domingo, 28 de outubro de 2007

Boca-de-urna aponta vitória de Cristina Kirchner na Argentina

Pesquisa de boca-de-urna divulgada na tarde deste domingo (28) aponta que a candidata Cristina Fernández de Kirchner será eleita em primeiro turno a nova presidente da Argentina.

Segundo a agência de notícias Reuters, ela teve pelo menos 42% dos votos, dizem as pesquisas das redes Cronica TV, America e Todo Noticias. Com esta margem, ela seria eleita por ter mais de 40% dos votos válidos e mais de dez pontos percentuais de diferença em relação à segunda colocada, Elisa Carrió, conforme a legislação eleitoral do país.

As agências Efe e France Presse apontam uma vantagem ainda maior, e dizem que ela vai ser eleita com 46% dos votos válidos no primeiro turno. A eleição é definida no primeiro turno se ela tiver mais de 45%, diz a lei.

Assim que o resultado da pesquisa foi anunciado, os partidários da primeira-dama começaram uma festa no "bunker" da candidata, no hotel intercontinental, no centro de Buenos Aires.

Se essa tendência se confirmar na apuração dos votos, ela se tornará a primeira mulher a ser eleita presidente no país.

A Argentina já foi presidida por uma mulher, Maria Estela Martínez de Perón, conhecida como Isabelita, entre 1974 e 1976. Mas ela assumiu o cargo porque era vice do então presidente Juan Domingo Perón, seu marido, que morreu.

O maior cabo-eleitoral de Cristina Kirchner nesta eleição foi o bom desempenho da economia nesses quatro anos e meio. Apesar de a inflação ter crescido muito e incomodado os argentinos neste ano, a redução do desemprego e a melhoria dos salários, principalmente da classe baixa e média-baixa, acabaram revertendo em votos para a primeira-dama.

Mas não foi apenas essa a contribuição do presidente. Analistas políticos argentinos entrevistados pelo G1 nesta semana foram unânimes em afirmar que o governo manipulou para baixo os índices oficiais de inflação e adotou medidas populistas neste ano eleitoral, como a manutenção das tarifas públicas (energia e transporte, principalmente) a preços muito baixos e a aceleração de programas de distribuição de renda para os mais pobres - justamente a faixa da população que pode eleger Cristina.

Com ajuda do marido, Cristina Kirchner deve ser eleita 1ª presidenta argentina

Segundo a imprensa argentina, as pesquisas de boca-de-urna também confirmam a vitória de Daniel Cioli para governar a província de Buenos Aires, a mais populosa e mais rica do país.

Denúncias
As duas principais forças de oposição na Argentina, a Coalizão Cívica (liberais e socialistas) e a frente UNA (peronistas dissidentes e social-democratas), denunciaram irregularidades na votação presidencial deste domingo.

"Nós, representantes de diversas forças da oposição, denunciamos um roubo massivo de cédulas da oposição. Colocávamos mais cédulas e dez ou 15 minutos depois já não havia mais", disse à rádio Mitre María Eugenia Estenssoro, candidata ao senado pela Coalizão Cívica na cidade de Buenos Aires.

Na Argentina a eleição é feita com cédulas de papel. Os eleitores entram em um compartimento onde escolhem as cédulas com os nomes de seus candidatos, que colocam em um envelope e fecham, para em seguida sair e depositá-lo na urna.

Atrasos e filasAs autoridades eleitorais da argentina tiveram que prorrogar a votação por uma hora por causa dos atrasos e enormes filas da eleição. Em vez de as seções eleitorais encerrarem a votação às 18h locais, elas continuaram recebendo eleitores até as 19h (20h em Brasília). O motivo dos atrasos foi especialmente a falta de mesários nas seções eleitorais.

Série C: De virada, Bahia bate o Atlético-GO e mantém a 3ª posição no octogonal

De virada, o Bahia venceu o Atlético-GO por 2x1 e se manteve na terceira colocação do octogonal final da Série C. O tricolor agora soma dez pontos, um a menos que o líder Bragantino, seu próximo adversário. O vice-líder é o ABC-RN, que tem os mesmo 10 pontos do Bahia, mas tem saldo superior. Esta foi a terceira vitória da equipe do técnico Arturzinho no octogonal, sendo também o terceiro triunfo sobre um clube goiano. A equipe azul, vermelha e branca já havia vencido o CRAC por 1x0 e o Vila Nova por 3x2.

A partida marcou a volta de Nonato á equipe titular do Bahia, mas em campo quem se destacou foi o atacante Moré, que marcou o gol da virada aos 15min da segunda etapa. O primeiro gol foi tricolor marcado por Elias, aos 12min do primeiro tempo. Já o Atlético-GO abriu o marcador aos 4min, após uma cabeçada de Jairo. No início do segundo tempo, Fausto chegou a marcar para o Bahia, mas o jogador estava em posição irregular e o árbitro anulou o gol.

A equipe tricolor atuou boa parte da partida com um jogador a menos, após a expulsão de Elias na metade da segunda etapa. O Atlético também teve um jogador expulso: o volante Pituca. Os jogadores do Bahia criticaram a atuação do árbitro, que não marcou um suposto pênalti a favor do tricolor ainda na primeira etapa.

Com promessa de casa cheia, o Bahia encara o Bragantino na próxima quarta-feira, às 20h30, na Fonte Nova. Uma vitória sobre o a equipe paulista poderá dar ao tricolor a liderança do octogonal. Para isso, o clube deverá torcer por um tropeço do ABC-RN diante do CRAC-GO.

Fogo na Califórnia pode ter conseqüências graves para o ambiente

Os bombeiros que lutam contra as chamas que arrasaram a Califórnia durante a última semana se viram favorecidos neste domingo por melhores condições climáticas, mas a catástrofe deixou uma paisagem de cinzas e espessas nuvens de fumaça tóxica.

Temperaturas mais baixas, ventos mais calmos e uma chuvinha discreta permitiram aos bombeiros conter a maioria dos 23 incêndios ocorridos desde domingo passado, e provocaram sete mortes, destruíram 1.800 casas e obrigaram à evacuação de quase 700 mil pessoas.

Os bombeiros informaram que três grandes incêndios estarão sob controle nos próximos dez dias no estado mais povoado da costa oeste dos Estados Unidos.

Mas a autoridades advertiram para as nefastas conseqüências dos incêndios.

Em sete dias, os incêndios emitiram para a atmosfera o equivalente a gases de efeito estufa emitidos em um ano por 440 mil veículos.

Patricia Rey, porta-voz da Agência de Proteção ao Meio Ambiente, anunciou que as autoridades solicitavam às pessoas nas zonas afetadas pelo fogo para que ficassem dentro de casa.

"Aos grupos mais sensíveis, queremos mantê-los dentro de suas casas, orientando-os para que evitem a prática prolongada de exercícios. Se puderem realizar suas atividades em locais fechados seria ainda melhor. Dizemos também para que liguem o ar condicionado ao invés de abrir as janelas", enumerou.

A presença de pequenas partículas no ar é muito perigosa. As autoridades também aconselharam prudência na hora de retirar as cinzas que se acumularam em alguns lugares devido à irritação que pode provocar na pele, no nariz e na garganta.

Mas o conjunto das conseqüências dos incêndios no ambiente só será conhecido depois de muito tempo.

"Os dejetos, as cinzas, os materiais tóxicos não são bons para o meio ambiente", afirmou Bill Rukeyser do departamento de controle da qualidade da água da Califórnia.

As chuvas deverão limpar as toxinas deixadas em terras, mas as levarão para rios e oceanos, explicou.

Além disso, espécies de flora e fauna poderão desaparecer por causa do fogo. Cerca de 200 mil hectares foram queimados e outras 20.600 casas continuam ameaçadas.

Com a ajuda de aviões-tanque, os bombeiros californianos continuavam neste domingo com sua luta contra o fogo, com o apoio de colegas chegados do México.

Mas os serviços de meteorologia advertiram que as condições climáticas, que melhoraram neste fim de semana, podem piorar durante os próximos dias, com rajadas de vento quente e seco que atiçarão as chamas.

