analfabetismo, que atinge cerca de 50% da população.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner e o secretário de Educação (SEC), Adeum Sauer, participaram da aula inaugural. “A Uneb é uma parceira importante, porque com ela o Topa consegue levar educação de qualidade a todas as regiões do estado. A partir deste momento vamos começar a mudar a realidade do estado”, destacou Sauer.

Programa do Algodão beneficia agricultores do Vale do Iuiú


Maior pólo produtor de algodão da Bahia na década de 80, o Vale do Iuiú volta a ter condições para resgatar a força da sua tradicional atividade agrícola. Com o Programa do Algodão, o governo da Bahia está incentivando o plantio, além de prestar orientação e apoio técnico para 700 pequenos produtores que trabalham em sistema de agricultura familiar em oito municípios da região – Brumado, Guanambi, Iuiú, Livramento de Nossa Senhora, Malhada, Palmas de Monte Alto, Pindaí e Urandi.


Nesta segunda-feira (22), o governador Jaques Wagner foi a Guanambi, onde participou da solenidade de distribuição pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de 230 toneladas de adubos e 30 de sementes. O órgão está colocando também à disposição 28 tratores para facilitar o arado pelos 700 pequenos produtores assistidos pelo programa.


A Bahia possui a segunda maior produção de algodão do país, ficando atrás apenas do Mato Grosso. Em meados da década de 90, a lavoura algodoeira do estado migrou do Vale do Iuiú para a região oeste, que responde por mais de 90% da produção, com mais de 1 milhão de toneladas de algodão em caroço.


“Não estamos aqui para vender ilusões, nem milagres, mas para propor parcerias, principalmente com os pequenos produtores, para, junto com o apoio do governo, termos o começo da redenção da cultura do algodão no Vale do Iuiú, mostrando que a agricultura familiar não é a agricultura do coitadinho, mas sim uma agricultura forte, feita em pequenas localidades”, disse Wagner.

Polícia fecha maior site de compartilhamento de música do mundo

As polícias britânica e holandesa anunciaram, nesta terça-feira (23), o fechamento do maior site de compartilhamento de músicas do mundo, o OiNK, considerado a principal fonte de álbuns pirateados antes mesmo de seu lançamento. O anúncio foi feito pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), depois de uma investigação que durou dois anos.

Segundo informações do Portal Terra, cerca de 180 mil usuários-membros pagavam "doações" via cartão de débito ou de crédito para ter acesso ao catálogo de músicas do site. Especialistas afirmam que, apenas neste ano, o OiNK forneceu acesso a mais de 60 álbuns antes de seu lançamento.

O responsável pelo site, um homem de 24 anos que vive perto de Middlesbrough (norte de Inglaterra), foi preso e os servidores do OiNK foram confiscados durante as operações policiais.

Inaugurado o Escritório de Governança do Pelourinho


O Escritório de Governança, que vai alinhar iniciativas da União, do Estado e do Município para a preservação do Centro Histórico de Salvador, foi inaugurado hoje (23). O espaço será usado para discussão e conciliação das ações, propostas e programas voltados para o Pelourinho e todo o seu entorno (Centro Antigo), envolvendo as três esferas de governo, moradores, comerciantes, empresas e representantes de instituições.


A sustentabilidade do Pelourinho é uma das prioridades do governo da Bahia e faz parte das ações do Escritório de Referência. “Daqui vamos encaminhar as demandas para os órgãos competentes. A intenção é fazer um trabalho amplo e com ações de médio e longo prazo”, afirmou a gestora do escritório, Beatriz Lima.


O secretário de Cultura, Márcio Meirelles, destacou as ações que já estão em andamento no local, como o convênio que deve ser assinado em novembro com o Ministério das Cidades para a elaboração de um plano de revitalização da área e a renegociação das dívidas de aluguel e taxas dos moradores e comerciantes com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que chegam a R$ 3 milhões.

Uneb mobiliza 10 mil alfabetizadores na 1ª fase do Topa em 221 municípios

2008 será um ano de transformação para 127.350 mil baianos contemplados pelo programa Todos pela Alfabetização (Topa), por meio da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São jovens e adultos que, ao final da primeira etapa do programa, em maio, já poderão ler, escrever e vivenciar uma oportunidade única de inclusão social.

