quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Bahia goleia o ABC por 3 x 0 e fica a um passo do acesso à Série B

Venceu e convenceu. Jogando em casa, o Bahia emplacou um sonoro triunfo por 3 x 0 contra o ABC-RN na noite desta quinta, e foi a 23 pontos no octogonal final do Campeonato Brasileiro da Série C. Com essa pontuação, o Tricolor assume a liderança na tabela. O Bragantino, vice-líder, tem o mesmo número de pontos, mas perde para o Bahia no saldo de gols. O time paulista venceu nesta quinta o Crac-GO, por 1 x 0.

A rodada teve ainda a vitória por 3 x 2 do Atlético sobre o Vila Nova. Nacional x Barras não foi realizado por falta de energia elétrica no estádio Amigão, em Campina Grande.

Na Fonte Nova, a superioridade do Bahia ficou marcada desde o início do primeiro tempo. Logo aos 16 minutos, Elias chuta forte de fora da área e abriu o placar. Aos 8min do segundo tempo, Elias marcou novamente, em outro chute forte, desta vez na entrada da área. Aos 41min, Ávine, fechou o placar, depois de receber a bola na intermediária e avançar até a área.

Magnata indiano fica mais próximo de comprar a Jaguar e a Land Rover

O empresário indiano Ratan Tata, responsável por um conglomerado de empresas que leva seu nome e fatura 48 bilhões de dólares por ano, conquistou na quarta-feira (21/11) um apoio político importante para consolidar seu plano de comprar as marcas das montadoras inglesas Jaguar e Land Rover. Sessenta representantes dos trabalhadores das fábricas de ambas as empresas anunciaram que, embora sejam contrários à venda das marcas, preferem que elas passem ao controle da Tata Motors do que ao das outras concorrentes, caso a aquisição seja inevitável.

A definição do apoio surgiu a partir de uma votação realizada na fábrica da Land Rover, em Solihull, na Inglaterra, um dia depois de uma reunião entre os principais dirigentes do sindicato da categoria, o Unite, e representantes das três companhias que disputam a compra das marcas inglesas – a Tata Motors, a também indiana Mahindra & Mahindra, que fabrica carros no país asiático, e a One Equity Partners, uma unidade do banco J.P. Morgan Chase.

Ainda que não pese diretamente na definição sobre quem ficará com as empresas, a declaração dos sindicalistas representa um argumento a mais para Tata e pode deixá-lo mais perto da aquisição, uma vez que os sindicalistas ainda influem significativamente no ambiente político britânico, especialmente no Partido Trabalhista, do atual primeiro-ministro, Gordon Brown.

Garantia de manutenção de empregos
Segundo o periódico nova-iorquino Wall Street Journal (WSJ), a empresa do magnata indiano foi considerada pelos trabalhadores da Land Rover e da Jaguar como a única entre as três candidatas com "dinheiro, poder e experiência suficientes" para administrar as marcas em disputa. O secretário-geral do sindicato, Tony Woodley, afirmou acreditar que os interesses dos trabalhadores serão melhor representados sob a administração de uma empresa "com presença já consolidada no setor industrial", como é o caso do Tata Group.

Outro ponto favorável à companhia, na visão dos operários, foram as garantias feitas por executivos do Tata Motors, na reunião, de que o grupo não tem a intenção de levar a produção de certas peças produzidas no Reino Unido para linhas de montagem na Índia, além de permitir que os executivos da Jaguar e da Land Rover vivam em seus países de origem. Os indianos ainda teriam prometido que estão dispostos a investir o dinheiro necessário para fazer a Jaguar voltar a ser lucrativa, de acordo com fontes não-identificadas ouvidas pelo WSJ.

As garantias são importantes para os representantes dos trabalhadores por causa do temor de que a aquisição das marcas se reflita em demissões ou fechamento de setores produtivos. Juntas, Jaguar e Land Rover empregam diretamente 16 mil pessoas no Reino Unido, mas as duas montadoras têm enfrentado dificuldades diante de taxas de câmbio desfavoráveis à exportação, com a libra cada vez mais forte em relação ao dólar, o custo de produção relativamente elevado naquele país e a iminência de aprovação de leis ambientais ainda mais rígidas, fatores capazes de estimular a saída das fábricas para mercados mais lucrativos.

A própria Ford, dona das marcas, enxerga na venda da Jaguar e da Land Rover uma aposta para reverter o prejuízo registrado pelo grupo em 2006, equivalente a 12,6 bilhões de dólares. O negócio faz parte da estratégia de focar sobre a principal atividade da companhia, a venda de carros da Ford no mercado americano.

Azeredo se diz inocente e afirma estranhar denúncia perto da votação da CPMF

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) afirmou nesta quinta-feira que vai conseguir provar a sua inocência na denúncia de suposto envolvimento no chamado "mensalão tucano". Azeredo foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal)pela PGR (Procuradoria Geral da República) pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, junto com mais 14 suspeitos de envolvimento no mensalão --que teria ocorrido na campanha a governador de Minas Gerais de 1998.

"A minha vida sempre foi limpa, vai continuar sendo. Nunca houve mensalão em Minas Gerais. Eu agora terei oportunidade de provar isso e mostrar com clareza a minha vida pública", afirmou.

O senador disse que sempre agiu com "absoluta correção" em todos os cargos públicos que ocupou. Por este motivo, Azeredo afirmou que não pensa em se afastar do PSDB ou de seu mandato no Senado Federal --mesmo com a denúncia da PGR. "Por que haveria? Não há nenhum motivo para isso. É a apenas uma proposta de abertura de processo, não tem porquê. Me sinto muito bem representando o povo mineiro no Senado."