Alguns incêndios podem ter sido provocados por postes jogados ao solo pelo vento, mas alguns focos, como os de Orange County, foram atribuídos a piromaníacos.

O governador Arnold Schwarzenegger advertiu que as autoridades serão implacáveis.

"Se eu fosse a pessoa que provocou o fogo, não dormiria tranqüilo", afirmou.

Presidente Kirchner e sua esposa, candidata do governo, votam nas eleições argentinas

O presidente da Argentina, Néstor Kirchner, e a primeira-dama e candidata do governo a sua sucessão, Cristina Fernández, votaram neste domingo (28) na cidade de Río Gallegos, 2.700 km ao sul da cidade de Buenos Aires.

O presidente destacou a "normalidade institucional" em que se desenvolvem as eleições e assegurou que "tudo tende a melhorar" em caso de vitória da candidata da Frente para a Vitória (FV, peronista progressista).

Os Kirchner votaram na província de Santa Cruz, cidade natal do presidente e onde iniciaram sua carreira política no Partido Justicialista, embora os locais de votação tenham sido diferentes.

Cristina --favorita nas pesquisas com ampla vantagem-- teve uma recepção calorosa, saudou os cidadãos que esperavam para votar e aceitou posar para fotografias a pedido de alguns simpatizantes.

"Pertenço a uma geração que não pôde votar", lembrou a candidata em relação à última ditadura (1976/83), acrescentando que "é importante que na tranqüilidade da democracia os cidadãos possam decidir em que país querem viver".

O casal Kirchner deve viajar para Buenos Aires nas próximas horas para acompanhar o restante da jornada eleitoral e o resultado das eleições na capital argentina.

As pesquisas de opinião dão Cristina Kirchner como vencedora no primeiro turno, para o qual deve reunir 45% dos votos ou um mínimo de 40% com uma diferença de 10 pontos para o segundo.

Copa São Paulo: Bahia já conhece adversários

O Bahia já sabe quais times enfrentará na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Vespasiano-MG, Primavera-SP e Santo André-SP integram, juntamente com o tricolor, o Grupo B da competição que reúne jogadores com idade até 20 anos.

A tabela da Copinha foi divulgada na última sexta-feira (26) pela Federação Paulista de Futebol, entidade que promoverá o torneio entre os dias 5 e 25 de janeiro de 2008.

A Copa São Paulo é considerada a mais importante competição da categoria do país e será disputada por 88 equipes. Classificam-se para a segunda fase os primeiros colocados de cada grupo mais os dez melhores segundos colocados. A partir daí, as equipes se enfrentam em mata-mata até a decisão.

Bahia quer vaga como sub-sede da Copa do Mundo de 2014

Após a confirmação feita pela FIFA de que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil, o governador Jaques Wagner anunciou que segue para a Suíça, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para defender a escolha da Bahia como uma das sub-sedes do Mundial.

Eles embarcam juntos para a Europa nesta terça-feira (30). Em Zurique, capital suíça, os petistas, junto com governadores de outros cinco estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco), participam da cerimônia que anunciará oficialmente o nome do Brasil como anfitrião da Copa de 2014.

Na bagagem do chefe do executivo baiano há um vasto material para mostrar as intenções do Estado em postular uma vaga entre os locais que sediarão os jogos da primeira fase do mundial. Jaques Wagner pretende encaminhar aos dirigentes da entidade máxima do futebol documentos que sinalizam investimentos em infra-estrutura, além de vídeos institucionais que demonstram o amor do povo baiano pelo futebol.

A depender de uma decisão favorável dos cartolas da FIFA, as autoridades baianas vão decidir se construirão um novo estádio ou se reformularão a Fonte Nova para a realização das partidas.

Traficantes metralham posto da PM no Bairro da Paz

Oito homens armados de metralhadoras, pistolas nove milímetros, ponto quarenta e PT-380 metralharam o posto da 15ª Companhia Independente (CIPM/Bairro da Paz). No ataque, uma criança de 10 anos foi baleada nas costas e foi socorrida ao Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). A polícia acredita que o grupo integre a quadrilha do traficante de prenome Djalma, que seria responsável pelo comando de pontos de tráfico de drogas na região.

Policiais Militares dizem que os atiradores perseguiam de um segurança da localidade, suposto informante da polícia, que já vinha sofrendo ameaças e chegou a passar dias fora do bairro. Efe fazia serviço de segurança na localidade, quando os oito homens fortemente armados, distribuídos em quatro motocicletas, entraram pela Rua da Resistência, onde o alvo fazia guarda.

Assim que avistou os atiradores, o segurança correu ao posto policial da PM, onde tentou se refugiar. Os bandidos foram à porta do módulo e abriram fogo. Os três soldados e o vigilante, que estavam no interior do unidade, se refugiaram atrás de um balcão de concreto, enquanto os atiradores fugiam nas motocicletas.

A criança atingida havia acabado de sair para comprar sabão em um mercadinho da região, quando começou o tiroteio.

Papa beatifica 498 mártires da Guerra Civil Espanhola

Cerca de 30.000 pessoas assistiram neste domingo na Praça São Pedro à cerimônia de beatificação de 498 "mártires¨ das "perseguições religiosas" da Guerra Civil espanhola (1936-1939).

Ao término da cerimônia, o Papa Bento XVI exortou os espanhóis a trabalharem pela "reconciliação e pela convivência pacífica".

"Com suas palavras e gestos de perdão para com seus perseguidores, (os novos beatos) nos estimulam a trabalhar incansavelmente pela misericórdia, pela reconciliação e pela convivência pacífica", disse o Papa ao término do Angelus, pronunciado da janela do Palácio Apostólico no Vaticano.

Bento XVI não presidiu a cerimônia de beatificação celebrada na Praça São Pedro, embora tenha assistido ao rito do Palácio Apostólico de onde dirigiu a mensagem para os cerca de 30.000 peregrinos presentes.

A cerimônia, realizada em espanhol, ficou a cargo do cardeal português José Saraiva Martins, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, representante oficial do Papa.

Nas primeiras filas estavam importantes representantes do governo, entre eles o ministro das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos.

As presenças de Moratinos e de um dos autores da Lei de Memória Histórica na cerimônia no Vaticano foram consideradas "um gesto amistoso após fortes atritos" com a Igreja, segundo o jornal espanhol El País e deverá servir para pôs fim a qualquer polêmica com o governo socialista.

O governo de José Luis Rodríguez Zapatero apresentou uma lei para reabilitar as vítimas do regime do general Francisco Franco.

Famílias pobres gastam 10% da renda com educação

Muitas famílias pobres brasileiras, descontentes com o ensino público, estão fazendo um esforço financeiro para matricular seus filhos em instituições privadas. Cerca de 1 milhão de famílias das classes D e E comprometem 10% de sua renda pagando mensalidade em escolas particulares, segundo um estudo que será divulgado amanhã, obtido com exclusividade pelo jornal O Estado de S.Paulo. São pessoas que recebem, em média, R$ 800 por mês (valores que variam de R$ 500 a R$ 1.500). Isso é quatro vezes mais, proporcionalmente, do que investem as classes A e B, que aplicam 2,5% do rendimento familiar em ensino privado - apesar de gastarem, quantitativamente, 5,4 vezes mais.

"Tínhamos a impressão de que famílias de baixa renda também estavam gastando com educação, provavelmente por não confiarem na escola pública ou pela crença muito difundida de que a particular sempre é melhor. Decidimos investigar isso primeiro para saber se era verdade e depois para entender onde e como esse investimento estava sendo feito e o quanto comprometia da renda familiar", explica um dos autores da pesquisa, Naércio Menezes Filho, professor de economia do Ibmec São Paulo e da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). "Como resultado, além de percebermos que esse gasto existia, vimos que, entre famílias de classes mais baixas, o comprometimento da renda era muito maior."

O estudo mostra também que, quanto maior a escolaridade da mãe, independentemente do salário, mais alta é a probabilidade de ela investir financeiramente na educação de seu filho. Ao comparar mães com 11 anos de escolaridade, ou seja, o ensino básico completo, com as que não são alfabetizadas, a proporção quase dobra dentro da mesma faixa de rendimentos.

Os dados são mostrados em levantamento inédito feito pelo Ibmec São Paulo e pelo Instituto Futuro Brasil, em parceria com a Fundação Lemann e o Instituto Gerdau. Para chegar aos números, foram usados dados atualizados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (Pof), ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do Censo Escolar, feito pelo Inep, órgão de pesquisa ligado ao Ministério da Educação (MEC). O trabalho será divulgado amanhã no seminário Gastos com Educação - Um Reflexo da Gestão e da Legislação.

De acordo com a publicação Gastos e Consumo das Famílias Brasileiras Contemporâneas, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a educação é justamente o item que mais cresceu nas despesas do orçamento das famílias brasileiras desde 1998. Esse investimento representa também o segundo item de maior desigualdade entre ricos e pobres no País: as famílias com mais dinheiro investem 30 vezes mais na formação de seus filhos do que as mais carentes.

"É comum encontrarmos entre pessoas de renda muito baixa um esforço grande para conseguir oferecer um ensino diferente aos filhos. E, com a idéia geral de que a escola pública está muito ruim, a particular aparece como o melhor investimento para poderem oferecer uma expectativa de vida diferente aos filhos", afirma Ladislaw Dowbor, professor da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e consultor das Nações Unidas na área de política pública e desenvolvimento.

Bebê e jovem são assassinados em favela de Porto Alegre

Um bebê de nove meses e um rapaz de 21 anos foram mortos a tiros na tarde de sábado na Restinga, favela da zona sul de Porto Alegre (RS). Segundo a polícia, uma terceira vítima, tio da criança morta, seria o alvo do ataque, mas conseguiu escapar com ferimentos leves.

Ainda de acordo com a polícia, o autor dos disparos seria um homem identificado apenas como Daniel. 'A mãe dele ligou hoje às 9h (domingo) para dizer que o Daniel e seus comparsas vão se entregar na segunda-feira', disse o policial França, do 16° DP de Porto Alegre, onde foi registrada a ocorrência.

"A hipótese mais provável é que a motivação do crime tenha sido vingança", afirmou França. O suspeito do assassinato parou com um carro na casa das vítimas e efetuou os disparos, de acordo com a polícia civil.

A polícia também afirma que testemunhas identificaram o veículo usado como sendo de cor cinza. O Deic (Departamento de Investigação sobre Crime Organizado) de Porto Alegre está investigando o caso.

Dirigente do Real Madrid diz que clube não contratará Kaká

O diretor do Real Madrid Pedja Mijatovic declarou que é quase impossível contratar o meia-atacante Kaká, do Milan. Em entrevista à edição deste domingo do jornal espanhol "Marca", o dirigente afirmou que o clube não pode perder "tanto tempo em tentar obter algo que é muito difícil".

"Falamos muito deste jogador durante um ano e meio. Ele agrada a todos, mas conhecemos sua situação e [o clube] onde ele joga. Passaremos a outra coisa. O Real Madrid não pode se permitir perder tanto tempo em tentar obter algo que é muito difícil", disse.

Mijatovic, ex-atacante do Real, ainda afirmou que dificilmente o clube contratará outros atletas em janeiro, quando o mercado europeu reabre para transferências.

"Com o elenco que nós temos, não contrataremos ninguém, a não ser que algo bizarro aconteça. Não temos necessidade de trazer jogadores em janeiro."

EUA anunciam morte de pelo menos 80 talebans em combates no Afeganistão

Pelo menos 80 talebans afegãos morreram ao repelir as forças americanas em emboscadas insurgentes na províncias sulinas de Helmand e Kandahar, assegurou neste domingo (28) o comando dos Estados Unidos no Afeganistão.

O combate mais duro aconteceu neste sábado na área de Musa Qaleh Wadi, onde os soldados dos EUA e Afeganistão enfrentaram durante seis horas os insurgentes e mataram "quase sete dúzias de talebans", segundo um comunicado do comando.

A fonte já havia divulgado ontem uma nota sobre este enfrentamento, que segundo o Exército dos EUA, levou à morte "vários" talebans sem que houvesse informações de baixas civis, já que as forças americanas e afegãs tinham evitado atacar "muitos alvos" para proteger a população.

De acordo com o comunicado de hoje, um "grande número" de talebans tinha emboscado uma patrulha mista de reconhecimento formada por soldados dos EUA e Afeganistão.

As tropas atacadas responderam ao ataque e, com o apoio da aviação, mataram "mais de seis dúzias de insurgentes enquanto estes tentavam reforçar as posições inimigas".

Ainda ontem, na vizinha província de Kandahar, uma patrulha mista de reconhecimento foi atacada por "vários" insurgentes nas proximidades de Shah Wali Kowt.

"A patrulha enfrentou imediatamente os talebans e matou vários combatentes inimigos antes que eles fugissem da área", disse o comando dos EUA em outro comunicado, no qual também destacou que não há relatórios sobre baixas civis.

O Exército americano não informou sobre baixas em suas fileiras em nenhum dos dois combates.
Cerca de cinco mil pessoas morreram no Afeganistão este ano, o mais violento desde a queda dos talebans, em 2001.

PM que matou mecânico é preso

A ajuda de um desconhecido, que transitava pela Avenida ACM, na sexta à tarde, ajudou a polícia a elucidar um assassinato em pleno trânsito, e a prender o criminoso. O soldado PM Edson Ribeiro Sousa, 36 anos, do Batalhão de Guardas, que executou com tiro no pescoço o mecânico Luciano Batista da Silva, 35, entregou-se no fim da madrugada deste sábado, depois de ficar dez horas com a casa cercada por policiais civis, em Pernambués.

Ao ser autuado em flagrante na Delegacia de Homicídios (DH), Sousa confessou o crime e disse que o mecânico – que dirigia uma GM Marajó –, teria tentado tirar seu Gol da pista. “Fui vítima de alguém que usou o carro como uma arma. Tentou três vezes me jogar no meio-fio”. Sousa não disse à polícia o que fez com a arma e disse que se arrependeu “apenas por causa de minha mulher e filhos”.

Além dos transtornos no cerco, quando o PM trancou-se por toda a noite em casa – imóvel murado e com grades nas portas e janelas – com a mulher e dois filhos, enquanto telefonou a colegas de farda, pedindo ajuda, na autuação seus advogados, Cléber Andrade e Antônio Glórisman envolveram-se em um imbróglio com a delegada Inalda Cavalcante e os agentes Jorge Barbosa, José Ferreira e José Silvestre, na delegacia.

A delegada chegou a exigir que os advogados ficassem do lado de fora da DH, e afirmou que representaria contra os dois na Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB-BA). “Tentaram retirar os documentos do detido, antes da autuação, empurraram meus policiais no local de trabalho e, deliberadamente, disseram ao preso que se calasse, para falar só em juízo. Isso é pôr empecilho ao trabalho policial”, protestou Inalda.

Andrade e Glorisman foram à Corregedoria da Polícia Civil e prestaram queixa ao delegado Alex Chehade. “Não tentaríamos agredir agentes armados e com os quais estamos todos os dias, trabalhando. Além de impedir o acesso do preso ao defensor, nos chamaram de palhaços” disse Andrade.

Prefeitura do Rio termina retirada de terra e libera parte do túnel Rebouças

A Prefeitura do Rio terminou na madrugada deste domingo a retirada da terra que interditou o túnel Rebouças. De acordo com a secretaria de Obras, a galeria do túnel que não foi atingida pela terra poderá ser liberada a partir das 5h desta segunda-feira (29).

Durante toda a noite de sábado, uma retroescavadeira retirou pontos de terra que ainda apresentavam riscos de deslizamentos no morro Cerro Corá. A assessoria de imprensa da secretaria informa que o terreno continua instável, com areia molhada, o que pode causar novos deslizamentos.

Ao todo, foram retirados 300 caminhões de terra do túnel (cerca de seis mil toneladas). Equipes da Secretaria de Obras ainda fazem a limpeza do local na manhã deste domingo.

Proteção
Assim que a limpeza for concluída, a Prefeitura do Rio começará a construção de uma parede de concreto acima do túnel Rebouças. A nova parede será construída em cima do muro de contenção que já existe no local, semelhante à que foi feita na avenida Niemeyer, na zona sul.

Além do muro de contenção, serão construídas proteções nas laterais e na parte superior da galeria que será liberada amanhã. A secretaria de Obras pretende colocar um bloco de concreto entre as galerias para evitar que novos deslizamentos possam interromper o trânsito nos dois sentidos do túnel.

Também será construída uma continuação metálica na parte superior do túnel, prolongando as galerias.

Trânsito
O trecho do túnel que não foi atingido pelos deslizamentos de terra será liberado no sentido zona norte na manhã desta segunda-feira. No período da tarde, o trânsito será invertido, operando no sentido sul do túnel.

De acordo com a Prefeitura do Rio, a liberação completa do túnel Rebouças só deve ocorrer entre quarta e quinta-feira desta semana.

O túnel Rebouças --uma das principais ligações entre as zonas norte e sul do Rio-- está interditado desde a noite de terça (23).

Crianças assediam visitantes no Centro Histórico

As carinhas sujas, as roupas grandes demais para seus corpos franzinos e os pés descalços continuam a ser uma das marcas registradas das crianças e adolescentes que circulam pelo Centro Histórico. Eles passam o dia pedindo dinheiro ou comida, praticando furtos contra turistas e nativos, cheirando cola ou fumando crack pelos cantos escuros de um dos maiores pontos turísticos da cidade.

Ontem, às 16 horas, na esquina das ruas Gregório de Mattos com Laranjeiras um grupo de espanhóis foi colocado às pressas pela guia da CVC dentro da Loja Planeta Bahia. A chegada de algumas crianças de rua causou temor a muitos turistas. Sem se identificar, um dos visitantes disse ficar mais incomodado com a insistência de alguns vendedores de colares, mas já ouviu falar que algumas pessoas de seu país foram roubadas por jovens nas ruas do Pelô.

Mais adiante, em pleno Terreiro de Jesus, às 16h15, uma cena de confronto entre um taxista e um garoto que o ameaça com um grande pedaço do calçamento de pedra portuguesa. Duas clientes dele, apavoradas, temiam até se mexer para entrar no carro, enquanto o motorista exigia a intercessão de um jovem um pouco mais velho, declarando em alto tom: “Tome logo uma providência senão eu apago esse pivete! Você sabe qual é a minha!”. Ele acabou entrando no veículo, mas a última palavra foi do menino ao desferir uma pedrada junto ao pneu.

LEITE E BISCOITOS – Numa padaria próxima muita gente observa a cena, mas prefere não interferir. “O menino tá com a cabeça cheia de porcaria. Louco é quem mexe com eles”, disse um homem. Ao mesmo tempo, sai do local um adolescente negro, bigode ralo, carregando duas latinhas de cerveja e duas garrafas pet, vazias. Ele circula ao redor do estabelecimento e acaba abordando uma mulher branca, a quem faz um pedido. Ela concorda, entra na loja acompanhada por ele que confirma o pedido: um pacote de leite longa vida e um de biscoito. Paga a compra (R$ 4,90), o jovem agradece e sai rapidamente agarrado às compras, olhando desconfiado.

Ao ser abordado pela reportagem do lado de fora da loja, o garoto não pára de caminhar, mas responde a algumas perguntas. Diz se chamar M. e que mora no abrigo da Mãe Preta. De cabeça baixa, fala que vai levar a comida para dividir com seus irmãos e se afasta na direção da Praça da Sé. Esta cena se repete várias vezes ao longo do dia segundo os funcionários do estabelecimento, para quem as crianças usam o argumento da fome para sensibilizar as pessoas. Mais tarde, vendem ou trocam os produtos para comprar drogas na Rua 28 de Setembro, acreditam.

PROJETO S – O secretário de Turismo do Estado, Domingo Leonelli, acha que o projeto global que será implantado no Centro Histórico prevê uma atuação conjunta entre a Secretaria de Cultura e a de Desenvolvimento Social. Também lembra que cuidar destas crianças é a principal atribuição do CidadeMãe (administração municipal). Mas ressaltou que este é um problema que tem que ser resolvido com cuidado.

”Não devemos expulsar essas crianças e sim procurar uma forma de acolhê-las, de encontrar uma maneira de ajudá-las. Não pelos danos que possam causar ao Turismo, mas sim por causa delas próprias. A primeira preocupação deste governo deve ser com as crianças, assegurando um tratamento adequado de forma a não piorar ainda mais este grave problema social”, declarou.

SOLUÇÕES – Para a promotora da Infância e da Juventude Márcia Guedes algumas das principais providências neste sentido está prevista no Termo de Ajustamento de Conduta 127/03, assinado pelo prefeito João Henrique Carneiro em 29/08/2006. Mais especificamente em relação aos viciados em drogas, o cláusula sétima determina a implementação, no prazo de um ano, junto à Secretaria Municipal de Saúde, programa de prevenção e tratamento especializado para crianças, adolescentes e responsáveis usuários de substâncias psicoativas e portadores de distúrbios psicológicos.

De acordo com a promotora o TAC encontra-se em avaliação no Conselho Superior do Ministério Público e assim que for devolvido para sua promotoria começará a ser executado. O documento prevê outros tipos de políticas públicas para assistir às famílias das crianças e permitir sua reintegração à sociedade, explicou.

“Existem políticas públicas para quem tem força de vontade para sair das ruas e quer estudar mesmo levando uma vida mais modesta”, ressalvou o conselheiro Luciano Carlos Dórea de Oliveira Júnior, do Conselho Tutelar II, (do Barbalho a Ondina). “O problema é que a maioria dos que estão na rua são muito vulneráveis e não têm como lutar contra os vícios e contra a situação de abandono em que se encontram”, contrapôs.

Ele lembra que o papel dos conselhos tutelares é oferecer proteção e orientação para crianças de até 12 anos. Mas quando é preciso aplicar medidas de proteção não existem locais onde possam ter um acompanhamento mais atento.

“Os abrigos servem apenas para que não durmam nas ruas, mas não tratam nem ajudam crianças usuárias de drogas”, declarou.

Autores vivem a missão árdua de serem independentes na Bahia

Poesia política, fantasia medieval, contos bucólicos. Não importa em que gênero um autor independente se arrisque, o caminho para publicar o primeiro livro não é fácil. Na maioria das vezes, sai do próprio bolso.

Peter Ângelo Oliveira Freire, 29, estudante de Letras com espanhol na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), sempre gostou de ler histórias de mitologia – grega, nórdica e romana. A afinidade com a fantasia o levou a jogos de interpretação (RPG), onde, na função de Mestre, criava mundos alternativos onde os outros jogadores pudessem viver aventuras.

A imaginação rendeu, e Peter Ângelo viu que as histórias do RPG poderiam virar romance. Nasceu A Arca de Zândrus, saga em quatro volumes, sobre guerreiros tentando aprisionar demônios seculares libertados com o roubo de um lendário artefato.

O autor procurou várias editoras que têm atuação no segmento juvenil, como Rocco, Globo, Arx e Conrad, mas teve o projeto recusado por todas elas: "Não sou nenhum Paulo Coelho, não tenho referências de trabalhos anteriores. Sou baiano, mas não faço literatura regional, nem estou falando da minha vida sexual, como Bruna Surfistinha", dispara.

Resolveu procurar as editoras sob demanda, no caso, a carioca Corifeu. "Entendo o receio, porque o investimento é muito alto, e, como não tenho nome do mercado, o livro deve ser barato". Peter fez concessões no acabamento visual: as letras ficaram muito pequenas para que o livro coubesse em 250 páginas. Ainda assim, quem quiser comprar pelo site da editora, paga R$ 43.

No início, ele havia encomendado apenas 20 exemplares, mas conseguiu o apoio da Fundação Cultural e da Fundação Pedro Calmon para organizar um lançamento na Biblioteca Central dos Barris e uma noite de autógrafos na Bienal do Livro. Comprou mais 130 edições. Com os custos do coquetel de lançamento, gastou R$ 6 mil. Na estante, ainda tem 37 livros.

Alguns exemplares ele mesmo comprou para fazer divulgação. Na Bienal, vendeu barato, "para evitar a concorrência de best-sellers". Está conseguindo escoar o restante com o boca a boca via internet. Nenhuma livraria de Salvador quis pôr A Arca de Zândrus à venda, a não ser em consignação, e em prateleiras escondidas: Não valia a pena".

Peter Ângelo finaliza neste momento o segundo volume de A Arca de Zândrus, que deve lançar no ano que vem, novamente do próprio bolso. Ainda prepara dois livros. Um é de fantasia, na Inglaterra pré-Rei Arthur. O outro é uma história de racismo no Brasil Colônia. O autor atualmente trabalha como educador em um projeto social, mas não desiste de viver de literatura: "Quero transformar esse hobby em meio de vida".

Regime Militar – Quem não tem o dinheiro em caixa para bancar a própria produção, arrisca outros modelos de negócio. Renaildo Pereira dos Santos, 38, mais conhecido como Reizinho, é diretor e professor de História de uma escola em Ibotirama, oeste do Estado. Publicou em 2001 o poema A Longa Noite, sobre o Regime Militar, em formato livro ilustrado, com uma estrofe por página, graças a uma “parceria cultural”.

Reizinho procurou a Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal e a Associação Brasileira dos Anistiados Políticos do Sistema Petrobrás e Demais Empresas Estatais e pré-vendeu 350 exemplares do livro, a R$ 10 cada. Com o dinheiro, pagou o livro, que tinha apresentação do ator Paulo Betti, que viveu o guerrilheiro Carlos Lamarca no cinema.

Seis anos depois, Reizinho pensa em reeditar o poema com capa preta, e publicar uma coletânea de poesia e um pequeno romance, já escritos. "Do bolso, não dá, porque fica muito caro, e já não tenho tempo de correr atrás". Entre a escrita do original de A Longa e a publicação, o autor gastou dez anos no projeto.

Internet - Saulo Dourado tem 18 anos, e dois de seus contos já receberam prêmios internacionais. "Algemas em Seus Pulsos" e "Fuga ao Tema" venceram, respectivamente, os concursos da Associação do Prêmio Nacional de Literatura Juvenil Ferreira de Castro e do Prêmio Juvenil Correntes d‘Escritas, ambos em Portugal.

Natural de Irecê, Saulo se inscreveu para os prêmios via internet - ainda hoje, o principal meio de romper a bolha da falta de publicação. Por meio de um perfil no Orkut, ele manda a quem se inscrever um conto a cada dez dias, com o tamanho máximo de um scrap -1024 caracteres. Os textos também estão reunidos no blog do projeto, o “Escrepo-Conto”

Saulo tem uma coletânea de contos na gaveta, com histórias que variam entre o rural e o realismo fantástico. Espera um edital, ou talvez, fazer uma publicação independente. "Sei que não vou ganhar dinheiro sendo publicado por uma editora, afinal, sou um autor novo. Num primeiro momento, acho melhor partir pro corpo a corpo com os leitores, e tenho a vantagem de levar todo o dinheiro. A diferença entre o autor independente e o publicado por editora comercial é só de prestígio”.

Saulo estuda no supletivo noturno do Instituto Social da Bahia (ISBA), depois de ter abandonado o segundo ano por não acreditar muito no Ensino Médio. Passou seis meses parado, mas voltou a estudar para se preparar para o vestibular. Inscreveu-se em Filosofia, na UFBa, e em Letras, na Uneb.

Ex-interno afirma que fazia sexo com padre Júlio

O ex-interno da Febem Anderson Marcos Batista, 25, acusado de extorsão pelo padre Júlio Lancelotti, 58, disse à polícia que manteve um relacionamento homossexual com o religioso por cerca de oito anos em troca de dinheiro e negou ter praticado extorsão.

"Era tudo presente", disse o advogado de Batista, Nelson Bernardo da Costa, 49, que deu detalhes do depoimento. A reportagem não teve acesso aos documentos, mas a polícia confirmou que as declarações do ex-interno foram nessa linha. Procurado ontem, padre Júlio não quis comentar o assunto. Seu advogado, o ex-deputado petista Luiz Eduardo Greenhalgh --ligado à Igreja--, disse que o religioso é uma vítima.

Batista foi detido na noite de sexta no centro de São Paulo, com a sua mulher, Conceição Eletério, 44, e Evandro dos Santos Guimarães, 28 -irmão de Everson dos Santos Guimarães, 26, preso em flagrante em 6 de setembro, sob a mesma acusação. O trio estava foragido desde 9 de outubro.

Em agosto, o padre procurou a polícia para denunciar Batista. Disse que o ex-interno o chantageava e fazia ameaças, entre elas que iria denunciá-lo falsamente por pedofilia.

Na ocasião, padre Júlio disse ter pago R$ 50 mil a Batista, em três anos. Na última terça, ele corrigiu o valor para R$ 80 mil.

Ontem, o advogado do religioso disse estimar em R$ 140 mil a R$ 150 mil a quantia repassada. Lancelotti afirma ter entregue o dinheiro por medo de ser agredido pelo grupo e, ainda, por crer que "poderia mudar as pessoas que o extorquiam". Costa disse que a quantia repassada pelo padre a seu cliente foi de R$ 600 mil a R$ 700 mil em oito anos. Com esse dinheiro, segundo o advogado, o ex-interno comprou carros de luxo e uma casa.

O delegado André Luiz Pimentel disse que todos os detalhes narrados serão investigados, inclusive com o pedido de quebra do sigilo de uma conta bancária citada por Batista e atribuída a Lancelotti.

Batista, segundo o advogado, não tem provas documentais do suposto relacionamento sexual com o padre, mas teria descrito detalhes do corpo do religioso que poderiam ser comprovados.

De acordo com Costa, seu cliente disse que as relações sexuais passaram de um abuso, durante a adolescência, para um consentimento, no início da fase adulta. Por essa versão, Lancelotti teria ficado com ciúmes do casamento do ex-interno, há cerca de um ano. "[Batista] Tinha uma amizade que se tornou um relacionamento sexual [com o padre].

Ele [o ex-interno] disse que aos 16, 17 anos foi abusado sexualmente pelo padre. Ele disse isso taxativamente", relatou Costa. Ainda segundo o advogado, Batista declarou que as relações ocorriam após as missas celebradas pelo padre Júlio.

"Ele afirmou que, muitas vezes, [mantinha relações] nos fundos da igreja, num quartinho. Ele até citou os móveis que lá existem", disse ele. Segundo Costa, seu cliente relatou ter conhecimento de que o padre tinha relações sexuais com outros adolescentes, também da antiga Febem.

O advogado afirmou que o dinheiro que Batista recebia do padre era "de bom grado". "No começo, ele [padre] fornecia roupas, algumas coisas", disse Costa. O ex-interno, segundo seu advogado, disse no depoimento não saber informar de onde vinha o dinheiro que recebia do religioso -que ganha cerca de R$ 3.000 por mês. Costa afirmou que, em 2001, teve os honorários (no valor de R$ 6.000) pagos pelo padre Júlio para defender Anderson em um processo por homicídio -ainda em andamento.

Grávidas de primeira viagem contam suas experiências

Assim como Camila Pitanga, várias famosas estão grávidas do primeiro filho. O baby boom tomou conta do mundo das celebridades. Vanessa Giácomo, Dira Paes, Raquel Nunes, Scheila Carvalho, Danielle Winits e Fernanda Lima também esperam seus bebês.

Ansiedade, apreensão e dúvidas são alguns dos sentimentos comuns durante a gestação. O acompanhamento médico é considerado fundamental para que a grávida se sinta mais segura e obtenha as informações que precisa durante a espera do bebê.

Enjôos
Os enjôos são muito comuns durante a gravidez e estão longe de ser frescura. “O primeiro trimestre é normalmente a fase em que a mulher está se adaptando à gestação e, comumente, ocorrem enjôos e vômitos, que são difíceis de serem evitados”, afirma a nutricionista Viviane Vieira, do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP).

A profissional indica que a gestante divida sua alimentação em seis refeições pequenas e evite alimentos que tenham digestão lenta, como aqueles muito gordurosos.

A atriz Dira Paes, de 38 anos, conta que passou a ter aversão a doces. “Eu sempre gostei muito de guloseimas, mas só de ver aqueles doces cheios de chantilly, fico enjoada”, conta.

"O importante é que as mulheres não deixem de comer. O ideal é que comam a cada três horas", afirma Carolina Carvalho, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Desejos
Os famosos desejos que as mulheres têm quando ficam grávidas costumam acontecer por conta da ansiedade. “O apetite costuma ficar bem aguçado. Depois do primeiro trimestre de gestação, as mulheres tendem a sentir mais fome, quando começam a surgir os desejos”, afirma a ginecologista.

A ex-dançarina Scheila Carvalho, de 34 anos, revela que teve vontade de comer churros. “Fui pra cozinha, separei os ingredientes, liguei o fogão, preparei e me esbaldei na comilança”, conta.

A atriz Raquel Nunes, de 30 anos, não teve tanta sorte e continua com o desejo. “Antes de completar dois meses de gravidez fiquei com vontade de uma bala de café. Tem várias no mercado, mas quero uma específica”, diz. Ela já mobilizou várias pessoas em busca da guloseima. “Ninguém encontra, acho que não fabricam mais”, lamenta.

Alimentação
Os cuidados alimentares devem ser rigorosos durante a gravidez. “A dieta da gestante deve conter alimentos de diversos grupos. Carnes vermelhas, brancas e ovos são ricos em proteínas, vitamina B12 e ferro, que auxiliam na prevenção da anemia da gestante”, afirma a nutricionista Viviane.

As vegetarianas não devem esquecer de procurar uma orientação individualizada. “Alimentos integrais, leguminosas e hortaliças verde-escuras são importantes para incrementar a dieta das vegetarianas”, diz a nutricionista. Segundo Viviane, feijão, lentilha e soja são as principais fontes de proteína de origem vegetal e de ferro, além de conterem fibras.

“Fui vegetariana durante 15 anos, com a gravidez passei a incluir pequenas quantidades de carne nas minhas refeições. Já opto por um molho à bolonhesa para macarrão”, diz Greta Rincón, de 31 anos, grávida de três meses.

Atividades físicas
Exercícios físicos são aconselhados durante a gestação, mas o médico deve ser consultado antes de a gestante iniciar as atividades. Caminhadas, hidroginástica e yoga são as modalidades mais indicadas.

“Caso a grávida tenha um histórico de sedentarismo, o ideal é que até os três meses seja mantido um cuidado especial. Não adianta querer, de uma hora para outra, malhar para manter a forma”, afirma a personal trainer Stella Torreão.

A profissional trabalha com Camila Pitanga há 13 anos. A atriz, grávida de seu primeiro filho, sempre gostou de praticar esportes, segundo sua personal trainer. A lista de exercícios de Camila conta com caminhada, natação, hidroginástica, musculação e yoga. “Camila adora correr, mas até os três meses a corrida está proibida”, diz Stella.

Enxoval
A primeira gestação faz com que as grávidas queiram preparar o enxoval dos seus filhos nos mínimos detalhes. Mesmo envolvida nas gravações de “Duas caras”, Vanessa Giácomo, de 24 anos, já está com quase tudo pronto.

A chegada do bebê, fruto de seu relacionamento com o ator Daniel de Oliveira, está prevista para janeiro e ela deve trabalhar até dezembro. O casal escolheu o tema fazenda para decorar o quarto do bebê. O ambiente contará com galos de enfeite. Será uma homenagem ao símbolo do Atlético Mineiro, time para o qual o ator torce.

“Escolhemos juntos o nome Raul por achar bonito. Além disso, é luar ao contrário”, conta. “O Daniel sempre foi muito carinhoso, agora ele tem um cuidado maior comigo. Vê se estou me alimentando e se estou respirando à noite”, diz.

Vanessa pretende seguir algumas superstições. Ao nascer, Raul vestirá amarelo para trazer saúde e, ao sair da maternidade, o macacão vai ser vermelho para afastar o mau-olhado.

Mudança de rotina
A gravidez, sendo planejada ou não, costuma trazer alterações na rotina das gestantes. Mariana Vanconcelos, de 22 anos, cursava administração na cidade de São Paulo e tinha começado a trabalhar quando descobriu a gravidez. “Foi um baque inicial. Tive que voltar a viver com meus pais em Itatiba, no interior do estado”, diz a jovem, que está no oitavo mês de gestação e conta com o apoio da família e do pai do bebê.

Scheila Carvalho procura manter sua rotina, mas adianta que, como o bebê deve nascer em janeiro, não participará do próximo Carnaval. “Já participei de muitos e volto a pular no próximo ano”, diz a ex-dançarina do É o Tchan.

Larissa Zylbersztajn trabalha em uma tabacaria e era fumante, mas largou o vício assim que soube que estava grávida. “Não penso em voltar a fumar. Não gosto nem de ver meu marido fumando”, afirma.

Beleza
A ginecologista Carolina Carvalho afirma que uma das dúvidas mais recorrentes envolve cuidados com os cabelos. Ela indica que tinturas e químicas devem ser evitadas. “Até o terceiro mês elas não devem passar nada. Não temos estudos que comprovem que produtos usados para escova progressiva e cremes alisantes façam mal, mas é bom evitar”, afirma.

Segundo ela, após o primeiro trimestre as grávidas podem optar por shampoos colorantes e produtos sem amônia. “A raiz do cabelo crescendo me incomodou demais. Outra coisa que não gosto são as roupas específicas para grávida”, afirma a estilista Paula Bertone, que já começa a improvisar as peças de seu guarda-roupa.

Grávidas com piercings e tatuagens não deve se preocupar. A recomendação é que eles não sejam feitos durante a gestação. De acordo com a ginecologista, quem tem piercing no umbigo deve tirá-lo por conta do estiramento da barriga.

Cuidados
O acompanhamento médico é fundamental para uma boa gestação. O ideal, de acordo com os especialistas, é que sejam feitas pelo menos três ultra-sonografias durante os nove meses. “Um dos momentos de maior emoção foi quando fiz a ultra-sonografia e pude ver que estava tudo em ordem com o bebê”, lembra Dira Paes.

Mulheres que estão em sua primeira gestação também costumam procurar cursos de primeiros cuidados com o bebê. “O banho é um dos pontos que costuma deixar as futuras mamães bastante aflitas”, afirma Olívia Bernardes, organizadora do curso Marinheira de Primeira.

Brasil tem mais de 900 peças históricas desaparecidas

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou nesta semana uma campanha para mobilizar a população na busca por bens culturais desaparecidos. “A campanha faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas com objetivo de recuperar e devolver aos locais de origem as peças que foram extraviadas, furtadas ou roubadas”, afirma Luiz Fernando de Almeida, presidente do Iphan.

Ao todo, foram listados 933 bens, sendo que 35 já foram resgatados. O Rio de Janeiro lidera entre os estados com maior número de peças desaparecidas. Ao todo, são procurados 533 objetos no estado.

Bahia e Minas Gerais também têm números elevados de peças listadas, com 117 e 113, respectivamente. “As cidades que lideram a quantidade de objetos buscados são aquelas que tiveram forte presença colonizadora no século XIX. Prova disso, é que as peças de arte sacra, do período barroco, estão entre as mais procuradas”, afirma o presidente do Iphan.

Pernambuco (57), Espírito Santo (27), São Paulo (12), Goiás (10), Pará (10), Paraná (10), Rio Grande do Sul (4), Sergipe (3), Mato Grosso (1) e Alagoas (1) são outros estados que têm materiais procurados. “Certamente há mais bens desaparecidos que ainda não foram cadastrados”, diz Almeida.

Cerca de 96% dos materiais procurados são obras religiosas, os outros 4% são objetos de museu. “Muitos pontos do país que tinham uma atividade dinâmica no período colonial, são atualmente menos movimentados. Há igrejas abandonadas em áreas rurais, por exemplo”, afirma.

“Essas imagens têm valor no mercado, mas nunca superam o valor patrimonial. Mais do que o roubo do objeto é o roubo da alma histórica do país, já que acabamos perdendo elementos que contam a formação do Brasil”, acredita Almeida.

Casos registrados em 2007
O Iphan acompanhou alguns casos de objetos desaparecidos este ano. Entre eles, está a Praça Coronel Pedro Osório, em Pelotas (RS). Estátuas feitas em porcelana, de aproximadamente 1,30m cada, foram levadas do local.

No Rio de Janeiro, em março, foi detectado o desaparecimento de mais de 30 pingentes de bronze do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em um chafariz da Praça General Osório foram roubadas as imagens de bronze.

No Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), popularmente conhecido como Museu do Ipiranga, foi registrado, em agosto, o sumiço de 900 cédulas e moedas raras dos séculos XVIII e XIX.

Campanha
A Campanha pela Recuperação de Bens Procurados será veiculada em cadeia nacional de televisão. O público já pode consultar no site http://www.iphan.gov.br/, o banco de dados de peças desaparecidas. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone (21) 2262-1971, fax (21) 2524-0482, pelo e-mail bcp-emov@iphan.gov.br, ou no próprio banco online.

Terremoto de 5,3 graus sacode o Chile

Um terremoto de 5,3 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu hoje três regiões do sul do Chile, sem que se informasse a existência de vítimas ou de danos materiais.

Segundo o Instituto de Sismologia da Universidade do Chile, o tremor ocorreu 18h35 (19h35 de Brasília) e seu epicentro foi localizado 50 km ao noroeste da localidade de Arauco, 590 km ao sul de Santiago.

De acordo a um relatório do Escritório Nacional de Emergência (ONEMI), o movimento telúrico atingiu as regiões de Maule, Bío-Bío e a Araucanía, e sua intensidade oscilou entre 3 e 5 graus na escala internacional de Mercalli, que vai de 1 a 12.

Segundo o relatório, na cidade de Concepción, 515 km da capital chilena, e San Carlos, a 376 km, o tremor de terra teve uma intensidade de 5 graus, causando inquietação na população.

Nas localidades de Cauquenes, Angol, Chillán e Lebu, o sismo foi de 3 graus, enquanto em Parral, Los Angeles, Temuco, Curacautín e Collipulli, o tremor chegou aos 2 graus.

Homem procurado pela polícia paulista é preso na Pituba

Nesta madrugada (27), policiais prenderam, no Hotel Pirâmide (Pituba), um homem procurado pela polícia paulista. O delegado e o agente do Centro de Operaçoes Policiais, que efetuaram a prisão, já voltaram a São Paulo com o criminoso.

A identidade do homem ainda não foi divulgada, mas supeita-se que ele seja um membro do PCC.

Prefeitura realiza Operação Cidade Limpa no Curuzu

Até quarta-feira (31), vários órgãos da Prefeitura permanecem no Curuzu, na conclusão da operação Cidade Bonita. Até agora, a Limpurb retirou 150 toneladas de lixo e entulho das ruas do bairro. Os técnicos de educação ambiental visitaram 2.780 residências e a Sesp já cadastrou 206 ambulantes instalados na Estrada Liberdade/Curuzu.

O Banho de Luz, com criação de novos pontos, troca de postes e luminárias, já atinge mais de 900 unidades. A Sumac continua com os serviços de recuperação de passeios públicos de escadarias e desentupimento de bueiros. A Superintendência de Parques e Jardins (SPJ) realiza poda de árvores e gramados e a recuperação de praças.

Prefeitura de Itabuna antecipa feriado

A prefeitura municipal de Itabuna antecipou o feriado do Dia do Comerciário, que seria na próxima terça-feira, para a segunda-feira, dia 29 de outubro. A decisão foi tomada após solicitação de associações e sindicatos de Itabuna, por causa do risco de uma queda nas atividades comerciais, já que a sexta-feira, dia 2 de novembro, também é feriado. Com a mudança não funcionam na segunda-feira em Itabuna, repartições públicas, bancos, comércio e escolas públicas e particulares.

Japonês destrói 22 computadores por causa de geléia

Um funcionário japonês destruiu o escritório do presidente da empresa em um acesso de mágoa e fúria. Tudo porque o chefe ignorou uma caixa de geléias que ele havia dado ao patrão em sinal de agradecimento pelo emprego.

Segundo o jornal "Asahi Shimbun", um tribunal de Osaka ouviu do funcionário, de 31 anos, que trabalhava para uma empresa de venda de roupas online. Ele disse que enviou ao presidente da companhia uma caixa de geléias no verão como sinal de gratidão após conseguir o emprego. É tradição entre alguns japoneses enviar regalos para importantes contatos de negócios no início do verão e do inverno.

Mas, quando o funcionário percebeu que o patrão havia deixado a caixa com as geléias fechada debaixo da mesa, teve um acesso de fúria e destruiu 22 computadores com um cassetete. Ninguém ficou ferido.

"Eu gostaria que o presidente da empresa tivesse se importado um pouco mais", disse o acusado. Advogados disseram que o empregador estava ocupado demais para abrir o presente.

Uma vida nada cor-de-rosa nas bocas-de-fumo

Sem alarde, as mulheres estão ocupando posições até então estritamente masculinas no tráfico de drogas do Rio. Elas chegaram ao alto escalão da criminalidade e desempenham todas as funções nas bocas-de-fumo. Podem ser as donas do negócio, as responsáveis pela segurança dos chefes ou as que preparam e vendem as drogas. O universo feminino constitui ainda uma rede de apoio aos homens envolvidos no tráfico. Há mulheres que sobrevivem vendendo comida, comprando roupas, cuidando dos feridos, ajudando os que saem da prisão, pagando propinas a policiais e até satisfazendo sexualmente os traficantes ( Assista a trecho do documentário produzido na pesquisa ).

O retrato inédito sobre o envolvimento das mulheres com o tráfico faz parte de um estudo que foi a base para o livro "Falcão - Mulheres e o tráfico", de Celso Athayde e MV Bill. Para conhecer essa realidade, eles percorreram 20 estados, durante oito anos, à procura de histórias que revelassem o que levou crianças, adolescentes, jovens, mães e até avós a buscarem uma vida no mundo do crime. Relatos que terminam, na maioria dos casos, de forma trágica.

- Eu imagino que 20% dos serviços das bocas-de-fumo sejam desenvolvidos por mulheres. Elas estão em todas as áreas na escala do tráfico. É claro que existem menos ainda do que homens, mas elas estão ocupando espaços na hierarquias - disse Celso Athayde, que identificou pelo menos 16 atividades no tráfico ligadas às mulheres.

Um mercado de prostituição foi criado dentro das próprias comunidades para atender os falcões. São moradoras, a maioria entre 13 e 20 anos, que buscam nos traficantes reconhecimento, drogas e dinheiro. Os programas, que são feitos de madrugada, seguem as mesmas regras das prostitutas de fora das favelas. O preço e a duração são combinados antes. Ao final, elas são rapidamente expulsas da boca-de-fumo.

Em geral, elas saem dali com uma pequena quantidade de cocaína, algumas pedras de crack e, no máximo, R$ 50. Às vezes, ganham não mais do que R$ 5 por programa. Conhecidas nas favelas, as jovens são identificadas por um apelido: as boqueteiras do tráfico.

Mas a atividade que mais emprega mulheres no tráfico no Rio é o transporte de drogas, dinheiro e até armas entre as favelas dominadas pela mesma facção. Para a maioria, é a porta de entrada para um mundo do qual terão dificuldade de se desvencilhar, devido à dependência econômica. O fascínio inicial pelo convívio com os falcões é substituído rapidamente pela necessidade de sustentar suas famílias.

Máquina retira pontos de deslizamento no Rebouças

Uma retroescavadeira retirou terra de possíveis pontos de deslizamentos na parte superior do túnel Rebouças, na Zona Sul do Rio, na noite de sábado (27), segundo informou a assessoria da Secretaria municipal de Obras na manhã deste domingo (28).

A máquina foi colocada em cima do túnel por um guindaste, que chegou na tarde de sábado. A previsão era de que a retroescavadeira só fosse limpar a área neste domingo, mas devido à estabilidade do tempo a secretaria resolveu adiantar os trabalhos.

Na manhã de sábado, o secretário municipal de Obras, Eider Dantas, havia informado que, a partir da limpeza da encosta, o túnel poderia ser liberado num período entre 48 e 72 horas. No entanto, a secretaria não quis confirmar este prazo na manhã deste domingo.

Segundo a assessoria, o secretário de Obras e técnicos da Defesa Civil estão reunidos para definir quando o tráfego poderá voltar ao normal. A assessoria informou ainda que os trabalhos de limpeza das pistas do túnel recomeçaram neste domingo por volta das 6h.

Tapume protegerá túnel
A Secretaria de Obras do Rio informou que será construído provisoriamente um tapume no alto da encosta sobre o Túnel Rebouças para conter a terra e os galhos que possam cair sobre as pistas.

Além do tapume, feito com madeira, a Secretaria de Obras informou que também pretende montar uma espécie de cúpula sobre as duas galerias. Estruturas de aço e madeira serão adaptadas prolongando a boca dos túneis. A partir de novembro, começará a obra do cinturão de concreto sobre a encosta acima do Rebouças.

O Túnel Rebouças, principal ligação entre as zonas Norte e Sul do Rio, está bloqueado desde terça-feira (23) nos dois sentidos. Segundo a Secretaria, cerca de 6 mil toneladas de areia, lama e barro, das 7 mil que caíram, segundo contas da própria secretaria, já foram retirados.

Multimídia altera rotina das salas de aula

Ao entrar na sala de aula, no lugar do tradicional quadro negro e giz, uma lousa branca com projeção em flash exibe cenas comentadas do filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, para cerca de 60 alunos do 3o ano de um colégio particular em Salvador. Na aula de literatura, o recurso multimídia é utilizado pelo professor como ferramenta de reforço para a revisão pré-vestibular da temida prova da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Alguns seguem dispersos, outros assistem à aula sem desgrudar o olho da ‘tela’. “Tem que prestar atenção. Está muito próximo do vestibular, mas às vezes dá um sono danado essa luz apagada com filminho. É um esforço manter a concentração”, comenta a estudante Janna Souza, 17 anos, com ar de receio, típico de quem vai encarar a primeira fase do vestibular de medicina da UFBA em menos de 20 dias.

No horário seguinte, é vez de uma apresentação em power point com o professor de física, que traz para os alunos ilustrações animadas dos assuntos força eletrostática e campo elétrico. Depois de 50 minutos de explicação, a aula termina com a seguinte dica: “O apontamento de eletricidade estará disponível a partir de amanhã na sessão de física do site do colégio. Não esqueçam de estudar em casa”, sugere o professor.

Também no ritmo das novas tecnologias, segue a aula de geografia. Enquanto o professor explica a precessão do eixo da Terra, ou seja, “a Terra não é perfeitamente esférica, mas sim achatada nos pólos e bojuda no Equador”, na lousa eletrônica, aparecem imagens virtuais que ilustram o conteúdo.

Para quem é do tempo da sabatina, cuspe e giz, e não está familiarizado com o termo, fica aqui um parêntese de explicação. A lousa eletrônica substitui o quadro negro, possibilitando a digitalização dos traçados realizados manualmente pelo professor por meio de uma caneta eletrônica.

Além disso, a lousa eletrônica proporciona interação com conteúdo vindo de um computador que pode estar conectado a internet ou não. O professor pode também realizar anotações manuais sobre as imagens projetadas na lousa. “Não consigo trabalhar sem a lousa eletrônica”, comenta João Luis, professor de geografia do Colégio Oficina.

Invasão high tech
Nos últimos cinco anos, o uso de novas tecnologias e recursos multimidiáticos para auxiliar no aprendizado e desenvolvimento do aluno passou a ser uma das principais preocupações dos coordenadores pedagógicos de colégios de ensino fundamental e médio. Situação que cabe ao menos as instituições da rede privada da Bahia e de outros estados brasileiros, acompanhando uma tendência mundial de inserção de mídia digital na sala de aula do primário ao pré-vestibular. Não é diferente no ensino de nível superior.

“É uma situação que veio para desafiar a escola. É a constatação de que a estrutura antiga, aquela seguida há 200 anos, não dá mais”, avalia Maria Eugênia Leite, coordenadora do ensino fundamental da escola Lua Nova. Ocorre que para cada mudança sobram apostas muitas vezes calcadas em dúvidas e incertezas. “A verdade é que, diante de tanta diversidade tecnológica, a escola ainda não sabe o que fazer”, conclui.

E é justamente nessa linha de erros e acertos que alunos e professores dividem opiniões diversas a fim de encontrar um ponto de equilíbrio para a questão. Afinal, o que garante a eficiência do aprendizado? A inserção de multimídia à sala de aula ou a habilidade do professor para conduzir o assunto?

Professora de geografia há mais de 30 anos e fundadora do colégio Oficina, Márcia Kalid aposta no bom senso para conduzir o processo. “O uso de recursos tecnológicos é um complemento extremamente importante para ser utilizado em todas as disciplinas. Mas a presença do professor é fundamental, isso nunca será dispensado, muito menos os livros. É preciso dosar, saber a hora certa de utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino”, acredita.

Paralelo ao uso de slides em projeções de datashow, apresentação em flash ou powerpoint, além de outros recursos, como conteúdo da disciplina disponibilizado em blogs, ações de incentivo ao uso do livro é também prioridade avaliada pela coordenação pedagógica do Oficina. “As turmas da 5ª série têm ciranda de livros com contadores de história. É uma forma de incentivar, já que em casa a maioria tem acesso a internet e aos jogos eletrônicos. A criança precisa se encantar pela leitura de livros desde cedo”, analisa.

ELEIÇÕES NA ARGENTINA - Kirchner é a favorita!

Mais 27 milhões de eleitores argentinos devem eleger um novo presidente para o país neste domingo, além de renovar o Parlamento e escolher governadores de oito Províncias.

Além de presidente e vice-presidente, os argentinos elegerão 130 deputados nacionais (mais da metade do total) e 24 senadores (um terço dos integrantes da Câmara Alta), além de 218 deputados para nove Províncias e 63 senadores em oito destas.

Algumas províncias argentinas têm Legislativo bicameral, a exemplo do que ocorre em nível nacional.

Os cidadãos votarão em quase 74 mil urnas distribuídas nos 24 distritos eleitorais do país.

Esta é a sexta vez consecutiva que a Argentina escolhe seu presidente desde o retorno à democracia, em 1983, depois do último período de ditadura militar iniciada em 1976.

Este é o período mais extenso em regime democrático registrado no país desde a adoção do voto obrigatório, secreto e universal, em 1912.

Também é a primeira vez em que três mulheres disputam a Presidência e que duas delas, a governista Cristina Fernández de Kirchner e a dirigente de centro-esquerda Elisa Carrió, têm chances reais de ser presidente.

As pesquisas dão como favorita por uma ampla vantagem a primeira-dama e senadora Fernández, seguida por Carrió, enquanto a candidata de esquerda Vilma Ripoll aparece na sétima colocação.

Os argentinos poderão escolher entre 14 candidatos à Presidência. Segundo a legislação local, o vencedor(a) terá que obter 45% dos votos, ou 40% mais 10% de diferença sobre o segundo colocado, para assumir o cargo em 10 de dezembro.