O resultado, nesta primeira etapa, já supera todas as expectativas. As ações coordenadas pela universidade contemplam 221 municípios baianos, contando com mais de 10 mil alfabetizadores, 606 coordenadores de turma e 54 tradutores de libras.

A expressiva marca consolida a Uneb como a principal parceira do governo estadual no projeto. O compromisso assumido pelo reitor Lourisvaldo Valentim é de atingir 50% da meta oficial, ou seja, 500 mil pessoas alfabetizadas até 2010.

"Estamos realizando uma grande mobilização em todos os departamentos, com estudantes, professores e técnicos. Este projeto reforça a missão da universidade de promover a inclusão social através da educação pública de qualidade", avalia Valentim.

Os outros beneficiados do programa serão assistidos por cerca de 160 entidades parcerias, entre elas as universidades públicas, estaduais e federais, empresas, organizações não-governamentais e prefeituras de 140 municípios.

A cruzada da universidade pela alfabetização começou, efetivamente, no último dia 15, com o início das aulas de alfabetização no município de Coronel João Sá. O município foi escolhido como marco do programa devido ao seu alto índice de analfabetismo, que atinge cerca de 50% da população.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner e o secretário de Educação (SEC), Adeum Sauer, participaram da aula inaugural. “A Uneb é uma parceira importante, porque com ela o Topa consegue levar educação de qualidade a todas as regiões do estado. A partir deste momento vamos começar a mudar a realidade do estado”, destacou Sauer.

Polícia Comunitária é tema de seminário em Salvador


Salvador vai sediar, a partir de amanhã (24), o Seminário Nacional de Polícia Comunitária, que reunirá no Hotel Fiesta, no Itaigara, especialistas em segurança pública de todo o país e também do exterior. A solenidade de abertura será às 9 horas, com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Antônio Carlos Biscaia, e do secretário da Segurança Pública da Bahia, Paulo Bezerra, dentre outras autoridades.


Promovido pelo Ministério da Justiça, através da Senasp, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o seminário prossegue até sexta-feira (26).

Primeiro palestrante da quarta-feira, o secretário da Senasp, Antônio Carlos Biscaia, abordará, a partir de 9 horas, o tema Reforma Administrativa das Polícias por Meio de Ações de Polícia Comunitária. Às 10 horas, o secretário-executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira da Silva, vai falar sobre as ações do programa criado este ano pelo Ministério da Justiça, com o objetivo de combater a criminalidade através de ações preventivas, e lançado recentemente em Salvador.


A Política Nacional de Polícia Comunitária será o tema de uma mesa-redonda com o tenente-coronel Nazareno Marcineiro, da Polícia Militar de Santa Catarina, e Pehkx Jones Gomes da Silveira (Senasp), a partir de 11 horas. O debate terá como mediador Eraldo Viegas, também da Senasp.


À tarde, a programação do seminário será retomada às 14 horas, com o tema A Mediação de Conflitos em Polícia Comunitária – Uma Perspectiva Prática, debatido em uma mesa-redonda, mediada por Júlia Belota (Polícia Civil do Amapá) e que terá como participantes as especialistas Célia Zapparolli (SP), Lúcia Jaccoud (Polícia Civil do Acre) e Gláucia Passarella (TJ-DF).


Uma terceira mesa-redonda vai encerrar a programação do dia, debatendo a Efetivação da Mobilização Social Para Realização de Polícia Comunitária. Mediada pelo capitão Alexandre Magno (Polícia Militar – MG), a discussão será aberta às 16 horas com a participação dos professores Gey Espinheira (Ufba) e Márcio Simeone (UFMG).

Unihidro dá início às aulas de especialização em educação ambiental

As aulas da disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo marcaram o início do curso de Especialização em Educação Ambiental. O evento é promovido em parceria pela Universidade Popular das Águas (Unihidro), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Ao todo, 26 pessoas, entre servidores públicos da SRH e do Sistema Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e representantes da sociedade civil, aprovados na seleção, participam das aulas ministradas no Auditório Paulo Jackson, na sede da SRH, no Itaigara. As próximas aulas da primeira turma da especialização estão programadas para os dias 2 e 3 de novembro, quando serão finalizados os trabalhos da disciplina Introdução ao Pensamento Contemporâneo.

Celeste Maria AlvesVinhas, 46 anos, Gerente de Desenvolvimento Social da Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) foi uma das aprovadas na seleção. Ela disse que a abertura do curso de modo a contemplar tanto servidores públicos quanto membros da sociedade civil é fundamental por permitir “o aprimoramento da turma através da troca de experiências”.

