terça-feira, 13 de novembro de 2007

Transposição do São Francisco é cara e desnecessária, avalia ONG

O projeto de transposição do Rio São Francisco é “desnecessário e excessivamente caro”, afirmou o coordenador-geral da organização não-governamental (ONG) mineira Manuelzão, Apolo Lisboa, durante seminário que discute o futuro das águas do rio, em Brasília. Segundo a ONG, que estuda a bacia do Rio das Velhas, a maior do São Francisco, a transposição visa ao favorecimento econômico e político de grupos empresariais.

“A transposição é uma proposta da indústria da seca e é totalmente desnecessária. Trata-se de um projeto caro que engana o povo. É a água da ilusão. A distribuição de água para a população do sertão não pode ser feita de maneira concentrada”, avalia.

Lisboa rebateu ainda a declaração do ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, de que a transposição do São Francisco é irreversível.

“Essa obra não vai começar. Se começar, não vai continuar. Se continuar, não vai terminar. Se terminar, não vai funcionar. Esse projeto é uma nova transamazônica”, declarou, em referência à rodovia criada para integrar o Norte do país com as demais regiões, mas que tem parte de sua extensão em estado precário.

A ONG Manuelzão foi fundada há dez anos por professores de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O nome da organização é uma homenagem ao falecido vaqueiro Manuel Nardi, sertanejo mineiro que teria inspirado a criação dos livros Grande Sertão: Veredas e Corpo de Baile, do escritor Guimarães Rosa. Atualmente, a ONG organiza expedições para avaliar as questões sócio-ambientais que envolvem as áreas dos afluentes mineiros do São Francisco.

Vacinação anti-rábica terá nova etapa no sul da Bahia

A campanha de vacinação anti-rábica no sul do estado prossegue até 7 de dezembro e este ano terá dois dias de mutirão, depois do “Dia D”, sábado (10), quando o trabalho foi intensificado em Itabuna, Jussari, Maraú, Aurelino Leal, Ubatã, Santa Cruz da Vitória, Ubaitaba e Gongogi.

A segunda fase será no próximo dia 24, em outros 13 municípios na região de atuação da 7ª Diretoria Regional de Saúde (Dires). A meta é vacinar pelo menos 80% dos animais domésticos. Os trabalhos dos profissionais de saúde começaram desde 20 de outubro, mas foram intensificados para atingir a meta de vacinação.

A vacinação anti-rábica é promovida pelas Secretarias Municipais de Saúde sob o acompanhamento da 7ª Dires, que garante apoio técnico com encaminhamento de transporte, vacinadores, material de divulgação e orientação, além de fazer o levantamento da necessidade de cada município com relação à cobertura vacinal.

A raiva é uma doença causada por vírus, transmitido a partir da saliva do animal contaminado e pode matar. De acordo com Itiana Lindote Monteiro, veterinária coordenadora do programa da raiva na área da 7ª coordenadoria da 7ª Dires,, não é somente a mordida do animal que pode transmitir a doença. “A transmissão dá-se por um arranhão porque gatos e cachorros costumam coçar ou lamber as próprias feridas e podem arranhar as pessoas com as unhas contaminadas com o vírus da raiva”, explicou.

Em estágio avançado, a raiva atinge o sistema nervoso central e não tem cura. Os principais sintomas são formigamento, enrijecimento muscular, irritabilidade, ansiedade, dificuldade de deglutição e fotofobia (sensibilidade à luz). A primeira providência ao se notar os sintomas é procurar um posto de saúde. O tratamento é a utilização de soro e vacina. Em 2001 ocorreu um caso em Jussari, quando o paciente em pouco tempo veio a óbito.

A doença pode ser transmitida também por morcegos, que adquirem o vírus através do sangue de animas domésticos contaminados.

Parceria amplia atendimento à agricultura familiar em Itabuna

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Ceplac e EBDA tem permitido ampliar o atendimento a mais de 900 produtores que atuam na área da agricultura familiar em Itabuna. A informação é do secretário de Agricultura, Antônio Marcelino Oliveira, ao destacar a realização nesta terça-feira, dia 13, na Roça do Povo, de uma ação integrada com a participação de técnicos da Ceplac e EBDA, que vão realizar a distribuição de mudas de fruteiras, sementes de feijão e de milho e peixes.

