quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Assaltantes levam o Rolex de Karina Bacchi em São Paulo

Depois de Luciano Huck, foi a vez de Karina Bacchi sentir na pele o peso da violência nas grandes cidades. Assim como o apresentador global, a atriz teve seu Rolex roubado num assalto na capital paulista, no final da semana passada.

Segundo a assessoria de imprensa da atriz, Karina Bacchi voltava para casa de táxi quando dois homens numa moto abordaram o veículo dela perto da ponte Cidade Jardim, zona sul da cidade.

Depois do susto, Karina foi à delegacia registrar o boletim de ocorrência. Além do Rolex, os bandidos levaram também o celular da loira.

A assessoria informou que Karina ficou bastante chateada com o ocorrido, mas que agora é bola para frente.

Presa acusada de vender no Orkut remédio para emagrecer

A polícia de São Paulo informou nesta quarta-feira (14) ter prendido em flagrante uma mulher que vendia cápsulas de emagrecimento sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As investigações tiveram início na internet, onde ela anunciava no site de relacionamentos Orkut o composto chamado Flor da Índia.

De acordo com Manoel Adamuz Neto, delegado titular do 31º Distrito de Polícia (Vila Carrão), ela foi indiciada por vender medicamento sem registro em órgão competente, por comercializar o produto em estabelecimento sem autorização da Vigilância Sanitária e por falsidade ideológica. Segundo a polícia, o farmacêutico que consta no rótulo do produto não emitiu qualquer paracer sobre as cápsulas.

Em sua residência, na Água Fria (Zona Norte), onde a acusada foi detida na terça-feira (13), foram apreendidos 90 frascos do composto. O produto, segundo a polícia, também omite o nome de seu fabricante.

“Mandamos (os frascos) para análise da Polícia Técnica. Queremos saber se contém substância cancerígena e se causa dependência física e psíquica”, disse o delegado, acrescentando que o remédio era vendido sem prescrição médica.

Procurada pelo G1, a Anvisa confirmou que o produto não consta em seu banco de dados. Em depoimento à polícia, a mulher teria admitido que o produto não possui registro da Anvisa. De acordo com o delegado, o produto chegava até a ser exportado.

Em sites da internet, o produto é descrito como “composto natural que ajuda no emagrecimento”, embora a polícia argumente que se trata de um medicamento. De acordo com a Anvisa, não há diferenciação entre produto fitoterápico e medicamentos genéricos - todos precisam de registro e apresentação de bula.

Um dos anúncios encontrados diz: “Quem conhece sabe porque (as cápsulas) são realmente maravilhosas: não se perde o prazer de se alimentar, não se tem ojeriza à comida como muitos inibidores de apetite, o que se perde é aquela compulsão por mastigar alguma coisa o tempo todo, principalmente coisinhas que só engordam.”

Agora a polícia procura os responsáveis pela fabricação do produto.

Guanambi terá apresentação da esquadrilha da fumaça

A esquadrilha da fumaça vai se apresentar em Guanambi, no próximo dia 23 de novembro. Os detalhes foram discutidos durante reunião realizada no gabinete com o vice prefeito Charles Fernandes, com o Major Afonso Henrique, Sargento Célio Cruz, que contou com a presença do Chefe de Gabinete Renato Gaião e o Secretario de Saúde Dr. Robério Moraes. Na ocasião, o Major ressaltou que Guanambi será a única cidade do interior a ser contemplada com uma apresentação da esquadrilha ainda este ano.

Charles Fernandes assegurou todo apoio a apresentação, frisando que "vai ser uma honra para a Prefeitura proporcionar a população esta apresentação tão bonita".

O Major Afonso Henrique enfatizou que 33 pessoas farão parte da apresentação "que faremos com muita dedicação". A esquadrilha foi criada em 1952 e já realizou 3110 apresentações em 55 anos de tradição.

A pedido do MPF e MP/BA, Justiça afasta prefeito de Pindobaçu

A Justiça Federal em Campo Formoso (BA) acolheu ação de improbidade administrativa proposta pelos Ministérios Públicos Federal (MPF/BA) e Estadual da Bahia (MP/BA) e decretou o afastamento provisório, pelo prazo de 120 dias, do atual prefeito do município de Pindobaçu, Daniel Gomes da Silva. Autor da decisão, o juiz Guilherme Jorge Resende Brito determinou também o bloqueio das contas bancárias e a indisponibilidade dos bens do gestor, do ex-secretário de Saúde da cidade, Luís Carlos Antunes, da empresa Silva Fernandes Serviços de Construção Ltda. e de mais quatro réus denunciados pelo Ministério Público.

Todos os réus são acusados de malversação de 1,2 milhão de reais em recursos repassados pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para construção do Hospital Municipal de Pindobaçu, a 377 quilômetros de Salvador. O Ministério Público apurou que o esquema de desvio de recursos foi operacionalizado por meio da empresa Silva Fernandes Serviços de Construção Ltda, constituída por integrantes da própria administração pública dez dias antes da posse do prefeito em sua primeira gestão em Pindobaçu (2001-2004). Mesmo sem possuir qualquer tipo de habilitação jurídica, qualificação técnica e econômico-financeira, a empresa foi a maior vencedora de licitações do município, inclusive a destinada à construção do hospital, orçado inicialmente em 950 mil reais.

Com capital inicial de 20 mil reais em nome de um encanador e de uma empregada doméstica, proprietários de fachada, a empresa faturou, em três anos, mais de dois milhões de reais em obras públicas no município. Como se não bastasse o crescimento fora do comum da empresa, os ganhos do prefeito também subiram consideravelmente, embora o mesmo incremento não fosse declarado à Receita Federal. “Enquanto o número de cabeças de gado da criação do gestor público cresceu 900% nos seus três primeiros anos de mandato, foi declarado à Receita Federal um incremento patrimonial neste item de 130%”, demonstraram o procurador Anderson Góis e a promotora de Justiça Bianca Geisa Santos Silva, na ação de improbidade administrativa proposta em setembro último.

Para o juiz, o prefeito tinha como dever zelar pela correta escolha de seus auxiliares, bem como de adotar as medidas necessárias para inibir os atos lesivos ao erário, em vez de também contribuir com a prática de improbidade administrativa. Além dele, do secretário municipal de Saúde e da empresa, são réus no processo Odias Auto da Silva, Rosa Santos Fernandes, Rogério Lima Nascimento e Antônio Francisco da Silva.

Governo Federal financia obras em Mata de São João e Camaçari

Na cerimônia de sanção do Plano Plurianual Participativo (PPA), realizada hoje (14), na governadoria, foi assinada uma ordem de serviço para a realização de obras de infra-estrutura e urbanização na localidade de Imbassaí, município de Mata de São João. Serão investidos nas obras de pavimentação, esgotamento sanitário e iluminação R$ 7,8 milhões, sendo R$ 4,3 milhões oriundos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) do governo federal e o restante do governo do Estado.

O prefeito de Mata de São João, João Gualberto, disse que as obras são importantes para a população, principalmente para aquecer o turismo da região. Também foi anunciada a ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de Camaçari, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O governador Jaques Wagner destacou a necessidade de ações conjugadas para o fortalecimento do turismo no Litoral Norte, com a criação de condições que, paralelo à oferta de novos leitos hoteleiros, assegurem um desenvolvimento integrado e sustentável da região.