Como um dos fundadores do PSDB, Azeredo disse não ver razões para pedir desligamento do partido. Azeredo considerou suspeito o fato da denúncia ter sido divulgada em meio às dificuldades que o governo federal encontra no Congresso para a aprovação de matérias, como a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

"É de suspeitar que a denúncia agora apresentada seja uma tentativa de comprometer a mim, ao partido e ao meu Estado, numa espécie de contrapartida às questões enfrentadas pelo governo e seus aliados", afirmou.

O senador disse que, por duas vezes, o Conselho de Ética já arquivou pedido para investigar o seu suposto envolvimento com o mensalão tucano, o que enfraquece as acusações. "Isso faz parte da democracia. Depois que eu souber do que estão me acusando vou poder me defender. Eu nunca me beneficiei de nenhum recurso público", disse.

Campanha
Em nota oficial, o senador esclarece que não houve desvio de recursos públicos em sua campanha ao governo de Minas Gerais em 1998. Azeredo afirma que sua campanha foi realizada pela empresa Duda Mendonça, e não pela SMP & B --acusada de patrocinar o mensalão mineiro.
"Os empréstimos feitos pela SMP & B junto ao Banco Rural não tiveram meu conhecimento ou autorização. Também não contaram com minha assinatura, meu aval, ou de membros do PSDB. Além disso, as estatais mineiras têm autonomia financeira."

O senador admitiu, porém, que podem ter ocorrido irregularidades na campanha sem o seu conhecimento ou aval. "A campanha eleitoral é muito ampla. É assim em todo e qualquer Estado. Eu sempre confiei nas pessoas que trabalharam comigo", disse.

Azeredo considerou "lamentável" o fato do relatório produzido pela Polícia Federal que embasou a denúncia da PGR ter se baseado do documentos falsos. "Tal documentação foi fabricada por um lobista que responde a diversos processos, inclusive, por falsificação de documentos. Esse falsário é por mim processado", afirma ele na nota.

Mantega confirma saída de Walfrido e diz ser uma perda para o governo

O ministro Guido Mantega (Fazenda) confirmou nesta quinta-feira a saída do ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e afirmou ser uma perda para o governo federal.

"A saída do Walfrido é uma perda para o governo porque tem um papel de articulação política fundamental, que ele faz muito bem. É um companheiro solidário."

Walfrido vai apresentar ainda hoje sua carta de renúncia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ter sido denunciado por envolvimento com o mensalão tucano. A informação foi confirmada pela assessoria do próprio ministério.

Ele deve alegar que sai para não atrapalhar as negociações para a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira).

"Nós continuaremos fazendo as negociações mesmo sem ele. Não acredito que vá haver prejuízo, porque acredito que vamos aprovar a prorrogação da CPMF. Estamos conseguindo o quórum adequado, principalmente com a base aliada. Acredito também que alguns membros da oposição poderão apoiar a CPMF, porque têm clareza de que a CPMF é boa não para o governo, mas para o país", disse Mantega.

Mensalão
O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, ofereceu denúncia ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra 15 acusados de envolvimento com o mensalão tucano, entre eles o ministro, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e o empresário Marcos Valério.

A denúncia tem cerca de 80 páginas e os acusados devem responder por peculato e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. No Supremo, o relator do caso é o ministro Joaquim Barbosa.

Google domina 58,5% do mercado de buscas nos EUA, diz consultoria

A participação do Google no mercado de buscas de internet nos Estados Unidos subiu novamente em outubro e chegou a 58,5%, segundo dados da consultoria comScore. Com a alta, de 1,5 ponto percentual em relação em setembro, a empresa mantém a tendência de concentração do setor, o que faz com que alguns analistas já falem em "monopólio".

Em outubro, todos os outros quatro maiores sites de busca (Yahoo!, Microsoft Live Search, Ask e a rede Time Warner, incluindo a AOL) tiveram queda ou se mantiveram estáveis na participação de mercado em relação ao anterior.

Isso ocorreu apesar de todos terem registado aumentos de pelo menos 5% no número de acessos. Os internautas nos Estados Unidos fizeram 10,5 bilhões de buscas em outubro, um aumento de 12% em relação ao mês anterior. Destas, 6,1 bilhões foram feitas nos sites do Google, uma alta de 15%.

Ou seja, apesar de conseguirem aumentar sua audiência, esses sites não estão conseguindo crescer no mesmo passo que o Google.

O Yahoo, por exemplo, viu sua fatia do bolo diminuir de 23,7% para 22,9%, enquanto o mecanismo da Microsoft caiu de 10,3% para 9,7%. O Asknetwork ficou estável em 4,7% e a Time Warner obteve 4,2%, ante 4,3% em setembro.

Até os 100%
Na terça-feira, a corretora Credit Suisse afirmou que a empresa de Mountain View está no caminho de monopolizar o mercado de buscas.

"Nós acreditamos que esse é um mercado naturalmente monopolista e esperamos que ao longo do tempo o Google vai continuar ganhando espaço até efetivamente atingir os 100%", disse o analista da empresa, Heath Terry, em comunicado.

Operação Impacto combate o tráfico de drogas no extremo sul da Bahia

Vinte e nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos por policiais civis e militares de Eunápolis (a 640 quilômetros de Salvador), desde as 4 horas da manhã desta quinta-feira, 22. Sete pessoas foram detidas em flagrante por tráfico de drogas, durante a operação Impacto.

Uelington Martins Bahia, de 21 anos, Catarino Menezes da Silva, 29, Lucidalva Dias Limeira, 43, Jamildo Abade da Silva, 19, Vilma Pereira de Souza, 30, e um adolescente de 16 anos foram presos em flagrante e responderão por tráfico de drogas e receptação de material roubado.

De acordo com o coordenador da 23ª Coordenadoria Regional da Polícia do Interior (Coorpin) Odilton Pereira da Silva, a operação tem o objetivo de reprimir o tráfico de drogas, homicídios, furtos e roubos. Segundo Silva, o número de furtos e roubos aumentaram devido ao tráfico de drogas, visto que os traficantes estão receptando mercadorias roubadas.