A solenidade terá a presença do diretor do Departamento de Extensão da da Ceplac, Cloildo Guanaes Mineiro, bem como de técnicos da Prefeitura, Ceplac e EBDA, que prestam atendimento aos 347 lotes da Roça do Povo. Antônio Marcelino ressalta que a parceria institucional foi ampliada graças à implantação do Núcleo Gestor de Apoio à Agricultura Familiar de Itabuna, que envolve ainda a Pólo Territorial Litoral Sul para o desenvolvimento de ações e projetos agroindustriais.

O trabalho não só apresenta excelentes resultados, com a integração de pequenos produtores e acesso ao crédito rural, como também, segundo o secretário de Agricultura, vem tendo todo o apoio da Prefeitura de Itabuna, que disponibilizou dois técnicos agrícolas para a Roça do Povo, atuando em conjunto com as equipes da Ceplac e a EBDA. O governo municipal também apóia integralmente a implantação do Pólo Agroindustrial da Agricultura Familiar na Bahia.

Associações
Hoje, também existem em operação no município de Itabuna outras cinco associações de produtores – Morumbi, Horteiros de Nova Ferradas, Serrado, Ribeirão Seco e do Assentamento Manoel Chinês – que desenvolvem um trabalho de agricultura familiar e mais de duas centenas de produtores estão integrados ao Programa de Produção de Alimentos (PPA).

Outra proposta, segundo o secretário de Agricultura, tem sido a da realização de mutirões em parceria com as Secretarias de Saúde e de Assistência Social, que deverão ser intensificadas nos próximos meses: “É um esforço de governo que define claramente o nosso apoio aos pequenos produtores itabunenses”.

Investimentos
Ele ressalta que, além de investir mais de R$ 2 milhões em parceria com o Governo Federal para o fortalecimento da agricultura familiar em Itabuna, o prefeito Fernando Gomes efetivou, recentemente, a doação de uma área de 2,6 mil metros quadrados, no lote 11 do Centro Industrial de Itabuna, viabilizando, assim, a implantação do I Pólo Agroindustrial Familiar da Bahia.

Antônio Marcelino Oliveira explicou que em três anos de gestão a prefeitura realizou parcerias com o governo federal e entidades diversas que viabilizaram um investimento e o fortalecimento da agricultura familiar, um segmento em franca expansão.

Através desta parceria estão sendo adquiridos mais dois caminhões e implantadas três unidades agroindustriais, inclusive uma fábrica de fécula de mandioca, a serem instaladas no Centro Industrial de Itabuna, servindo de base para o primeiro Pólo Agroindustrial da Agricultura Familiar na Bahia.

Baiana de acarajé tem 60% do corpo queimado em incidente

Um incidente com um tacho de azeite em ebulição resultou em queimaduras de 2º e 3º graus na baiana de acarajé, Maria Luiza Silva Nascimento, 50 anos. Tia Lui, como é conhecida em Itapetinga (590 km da capital), onde o fato aconteceu, teve 60% do corpo queimado. Os primeiros-socorros foram prestados no Hospital Cristo Redentor, Santa Casa de Itapetinga, mas devido à gravidade das queimaduras a vítima teve que ser transferida às pressas para o Hospital geral do Estado (HGE), em Salvador.

Ela já passou por diversas cirurgias, inclusive uma delicada para retirada do tecido queimado. “O quadro de Tia Lui é considerado grave pelos médicos”, assinalou o radialista Sizínio Neto, amigo da família. Segundo parentes e testemunhas, depois de receber autorização dos organizadores de uma vaquejada, na Fazenda São Jorge, a cerca de 20 km da cidade, Tia Lui armou a barraca durante a tarde. O problema começou à noite, por volta das 20 horas, com uma ventania repentina.

O que era uma simples brisa se transformou em vendaval e começou a ameaçar todas as barracas, inclusive a de Tia Lui, que já estava pronta para servir a clientela. Foi nesse instante que a ventania arrastou a lona e levou junto um tacho de azeite. “Ela tentou segurar a barraca que era levada pelo redemoinho e o tacho foi arremessado contra seu corpo”, disse uma testemunha.