A presidente da Conder, Maria Del Carmen, salientou a importância dos serviços que beneficiarão nativos, veranistas e visitantes de Imbassaí, garantindo a preservação ambiental, com a transferência de habitações que se localizavam às margens do rio e contribuíam para a sua poluição.

Missão baiana vai garimpar investimentos na China

Em busca de dar maior visibilidade à Bahia, mostrando seu potencial como oportunidade de negócios, o governo baiano tem se empenhado em divulgar o estado por todo o Brasil e países do mundo na tentativa de captar investimentos dos setores público e privado. É com essa tarefa que uma missão baiana, formada pelo governador Jaques Wagner, pelos secretários Rafael Amoedo, da Indústria e Comércio, e Fernando Schmidt, do Gabinete do governador, pelos presidentes do Promo, Ricardo Saback, e da Codeba, Marco Antônio Medeiros, entre outros representantes do governo, e empresários baianos, segue hoje (14) para a China, onde permanece até o próximo dia 25 e mantém uma série de contatos com o empresariado daquele país.

A agenda da delegação baiana prevê reuniões com empresários, especialmente dos setores do turismo, portos, ferrovia, na área mineral, do etanol e na área de semicondutores. De acordo com o governador, as gestões do Estado nessa garimpagem para atrair novas fontes de investimento buscam aumentar a capacidade de oferta de emprego e geração de renda para os baianos. “Cada investimento que eu consiga trazer de lá, que eu consiga atrair, ao se instalar vai gerar emprego desde a época da construção do empreendimento até depois de o empreendimento estar em plena atividade”, resume Jaques Wagner.

Dos vários encontros de negócio que a missão baiana tem agendado, destaca-se a reunião com agentes de turismo, que acontece em Pequim, cidade onde o governador assinará um protocolo de intenções com o Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional. Numa reunião no consulado brasileiro em Xangai, a delegação vai conversar com operadores de turismo. O governador vai visitar o terminal de container do porto de águas profundas, também em Xangai, e almoça com representantes do grupo Sateri, de celulose.

Durante sua estada em Xangai, Wagner assina um protocolo de intenções com a Paili Bahia, empresa que atua no setor de mineração, além de reunir-se com o Conselho Econômico e Social da China e um grupo de empresários dos setores de agronegócios, aviação e infra-estrutura de portos.

O governador explica que quando uma missão vai buscar investimentos, está realmente de olho no resultado disso. “As pessoas não entendem que quando a gente vai buscar novos investimentos, a graça é a conseqüência desse investimento. E a conseqüência sempre é gerar mais emprego, mais inclusão social, porque é evidente que a grande política social é a geração de trabalho, emprego e renda. É isso que as pessoas querem para viver com cidadania e dignidade. É isso que busco oferecer para cada baiano”, diz Wagner, otimista quanto ao resultado de mais essa viagem.

SAC Santo Antônio de Jesus amplia atendimento a partir de segunda

A partir da próxima segunda-feira (19), o posto SAC de Santo Antônio de Jesus amplia atendimento em diversos órgãos. A Secretaria de Segurança Pública, o Instituto de Identificação Pedro Melo – IIPM (responsável pela emissão de Carteira de Identidade) e o Detran funcionarão das 8 às 17h. As unidades da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Embasa, Planserv e Ceprev abrirão das 8 às 15h. Os demais órgãos mantêm o horário de funcionamento das 8 às 14h, de segunda a sexta-feira.

Bahia cria 6,2 mil novos empregos em outubro e já acumula 62 mil no ano

O nível de emprego com carteira assinada na Bahia cresceu 0,50% em outubro, percentual que representa saldo positivo de 6.219 novos postos no mercado de trabalho formal. Foram 48.146 admitidos e 41.927 desligados durante o mês. O saldo acumulado de 62.273 novas vagas abertas este ano já supera em 37 mil empregos o total acumulado em 2006, que foi de 25 mil novas vagas.

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, que foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

“Diante da sustentabilidade observada no processo de criação de empregos, é plenamente possível vislumbrar que a Bahia encerrará o ano de 2007 com um dos melhores desempenhos da década no tocante a criação de emprego formal”, diz o diretor de Pesquisas da SEI, José Ribeiro Soares Guimarães.

Em termos setoriais, em outubro de 2007 o destaque ficou por conta do setor de serviços (2.811 novas vagas), comércio (2.471 postos) e indústria de transformação (2.249 novos empregos, com destaque para a indústria mecânica que criou 1.082 vagas).

O setor agropecuário apresentou resultado negativo, com a eliminação de 1.877 empregos. Apesar da retração no mês, a agropecuária acumula em 2007 o saldo positivo de 9.045 vagas, o correspondente a uma expansão de 9,67%.

No acumulado dos dez primeiros meses de 2007 (de janeiro a outubro), os 62.273 novos empregos gerados correspondem a um incremento de 5,36% . O resultado está abaixo da média nacional (6,55%) e superior em relação ao conjunto da região Nordeste, que acumula um aumento de 4,86%, mediante a criação de um saldo de 201.836 novos empregos. A Bahia responde isoladamente por 31,6% do total de empregos criados este ano na região Nordeste.

O interior do estado lidera a geração de empregos em 2007 com 34.820 empregos (55,9% do total), o que reforça o processo de desconcentração espacial da geração de oportunidades de trabalho.

Entre janeiro e outubro de 2007 o setor que mais respondeu pelo surgimento de novos empregos com carteira de trabalho assinada foi o de serviços (16.320 vagas ou 26,2% do total), seguido pela indústria de transformação (13.305 ou 21,4% do total), construção civil (11.178 postos ou 17,9%) e comércio (10.532 vagas ou 16,9% do total). “A diversificação setorial e espacial da geração de emprego no estado vem sendo fundamental para o desenvolvimento social da Bahia”, afirma o economista José Ribeiro.

Camaçari é líder na geração de emprego e requalificação

A política de atração de novos investimentos, intermediação e qualificação de mão-de-obra, além do apoio prestado ao micro e pequeno empresário, transforma Camaçari em um dos municípios que mais investem em programas de estímulo e geração de empregos no país.

Graças a essa eficiência, o Município criou 10.500 empregos com carteira assinada, nos últimos três anos. De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Seinc), Djalma Machado, Camaçari é reconhecido pelo Ministério do Trabalho, através do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego do Ministério do Trabalho (Caged), como um dos campeões na geração de novos postos de trabalho do país.

O empenho da Prefeitura resulta de um intenso programa de cadastramento, capacitação e encaminhamento para o mercado.

Cerca de 70 mil cadastrados
Reativado em 2005, o programa de intermediação de mão-de-obra atende uma média de 600 pessoas por dia e possui um banco de dados com mais de 70 mil trabalhadores. O posto não se resume apenas a cadastrar e esperar que a empresa chame o empregado. Equipada com infocentro, permite que o próprio trabalhador faça pesquisa na internet, elabore curriculum e se requalifique.

Palestras sobre orientação profissional, logística no mercado de trabalho, segurança e gestão de qualidade contribuem para melhorar a formação do trabalhador. Essa mudança de mentalidade ajudou a qualificar 21 mil pessoas desde 2005. Estudo feito pela Seinc constatou que muitos destes candidatos eram reprovados por desconhecer noções de postura no trabalho e a importância da dinâmica de grupo.