Além de meio quilo de cocaína e 50 pedras de crack, vários objetos frutos de roubo foram apreendidos. A operação Impacto envolveu 30 policiais civis e militares continuidade em outros municípios da região, informou o coordenador.

Queda no nível do Sobradinho expõe esqueleto de cidade submersa

A baixa constante do nível do Lago Sobradinho (556 quilômetros de Salvador) trouxe de volta aos olhos da população e visitantes a antiga cidade que foi submersa juntamente com Pilão Arcado, Casa Nova e Sento Sé na década de 70. O reservatório está atualmente com 14,5% de sua capacidade total e fez com que a margem do rio e Remanso (710 quilômetros de Salvador) se distanciasse cerca de seis quilômetros.

A situação fez com que o município precisasse aumentar a extensão de canos e as bombas d’água fossem mudadas de lugar para que o abastecimento não ficasse prejudicado. Ainda assim, o município já registra três dias sem água nas torneiras e as pessoas estão apelando aos carros pipa para levar água até as residências e comércios. O município que tem 38 mil habitantes já viveu período semelhante, como conta o comerciante Cezar Oliveira.

“Em 2002 a água baixou tanto quanto agora e a cidade ficou toda descoberta. É triste ver que a água vai embora tão rápido, mas a parte boa é ver como a cidade velha atrai tantos visitantes”, afirma. Segundo ele o número de pessoas acampando na área que antes estava inundada pelas águas do lago é grande e é onde a seca tem seus atrativos. Da ponta da antiga margem até o cais onde está a barraca de Cezar, várias pessoas andam no início da manhã e no final da tarde. Pescadores se alojam com seus barcos nas laterais formadas pela divisa das águas.

A vista reserva a quem nunca viu, ruínas do antigo mercado municipal, residências, duas caixas d’água ainda estão de pé, ferragens fincadas na areia, restos de manilhas. Vegetação branca, empoeirada e terreno nem sempre firme fazem parte do cenário exposto. O sol se escondendo dá o efeito ideal para quem, nostalgicamente, resolve parar para olhar o que antes era Vila Remanso e em 1900 virou cidade de Remanso.

Na margem hoje distante da água produtores aproveitam para plantar capim e ter como alimentar a criação numa época em que a seca é uma das piores já registradas segundo os moradores. “Sempre que as águas baixam assim aproveitamos os três meses que demora a encher novamente e plantamos. Temos carne, leite e queijo garantidos porque a terra é boa”, assegura João Ferreira de Castro, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Remanso.

Garoto pega "carona" em ônibus, cai e morre

Aventurar-se numa carona arriscada, pendurando-se no fundo de um ônibus pelo lado de fora, custou a vida do adolescente Rainan Paixão dos Reis, de 17 anos, na madrugada desta quinta-feira, 22. Rainan viajava pendurado no ônibus da empresa Ilha Tropical, placa JNZ 3258, apoiado sobre o pára-choque, quando se desequilibrou e caiu.

O acidente aconteceu por volta da 1h, na Avenida Cardeal da Silva, bairro da Federação. A vítima morreu na queda. As informações são da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), que registrou, além deste acidente, outras 70 ocorrências das 7h de quarta-feira (21) às 7h de hoje.

Avião particular cai em Salvador e causa duas mortes

O avião particular de prefixo PT-KAA caiu por volta das 10 horas desta quinta-feira, 22, no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, causando a morte do passageiro Alexandre Guimarães Teles, 23 anos. Por volta das 11h30, um segundo passageiro, o advogado Evandro Almeida, sócio da empresa de Consultoria Tributária Tyno, não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

As outras duas vítimas do acidente estão hospitalizadas. André Barreto está consciente e teve ferimentos leves. Já Márcio Saraiva passa por uma cirurgia para retirada de um coágulo no cérebro.

A aeronave, um monomotor modelo Cherokee, era de propriedade do piloto André Barreto e caiu no gramado lateral do aeroporto após decolar da pista auxiliar. Segundo a Infraero, suas equipes de segurança e operações, além da Seção Contra Incêndio da Polícia Militar e o Corpo de Voluntários de Emergência do aeroporto, compareceram ao local para atender ao chamado de emergência.

O órgão informa ainda que as operações de pouso e decolagem do Aeroporto de Salvador não sofreram interrupções.

Ceni, Acosta e Valdívia disputam Craque do Brasileirão

O goleiro Rogério Ceni, do São Paulo, o meia Valdívia, do Palmeiras, e o atacante Acosta, do Náutico, são os concorrentes ao prêmio de craque do Brasileirão de 2007, oferecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A anúncio foi feito nesta quinta-feira, em São Paulo, pelo técnico da Seleção Brasileira, Dunga, e seu auxiliar Jorginho.


Já para o prêmio de revelação do campeonato, os concorrentes são o goleiro Felipe, do Corinthians, o zagueiro Breno e o volante Hernanes, ambos do São Paulo.

A CBF também premiará o Craque da Torcida, que será escolhido em uam votação aberta ao público. Nesta categoria, os concorrentes serão os goleiros Rogério Ceni, do São Paulo, e Felipe, do Corinthians, e o meia Valdívia, do Palmeiras.

Para o prêmio de melhor árbitro, concorrem Héber Roberto Lopes, do Paraná, Paulo César de Oliveira, de São Paulo, e Leonardo Gaciba, do Rio Grande do Sul.

Também foram anunciados os três concorrentes para o prêmio de melhor do Brasileiro em cada uma das posições, inclusive o de técnico. Muricy Ramalho, do São Paulo, Joel Santana, do Flamengo, e Caio Júnior, do Palmeiras, estão na disputa.

Os vencedores serão conhecidos no dia 3 de dezembro, em cerimônia marcada para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Entre as atrações, a CBF confirmou o cantor Zeca Pagodinho. O ex-lateral da Seleção Nílton Santos receberá uma homenagem especial.