PDT-BA tentará reaver mandato da primeira-dama de Salvador

O diretório regional do PDT na Bahia promete ingressar hoje com ação junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-BA) contestando informações prestadas pelo PMDB e pedindo de volta o mandato da deputada Maria Luiza Orge de Barradas e Carneiro, mulher do prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PMDB). O partido tomará como base a Resolução 22.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida determina que os mandatos parlamentares pertencem aos partidos, permitindo recurso como o dos pedetistas contra deputados e vereadores que trocaram de legenda a partir de 27 de março.

O coordenador da legenda Alexandre Brust, afirmou que juntamente com o advogado do partido, Eduardo Rodrigues, entendem que a filiação ao PMDB da deputada só aconteceu no mês passado, embora ela tenha se afastado do PDT no primeiro semestre. “O nome da deputada aparecia no painel na Assembléia como sem partido até outubro, por isso, o partido entende que a deputada ficou sem partido até outubro. Sendo assim, o mandato é do PDT”, disse.

Feira de Santana: ato público comemora construção de cisternas

Cerca de 5 mil pessoas participaram de ato público, em Feira de Santana (BA), para comemorar a construção de mais de 221 mil cisternas em municípios com sinais de semi-aridez. Os dados são do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semi-Árido: Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação do Semi-Árido (ASA).

As cisternas são reservatórios cilíndricos construídos ao lado das casas e podem armazenar até 16 mil litros de água. O suficiente, segundo o coordenador da ASA, para uma família com cinco pessoas beber e cozinhar por até dez meses. Segundo coordenador da ASA, Naidison Batista, o ato também quer mostrar à população brasileira a importância da construção das cisternas.

“Muita coisa muda na vida das famílias. As mulheres deixam de caminhar dez quilômetros para buscar uma lata de água suja e contaminada. Esse tempo que ela gastava, ela agora pode se dedicar ao estudo e ao trabalho”.

Com água limpa e tratada na porta de casa diminuíram os casos de doenças, como verminoses. Segundo o coordenador, as cisternas também vão provocar mudanças políticas, já que vão impedir que muitos eleitores vendam o voto por causa de um copo de água potável. O coordenador espera que ainda neste ano a ASA firme um acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a construção de mais 40 mil cisternas.

Para Batista, que também é membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o desenvolvimento de metodologias e tecnologias é a única forma de garantir água potável ao semi-árido durante todo o ano.

Cada cisterna custa R$ 1,6 mil e pode durar mais de 50 anos. A Articulação do Semi-Árido promove cursos para ensinar os beneficiados a cuidar do reservatório e a reabastecê-lo sem contaminar a água.

Tom político e esvaziamento no debate do PDDU

Discursos caracterizados pelo tom político partidário e o esvaziamento do debate - tanto quantitativa, quanto qualitativamente - marcaram a audiência desta terça-feira, 13, sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), no Centro Cultural da Câmara. A sessão tinha dois temas - Geração de Emprego e Renda e Prestação de Serviços - mas, não raro, as intervenções se encaminhavam para outros aspectos do projeto e os questionamentos, pertinentes ou não, ficavam sem respostas concretas.

Além do baixo número de cidadãos participantes - às 10 horas, apenas 27 assinaturas constavam na lista de presença -, foram sentidas as ausências de representações do empresariado e sindicatos de trabalhadores que poderiam dar consistência à discussão. “Este auditório deveria estar lotado e contar com entidades de peso, como a FIEB, o Sebrae, além dos órgãos que promovem a infra-estrutura para o desenvolvimento, como Coelba e Embasa“, protestou o vereador José Carlos Fernandes (PSDB).

O primeiro momento da sessão foi destinado à explanação de cerca de meia hora sobre o PDDU pelo representante da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplam), o coordenador de Planejamento Fernando Teixeira. Em seguida a palavra foi dada à população pelo vereador Beto Gaban (PRP), que presidiu a audiência. Diferentemente da audiência de sábado, em que cada cidadão teve 3 minutos para se expressar, desta vez não teve cronômetro para limitar a participação.