Graças ao estreitamento com o empresariado, 370 jovens do Município estudaram e se qualificaram, durante seis meses, nas fábricas de pneus e insumos, Bridgestone (Japão), Continental (Portugal) e Columbian Chemicals, em São Paulo. A parceria com o sistema Senai, Senac e Sebrae é outro importante avanço.

Em menos de três anos, mais de 2.600 pessoas foram qualificadas para o setor industrial, enquanto outras 15 mil receberam treinamento para garçom, cozinheira e arrumadeira. Cursos de aproveitamento, economia doméstica e produção de alimentos ajudaram cerca de mil pessoas, na sua maioria donas-de-casa.

Apoio ao micro empresário
O pequeno e o micro empresário também são beneficiados com cursos de empreendedorismo, varejo e marketing. A parceria com o Sebrae qualificou mais de 2.400 pessoas, contribuindo de forma significativa para melhorar o desempenho deste importante segmento da economia.

A constante preocupação com o crescimento e fortalecimento do setor passa pela melhoria da estrutura, com o financiamento a juros e prazos melhores do que o mercado financeiro. Lançado pelo atual governo, o programa municipal de microcrédito emprestou cerca de R$ 700 mil para reforma, ampliação e montagem de novos negócios, responsáveis pela geração de centenas de empregos.

A política de financiamento e assessoria técnica ficou ainda mais ampla com o Banco do Povo. Depois de treinar e preparar mais de mil empreendedores, o banco entra agora na fase de liberação de empréstimos. Para a primeira etapa, a Prefeitura disponibilizou cerca de R$ 250 mil.

Com a aprovação da Lei Complementar da Micro e Pequena Empresa, Camaçari passa a ser um dos primeiros municípios baianos a criarem mecanismos que garantam mais apoio ao importante segmento. Prioridade nas compras governamentais para os micro e pequenos e ampliação dos negócios com as empresas sediadas no Município são algumas destas vantagens.

Assembléia gaúcha rejeita pacote de projetos fiscais de Yeda Crusius

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), foi derrotada hoje na Assembléia Legislativa em votação do pacote de projetos que estabelecia, entre outras medidas, aumento de impostos e criação de lei estadual de responsabilidade fiscal. Mesmo deputados da base da governadora votaram contra o projeto.

O placar, de 34 votos contra e nenhum a favor do aumento de ICMS (a Assembléia é formada por 55 parlamentares), foi considerado trágico pelo governo. Com as finanças em crise, o Executivo apostava na aprovação como forma de ampliar as receitas.

Depois da derrota, o governo disse que não terá condições de pagar o 13º salário do funcionalismo e projetou um quadro de colapso financeiro a partir de dezembro.

"O Estado vai entrar um novo ano com investimento zero, vamos ter agravamento das condições para o pagamento da folha e seremos obrigados a cortar incentivos e créditos presumidos", afirmou o secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha de Moraes Júnior.

Antes da votação, ao perceber que seria derrotado, o governo tentou negociar com deputados a retirada do quórum, o que suspenderia a votação até a semana que vem, mas não conseguiu.

Parlamentares de partidos que integram a base aliada --como PP, PTB e o DEM do vice-governador, Paulo Afonso Feijó-- eram contrários aos projetos.

O aumento do ICMS, que era o principal ponto do pacote e previa aumento anual de receita de R$ 600 milhões, motivou protestos de sindicatos, de categorias de funcionários públicos e dos partidos de oposição.

Um grupo de 50 integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e do Cpers (Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul) dormiu em frente ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Ao se encerrar a votação, os manifestantes comemoraram com uma queima de fogos de artifício em frente ao palácio.

Disposto a ver os projetos rejeitados, Feijó foi para a Assembléia Legislativa acompanhar as negociações.

Ele afirmou que o momento para discutir aumento de impostos é o pior possível. O vice-governador se referiu à Operação Rodin, da Polícia Federal, que na semana passada prendeu 13 suspeitos de fraudes no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Segundo as investigações, parte do grupo, filiada a partidos do governo, como PP, PSDB e PMDB, desviou pelo menos R$ 40 milhões do órgão em contratos ilícitos.

"O governo não pode pedir aumento de impostos para a sociedade, que sempre tem que colocar a mão no bolso para pagar por sua ineficiência, enquanto dinheiro público escorre pelos ralos da corrupção", afirmou.

Yeda convocou uma reunião de emergência no fim da tarde com todo o secretariado para discutir os rumos do governo e a responsabilidade de partidos aliados na derrota.

O Executivo passou a avaliar a demissão de secretários do PP e do PTB --partidos cujos deputados possibilitaram que houvesse quórum para votação e se manifestaram contra os projetos do Executivo, contrariando Yeda.

Raticida envenenou funcionários na BA, conclui laudo

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia confirmou hoje que o raticida conhecido como chumbinho foi o responsável pela intoxicação de dez funcionários do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), no sábado, em Salvador. O veneno foi colocado em uma das garrafas térmicas de café servido aos funcionários da instituição. Todas as vítimas do envenenamento já tiveram alta hospitalar.

Desde ontem, agentes da 2.ª Delegacia (Bonfim) interrogam os colaboradores do centro para tentar descobrir o autor do crime. Os funcionários apresentaram sintomas de envenenamento - dores abdominais, náuseas, vômito e diarréia - cerca de 15 minutos depois de ingerirem o café. Todas as vítimas do envenenamento trabalham na instituição como responsáveis pela assistência aos deficientes que moram no centro de reabilitação.

Chuvas deixam todas as regiões de SP em estado de atenção

Pancadas de chuva forte que atingem São Paulo na noite desta quarta-feira, véspera do feriado prolongado da Proclamação da República, deixaram a cidade em estado de atenção, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

A escala do CGE consiste em observação, atenção, alerta e alerta máximo para alagamentos.

Mesmo com as pancadas de chuvas fortes, por volta das 22h30 a cidade ainda não registrava pontos com alagamento. No horário, a cidade registrava 44 km de lentidão, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas também devem cair entre esta quarta-feira e amanhã (15), provocadas por uma massa de ar frio.

Nas demais regiões do Estado pode ocorrer queda de granizo com as pancadas de chuvas fortes.

PDDU: reunião discute medidas contra processo de aprovação

Representantes da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Instituto dos Arquitetos da Bahia (IAB) e Federação das Associações de Bairro de Salvador (FABS), além de arquitetos e urbanistas, se reuniram na manhã, na sede da ABI, para discutir medidas contra o processo de aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), que tramita na Câmara de Vereadores.

As entidades, que vêm se reunindo regularmente, pedem como ação imediata que a Câmara Municipal retire do PDDU toda a regulamentação de uso e ocupação do solo, destinando essas normas para regulamentação complementar. Uma nota pública de repúdio ao projeto de lei e ao modo como está sendo processado deverá ser lançada na próxima segunda-feira, 19.

Bragantino e Bahia empatam e continuam na mesma

Bragantino e Bahia terminaram a 10ª rodada do octogonal final da Série C do mesmo jeito que entraram. O empate por 1 a 1, nesta quarta-feira, no estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista, manteve a equipe paulista na liderança isolada, com 20 pontos.

O Bahia permanece três pontos atrás e pulou provisoriamente para a vice-liderança, mas voltará para o terceiro lugar se houver vencedor na partida entre CRAC-GO e ABC-RN, ou se o Vila Nova bater o Barras-PI. Os dois jogos começaram após a partida em Bragança.

Mesmo jogando fora de casa, o Bahia começou a partida sem se intimidar. O Bragantino tentava equilibrar as ações, mas foi a equipe tricolor quem abriu o placar, aos 15min do primeiro tempo.

Depois de passar por dois adversários em uma jogada individual no meio campo, Nonato ganhou terreno pela esquerda do ataque e cruzou. Na tentativa de fazer o corte, o lateral-esquerdo Juliano acabou desviando a bola, que encobriu o goleiro Gléguer e foi parar no fundo do gol do Braga.

Mas o time paulista não desanimou. Em um lance rápido, Moré foi desarmado e o Bragantino saiu em contra-ataque. A bola ficou com Niander, que levantou na área e achou Somália livre de marcação. O jogador completou de cabeça para empatar o jogo, aos 21min da primeira etapa.

A partida seguiu equilibrada, com lances truncados e poucas jogadas de perigo. O Bahia quase chegou ao segundo gol aos 38min, após um cruzamento de Adilson. Nonato esperava na área em ótimas condições para marcar, mas Vanderlei conseguiu cortar. O Bragantino tentou dar o troco um minuto depois, em um lance de jogada parada. Somália levantou na área, mas a zaga do Bahia desviou a bola.

A etapa final seguiu com as equipes privilegiando a marcação. Os dois treinadores tentaram alterar o panorama do jogo com substituições, mas as mudanças não surtiram o resultado esperado. A jogada de maior perigo do Braga foi aos 40min, em um chute de Bill que obrigou o goleiro Márcio Angonese a fazer grande defesa. Já o Bahia tentou marcar em lances de bola parada, mas não atingiu o objetivo. O empate acabou ficando de bom tamanho para os dois times.

Comando da Polícia Civil designa André Luiz Serra delegado especial do caso Maurício Cotrim em Itamaraju

Apesar de a portaria ter sido expedida desde sexta-feira passada (09/11), está circulando desde as primeiras horas desta quarta-feira (14/11), a publicação oficial que traz o nome do delegado especial designado exclusivamente para presidir as investigações em torno do homicídio do ex-deputado estadual Maurício Cotrim Guimarães, 59 anos, assassinado com 5 tiros certeiros, disparados por um homem desconhecido que fugiu na garupa de uma Moto às 17h35min de sexta-feira (14/09). Cotrim foi abatido enquanto fazia uma caminhada na Praça Dois de Julho, no centro da cidade de Itamaraju.

O delegado-chefe da Polícia Civil no Estado da Bahia, Dr. João Barbosa Laranjeira de Carvalho designou por meio de portaria para presidir as investigações do caso em caráter especial, o delegado André Luiz Serra, atual coordenador regional da Polícia Civil na 22ª Coorpin de Guanambi, que por quase 4 anos dirigiu a Polícia Civil na circunscrição da 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas, de onde foi transferido em 08 de agosto passado.

A missão do delegado especial André Luiz Serra, é elucidar a misteriosa execução ocorrida contra o ex-deputado Maurício Cotrim em Itamaraju, que além de político influente era proprietário da Cerâmica Gatto, uma das maiores empresas do ramo industrial da região. Quando foi executado, Cotrim vivia mais em Itamaraju para cuidar da empresa, no entanto, mantinha a família em sua residência, no bairro Recanto do Lago em Teixeira de Freitas.

O delegado especial André Luiz Serra, chegou à região no início da tarde desta terça-feira última (13/11), e após uma parada rápida em Itamaraju e uma outra mais demorada em Teixeira de Freitas, no início da madrugada desta quarta-feira (14), viajou com sua equipe para o Espírito Santo.

Pequeno herói de SC muda rotina de escola

Depois de resgatar um bebê de 1 ano e 10 meses de uma casa em chamas em Palmeira (SC), o menino Riquelme Wesley dos Santos, de 5 anos, mudou a rotina na escola onde estuda, chamada Núcleo Municipal Antonieta Farias de Souza.

A partir da semana que vem, pais e alunos devem participar de reuniões com representantes do Corpo de Bombeiros e com uma psicóloga da prefeitura. A diretora Crislei Paim da Silva diz que o objetivo é desfazer a imagem de super-herói que envolve o garoto e alertar os moradores para o risco das crianças pensarem que podem ter poderes especiais.

"Ele [Riquelme] virou um ídolo das crianças e adultos", diz a diretora. "Outro dia, um menino me perguntou onde estava o 'homem-aranha' e tive que explicar que quem estava lá era o Riquelme. Até o pai de uma coleguinha procurou o novo herói."

Incêndio
Riquelme entrou em um imóvel que estava pegando fogo na quinta-feira (8) passada. Segundo os bombeiros, ele gritou que era o homem-aranha, foi correndo até a casa, pegou a pequena Andrielle e conseguiu levá-la para fora antes que o berço onde estava fosse atingido pelas chamas.

A mãe de Andrielle, Lucilene dos Santos, disse para os bombeiros que tentou entrar na casa para resgatar a filha, mas não conseguiu. "Ele [Riquelme] disse que não era para eu gritar e chorar que ele iria salvar a menina", disse Lucilene.

O incêndio destruiu 80% da residência e a causa provável foi um curto-circuito. O sargento José Macedo disse que Riquelme agiu por impulso. "Por ser uma criança, não tem noção do perigo e poderia ser mais uma vítima. É preciso usar equipamentos especiais para entrar em ambientes confinados."

30 carros usados no Pan reforçarão as polícias civil e militar da Bahia

Os carros utilizados no policiamento dos jogos pan-americanos realizados em julho, no Rio de Janeiro, estão sendo doados para os estados. A Bahia recebeu 30 veículos que serão utilizados pela Polícia Civil e Militar no policiamento de Salvador.

A doação é um reconhecimento da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) ao apoio que o estado deu na segurança do Pan, cedendo 300 policiais e dois helicópteros. Os veículos vão ajudar a reduzir o déficit de viaturas que atualmente é de 600.

O secretário de Segurança Pública, Paulo Bezerra, afirmou que o Governo do Estado está fazendo um esforço para suprir essa carência. “Nosso orçamento sozinho não é capaz de atender a essa demanda, por isso estamos usando a criatividade e fazendo parcerias”, disse, ao se referir a um convênio com a Polícia federal que rendeu 24 veículos, entre eles cinco ônibus e um caminhão baú resultado de apreensões.

Para o primeiro semestre do próximo ano, está prevista a aquisição de mais 107 veículos com recursos do orçamento estadual. Entre os veículos que chegaram hoje (13) do Rio de Janeiro em dois caminhões-cegonha, está um microônibus e um furgão para atendimento pré-hospitalar.

O Estado já mantém 49 carros alugados parta dar suporte aos serviços das polícias civil e militar. “Encontramos uma frota destruída. Para recompô-la precisamos de 600 veículos. Essa doação minimiza o problema, mas a aquisição de carros já foi solicitada ao Estado”, disse o delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira.

Apreendidos mais de 1,5 mil kg de derivados de leite na BR-116

Mais de 1,5 mil kg de derivados de leite, entre queijo, manteiga, requeijão e iogurte, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) numa operação conjunta com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizada esta terça-feira (14), na BR-116 (Rio-Bahia) em Jequié, a 359 km de Salvador.

A mercadoria, que estava sendo transportada em um caminhão e em três ônibus da empresa Novo Horizonte que fazem a linha Guanambi-Salvador estava sem o devido acondicionamento e com prazo de validade vencido. O destino dos produtos era o comércio ambulante e feiras-livres da capital.

A viagem foi interrompida nesta madrugada, no Km-713. Esta foi a terceira apreensão de produtos perecíveis na BR-116 este mês, incluindo 200 kg de carne e 400 kg de queijo em Vitória da conquista e novamente em Jequié.

PF prende suspeitos de contrabandear cigarros do Paraguai em SC

Em oito dias, a Polícia Federal em Florianópolis (SC) prendeu seis pessoas suspeitas de contrabandear cigarros fabricados no Paraguai. Batizada de operação Vento Sul, foram apreendidas ainda 200 caixas de cigarros e seis carros supostamente usados para levar cargas da fronteira para São José e Palhoça.

Entre os suspeitos estão pessoas que distribuíam os cigarros contrabandeados e pessoas que os transportavam duas a três vezes por semana.

Conforme estimativas da PF, por mês, a quadrilha movimentava aproximadamente R$ 250 mil e deixava de pagar R$ 100 mil em tributos federais.

Durante a operação foram cumpridos ainda 11 mandados de busca e apreensão. Cerce de 60 policiais federais trabalharam na ação.

Ecclestone diz que abandona se tribunal mudar título

O chefe executivo da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, ameaçou deixar o cargo se o Tribunal de Apelação da Federação Internacional de Automoblismo (FIA) decidir tirar o título mundial deste ano de Kimi Raikkonen, em reunião que ocorre na manhã desta quinta-feira em Londres, em entrevista ao jornal The Guardian.

A equipe Mclaren apelou contra a decisão dos juízes do GP do Brasil de não penalizar quatro de seus rivais pelo uso de combustível refrigerado contra as normas da categoria.

Se finalmente o Tribunal de Apelação da FIA decidir excluir esses quatro carros, o inglês Lewis Hamilton passará da sétima para a quarta posição na prova de circuito de Interlagos e com isso, ficaria com o título mundial da temporada 2007 da Fórmula 1.

Hamilton já afirmou mais de uma vez que não deseja ganhar o título fora das pistas e Eccclestone já disse que se a mudança ocorrer poderia deixar a categoria, 35 anos depois de ter comprado a equipe Brabham, em 1972.

"Se alguém acredita que isso é o melhor para a Fórmula 1, então pensarei seriamente na minha saída", disse Ecclestone.

Oposição ameaça atrasar votação da CPMF em protesto contra MP do PAC

A oposição anunciou hoje que decidiu obstruir as votações do plenário do Senado como estratégia para adiar a votação da PEC (proposta de emenda constitucional) da CPMF. Integrantes do DEM e o PSDB dizem que a obstrução foi provocada por uma alteração feita ontem pela Câmara dos Deputados na MP (medida provisória) que permite liberar verbas do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em ano eleitoral.

Já os integrantes da base dizem que os partidos de oposição querem trancar a pauta do Senado para atrasar a votação da CPMF no plenário da Casa. Hoje, existem três MPs trancando a pauta do Senado. Uma quarta MP deve entrar na pauta nos próximos dias.

"Ou o presidente veta com clareza o quanto antes essa mudança na MP ou vai ter impacto grave na votação da Lei Orçamentária. Na CPMF, então, o governo vai ver o que é bom para a tosse", afirmou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM).

Ele afirmou que o PSDB não quer permitir a votação da Orçamento de 2008 até que Lula vete a mudança feita pela Câmara na MP do PAC.

Já o líder do PSB, Renato Casagrande (ES), disse que o governo está disposto a negociar mudanças na MP que permitam a desobstrução da pauta.

O líder Romero Jucá [PMDB-RR] vai buscar o veto do presidente à alteração feita pela Câmara na MP. A obstrução está sendo usada para postergar a CPMF no plenário", disse Casagrande. A obstrução foi anunciada em reunião de líderes com o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC).

O governo venceu o primeiro round da disputa pela aprovação da PEC que prorroga a cobrança da CPMF ao derrotar o relatório da oposição --que pedia a extinção da cobrança-- na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), ontem à noite.

Agora, a base governista precisa aprovar a matéria, em dois turnos, no plenário do Senado com 49 votos favoráveis, no mínimo.

A expectativa da base aliada é aprovar a PEC, em primeiro turno, no dia 6 de dezembro. O segundo turno ocorreria em 18 de dezembro --podendo atrasar para o dia 22.

A vigência da CPMF termina em 31 de dezembro. O governo alega que precisa aprovar a prorrogação da CPMF até lá sob o risco de ter de fazer cortes em programas sociais e investimentos por falta de recursos.

PEC da CPMF em ano eleitoral
A Câmara dos Deputados rejeitou ontem as alterações feitas pelo Senado na MP que permite ao governo federal repassar verbas do PAC a Estados e municípios no período eleitoral, além de ignorar restrições existentes na LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) para esse tipo de transferência, segundo reportagem da Folha (conteúdo disponível só para assinantes do jornal e do UOL de hoje.

Pelo texto, de autoria do Executivo, repasses para obras do PAC definidas pelo governo tornam-se "obrigatórias" ficam livres de regras que, em determinadas situações, impedem a transferência dos recursos inscritos na categoria "não obrigatórias".

Entre as principais regras que podem represar recursos "não obrigatórios" --chamados de "transferências voluntárias"-- está a LRF. Ela veda o repasse desses recursos para Estados e municípios que não estejam em dia com o pagamento de tributos federais e dívidas com a União, que tenham descumprido o gasto mínimo em educação e saúde ou que tenham excedido o limite para dívidas e gastos com pessoal.

A outra restrição está na legislação eleitoral (lei 9.504), que proíbe as transferências voluntárias nos três meses que antecedem o pleito, "ressalvados os recursos destinados a cumprir obrigação formal preexistente para execução de obra ou serviço em andamento e com cronograma prefixado, e os destinados a atender situações de emergência e de calamidade pública".

Pela MP, as obras do PAC cujas transferências se tornam obrigatórias são definidas pelo comitê gestor do PAC.

Funeral de torcedor atrai milhares de pessoas em Roma

Milhares de pessoas, entre elas jogadores da Lazio e da Roma, assim como representantes de várias torcidas de clubes italianos, compareceram nesta quarta-feira, em Roma, ao funeral do torcedor Gabriele Sandri, que morreu no último domingo supostamente baleado por um policial.

Entre os presentes no funeral estavam o treinador e o capitão da Roma, Luciano Spalletti e Francesco Totti, respectivamente, além de quase todos os atletas da Lazio, o time pelo qual Gabriele Sandri torcia.

O ministro de Infra-estruturas italiano, Antonio di Pietro, representou o Governo no funeral, onde também esteve o prefeito de Roma, Walter Veltroni.

A chegada do caixão de Sandri foi aplaudida pela multidão que levou dezenas de coroas e ramos de flores e cachecóis de clubes de futebol, que se acumulavam na entrada da igreja do bairro de Balduina (noroeste de Roma), onde morava o jovem torcedor.

Entre a decoração, se destacavam as flores enviadas pelo chefe da polícia italiana, Antonio Manganelli, e pelos torcedores da Lazio.

Durante a cerimônia, o sacerdote Paolo Tammi realizou um pedido de "justiça e verdade". "E pedimos isso às instituições aqui presentes. Pedimos que se faça em breve, pois depois virá pouco a pouco também o perdão", disse.

Cristian Sandri, irmão de Gabriele, afirmou, entre lágrimas, dentro da igreja, que "este homicídio não tirou apenas uma vida, mas quatro; a de toda a sua família".

"Peço a Gabriele que nos dê força para seguir adiante e para levar tudo até o final, para poder dar a ele a justiça que merece", disse Cristian Sandri.

A saída do caixão foi amparada por milhares de pessoas presentes na rua com muitos aplausos e pedidos por "Justiça". Além disso, a multidão presente cantou o hino da Itália e da Lazio.

Em mais uma homenagem, os torcedores da Lazio e de outros clubes fizeram uma passeata por diversas ruas do entorno da igreja e da residência de Gabriele.

O policial foi acusado de homicídio por imprudência, mas as circunstâncias da morte do torcedor ainda não estão totalmente claras e a acusação contra o policial poderia ser agravada.

Mangá "Dragonball", do herói Goku, ganhará adaptação para o cinema pela Fox

A Twentieth Century Fox anunciou que trabalha na adaptação do mangá "Dragonball" para os cinemas, segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (14) pela revista "Hollywood Reporter".

Provavelmente o filme deve ser lançado no próximo ano, segundo a publicação.

No elenco, o ator Justin Chatwin viverá o herói, enquanto James Marsters será o vilão na aventura dirigida por James Wong.

O mangá é uma criação do japonês Akira Toriyama e foi publicado pela Jump Comics, de Tóquio. A publicação foi adaptada para videogames e séries distribuídas na Europa, Ásia, América Latina e América do Norte.

A história conta a saga de Goku, um alienígena que descobre ter sido enviado à Terra para destruir a humanidade, mas troca sua missão por proteger os habitantes terrestres.

Chuva causa prejuízo de R$ 1,5 milhão em Uberlândia

Após a chuva do início desta semana, as prefeituras das cidades mineiras mais afetadas começaram a calcular os prejuízos.

Em Uberlândia, a estimativa é que seja investido cerca de R$ 1,5 milhão apenas para limpeza e recuperação das áreas atingidas pelo temporal. Na segunda-feira (12), em apenas 30 minutos, choveu a quantidade esperada para o mês inteiro na cidade.

O vento atingiu 75 quilômetros por hora. O asfalto de uma avenida que tinha sido recapeada há menos de duas semanas se soltou. Quase cem veículos e 46 árvores foram arrastados pela água.

No Sul do estado, em Passos, o trecho de uma rodovia federal que estava em obras ficou cheio de lama e o trânsito, lento.

Em Campanha, árvores também foram derrubadas pela chuva. Os moradores tiveram que retirar água das casas, que foram inundadas depois que um ribeirão transbordou. A administração municipal diz que está distribuindo cestas básicas para as famílias prejudicadas.

Empresa de Law Kin Chong leva multa de R$ 2 milhões

A subprefeitura da Mooca, na Zona Leste da cidade, multou em R$ 2.436.448 a Calinda Administração e Participação, do empresário chinês Law Kin Chong, na manhã desta quarta-feira (14). Chong é acusado de ser o maior contrabandista do país e foi preso pela Polícia Federal (PF) por corrupção ativa em junho de 2004. A companhia é responsável pela construção do Shopping Pari, área de comércio popular que seria inaugurada até o fim do mês.

O secretário de Habitação, Orlando de Almeida, informou que a multa deve-se à falta do auto de verificação dos bombeiros e do Contru o que, segundo ele, atestaria a segurança das obras. A penalidade foi motivada também pela falta de um estudo sobre o impacto do shopping no tráfego da região – documento obrigatório para centros comerciais desse porte.

A sanção foi aplicada após fiscalização da qual participaram, além de Almeida, o subprefeito da região, Eduardo Odloak e o secretário de Transportes, Alexandre de Moraes, com apoio de policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Polícia Militar. O prefeito Gilberto Kassab também esteve no local.

O advogado da empresa, Aldo Bonametti, vai tentar recorrer. "Vamos ter de recorrer da multa. Vou ver com meu engenheiro o que está faltando. A multa é quase o valor do prédio", afirmou.

Corrupção ativa
Chong é acusado de ser o maior contrabandista do país. Dono do Shopping 25 de Março, no Centro de São Paulo, ele foi preso pela Polícia Federal (PF) por corrupção ativa em junho de 2004. Na ocasião, o empresário controlava outros dois shoppings e várias lojas na Galeria Pagé, na região central da capital paulista. Ele responde a processo por lavagem de dinheiro, contrabando, evasão de divisas e sonegação fiscal.

No dia 14 de junho deste ano, ele deixou o Instituto Penal Agrícola (IPA), na cidade de Bauru, a 343 km de São Paulo, após a Justiça ter determinado que ele cumprisse pena em regime semi-aberto em sua casa, no bairro do Morumbi, na Zona Sul.

O juiz determinou, na época, que ele teria que ficar em sua residência durante todos os fins de semana. Nos dias úteis, ele deve estar em casa sempre das 19h às 7h. Ele poderá trabalhar, desde que seja comprovadamente um trabalho lícito.

Médicos peritos aprovam medidas de segurança para postos do INSS

A instalação de detectores de metal e de organizadores de filas em agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sendo bem recebida pelos médicos peritos da Previdência Social, que reivindicam mais segurança para os locais há pelo menos um ano.

Para o vice-presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP), Eduardo Henrique Rodrigues de Almeida, a medida não resolve todos os problemas, mas irá colaborar para a redução das agressões de segurados contra os profissionais.

Segundo a associação, dois peritos foram assassinados em menos de um ano: um em setembro de 2006, em Governador Valadares (MG), e outro em maio deste ano, em Patrocínio (MG). Os crimes seriam motivados pela negativa de concessão ou renovação de benefícios previdenciários pelos médicos, que entenderam que os segurados tinham condições trabalhar e não deveriam receber auxílios por doença ou afastamento.

Na semana passada, o Ministério da Previdência informou que os detectores de metal e os organizadores de fila serão instalados em todas 1.142 agências do INSS até o fim deste ano. Segundo comunicado do ministério, duas agências de Guarulhos, uma de Mogi das Cruzes, uma de Suzano e outra de Itaquaquecetuba, todas no estado de São Paulo, foram as primeiras a receber os equipamentos. Eles também estão em fase de instalação em, pelo menos, outros nove postos de atendimento do INSS, em sete estados.

Ainda de acordo com a Previdência, estão previstas a instalação de campainhas de alarme e a construção de saídas de emergência nos consultórios de perícia dos postos, além do monitoramento dos locais via circuito interno de televisão. Essas mudanças serão implementadas em 2008.

“Sobre os detectores de metal, já existe uma experiência que dura seis meses, em uma agência de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Houve a detecção de cinco armas de fogo neste período, além de trinta armas brancas por mês. Fica demonstrado que as pessoas comparecem às perícias armados e em situação que põe em risco a vida do perito”, alertou Almeida.

O vice-presidente da associação dos peritos acrescentou que é necessária a aplicação de punições mais severas aos agressores e uma “reeducação previdenciária” dos segurados.

Ele afirmou que as pessoas não conhecem as regras para concessão dos benefícios do INSS e acreditam que podem se manter às custas da Previdência, mesmo tendo condições de trabalhar. “Existe um passivo de benefícios mal mantidos que, enquanto não for resolvido, a violência vai perdurar”, disse.

Série C: Bahia enfrenta líder Bragantino em São Paulo

O técnico Arturzinho divulgou a lista dos jogadores que viajaram para São Paulo, para enfrentar hoje, à noite, o líder Bragantino, em São Paulo. Carlos Alberto e Ednei estão fora da lista.

Estão relacionados os goleiros Márcio e Sérgio, os laterais Luciano Baiano, Ávine e Adilson; Cléber Carioca, Emerson, Eduardo e Alison para a zaga, os volantes Emerson Cris, Rogério, Fausto e Marcone, Elias, Danilo Gomes e Inho como meias e os atacantes Moré, Nonato, Neto Potiguar, Amaury e Harley.

Um dos ídolos da torcida do Bahia e o segundo artilheiro do time, o atacante Moré admite que o empate em casa diante do Atlético Goianiense confirmou que a classificação para a série B vai ser um drama até o final desta fase decisiva. Moré, muito chateado pelo gols que perdeu na partida de domingo, acredita que com dois bons resultados fora de casa, contra Bragantino e Barras, o Bahia pode ficar mais confortável na tabela.

"O time do Atlético é muito bom, toca bem a bola e prova que o equilíbrio é grande. A disputa vai ser forte até o fim, já que está todo mundo embolado. Se tivéssemos vencido em casa, poderíamos estar com uma posição mais tranqüila, só que o nível da série C é alto, com times competitivos e fortes.

Acho que se somarmos uns quatro pontos nestes dois jogos fora podemos ficar bem. Fiquei frustrado por que a Fonte Nova estava lotada e é triste ver nossa torcida sair cabisbaixo. Só que o campeonato vai ser assim", disse o jogador, que fez 10 gols neste Brasileiro e junto com Nonato, que não atuou suspenso ontem, formam a dupla artilharia do tricolor.

Para Moré, com 23 pontos a vaga fica garantida, mas com tantos times brigando pode acontecer de com menos pontos sobrar um lugar entre os quatro. O artilheiro que tem seu contrato se encerrando com o Bahia já foi chamado para a renovação, mas quer pensar nisto no final da série C. "Meu empresário José Antônio é quem resolve isto. Acho que ele é o mais indicado para saber qual o melhor caminho a ser seguido. Adoro o Bahia, mas contrato, dinheiro, deixo com ele. Meu foco é classificar para a Série B", concluiu Moré.

Acaba greve dos servidores da Justiça da Bahia

Servidores e serventuários da Justiça decidiram durante reunião que vão suspender a paralisação da categoria, que já dura mais de uma semana. Eles esperam que o presidente do Tribunal de Justiça, Sinézio Cabral, envie para a Assembléia Legislativa, num prazo de 180 dias, o plano de cargos e salarios adequado-o à Lei de Organização Judiciária (LOJ). Caso isso não ocorra, a categoria avisa que fará nova greve.

INSS convoca mais de 19 mil segurados para reavaliação do auxílio-doença

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a enviar hoje (14) o quinto lote de cartas convocando 19.691 pessoas para a reavaliação do auxílio-doença concedido com duração de dois anos. Estão sendo chamados segurados cujo benefício foi marcado para cessar em dezembro.

A assessoria de imprensa do INSS informou que as cartas que convocam segurados para se submeter a nova perícia médica. A reavaliação vale apenas para benefícios concedidos a partir de agosto de 2005 e que tiveram prazo de duração fixado em dois anos.

Muitos segurados estão agendando a perícia antes mesmo de receber a convocação do INSS, pois o documento que receberam quando o benefício foi concedido já constava a informação de que o período de licença foi fixado em dois anos e depois desse prazo, o trabalhador deveria ser reavaliado por um perito médico.

Os departamentos de Recursos Humanos das empresas que têm empregados nessa situação também estão lembrando sobre a necessidade da perícia para retornar ao trabalho ou prolongar o período de licença. Quem ainda não o fez, deve agendar a perícia médica pela internet ou pela Central 135.

Na carta enviada pelo INSS, os segurados estão sendo informados da necessidade de agendar nova perícia médica no prazo de dez dias, contados a partir da data de recebimento. Quem receber a correspondência e não agendar ou deixar de comparecer à perícia, terá o benefício cessado. Ao agendar, o benefício fica automaticamente prorrogado até a data da perícia.

Agricultores familiares do Nordeste receberão sementes da Embrapa

A produção e distribuição de sementes para os agricultores familiares do Nordeste e do sul de Mato Grosso do Sul é uma das ações estratégicas do convênio entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Com o convênio, a Embrapa receberá apoio para atuar no Programa de Sementes da Agricultura Familiar, desenvolvido pela secretaria. Serão repassados R$ 4,7 milhões, sendo R$ 660 mil em investimentos nas estruturas produtivas e de beneficiamento de sementes da Embrapa e R$ 4 milhões na produção de sementes e capacitação de técnicos e agricultores.

Segundo o ministério, esse convênio atende 150 mil agricultores familiares do Nordeste, todos participantes do programa Garantia-Safra. Nessa região do país, as sementes serão distribuídas em seis estados, representando mais de 120 municípios, todos incluídos semi-árido.

No sul de Mato Grosso do Sul, o convênio beneficia 3 mil famílias de agricultores inseridas no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB).

Estado coordena combate ao fogo na Chapada Diamantina

Os municípios de Andaraí, Mucugê e Rio de Contas são os que apresentam os maiores focos de incêndios dentro da Chapada Diamantina. O fogo já foi controlado em Paramirim. Lençóis e Piatã também estão com a situação sob controle, apresentando apenas pequenos focos. As informações foram passadas nesta terça-feira (13), à tarde, pela equipe da Casa Militar que está auxiliando o Corpo de Bombeiros e os brigadistas no combate ao incêndio.

A Casa Militar do Governador e a Casa Civil enviaram para Lençóis, sede da Operação Chapada, duas aeronaves de combate a incêndio, duas vans para transportar os brigadistas e duas picapes. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) enviou um helicóptero para o local.

Além do apoio logístico o Governo do Estado está fornecendo auxílio alimentação às famílias que estão ajudando a debelar o fogo. Três carros-pipas foram cedidos pela empresa de terraplanagem Torc, que está executando obras na área.´

A Coordenação de Defesa Civil (Cordec) enviou fardamento e material para os 200 brigadistas voluntários. Calça, camisetas, bonés, meias e jaquetas compõem a vestimenta. Além disso, forma enviados abafadores, machados, foices, facões e enxadas. Está em processo de aquisição 40 rádios portáteis.

As aeronaves servem para reduzir as chamas que são combatidas em terra pelos brigadistas e os 150 bombeiros que estão no local. “Somente após a redução das chamas é que os homens conseguem se aproximar. As aeronaves não combatem o fogo, mas são essenciais para esse trabalho”, disse o coordenador de Defesa Civil, Antônio Rodrigues Moita.

A situação está pior em Mucugê onde há uma linha de fogo de aproximadamente dois quilômetros. Em sobrevôo realizado no final da tarde de ontem os pilotos detectaram três focos de incêndio no município de Andaraí, sendo que um deles tem mais de 500 metros de extensão e é classificado como de grande proporção.

Segundo informações do coronel do Corpo de Bombeiros, Djalma Duarte Santos, que chefia a Operação Chapada, o fogo que consumia a Serra das Almas, em Rio de Contas, está praticamente sufocado. “Assim que os focos na região forem extintos a operação vai concentrar esforços em Mucugê onde o quadro tende a se agravar ainda mais”, disse.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado


Suspeito de matar irmão de humorista do "CaSuspeito de matar irmão de humorista do "Casseta e Planeta" é presosseta e Planeta" é preso

A Polícia Civil de Salvador (BA) prendeu nesta terça-feira um suspeito de matar o gerente da biblioteca e da videoteca do Irdeb (Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia), Mauro José Mascarenhas Pimentel dos Santos, irmão do humorista Cláudio Manoel, que interpreta o Seu Creysson no "Casseta e Planeta" (Globo).

Ele foi encontrado morto na tarde do último dia 5 em seu apartamento, em Salvador.

De acordo com policiais da 7ª Delegacia do Bairro Rio Vermelho, o vendedor ambulante Sidclei Costa Silva, 23, estava escondido na casa de um parente em Aracaju (SE). Ele teria confessado que esfaqueou a vítima após uma briga no apartamento.

Silva teria relatado aos policiais que conheceu Mauro no dia do crime, na praia da Barra, no último dia 4. A vítima teria convidado o suspeito para tomar vodca em seu apartamento e o rapaz aceitou. Os dois teriam discutido e Mauro teria agredido Silva, segundo o depoimento. Ele confessou aos policiais que durante a briga esfaqueou a vítima e fugiu.

Segundo a polícia, Silva apresenta um corte na cabeça e em uma das mãos e será encaminhado para exame de corpo de delito. No dia em que o corpo de Mauro foi encontrado, a polícia observou marcas de sangue e indícios de luta entre a vítima e seu assassino. Os policiais afirmaram que o gerente da biblioteca teria perdido um dedo na briga.

De acordo com o investigador Paulo Portela, a polícia chegou ao suspeito após rastrear seu telefone celular. Segundo ele, Silva ganhou de Mauro um chip para celular no dia em que se conheceram. O suspeito pegou o telefone da vítima e telefonou para seu aparelho, já com o chip novo, para fazer um teste.

"Ele [Silva] ficou curioso para saber se o chip funcionava, por isso ligou. Mas não imaginou que a ligação ficaria gravada no celular da vítima", disse Portela.

No dia seguinte ao crime, Silva pediu para um amigo cadastrar o chip e por meio desse cadastro os policiais localizaram esse colega, que informou que o suspeito estava escondido em Aracaju. Ele não ofereceu resistência à prisão, segundo Portela.

Ele será indiciado por homicídio e latrocínio --roubo seguido de morte-- porque roubou um aparelho de DVD do apartamento da vítima e outro telefone celular.

Justiça condena padre a dez anos de prisão por pedofilia em Goiás

A Justiça de Goiás condenou um padre do interior do Estado a dez anos de prisão por atentado violento ao pudor cometido contra um menino de 11 anos, que era coroinha.

Edson Alves dos Santos, 67, manteve encontros com o garoto na paróquia onde atuava, na cidade de Alexânia (106 km de Goiânia), e em uma chácara durante o ano de 2005, segundo a acusação.

De acordo com a Promotoria, o menino ocasionalmente dormia na paróquia com a permissão da família. O acusado aguarda o julgamento de um recurso em liberdade. A decisão que o condenou é de primeira instância.

Durante a investigação, Santos foi afastado da paróquia de Alexânia pela Igreja. Ele continua sendo padre, mas não está exercendo a atividade. O inquérito sobre o caso foi aberto após denúncias da mãe do menino.

O advogado do padre, Valdivino Lima, negou as acusações. Disse que as denúncias são vingança de outro ex-coroinha da paróquia. O adolescente foi expulso de um seminário onde estudava, no Rio de Janeiro, após relatório feito pelo padre, de acordo com a defesa.

O advogado disse que, por causa do incidente, Santos recebeu cartas com ameaças de divulgação de denúncias de pedofilia. A defesa também argumentou que o padre sofre de impotência e que nunca houve suspeita sobre ele nas outras quatro paróquias em que trabalhara.

Segundo o advogado, não foi apresentada prova do crime além do depoimento do garoto. A Promotoria diz que exames médicos comprovaram que houve relação sexual.

A direção da Diocese de Anápolis, responsável pela paróquia de Alexânia, não foi encontrada ontem para comentar o caso.

Fogo consome áreas em 3 municípios na Chapada Diamantina (BA)

Os municípios de Andaraí, Mucugê e Rio de Contas, na Bahia, ainda registram focos grandes de incêndios dentro da Chapada Diamantina. Em Paramirim, Lençóis e Piatã o fogo foi controlado, segundo o Corpo de Bombeiros.

A Casa Militar do Governador e a Casa Civil enviaram para Lençóis, sede da Operação Chapada, duas aeronaves de combate a incêndio, duas vans para transportar os brigadistas e duas picapes. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar enviou um helicóptero para o local. Três carros-pipas foram cedidos por empresa que executa obras na área.

Famílias que vivem na área ajudam a debelar o fogo e recebem um auxílio alimentação do governo do Estado.

As aeronaves servem para reduzir as chamas que são combatidas em terra pelos brigadistas e os 150 bombeiros que estão no local.

A situação está pior em Mucugê onde há uma linha de fogo de aproximadamente dois quilômetros. Em sobrevôo realizado no final da tarde de segunda-feira (12), os pilotos detectaram três focos de incêndio no município de Andaraí, sendo que um deles tem mais de 500 metros de extensão.

Dono de posto de venda de gás é preso em blitz

Informados por denúncia anônima, policiais da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizaram uma blitz nesta terça-feira, 13, em dois postos de vendas de gás de cozinha na Avenida Suburbana, em Salvador. Eles encontraram diversas irregularidades, como a manipulação e armazenamento incorretos dos botijões, documentação irregular e notas frias. O dono dos estabelecimentos, Denilton dos Santos, foi preso.

VITÓRIA GOLEIA E GARANTE PASSAPORTE PARA 1ª DIVISÃO

Acabou o drama. Ano que vem, o Vitória estará disputando a primeira divisão do futebol brasileiro. Com três rodadas de antecipação, o rubro-negro cravou o acesso para a Série A ao contar com tropeços dos principais adversários e ainda golear o CRB por 4 a 1 na noite desta terça-feira, no Barradão.

Criciúma, que perdeu por 2 a 1 para o Paulista, Marília, derrotado por 3 a 2 para o Ipatinga, e Fortaleza, superado em casa por 1 a 0 pelo São Caetano, ficaram estagnados nos 50 pontos e não podem mais alcançar o quarto colocado da Série B, que soma 58.

Além do Vitória, Portuguesa (59), que caiu para a terceira colocação ao ser derrotada por 2 a 1 para o líder Coritiba (66), e Ipatinga (61), estão matematicamente garantidos no Brasileirão de 2008.

Os gols do Vitória foram marcados por Jackson, Willians Santana, Apodi e Joãozinho. Chiquinho descontou para os alagoanos.