Confira a lista:
Goleiros
Diego Cavalieri (Palmeiras)
Felipe (Corinthians)
Rogério Ceni (São Paulo)

Laterais-direito
Coelho (Atlético-MG)
Joílson (Botafogo)
Leonardo Moura (Flamengo)

Zagueiros pela direita
Breno (São Paulo)
Fábio Luciano (Flamengo)
Thiago Silva (Fluminense)

Zagueiros pela esquerda
Alex Silva (São Paulo)
Juninho (Botafogo)
Miranda (São Paulo)

Laterais-esquerdo
André Santos (Figueirense)
Juan (Flamengo)
Kléber (Santos)

Volantes pela direita
Hernanes (São Paulo)
Maldonado (Santos)
Pierre (Palmeiras)

Volantes pela esquerda
Martinez (Palmeiras)
Richarlyson (São Paulo)
Rodrigo Souto (Santos)

Meias pela direita
Diego Souza (Grêmio)
Íbson (Flamengo)
Paulo Baier (Goiás)

Meias pela esquerda
Jorge Wagner (São Paulo)
Thiago Neves (Fluminense)
Valdívia (Palmeiras)

Atacantes
Acosta (Náutico)
Dagoberto (São Paulo)
Leandro Amaral (Vasco)

Centroavantes
Aloísio (São Paulo)
Dodô (Botafogo)
Josiel (Paraná)

Técnicos
Caio Júnior (Palmeiras)
Joel Santana (Flamengo)
Muricy Ramalho (São Paulo)

Árbitros
Héber Roberto Lopes (PR)
Leonardo Gaciba (RS)
Paulo César de Oliveira (SP)

Revelações
Breno (São Paulo)
Felipe (Corinthians)
Hernanes (São Paulo)

Craques da Torcida
Felipe (Corinthians)
Rogério Ceni (São Paulo)
Valdívia (Palmeiras)

Craques do Brasileirão
Acosta (Náutico)
Rogério Ceni (São Paulo)
Valdívia (Palmeiras)

Polícia do PA confirma outro caso de mulher presa com homens

Uma mulher de 23 anos que dividia a cela com 70 homens numa delegacia em Parauapebas, no Pará, foi transferida nesta quarta-feira (21) para uma cadeia, segundo informações da polícia do estado.

“Aqui não temos presídio, nem cadeia pública. A partir de agora, vamos providenciar a remoção de presos femininos para Marabá”, afirmou o delegado André Albuquerque.

O caso é semelhante ao da garota que teria 15 anos e que passou um mês numa cela com 20 homens, no município de Abaetetuba. Os delegados responsáveis pela prisão da adolescente foram afastados: o superintendente da polícia na região, Fernando Cunha, o delegado de Abaetetuba, Celso Viana, e a delegada Flávia Verônica Monteiro Pereira, que, segundo a polícia, foi quem prendeu a adolescente acusada de furto.

A mãe da jovem, que não quer se identificar, está indignada com a delegada. “Ela não é mulher? Ela não pensa se um filho, uma filha dela cair lá dentro?”, questionou.

Investigação
No cartório onde a adolescente foi registrada, no município de Barcarena, funcionários confirmaram a autenticidade da certidão de nascimento apresentada pela mãe da menor. O documento comprova que ela nasceu no dia dez de dezembro de 1991.

O Ministério Público abriu um procedimento investigatório criminal para apurar o caso. Os trabalhos deverão ser concluídos em 90 dias e, na semana que vem, o promotor começa a ouvir os envolvidos.

O Centro de Defesa da Criança e do Adolescente em Belém informou que vai processar o estado. “[Vamos] pedir que o estado seja responsabilizado civilmente por tudo o que aconteceu dentro da delegacia... para que haja uma reflexão do poder público sobre o sistema carcerário brasileiro”, diz a presidente do Cedeca, Celina Hamoy.

PTB deixa bloco governista e libera bancada do Senado para votar como quiser a CPMF

O PTB decidiu nesta quinta-feira deixar o bloco do governo no Senado depois que o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) foi substituído na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) por ser contrário à prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Por unanimidade, os sete integrantes do PTB no Senado também decidiram liberar a bancada na votação da CPMF --apesar da saída do bloco não representar o afastamento da base de apoio do governo no Congresso.

"A decisão de deixar o bloco é irreversível. Isso significa ter independência da base aliada. Não queremos ser tratados como partido de segunda categoria. Além do meu afastamento, já havia outros fatores que se acumulavam", disse Mozarildo.

A decisão do PTB foi uma espécie de desagravo a Mozarildo, que não escondeu sua irritação com a súbita substituição na CCJ provocada pela sua posição contrária à prorrogação da CPMF.

Apesar do episódio, Mozarildo disse que não guarda mágoas da líder do bloco governista no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC) --responsável pela sua substituição. "Foi algo descortês e mentiroso porque a senadora não consultou o líder do PTB. Mas eu sou médico e mágoa só faz mal para quem tem."

O líder do PTB no Senado, Epitácio Cafeteira (MA), afirmou que a bancada terá independência a partir de agora na Casa Legislativa --sem obedecer às ordens da líder do bloco. "Vamos ter vida própria, não vamos ter uma pessoa que tira e bota membros das comissões", afirmou.

Além do PTB, o bloco governista no Senado é composto pelo PT, PR, PSB, PC do B, PRB e PP. Todos os partidos integram a base aliada do governo, mas alguns têm independência no Senado, como o PDT --que integra a base, mas não o bloco governista na Casa Legislativa.

CPMF
Como a bancada está dividida na votação da CPMF, decidiu liberar a bancada para que cada parlamentar escolha por conta própria se vai apoiar ou não a prorrogação do "imposto do cheque".