Maior flor do mundo é cultivada na Grã-Bretanha

A maior flor do mundo, que também tem o cheiro mais forte, começou a abrir suas pétalas no último fim de semana no Eden Project, espécie de jardim botânico que reproduz o ambiente de florestas tropicais e regiões quentes do planeta, na Cornuália, sudoeste da Inglaterra.

A Titan Arum, também conhecida como "flor de cadáver" devido ao seu odor, foi cultivada pelo especialista em horticultura Tim Grigg. A flor tem 1,59 metro de altura e está em exibição na seção Selva Biome do jardim botânico.
Em condições normais, a flor é polinizada por insetos de grande porte, mas por ser uma espécie rara na Grã-Bretanha os especialistas optaram por métodos artificiais, que incluíram um pincel grande cheio de pólen.

Caso o processo de polinização tenha sucesso, a planta produzirá pequenos frutos vermelhos entre seis e oito meses.

Dono de posto de venda de gás é preso em blitz

Informados por denúncia anônima, policiais da Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) e representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizaram uma blitz nesta terça-feira, 13, em dois postos de vendas de gás de cozinha na Avenida Suburbana, em Salvador. Eles encontraram diversas irregularidades, como a manipulação e armazenamento incorretos dos botijões, documentação irregular e notas frias. O dono dos estabelecimentos, Denilton dos Santos, foi preso.

Vigilância Sanitária recolhe leite suspeito em Ilhéus

A Vigilância Sanitária de Ilhéus apreendeu 56 embalagens de leite Longa Vida suspeito de adulteração. A operação foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que enviou resolução com os lotes que deveriam ser recolhidos por estarem sendo investigados. “A população ilheense pode ficar tranqüila, pois percorremos os estabelecimentos comerciais da cidade e recolhemos todos os produtos suspeitos”, informou a coordenadora Débora Chaouí Pimenta.

O leite longa vida apreendido em Ilhéus está em poder da Vigilância Sanitária, aguardando as investigações da Anvisa. Após o resultado o produto receberá o encaminhamento adequado. Na dúvida quanto à qualidade do leite os consumidores podem entrar em contato com o órgão local, através do telefone 3231-7214 ou ligar para o Ministério da Saúde, através do 0800-61-1997, disse a coordenadora.

As denúncias de fraude no leiteenvolvem adicionamento de substâncias fora dos parâmetros de qualidade, especialmente quanto ao percentual de sal e açúcar ou até mesmo de produtos químicos como soda cáustica e água oxigenada. Os produtos suspeitos são provenientes dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A medida preventiva proíbe a comercialização da mercadoria interditada por 90 dias ou até que as empresas solicitem uma contraprova.

Construção de meio-fio causa polêmica na Dorival Caymmi

Medida da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) com pretenção de melhorar o trânsito em Itapuã, a implantação de um meio-fio na Avenida Dorival Caymmi causou polêmica entre pedestres e motoristas que circulam no local.

Alguns não gostaram do fato de o acesso a ruas tranversais ter sido modificado. "Vai complicar ainda mais", opina Joas Mattos, 32 anos.

Outros acreditam que a obra, de fato, trará melhorias, já que os motoristas serão forçados a utilizar o retorno. "O fluxo de veículos seguirá continuo. Ninguém vai mais parar no meio da avenida para mudar de pista", avalia Robson Josué de Araujo, 47 anos, morador de Itapuã.

Para o economista Marcelo Furtosa, 29 anos, trata-se de questão de tempo para motoristas e pedestres se acostumarem com as mudanças. "As pessoas às vezes reclamam no início, mas depois ficam habituadas e até esquecem como era antes", analisa.

Questionada sobre a obra, a SET informou que o objetivo é disciplinar o tráfego na área. "Vai gerar fluidez. Muita gente atravessa de qualquer forma no local, também têm motoristas que atrapalham o fluxo do trânsito porque param no meio da avenida", explica Gisnais Sampaio, gerente de projetos da SET.

A obra deve ser concluída até o final da semana. Além do meio-fio, uma sinaleira com faixa de pedestres será instalada próximo a rua Doutor Nelson Ribeiro.