Para a bióloga Itana Barreto, 28 anos, estar com profissionais de diversas áreas para dialogar sobre os recursos hídricos e o meio ambiente é muito enriquecedor. Segundo ela, que é técnica da Coordenação de Educação Ambiental da SRH, “as aulas permitem uma formação a partir da diversidade de olhares”.

Para Jorge Conceição, 55 anos, que faz parte da Associação Cultura Ilê Aiyê e da Fundação João Augusto de Morais, “o poder público está efetivamente retribuindo e retornando para a sociedade bens materiais e imateriais por meio da popularização do ensino superior”.
De acordo com o coordenador da Unihidro, Carlos Uchoa, que ministrou a primeira aula ao lado do professor Luiz Antônio Ferraro, “as expectativas quanto à diversidade da turma foram alcançadas porque, além de pessoas de várias organizações, os profissionais possuem formações diversas”. Segundo o coordenador, dentre os participantes estão advogados, biólogos, psicólogos, geógrafos, pedagogos, engenheiros, policiais, historiadores e sociólogos.

Zélia Gattai passa bem após cirurgia

Após passar por uma cirurgia de cateterismo na manhã desta terça-feira, 23, a escritora Zélia Gattai, de 91 anos, passa bem e já instalada em seu quarto no Hospital da Bahia.

O médico Jadelson Andrade, afirma que estado de saúde da viúva de Jorge Amado é estável. "Ela está consciente e passa bem. O procedimento para o implante do dispositivo, com função de normalizar o funcionamento dos pulmões, foi bem sucedido."

Ainda de acordo com Andrade, a intervenção cirúrgica teve a duração de uma hora. Ela segue sem previsão de alta hospitalar e continua sob observação permanente no quarto, utilizando oxigênio.

Zélia Gattai foi internada na última quarta-feira, 17, em razão de uma embolia pulmonar e chegou a passar 24h na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do local.

Vovó do Crack volta para a cadeia depois de flagrada com 170 pedras da droga prontas para a venda

Uma equipe coordenada pessoalmente pelo delegado de Itamaraju, Júlio César Telles, composta pelos policiais civis Rocha Júnior (chefe do SI), Mazuk, Oderlan e o agente público Averaldo Bacurau, prendeu no início da tarde desta segunda-feira, 22, na rua Tapajós, 230 – bairro Marotinho – Edinalva Martins Ribeiro, 51 anos de idade, também chamada de “vovó do crack”.

A mulher que já esteve presa no Complexo Policial de Itamaraju e foi condenada também por tráfico de drogas, estava em prisão domiciliar, sendo que mesmo tendo esta restrição na justiça não parou de traficar.

No momento da prisão, Edinalva ainda tentou enganar os policiais passando um pote de uma marca de achocolatado muito conhecida em todo o país, para uma menor de idade, que morava em sua companhia. Orientada pela traficante a menor ainda tentou fugir pelos fundos da casa, momento em que o detetive Rocha Júnior anunciou a chegada da polícia e consequentemente a prisão. Ao abrir a embalagem do chocolate, os policiais encontraram 170 pedras de crack, embaladas em papel alumínio, já prontas para o consumo. Além da droga, a equipe ainda conseguiu apreender com Edinalva a quantia de R$ 424,00, em espécie e notas miúdas, o que caracteriza a venda da droga para diversos usuários.

A menor foi detida e será apresentada ao Ministério Público, enquanto que Edinalva Martins Ribeiro, 51 anos, a “vovó do crack”, já foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e associação para com o tráfico. Por já ter sido condenada pela mesma prática ela permanecerá presa no Complexo Policial de Itamaraju e responderá por este novo agravante de ter voltado para a mesma prática delituosa que tinha lhe levado à prisão e condenação anteriormente.

O delegado Júlio César Telles, falando ao Teixeira News, fez um balanço positivo das operações da Polícia Civil desde o final desta última semana, com relação ao combate ao tráfico de drogas.

Fórum de Consciência Negra na UFRB

A UFRB realizará nos dias 19 a 23 de Novembro de 2007 o fórum de ConsCiência Negra em Santo Antônio de Jesus!
Em breve você terá mais informações aqui, em nosso site, ou no Site do Fórum!