Mozarildo e o senador Romeu Tuma (PTB-SP) já anunciaram voto contrário à matéria, enquanto Cafeteira e o senador Sérgio Zambiazi (PTB-RS) definiram pelo voto favorável à prorrogação da CPMF.

Os demais integrantes do PTB ainda não revelaram como votarão --Gim Argello (DF), João Vicente Claudino (PTB-PI). O senador Fernando Collor de Mello (AL) está de licença e seu suplente, Euclydes Mello (PRB-AL) é de outro partido.

"O partido é institucionalmente contra o aumento de custos, mas não vai fechar questão. Cada um vota de acordo com a sua consciência", disse Cafeteira.

Mozarildo afirmou, porém, que apesar da bancada não ter fechado questão sobre a CPMF a executiva nacional do partido vai formalizar a decisão em reunião marcada para o dia 28.

"Vamos deixar completamente em aberto a votação da CPMF, até porque está em cima da hora da votação, não dá para discutir detalhadamente. Mas o governo não terá sete votos contra a CPMF porque a bancada está dividida", explicou Mozarildo.

Lei obriga lan houses a fazerem cadastro de usuários

O governo do Rio sancionou uma lei que obriga as lojas que alugam computadores para uso da internet (lan houses) a fazerem um cadastro dos usuários do estabelecimento. O objetivo é controlar e fazer a fiscalização policial em caso de crimes na rede, como pedofilia, racismo e tráfico de drogas.

A lei 5.132/07, publicada no Diário Oficial na quarta-feira (21), também estipula que todas as lan houses deverão criar registros que contenham informações como identificação dos usuários e data e hora da utilização do serviço.

A lei estabelece ainda multa para quem não cumprir a nova determinação. O valor varia de 100 a 1.000 Ufirs (R$ 170 a R$ 1.700).

PF prende mulher de Beira-Mar com US$ 200 mil

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira (22) a mulher do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar. Jaqueline Alcântara de Morais, que é advogada, foi presa em sua casa, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, com US$ 200 mil. Segundo a polícia, há indícios de lavagem de dinheiro. As informações foram confirmadas pelo delegado da PF, Victor Carvalho.

Desde cedo, a Polícia Federal realiza uma operação no Rio para coibir a ação de uma quadrilha de traficantes supostamente comandada por Fernandinho Beira-Mar. As informações são da Superintendência da Polícia Federal de Brasília.

A operação, batizada de Fênix, tem como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão no Rio e em outros três estados (São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul). Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba (PR), especializada em crime organizado e lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Federal, em um ano e meio de investigações, ficou comprovado que Beira-Mar, mesmo estando preso, detinha o controle das quadrilhas e dava ordens a seus advogados e parentes, com envolvimento em crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, homicídio e tráfico de armas, entre outros.

Ainda não há informações sobre outras prisões e apreensões. A operação prossegue durante toda quinta-feira.

Traficante casou dentro de Penitenciária
No dia 28 de setermbro, o traficante se casou com Jaqueline na Penitenciária Federal de Segurança Máxima, em Campo Grande (MT). Um pastor evangélico foi escolhido pelos noivos para celebrar a união.

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), subordinado ao Ministério da Justiça, informou que a lua-de-mel foi realizada logo após a cerimônia, na sala de visita íntima. O traficante foi o primeiro o primeiro preso a casar e ter lua-de-mel dentro de uma penitenciária de segurança máxima.

O casal está junto há 15 anos e tem três filhos.

SC: mulher de 63 anos comandaria estelionatos

Uma mulher de 63 anos foi presa nesta quarta-feira pela Polícia Militar de Joinville, cidade localizada no extremo norte de Santa Catarina, suspeita de chefiar uma quadrilha de estelionatários que aplicava golpes no comércio da região.

Nísia Aparecida de Almeida Cassiano estaria usando documentos e comprovantes de residência falsos para comprar em diversos estabelecimentos comerciais e obter empréstimos junto a financiadoras. Até mesmo dois veículos usados teriam sido financiados pela idosa, que estaria sendo investigada há pelo menos um mês.

Os policiais também prenderam outras duas pessoas. De acordo com a Polícia Civil, o comerciante Oséias Corrêa, foi apontado como o autor dos comprovantes de residência e de renda falsos e possível receptador de objetos comprados. E um jovem de 23 anos chegou a negociar os dois carros comprados, mas não os entregou aos clientes.

A mulher e outros comparsas permanecem detidos numa delegacia de Joinville, enquanto investigadores colhem depoimentos de proprietários de estabelecimentos lesados na cidade.

Conselho apóia porto na orla de Camaçari

O Conselho de Turismo do Pólo Salvador e Entorno aprovou a proposta apresentada pela Secretaria de Turismo de Camaçari, de implantar um porto turístico e pesqueiro no Município. O 11º encontro, realizado nesta quarta-feira (21/11), na Cidade do Saber, reuniu representantes dos municípios do consórcio Costa dos Coqueiros e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Considerado um importante elemento de estímulo e desenvolvimento do turismo na região, o porto vai dinamizar a economia pesqueira de Camaçari, além de incentivar o turismo náutico numa reunião sem nenhum atracadouro entre Salvador e Aracaju (SE). A proposta prevê a construção do equipamento na área próxima ao emissário submarino da Cetrel, em Arembepe, onde já existe infra-estrutura adequada.

Durante a abertura do encontro, o prefeito Luiz Caetano defendeu que as regras para a implantação de empreendimentos turísticos sejam “aprovadas e discutidas com o poder público municipal e a sociedade organizada”. "Camaçari não se interessa por projetos turísticos fechados e que só beneficiam o Município com a arrecadação de impostos", disse.

Camaçari precisa desenvolver uma economia de forma sustentável, com empreendimentos que gerem mais do que empregos nos hotéis. O rico ecossistema, a deliciosa culinária e o belíssimo e criativo artesanato podem gerar mais renda com os turistas visitando as localidades, conhecendo os restaurantes e adquirindo arte popular, justificou. O prefeito lembrou que a atual administração vem investindo na qualificação de mão-de-obra, com cursos e estímulo às atividades dos micro e pequenos empresários.