Bradesco ganha contas de servidores da Prefeitura de Salvador

O Bradesco perdeu a conta do Governo do Estado da Bahia, mas ganhou a da Prefeitura de Salvador. Os 33 mil servidores municipais, incluindo ativos, aposentados e pensionistas, passarão a receber suas remunerações através da instituição privada. A decisão foi anunciada no final da tarde de ontem, após licitação pública realizada na Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Para conquistar a conta, que movimenta cerca de R$ 40 milhões por mês, o grupo financeiro ofereceu uma contrapartida de R$ 100,001 milhões, valor pouco acima do lance mínimo estipulado pelo pregão eletrônico (R$100 milhões).

Apesar do processo licitatório ter atraído o interesse de outras empresas de natureza pública, mista ou privada, o Bradesco foi o único concorrente a apresentar uma proposta durante o leilão presencial.

De acordo com a Sefaz, a mudança na gestão, que pertencia até então ao Banco do Brasil (BB), começará dentro de 60 dias, sendo que o novo contrato terá um prazo de vigência de 60 meses.

Conforme analisou o secretário municipal da Fazenda, Flávio Mattos, o valor obtido na negociação foi bastante significativo. "Esse aporte de recursos é importante para que possamos iniciar o equilíbrio das contas do município, além de possibilitar que a Prefeitura tenha melhores condições de realizar investimentos na área social", afirmou.

Atividades de transplante de órgãos avançam no interior da Bahia

O registro, na última quarta-feira (7), da primeira doação e captação de múltiplos órgãos no Hospital do Oeste, em Barreiras, comprova os resultados positivos do projeto de interiorização do programa de transplante de órgãos, que vem sendo implementado pela Secretaria da Saúde (Sesab), via Sistema Estadual de Transplante (Coset).

O coordenador do Coset, Eraldo Moura, afirmou que nos últimos meses foram feitas doações de múltiplos órgãos em Feira de Santana e Vitória da Conquista. Hoje (13), ele está em Porto Seguro, onde profere palestras e mantém contatos com gestores e profissionais de saúde, visando a implantação do programa de transplante naquele município.

Este ano, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) já contabilizou um total de 40 doações de múltiplos órgãos – mais que o dobro de 2006, quando foram registradas 16 doações. Apesar disso, segundo Moura, o número de doações ainda é pequeno.

Ele informou que existem hoje na Bahia cerca de 4 mil pacientes em lista de espera para transplante. A negativa dos familiares dos potenciais doadores é um dos problemas apontados pelo médico, que defende a necessidade de constantes campanhas de esclarecimento sobre o processo de doação e transplante de órgãos junto à população.

Últimas doações
A captação de múltiplos órgãos em Barreiras envolveu a família da dona-de-casa M.E.S.L., 43 anos, vítima de acidente vascular cerebral (AVC). A família autorizou a doação dos órgãos, que foram captados por uma equipe de profissionais da CNCDO e trazidos para Salvador em avião disponibilizado pelo governo da Bahia.

Também na quarta-feira, no Hospital São Rafael, os pais de T.S.R.S., dois meses e meio, que havia sofrido uma hemorragia intracraniana, autorizaram a doação dos órgãos. No domingo (11), no Hospital do Aeroporto, mais uma doação de múltiplos órgãos foi autorizada, desta vez pela família de L.E.S., 57 anos, vítima de AVC isquêmico.

Pugilistas de Camaçari vencem eliminatória do Brasileiro

Os pugilistas de Camaçari, Antoniel dos Santos Vieira, Ariclebson dos Santos, Ronicleison da Silva Reis e Walace Wagner Ramos, categorias Peso Pena, Galo, Mosca e Médio, respectivamente, venceram por nocaute técnico a I Eliminatória do Campeonato Brasileiro de Boxe.

As lutas aconteceram na Fonte Nova, em Salvador, na sexta-feira (09/11). Seis atletas da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Sedel) participaram da competição.

TÊNIS DE MESA
Camaçari conquistou três títulos nas provas da VI Etapa do Baiano de Tênis de Mesa. Os atletas Ednaldo Góes, categoria rating G, Rudiélio de Jesus, rating F e Cláudio Luís, categorias E/F, conquistaram o terceiro lugar do campeonato. A disputa foi no Ginásio de Esporte da Vila Militar, no Dendezeiro, em Salvador.

ATLETISMO
Antônio Cordeiro da Silva e Elenilson Oliveira, atletas de Camaçari, se consagraram vice-campeões da III Corrida Rústica de Dias D´Ávila, nas categorias Veterano e Adulto, respectivamente, no domingo (11/11).

Mirtes Fernandes, categoria Veterana 30, ficou com a terceira colocação. A prova teve um percurso de aproximadamente 11 quilômetros, com saída e chegada na praça municipal.

Preços do feijão devem cair no ano que vem, diz Conab

Embora 2007 tenha sido um bom ano para a agricultura, por suas condições climáticas favoráveis, o cultivo do feijão foi prejudicado pela falta de chuva e pela baixa temperatura no Sul do país, região que concentra o maior plantio do grão.
Isso fez com que os preços subissem. Mas, segundo a estimativa do gerente de Levantamento e Avaliação de Safras da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Eledon Pereira, a tendência é que eles caiam no ano que vem.

“Os preços hoje estão em alta. Isso vai fazer com que o produtor aumente a área do feijão na segunda safra, que é plantada em dezembro e em janeiro. Com isso, haverá uma oferta maior do produto, e os preços devem regularizar a partir de janeiro ou fevereiro”, disse em entrevista hoje (13) ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

De acordo com ele, a primeira safra do feijão (referentes aos meses de agosto e setembro) chegou a 1,5 milhão toneladas, pouco abaixo do resultado do ano passado.

No caso do arroz, houve um crescimento na área plantada e na produção. Em 2006, o país produziu 11,3 milhões de toneladas. A previsão para este ano é chegar a 12 milhões de toneladas.
“Essa produção vai depender do comportamento climático, porque as lavouras estão concluindo o plantio. Vamos acompanhar como será o comportamento climático para que tenhamos uma boa produção na próxima safra”.

A Conab estima que a produção nacional de grãos do período 2007-08 será de 135,5 milhões de toneladas, um crescimento de 2,9% (3,8 milhões de toneladas) em relação ao ciclo anterior.

Menino de 8 anos dá partida em carro e cai em rio

Um garoto de 8 anos de idade levou um susto, na noite deste domingo, em Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, depois que o carro em que ele entrou para brincar caiu no rio Doce. O veículo, um Marea, com placas da cidade de Serra, São Paulo, pertence ao agente penitenciário Dean Silva de Almeida, 28 anos.

Segundo testemunhas, o menino aproveitou a distração do motorista e entrou no carro, que estava estacionado em frente a um bar. Ele virou a chave e teria dado a partida. Como estava engrenado, o veículo deu um arranque e caiu no leito do rio, na altura do bairro Santa Rita.

A criança foi retirada do carro por algumas pessoas antes que o veículo afundasse. Ela não ficou ferida, apesar de ter chorado bastante com o susto.

O Corpo de Bombeiros utilizou um aparelho de força-tração para amarrar o carro com duas cordas e impedir que ele fosse levado pelas águas. O veículo foi retirado do rio por um guincho.

Carro cai de ponte e mulher morre afogada em SC

Uma mulher morreu afogada nesta segunda-feira, após perder a direção do carro e cair de uma ponte no km 165 da BR-101, próximo à cidade de Balneário Camboriú, no norte de Santa Catarina.

Ivanida Regina Leite, 39 anos, havia acabado de deixar o filho de 5 anos na escola e seguiu pela rodovia. Quando passava pela ponte sobre o rio Camboriú, perdeu a direção, bateu violentamente numa mureta de proteção e despencou na água.

Pessoas que passavam pelo local ainda se jogaram na água para tentar salvar a vida da motorista, mas não conseguiram retirá-la do carro. De acordo com o Corpo de Bombeiros, Ivanilda não conseguiu se soltar a tempo do cinto de segurança e morreu afogada. O carro totalmente destruído foi retirado na água cerca de duas horas após o acidente.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas pela perícia. A Polícia Rodoviária Federal entretanto, afirmou que a motorista pode ter perdido o controle por trafegar acima da velocidade permitida no trecho, que era de 80 km/h.