GP do Brasil teve de tudo, até "barco no grid de largada"

De acordo com a organização do GP Brasil de Fórmula 1, mais de 110 mil pessoas (entre torcedores e profissionais envolvidos) passaram pelo autódromo José Carlos Pace, Interlagos, entre a última sexta-feira, dia 19, e o domingo - dia 21.

Nas arquibancadas, a sexta-feira de treinos livres registrou mais de 11 mil pessoas. No sábado, quando aconteceu a definição do grid, foram cerca de 37 mil. Já no domingo, dia da última corrida da temporada, a estimativa é de um público superior a 50 mil torcedores.

Kimmi Raikkonen foi o vencedor da prova e o campeão da temporada com 110 pontos e diferença de apenas 1 ponto para Hamilton e Alonso que terminaram empatados com 109.

Nas próximas semanas, a FOM (Formula One Manegement) deve renovar o acordo com a cidade de São Paulo para que Interlagos receba a categoria mais expressiva do automobilismo até o final de 2014. O compromisso já está acertado entre os promotores e Bernie Ecclestone.

Repórteres e produtores da Globo passaram mal durante o GP do Brasil de Fórmula 1, domingo à tarde. Entre eles, estavam Carlos Gil e Bruno Lawrence, que não puderam entrar ao vivo na corrida.

Nos bastidores, o mal-estar foi atribuído à refeição servida pela emissora nos boxes.

A Globo diz que não houve nada de errado com a comida. Conta que Carlos Gil apresentou uma virose já no sábado. E que Lawrence estava indisposto por causa do calor.

A transmissão da corrida rendeu 27 pontos à Globo. Foi a maior audiência da TV no domingo. O "Fantástico" deu 25.

Galvão Bueno, que teve problemas com pressão e sinusite dias antes do GP, parecia um tanto "aéreo" na transmissão de domingo. Chegou a confundir imagem de replay com ao vivo. Mas a pérola veio da repórter Mariana Becker, antes da largada: "Louis Hamilton acabou de chegar e posicionou o barco, perdão, o carro...".

Nike compra Umbro por US$ milhões

A fabricante americana de artigos esportivos Nike comprou a rival britânica Umbro por 285 milhões de libras (US$ 582 milhões), informaram nesta terça-feira as duas empresas.

A Nike, através de sua subsidiária Nike Vapor, irá pagar US$ 3,94 em dinheiro por cada ação da Umbro --o valor representa um prêmio de 61% sobre o preço das ações da Umbro referentes ao fechamento no dia 17 deste mês (dia em que a empresa britânica informou ter recebido a oferta).

A Umbro fornece os uniformes às seleções da Inglaterra, da Irlanda, da Suécia e da Noruega, além de seis times da liga principal na Inglaterra. No Brasil, a marca é patrocinadora do Santos e também forneceu o uniforme da seleção brasileira em 1994.

A empresa registrou um lucro líquido de 19,8 milhões de libras (US$ 40,4 milhões) em 2006 --abaixo dos 22 milhões de libras (US$ 44,9 milhões) um ano antes.

O negócio teve apoio da FA (Football Association), a federação inglesa de futebol. "A FA desfrutou de uma excelente parceria com a Umbro por mais de 20 anos. Estamos satisfeitos de ver que a aquisição nos permitirá continuar nosso sólido relacionamento com a Umbro enquanto nos beneficiamos da experiência em marketing e da força financeira da Nike", disse o executivo-chefe da FA, Brian Barwick.

A Nike informou que pretende operar a Umbro como uma subsidiária independente, como a marca Converse. "A Umbro é uma marca com uma sólida herança e com uma profunda experiência no esporte mais popular do mundo e no maior mercado de futebol do mundo. Com laços próximos com a FA e com a seleção inglesa, o futuro da Umbro será mais forte que seu passado", disse o presidente e executivo-chefe da Nike, Mark Parker.

Motorista morre carbonizado em São Paulo


Um motorista morreu carbonizado e preso às ferragens na tarde de ontem, após perder o controle do veículo e bater em poste na rodovia Cônego Cyriaco Pires, que liga as cidades de Monte Mor e Indaiatuba, em São Paulo. Segundo testemunhas, ele transitava em alta velocidade.

Ao bater no poste, o carro explodiu. Não havia passageiros no veículo. Estiveram no local as guarnições do Corpo de Bombeiros, Policia Militar e ambulâncias de Indaiatuba.