Para Eduardo Farina, superintendente de investimentos da Setur, a política do governo de Camaçari é o melhor caminho para quem defende um modelo de desenvolvimento de turismo sustentável. A construção de mecanismos capazes de ampliar essa rede produtiva local é fundamental para garantir mais emprego e renda para a população.

A implantação de um projeto turístico amplo passa pela criação de uma nova cultura, com o projeto Caminho dos Sete Paraísos, de divulgação das belezas naturais dos 42 quilômetros de praias de Camaçari. Infra-estrutura e equipamentos como a construção do Complexo Olímpico de Camaçari, prevista para começar no primeiro trimestre de 2008, vai assegurar à região um dos mais modernos equipamentos de esporte do Nordeste e Norte do país, capaz de sediar grandes competições.

EUA: bebês sêxtuplos são reunidos após dois meses

O último de bebês sêxtuplos nascidos em setembro, na Flórida, Estados Unidos, recebeu alta e foi para casa nesta quarta-feira. Charlie Byler ainda respirava com tubo de oxigênio quando saiu do hospital All Children, na tarde de ontem.

Charlie, que pesava menos de 1 kg no nascsimento, agora tem 3 kg. A mãe Karoline Byler disse que estava exausta, mas feliz por ter finalmente os seis bebês em casa.

Charlie Craig, Brady Christopher, Eli Benjamin, Mackenzie Margaret, Jackson Robert e Ryan Patrick nasceram em 1º de setembro e são os primeiros sextuplos que o Estado da Flórida tem registro. Os seis fazem companhia à irmã Zoe, 4 anos.

Os médicos informaram que Charlie necessitará de monitoramento por causa de anel vascular na traquéia e esôfago, o que pode levar a dificuldades digestivas e respiratórias, podendo necessitar de cirurgia. Ele também sofre de doença crônica do pulmão.

A família Byler foi presenteada com roupas, fraldas, lenços e cartões de felicitações logo após o nascimento. Eles também receberam suprimento de um ano de refeições prontas para bebês, seis meses de assistência médica em casa e um gerador elétrico de US$ 7 mil para situações de emergência, freqüentes em Estado afetado por furacões.

Brasil fica em 9º em ranking de impostos sobre salários

O Brasil ficou em 9º lugar em um ranking de 32 países com regimes tributários mais atrativos para profissionais de média hierarquia, elaborado pela consultoria Mercer.

Segundo um estudo da consultoria, um gerente médio que ganha US$ 54 mil por ano (hoje cerca de R$ 96,5 mil anuais, ou R$ 8 mil mensais) versa aos cofres públicos 22,5% de seu salário, incluindo impostos e contribuição previdenciária.

É uma incidência de impostos próxima à de outros países latino-americanos, como o México e a Argentina, e mais alta que a de tigres asiáticos e da China.

No topo do ranking ficaram os Emirados Árabes, onde não existe imposto de renda pessoal. Um gerente médio tem de pagar apenas 5% de contribuição previdenciária, afirmou a Mercer.

O sistema brasileiro, progressivo, tributa em 15% os rendimentos até R$ 2,5 mil mensais, e em 27,5% o que ficar acima disso. Há ainda uma contribuição previdenciária de R$ 308 por mês, independentemente da faixa salarial.

Comparações
A consultoria elaborou rankings considerando profissionais solteiros, casados e casados com duas crianças.

A Rússia, segunda colocada na lista, aplica um imposto linear de 13% sobre o ganho pessoal de um profissional solteiro, pouco abaixo do percentual de Hong Kong, terceiro no ranking (14,2%). A ilha foi considerada separadamente da China por ter um regime tributário diferente.

A lista segue com Taiwan (14,6%), Cingapura (16,4%), Coréia do Sul (16,5%) e China (20,4%). Em seguida, vêm as economias latino-americanas - México (21,4%), Brasil (22,5%) e Argentina (22,7%). A Índia (29,1%), na 14ª posição, ficou na lanterna dos chamados BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), e os países europeus se mostraram menos atraentes em termos de impostos.

Um solteiro na Hungria (50,5%), Bélgica (48,6%) ou Dinamarca (48,5%) estará pagando as médias mais altas do mundo, segundo o estudo da Mercer.

Nos outros rankings as posições se invertem ligeiramente, porque alguns países oferecem vantagens tributárias para casais e pais. Não é o caso do Brasil, que por isso perde atratividade nesses rankings.

Incentivos
O consultor sênior da Mercer, Brian Waite, disse que os regimes de impostos locais são um dos fatores que as multinacionais levam em conta ao recolocar seus profissionais em escritórios ao redor do planeta.

"Impostos têm um impacto evidente no pagamento final e, em países com taxas baixas ou zero, são um incentivo para que os empregados trabalhem no exterior", ele afirmou.

"Em lugares com altos impostos, as multinacionais têm de criar pacotes de compensação para pelo menos manter o poder de compra de seus expatriados."

Brian Waites sublinhou que os impostos são apenas parte da equação que empresas e empregados têm de realizar ao considerar posições no exterior.

"Outras considerações importantes no salário de expatriados são o custo da moradia, escola privada e outros ajustes de custo de vida local, e há complicações em relação às contribuições para os planos de pensão do seu país de origem", afirmou o consultor. "Esses fatores podem contribuir para elevar os custos da mão-de-obra de expatriados."

Infecção por HIV cai em homossexuais e aumenta em heterossexuais

O Boletim Epidemiológico Aids/DST, divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Ministério da Saúde, confirma a tendência de queda no número de infectados pelo vírus HIV entre homossexuais ou bissexuais e o crescimento entre heterossexuais.

Em 1996, entre os homens que tinham o vírus HIV, 29,4% eram homossexuais ou bissexuais. Em 2006, foram 27,6%.

O percentual de homens heterossexuais contaminados pelo vírus passou de 25,6%, em 1996, para 42,6% no ano passado.

Outro fator novo apresentado pela pesquisa é que tem caido o número de usuários de drogas injetáveis infectados pelo HIV.

Em 1996, 23,6% dos casos registrados em homens eram de usuários. O número caiu para 9,3% no ano passado. No caso das mulheres, esse percentual baixou de 12,6% para 3,5% no mesmo período.

Segundo a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, o principal motivo da queda é a adoção de programas de redução de danos para usuários de drogas injetáveis, apesar de esse sistema ainda sofrer reações conservadoras de alguns setores da sociedade.

Ela também cita como fatores para a diminuição estatística a morte de usuários de drogas e a mudança do padrão do uso de droga no Brasil, das drogas injetáveis para o crack.

De acordo com Simão, diferentemente da maior parte dos países em desenvolvimento no mundo, o Brasil permite o acesso aos medicamentos anti-retrovirais e a exames de acompanhamento.

Ela destaca o trabalho de prevenção no país, feito tanto com populações específicas (por exemplo, profissionais do sexo, grupos gays, travestis e transexuais) como nas escolas.

“O diferencial do Brasil na área de prevenção é que o país não ignora nenhum foco. Muitos outros países dizem que não existem grupos vulneráveis, mas o governo brasileiro tem uma política sobre aberta sobre isso”.

Tufão Mitag causa retirada de 200 mil nas Filipinas

Autoridades das Filipinas começaram a retirar centenas de milhares de pessoas de áreas costeiras na região de Bicol, enquanto o tufão Mitag ganha força e se aproxima do país.

A presidente Gloria Macapagal Arroyo ordenou ontem a retirada de 200 mil de áreas propensas a enchentes e deslizamentos de terras na região, 400 km a sudeste da capital.

O governo do país tenta evitar uma repetição da devastação causada no ano passado pelo tufão Durian, que matou 1.200 pessoas e deixou 120 mil desabrigados na mesma área.

Glenn Rabonza, chefe da defesa civil local, afirmou que cerca de 10 mil pessoas que moram na região do vulcão Mayon, em Bicol, já foram retiradas, e que o número deve subir para 50 mil em 24 horas.

Mitag, um tufão de categoria 1, com ventos de 120 km/h, deve chegar ao continente na tarde do próximo sábado (24) ou na manhã do domingo (25).

Na manhã desta quinta-feira, Mitag estava localizado 490 km a leste da ilha central de Catanduanes, e se movia para oeste a 15 km/h.

Diante da proximidade do tufão, trabalhadores retiraram outdoors dispostos ao longo das principais estradas de Manila.

Muitos deles foram derrubados pelo tufão Durian no ano passado, causando a morte de vários transeuntes.

O Mitag deve atingir as Filipinas depois da tempestade Hagibis, que causou deslizamentos de terra, inundações e estragos na infra-estrutura avaliados em US$ 1 milhão [cerca de R$ 1,77 milhão].

Hagibis agora se encontra na região do mar da China e se move para oeste em direção ao Vietnã, depois de ter matado 13 pessoas nas regiões central e sul das Filipinas.

PF faz operação e diz que Beira-Mar comanda tráfico de dentro da prisão

Mesmo preso, o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, comanda o tráfico drogas em áreas do Rio, segundo investigações da PF (Polícia Federal). Nesta quinta-feira, policiais federais realizam a chamada operação Fênix para desarticular a suposta quadrilha liberada por Beira-Mar.

Em nota, a PF informou que investigações realizadas por aproximadamente um ano e meio provaram que o traficante, "mesmo custodiado em estabelecimentos prisionais, detinha o controle e emanava ordens a seus advogados e parentes, com envolvimento em crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, homicídio e tráfico de armas, entre outros".

Para a operação, os policiais contam com mandados de prisão e de busca e apreensão nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, expedidos pela 2ª Vara Federal Criminal de Curitiba (PR), especializada em crime organizado e lavagem de dinheiro.

Preso
Desde que foi preso em 2001, na Colômbia, Beira-Mar já foi transferido oito vezes, de diferentes cidades.

Em 2006, foi o primeiro preso a ocupar o presídio federal de Catanduvas (PR). Atualmente, permanece em uma cela no presídio federal de Campo Grande (MS).

A defesa do traficante, no entanto, quer que ele seja retirado do RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), que impõe regras rígidas aos presos, e retorne ao sistema prisional do Rio, onde a família dele mora.

Os advogados argumentam que o prazo máximo de permanência no RDD --que é de um ano-- está esgotado e que o traficante corre risco de morte em Campo Grande, porque tem inimigos na região.

Na semana passada, os ministros da 5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) interromperam o julgamento do habeas corpus movido em favor do traficante. Eles entenderam que, antes, precisam da decisão da 3ª Seção sobre um conflito de competência.

Para os ministros, é impossível determinar a permanência de Beira-Mar no presídio federal ou a transferência dele sem que o próprio STJ decida a quem cabe determinar se ele fica no RDD ou não --se a Justiça do Rio, de São Paulo ou do Distrito Federal.

Prefeitos são mobilizados para conferências municipais de juventude

Prefeitos e representantes de entidades da sociedade civil de todo o estado foram convocados, ontem (21), pela Secretaria de Relações Institucionais, a organizar as conferências municipais de juventude, de onde sairão os representantes para a Conferência de Juventude da Bahia, a ser realizado em março de 2008, como evento preparatório da I Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, que acontecerá em abril do mesmo ano.

“A sociedade civil deve aproveitar esse processo de valorização da juventude, capitaneado pelo Governo Federal, com a criação de programas como o Pró-Jovem e o Juventude Cidadã, para ajudar a pensar em novas possibilidades de inclusão sócio-econômica e cultural de pessoas entre 15 e 29 anos”, alertou Plínio Marcos, assessor da Secretaria Nacional de Juventude, diretamente ligada ao gabinete da presidência da República.

Ele participou do encontro com os gestores, no Instituto Anísio Teixeira, que teve como objetivos a discussão de detalhes e a eliminação de dúvidas a respeito dos procedimentos formais para a realização das etapas municipais e credenciamento para as conferências estadual e nacional.

“Eu faço um apelo para que os prefeitos convoquem as plenárias municipais, com organização institucional em forma de coordenadoria, superintendência ou até mesmo conselho. Isso é fundamental para a participação na conferência estadual”, afirmou Rui Costa, lembrando que “quando não se dá oportunidades para o jovem, não se aponta caminhos para o seu futuro. Tira-se dele os sonhos e empurra-o para os desvios de conduta e a prática de crimes e ilícitos”.

Estima-se que a Bahia tenha hoje 4 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Isso representa um terço da população economicamente ativa, dado que, por si só, justificaria a criação de uma instância, com representação democrática voltada à discussão de políticas públicas e projetos específicos, para beneficiar pessoas dessa faixa etária. “Esses encontros são fundamentais para a articulação dos jovens das grandes, médias e pequenas cidades, sejam eles da zona rural ou da zona urbana, porque eles têm demandas próprias e devem ajudar a pensar nas soluções de forma conjunta”, afirmou o prefeito de Itambé, Moacir Andrade.

Estado da Bahia terá Lei de Segurança Alimentar e Nutricional

A Bahia vai contar com legislação específica para regular as políticas públicas na área de segurança alimentar e nutricional. Nos próximos meses, o Governo do Estado vai encaminhar um Projeto de Lei sobre o assunto para apreciação da Assembléia Legislativa.

A primeira versão da proposta, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea/Ba) foi entregue na última segunda-feira (19), à Casa Civil do governo.

Por meio da lei, será criado o Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e formulado de um plano para a área, possibilitando a execução de programas e ações integradas que visem a superação dos índices da fome e outras vulnerabilidades sociais no estado. O plano traçará os objetivos, metas e instrumentos de avaliação e monitoramento das políticas para o setor.

De acordo com a proposta, o Sisan será integrado por conselhos municipais e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Prevê ainda a implantação de uma câmara intersetorial envolvendo secretarias, órgãos e instâncias que lidam com a temática. Também determina a realização de conferências estadual, territoriais e municipais para discussão do assunto com esferas da sociedade civil.

A elaboração da minuta do Projeto de Lei de Segurança Alimentar contou com a colaboração de representantes do Conselho nacional e do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional. A proposta está sendo analisada pelo Governo do Estado. Um novo encontro entre representantes da Casa Civil e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado ficou marcado para sexta-feira (23).

Campanha alerta população sobre câncer de pulmão

A Associação Brasileira do Câncer promove hoje (22) a campanha Consciência Viva para alertar a população sobre o câncer de pulmão. O objetivo principal é divulgar formas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de um dos tipos mais comuns da doença e que mais mata no Brasil e no mundo.

Em Brasília, as atividades serão desenvolvidas durante todo o dia no Parque da Cidade, próximo à área do Pedalinho. A campanha será realizada simultaneamente em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.

Além de receber informações, todos que passarem pelo local do evento, em Brasília, poderão plantar ou levar para casa uma muda de árvore, como símbolo de vida e estímulo à aproximação com a natureza. Ao todo, a ação promoverá o plantio de 2.700 mudas, quantidade equivalente a 10% de todos os casos de câncer de pulmão diagnosticados em 2006 no Brasil.

Assaltantes são presos em flagrante tentando roubar Banco

Quatro pessoas foram presas em flagrante na madrugada desta quinta-feira (22) enquanto tentavam roubar uma agência do banco Itaú, na avenida Maciel Monteiro, na Vila Nhocuné, zona leste de São Paulo.

Para evitar serem vistos pela polícia, os assaltantes pintaram os vidros da frente da agência. Policiais militares que faziam uma ronda no local estranharam a quantidade de carros parada próxima ao banco.

Três homens e uma mulher foram detidos. Foram apreendidas ferramentas, inclusive um maçarico, e quatro carros. Segundo os PMs, o grupo já havia conseguido arrombar um dos caixas-eletrônicos do banco.

A identidade dos acusados não foi revelada. Eles estão detidos no 8º batalhão da Polícia Militar, na zona leste.

Dunga pede paciência, mas não descarta mudanças na seleção

Após admitir que a seleção brasileira teve uma fraca atuação na vitória por 2 a 1 sobre o Uruguai, na última quarta-feira, no Morumbi, o técnico Dunga pediu tranqüilidade para o time, mas não descartou fazer mudanças.

O treinador, que ressaltou que a falta de treinos atrapalha o seu trabalho, enfatizou a dificuldade das eliminatórias e pediu paciência.

"Nas eliminatórias, cada jogo vai ser duro, não jogamos bem, erramos muitos passes. Não vamos mudar tudo, temos que dar tranqüilidade aos jogadores. Mas, quando tiver que mudar, vou mudar", disse o treinador.

"Estou feliz pelo resultado, pois o meu time que passou por dificuldades, mas sabemos que não jogamos bem e vamos melhorar. Temos capacidade. Se o jogador vai bem ele já se convoca", continuou.

Antes do início da partida, o técnico surpreendeu ao sacar o atacante Vagner Love, titular nos três jogos anteriores, para a entrada de Luis Fabiano, que foi o autor dos dois gols da vitória sobre o time uruguaio.

"Eu me sinto em casa aqui. Fui muito feliz na minha passagem pelo São Paulo. Tentei aproveitar do melhor jeito a minha oportunidade", disse Luis Fabiano, ex-jogador do São Paulo e que hoje atua pelo Sevilla, da Espanha.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado