segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Motoboy mata ex-namorada e se suicida em Praia Grande

Morreu às 17h40 desta segunda-feira o homem que atirou contra a própria cabeça depois de manter a ex-namorada refém durante aproximadamente dez horas e de matá-la com um tiro na testa, em uma farmácia em Praia Grande (litoral de São Paulo).

De acordo com a Polícia Civil, o rapaz, o motoboy Gilmar Leandro da Silva Filho, 23, invadiu a farmácia onde a ex-namorada Evellyn Ferreira Amorim, 18, trabalhava como caixa e, com um revólver, rendeu a moça e um colega. Uma testemunha acionou a Polícia Militar, que cercou o local e passou a negociar com Silva Filho a libertação dos reféns. Por volta das 5h, após a chegada da Polícia Civil, Silva Filho libertou o funcionário da farmácia, sem reivindicações.

Horas mais tarde, por volta das 12h, o motoboy afirmou que estava algemado à ex-namorada e que iria se entregar em alguns minutos. Logo depois, porém, os policiais ouviram disparos e invadiram a farmácia, onde encontraram os corpos dos dois jovens. Exames preliminares indicam que a moça foi baleada na testa e o rapaz, na têmpora direita.

Os dois chegaram a ser socorridos com vida ao Hospital Municipal de Praia Grande, mas não resistiram e morreram.

Silva Filho rendeu a moça com o intuito de convencer a ex-namorada a reatar o relacionamento, que durara cinco anos.

Esta não era a primeira vez que Silva Filho manteve a ex-namorada refém. No último dia 13 de junho, o rapaz, mais uma vez armado, invadiu a casa dela e a rendeu. Ele se entregou à Polícia Civil e foi preso em flagrante, mas saiu um mês depois, em liberdade provisória.

Suposta denúncia acirra disputa entre Hillary e Obama nos EUA

Uma alegação publicada por um colunista americano desencadeou uma troca de acusações entre os dois pré-candidatos do Partido Democrata à Casa Branca, Hillary Clinton e Barack Obama.

O jornalista conservador Robert Novak --cuja coluna é reproduzida em diversos jornais americanos-- alega que os partidários de Hillary Clinton teriam dito a ele que têm informações escandalosas a respeito de Obama.

Obama se disse indignado com a informação publicada pela coluna. A equipe de campanha de Hillary negou a notícia e acrescentou que a reação de Obama mostra sua inexperiência.

As duas equipes de campanha dos pré-candidatos democratas já estão se atacando há algum tempo. Agora, eles iniciaram uma série de argumentos furiosos e até grotescos que podem prejudicar ambos.

Tudo começou quando Novak sugeriu, em sua coluna, que funcionários da campanha de Clinton teriam dito a ele que tinham informações escandalosas, porém não reveladas ao jornalista, a respeito de Obama. No entanto, eles teriam escolhido não divulgar as supostas informações.

Ao invés de ignorar a coluna, Obama --o jovem e carismático senador negro do Estado de Illinois-- interveio pessoalmente e disse que Clinton deveria divulgar a suposta informação ou admitir que esta informação não existia.

"Renuncie a estas táticas", disse ele.

Os que gostam de teorias de conspiração já estão imaginando quem deverá ser beneficiado com esta batalha entre os dois.

E os eleitores democratas já poderão dar sua opinião daqui a sete dias, quando for realizado o caucus (assembléias de militantes do Partido Democrata) para o Estado de Iowa.

Pequim tenta impedir terrorismo biológico nas Olimpíadas

Para evitar qualquer tipo de ação terrorista durante os Jogos Olímpicos do ano que vem, até mesmo terrorismo biológico, o governo de Pequim anunciou nesta segunda-feira um acordo com os 27 laboratórios veterinários da cidade.

Conforme o acerto firmado com o departamento de agricultura da capital, os centros passarão por uma maior fiscalização a partir do próximo mês até o final da competição, em agosto de 2008, para impedir que a fuga de microorganismos cause enfermidades em animais e, consequentemente, na população.

Segundo o diretor do Instituto de Supervisão da Saúde Animal em Pequim, Li Quanlu, a campanha também tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o perigo do terrorismo e do uso de armas biológicas, sejam elas bactérias, vírus ou toxinas.

Li afirmou ainda que Pequim melhorará a supervisão dos microorganismos mortais que causam enfermidades animais, proibindo sua conservação, uso e transporte não autorizados.

Crédit Agricole anuncia compra de 19,53% do banco espanhol Bankinter por 809 milhões de euros

O banco francês Crédit Agricole anunciou hoje a compra de 19,53% do banco espanhol Bankinter. De acordo com documento enviado pela instituição francesa às autoridades mobiliárias espanholas, ela comprou 4,54% de participação no Bankinter no mercado aberto e outros 14,99% de um grupo de investidores por 13,6 por ação - 809 milhões de euros no total.

A esse preço, as ações projetam o valor do banco espanhol em 5,4 bilhões de euros.

"A medida deixa claro nosso interesse no mercado de varejo espanhol", disse o porta-voz da Crédit Agricole, Alain Berry. Atualmente, a instituição opera nos mercados de private banking e administração de ativos da Espanha, onde se instalou em 1875.

Segundo Berry, essa compra é consistente com a estratégia do banco de aumentar suas posições na região do Mediterrâneo. Ainda assim, ele afirmou que o Crèdit Agricole não tem intenção de aumentar sua fatia no banco espanhol no curto prazo.

A expansão no varejo fora da França tem sido a forma com que o banco tenta enfrentar o pequeno crescimento em seu país de origem. Nos últimos anos, a instituição tem agido agressivamente na compra de ativos bancários em países vizinhos, como Itália e Espanha.

O fechamento do negócio, que ainda depende de aprovação do Banco Central da Espanha, é previsto pelo Crédit Agricole para o primeiro trimestre do ano que vem.

Taxista será indenizado por construção de usina hidrelétrica

Nas situações em que a realização de obra pública ou particular provocar danos, o responsável possui o dever de ressarcir os prejuízos, ainda que o ato seja lícito. Com esse entendimento, a 9ª Câmara Cível do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) confirmou sentença determinando o pagamento de lucros cessantes a um taxista.

Ele alegou que perdeu clientela, que abandonou o local desapropriado para construção da barragem Dona Francisca. Com a construção da Usina Hidrelétrica, em Arroio do Tigre, houve desapropriação de propriedades rurais desse Município e também de Taquaral.

De acordo com informações do processo, o taxista pediu ressarcimento na ordem de R$ 400 por mês, até completar 65 anos, a título de danos materiais. A CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) foi condenada a pagar ao taxista o valor de R$ 8.154, corrigido monetariamente pelo IGP-M e juros legais desde 24/9/00. A decisão de primeira instância não reconheceu a reparação por danos morais contra a concessionária.

A CEEE apelou, argumentando que o autor da ação era sabedor da construção da barragem há mais de 20 anos e, apesar do início das obras e dos processos de desapropriação, adquiriu um veículo e cadastrou-se como taxista. Disse que a construção da Usina Hidrelétrica de Dona Francisca não interferiu em sua capacidade de trabalho, pois a profissão dele pode ser exercida em outros lugares.

Na avaliação do relator do recurso, desembargador Odone Sanguiné, os incômodos suportados pelo particular na realização de uma obra pública não devem ultrapassar os sacrifícios econômicos toleráveis e exigíveis ao convívio social. O magistrado destacou que o dano causado por obra pública gera à administração a mesma responsabilidade objetiva estabelecida para os serviços públicos.

Diversos depoimentos confirmaram que o serviço do autor diminuiu bastante após mais de 30 famílias irem embora da região, já que os moradores do local utilizavam muito táxi. Assim, a indenização foi mantida.

Oposição quer evitar manobra de aliados para absolver Renan em troca da CPMF

A oposição se articula para evitar uma manobra de aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que poderia garantir a sua absolvição no plenário do Senado na próxima quinta-feira. DEM e PSDB temem que grande parte da bancada do PT se abstenha na votação, o que beneficiaria o peemedebista --uma vez que os petistas precisam do apoio em massa do PMDB na votação da proposta que prorroga a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) até 2011.

Os dois partidos de oposição pretendem reunir seus líderes partidários nesta terça-feira para discutir estratégias que possam evitar a suposta manobra do PT. As legendas estudam propor o adiamento da sessão para depois da votação da CPMF. pois avaliam que Renan terá o apoio dos governistas como contrapartida à adesão do PMDB na votação da prorrogação da contribuição.

Como seis parlamentares se abstiveram na votação secreta do primeiro processo contra Renan no plenário, a oposição acredita que a mesma estratégia pode ser seguida agora para que o peemedebista escape de perder o mandato.

"Se o governo fechou com o PT a absolvição do Renan, temos que tomar uma providência. Não podemos sacramentar uma ação do Executivo nessa votação. Vamos ver qual a melhor opção no regimento da Casa para impedir esta manobra", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Na primeira votação, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) revelou que foi um dos parlamentares a votar pela abstenção --gesto que nos bastidores teria sido seguido por outros parlamentares da legenda. "O PT foi o responsável pela primeira absolvição. Se o PT desembarcou na canoa do Renan ele vai ser absolvido de novo", disse Demóstenes.

Apesar da pressão do DEM e do PSDB contra a manobra, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) não acredita no adiamento da sessão que vai definir o futuro político de Renan. "Não vejo necessidade de que seja adiada. Se o governo se mobilizar, terá 54 votos no plenário, mas só precisa de 41. A oposição tem 27 votos. Se formos fazer matemática, ele deve ser absolvido", disse Papaléo.

Na opinião do senador, o PMDB não vai permitir o adiamento da votação para depois da análise da CPMF com o objetivo de assegurar a absolvição de Renan. "Ele vai sair beneficiado porque tem que ser essa semana, antes da CPMF. O PMDB não deixaria para depois da CPMF porque sabe que depois disso o PT cassa o Renan", avaliou.

Papaléo defende que, apesar da disputa entre governo e oposição, o julgamento do presidente licenciado do Senado deve seguir aspectos técnicos. "O relatório aprovado no Conselho de Ética é incriminatório, mas temos que fazer uma análise política. Esperamos que não se cometa nenhuma injustiça."

Relatório
No relatório em que pede a cassação de Renan, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) apontou sete indícios para que o senador perca o mandato. O texto será analisado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) nesta quarta-feira e deve ser incluído na pauta do plenário da Casa já na quinta.

Ao contrário do primeiro processo contra Renan, desta vez a sessão será aberta --com a transmissão dos discursos dos parlamentares do próprio peemedebista. A votação dos senadores, no entanto, permanecerá secreta, uma vez que o plenário do Senado não colocou em votação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que acaba com as votações secretas no Congresso.

PPS discute em Brasília, preparativos para eleições municipais de 2008

O conselho político do PPS se reúne hoje e amanhã, em Brasília, para discutir os preparativos do partido para as eleições municipais de 2008. No encontro, o partido fará um balanço das medidas lançada para atrair novos filiados e formar novas lideranças.

No mesmo encontro, o PPS discutirá o andamento das ações da legenda para retomar os mandatos dos parlamentares infiéis.

O conselho político do PPS é formado por membros da Executiva, deputados federais e presidentes estaduais da legenda.

Homem e refém são retirados feridos de farmácia em Praia Grande - SP

Um homem manteve a ex-namorada refém por aproximadamente dez horas em uma farmácia de Praia Grande (litoral de São Paulo), nesta segunda-feira. Ambos foram retirados de maca do local, no início da tarde.

A polícia ainda não informou a gravidade dos ferimentos. Informações preliminares apontam que Gilmar Leandro da Silva Filho atirou contra a ex-namorada e, em seguida, disparou contra o próprio corpo. O casal foi levado para a Santa Casa da cidade.
Inconformado com o fim do relacionamento, Silva Filho invadiu a farmácia onde a vítima trabalha como balconista por volta das 2h, armado. O dono do local também foi rendido e libertado horas depois.

A Secretaria da Segurança informou que Silva Filho também manteve a ex-namorada refém na casa dela no dia 13 de junho e ficou um mês detido.

Equipes atendem vítimas em Bangladesh; mortos são mais de 3.100

O ciclone que atingiu Bangladesh na noite da última quinta-feira (15) matou ao menos 3.113 pessoas, informaram autoridades locais nesta segunda-feira. Equipes trabalham para atender a milhares de pessoas que estão desabrigadas ou detidas nas áreas costeiras.


O Sidr, que afetou ao menos 7 milhões, entrou em Bangladesh na quinta-feira (15), com ventos de 250 km/h, através da reserva natural de Sunderbans, no delta do Ganges, formado por numerosas ilhas e que faz fronteira natural com a Índia, a um lado do golfo de Bengala.

O número oficial aumentou nesta segunda-feira depois que cifras atualizadas das vítimas em áreas mais remotas chegaram a Dacca, informou Ullah Chowdhury, porta-voz das equipes de resgate. A mídia local informa que ao menos 4.000 pessoas morreram na tragédia.

"A proporção da tragédia se revela quando seguimos de uma vila a outra", disse Mohammad Selim, chefe das operações de resgate em Bagerhat, uma das áreas mais atingidas.

"Estamos tentando chegar às áreas da costa o mais rápido possível, ainda não sabemos o número total de mortos", disse um funcionário do governo nesta segunda-feira.

O líder interino do país, Fakhruddin Ahmed, visitou aréas mais atingidas, entregando mantimentos a sobreviventes e prometendo fazer "todo o possível" para auxiliar a população.

Helicópteros buscam sobreviventes nas áreas mais remotas, enquanto navios vasculham a região costeira. Organizações internacionais prometeram uma ajuda inicial de US$ 25 milhões durante coletiva de imprensa em Dacca. No entanto, itens de necessidade básica, como tendas, água, alimentos e remédios têm demorado para chegar aos seus destinos.

"Nós temos alimentos e água suficientes. Vamos superar o problema no transporte", disse Shahidul Islam, alto oficial de Bagerhat, distrito próximo da cidade de Barguna.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki moon, anunciou em um comunicado o envio de milhões de dólares do fundo de resposta a emergências do órgao.

Ele expressou suas "mais profundas condolências" ao povo e ao governo de Bangladesh pelas mortes e destruição, e disse que a ONU está comprometida nesse "momento de crise".

Resgate
Navios e helicópteros militares tentam alcançar milhares de pessoas que estão presas na baía de Bengala e em outras áreas costeiras do país. "Cerca de 2.000 pessoas morreram apenas na minha área", disse o oficial Anwar Panchayet no distrito de Bagerhat.

Nesta segunda-feira, o grupo cristão de ajuda humanitária World Vision informou que cerca de mil pescadores ainda estão desaparecidos na baía de Bengala.

"De repente, nossa casa foi arrancada como um brinquedo. Nós nos vimos no solo, mas sem telhado e sem paredes", disse Rika Halder, moradora da vila de Kandi, em Mongla (sul).

"Eu preciso colocar um telhado sobre as cabeças de meus filhos. Mas não sei como farei isso", disse Nirmal Moitra, 45, outro morador de Mongla.

Briatore confia em volta de Alonso e "abre as portas" da Renault para Nelsinho

A dupla de pilotos da Renault para 2008 deve ser formada pelo espanhol Fernando Alonso e pelo estreante brasileiro Nelsinho Piquet, indicou nesta segunda-feira o chefe da escuderia, Flavio Briatore.

Segundo o dirigente italiano, Alonso, que deixou a McLaren após terminar a última temporada na terceira colocação, tem 60% de chances de retornar ao time francês, onde conquistou dois títulos da F-1. O acerto sairia hoje ou amanhã.

"A opção de contar com Alonso é de 60%. Ele teve um ano horrível e também interessa à Toyota e Red Bull. Nós estamos em vantagem porque já o conhecemos. Entre hoje e amanhã, [a situação] se decidirá", disse o chefe da Renault, durante um programa de rádio da RAI.

Briatore afirmou ainda que o time terá novos pilotos na próxima temporada, abrindo as "portas" para o brasileiro Nelsinho Piquet, atual piloto de testes da Renault.

Em 2007, os titulares da escuderia foram o italiano Giancarlo Fisichella e o finlandês Heikki Kovalainen, principal favorito para ficar com a vaga deixada por Alonso na McLaren.

Homem e mulher mantida refém em Praia Grande foram baleados, diz PM

O homem e a ex-namorada que ficaram aproximadamente dez horas dentro de uma farmácia de Praia Grande (litoral de São Paulo), nesta segunda-feira, foram baleados, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Militar. Os dois foram retirados de maca do imóvel, no começo da tarde, e levados à Santa Casa de Misericórdia da cidade. Não há dados sobre o estado de saúde deles.

De acordo com a PM, depois de a equipe que negociava com o rapaz ter ouvido disparos, os policiais invadiram a farmácia e encontraram ele baleado na cabeça e a moça ferida no peito. O rapaz foi preliminarmente identificado como Gilmar Leandro da Silva Filho.

Inconformado com o fim do relacionamento, Silva Filho invadiu a farmácia onde a vítima trabalha como balconista por volta das 2h, armado. O dono do local também foi rendido e libertado horas depois.

A Secretaria da Segurança informou que Silva Filho também manteve a ex-namorada refém na casa dela no dia 13 de junho e ficou um mês detido.

PF abre sindicância para apurar vazamento na investigação sobre a Cisco

A Polícia Federal divulgou nota hoje informando que vai abrir sindicância para apurar o vazamento de informações da Operação Persona que investiga o envolvimento da multinacional Cisco com um suposto esquema de fraudes de importação.

Na nota, a PF informa que que não se pronunciou sobre o andamento da investigação, que corre em segredo de Justiça.

Reportagem de ontem da Folha informa que a documentos apreendidos pela PF e grampos telefônicos apontam que a Cisco se valeu de duas empresas de laranjas para doar R$ 500 mil ao PT.

Em troca, segundo interpretação de policiais, a Caixa alterou o edital de leilão eletrônico para que a Damovo, que distribui produtos da Cisco, vencesse a disputa.

A oposição já avisou que vai cobrar explicações do PT e do governo sobre a denúncia de que a Cisco teria feito a doação de R$ 500 mil ao partido por meio de "laranjas".

Reportagem da Folha de hoje informa que senadores do PSDB e do DEM já falam em criar a "CPI do PT", caso as investigações revelem que o esquema se repetiu com outras empresas.

Ingresso à venda para Bahia x ABC-RN

Começaram a ser vendidos desde às 9h desta segunda-feira, 18, os ingressos para o jogo do Bahia contra o ABC-RN, na próxima quinta-feira, 22, às 19h30m, na Fonte Nova, pela 12ª rodada do octogonal final da Série C.

A diretoria Tricolor colocou 60 mil ingressos à disposição da torcida e acredita em casa cheia. Já o torcedor promete lotar o estádio para apoiar a equipe na briga por uma das vagas na Série B de 2008.

As entradas estão sendo vendidas na bilheteria quatro do estádio e na sede de praia da Boca do Rio até às 17 horas. As vendas continuam normalmente nesta quinta, dia do jogo. Os bilhetes custam: cadeira R$ 25 e meia R$ 12,50; arquibancada especial R$ 15 e meia R$ 7,50, arquibancada R$ 10 e meia R$ 5.

Já o cadastramento para os bilhetes do programa "Sua Nota é Um Show", terá início nesta terça-feira, 20. Com a implantação do novo sistema de troca, o torcedor faz a sua reserva pelo telefone 3533-5050, mediante o cadastro do número do CPF, dois dias antes da partida, entre 6h e 18h.

Fique atento - O torcedor, apresentando sua carteira de identidade e de estudante, tem direito à compra da meia-entrada. Idosos acima de 60 anos, apresentando o RG, também podem adquirir o ingresso promocional. Nesses casos, o titular do documento tem que estar presente.

A única exceção é em caso de pai ou mãe, apresentando a carteira de identidade e de estudante do filho, além do próprio RG, comprovando a filiação.

Baiano leva título do Ranking Brasileiro da Classe Laser

O velejador baiano Mateus Tavares conquistou no domingo, 18, o título do Ranking Brasileiro da Classe Laser, que conta com os resultados da temporada, nos principais campeonatos da categoria.

Matheus garantiu o caneco após ficar com o vice Sul Brasileiro, disputado durante o feriado prolongado, em Porto Alegre. Com a realização de sete regatas, a competição contou com a participação dos principais nomes da classe Laser no Brasil.

O vencedor foi o catarinense Bruno Fontes, enquanto o campeão Sul Americano, Edurado Couto, do Rio de Janeiro, ficou com o terceiro lugar. Já o atual campeão Brasileiro, o gaúcho André Streppel, terminou a competição apenas em quarto.

Mateus Tavares já está em Salvador e durante uma semana participará de um treinamento intensivo com o carioca Eduardo Couto, que desembarca na capital baiana nesta terça-feira, 19.

Preços medidos pelo IPC-S recuam em 5 capitais. Salvador passa de 0,24 para 0,14%

A inflação em São Paulo perdeu força, no âmbito do Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S). Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços na cidade subiram apenas 0,01% na semana até o dia 15 de novembro, ante aumento de 0,14% apurado no IPC-S anterior, de até 7 de novembro.

A FGV anunciou hoje os resultados regionais de inflação das sete capitais usadas para cálculo do índice - sendo que, das sete cidades, cinco apresentaram desaceleração de preços entre 7 e 15 de novembro.

De acordo com a fundação, além de São Paulo, foram apuradas elevações de preços menos intensas, ou até mesmo quedas de preços, no mesmo período, nas cidades de Rio de Janeiro (de 0,22% para 0,08%), Porto Alegre (de 0,41% para 0,30%), Salvador (de 0,24% para 0,14%) e Recife (de 0,03% para -0,10%). Apenas uma cidade apresentou aceleração de preços, no período: é o caso de Brasília (de 0,12% para 0,17%). Já na capital mineira, Belo Horizonte, o IPC-S ficou estável em 0,11%.

A FGV anunciou hoje o resultado total do IPC-S até 15 de novembro, que subiu 0,06%. A cidade de São Paulo é a de maior peso na formação do indicador.

Lula diz que rejeição da CPMF será problema para a sociedade e não para o governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira, 19, que a não-aprovação da emenda constitucional que prorroga a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não representará problema para o governo, e sim para a sociedade. Segundo ele, caso a emenda seja rejeitada pelo Senado, o governo terá de “arrumar dinheiro de algum lugar” para garantir os recursos da CPMF que são destinados à saúde.

Como argumento em favor da prorrogação da CPMF, Lula citou números de atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado. Segundo ele, foram R$ 16 bilhões da CPMF para o setor, o que garantiram mais de 11 milhões de internações, 268 milhões de consultas especializadas, 348,8 milhões de exames laboratoriais, 9,3 milhões de hemodiálises, 134 milhões de procedimentos ambulatoriais e 2,2 milhões de partos.

“Eu quero saber quem vai explicar para os prefeitos do Brasil, para os governadores do Brasil, para os pacientes do SUS a hora que não tiver o dinheiro para fazer essa quantidade de atendimento que eu acabei de citar agora. Vamos ter de arrumar dinheiro em algum lugar”, disse hoje em seu programa de rádio Café com o Presidente.

Lula ainda apelou para a “consciência de cada senador” ao pedir que a prorrogação da CPMF seja aprovada. A matéria, que prorroga a CPMF por mais quatro anos, está em discussão no Senado e precisa de aprovação em dois turnos de votação em plenário. Para continuar a valer a partir de 2008, precisa ser aprovada até 31 de dezembro deste ano. Ao todo, são R$ 40 bilhões por ano arrecadados com a contribuição.

“O Brasil não pode prescindir desses recursos”, disse Lula. “Penso que está na hora de as pessoas pensarem um pouco no Brasil ao invés de pensarem apenas nas próximas eleições ou pensarem em marcar posições”, acrescentou, fazendo referência aos senadores de oposição que têm feito discursos contrários à CPMF.

Uneb debate 90 anos da Revolução Bolchevique

Para refletir sobre as lições trazidas pela experiência socialista, no ano em que se comemoram as nove décadas da revolução que instaurou o socialismo na União Soviética, o Centro de Estudos Marxistas (Cemarx), do campus II da Uneb, em Alagoinhas, realiza o seminário "90 Anos de Revolução Bolchevique", desta segunda (19) a quinta-feira (22).

O evento vai debater a atualidade da luta pelo socialismo, discutindo os fatores limitadores do sucesso da experiência soviética, além de analisar a produção cultural revolucionária da URSS e as atuais experiências autodenominadas socialistas.

Para discutir tais temas, o evento conta com cientistas de renome. Entre os destaques da programação, estão as participações de Eduardo Serra, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na mesa-redonda As Opções Econômicas da Rússia Revolucionária, e Henrique Carneiro, da Universidade de São Paulo (USP), na mesa-redonda A Revolução Russa e as Revoluções no Ocidente.

No comando da conferência de abertura, vai estar a pesquisadora de partidos políticos comunistas Marli Viana, que versará sobre A Revolução de Outubro e a América Latina.

O evento, que é franqueado ao público e acontece no Departamento do Campus, disponibiliza ainda certificado para quem obtiver 80% de freqüência, e conta com apoio do Instituto Maurício Grabois e do Grupo de Pesquisa Marx no século XXI, da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Calendário eleitoral para 2008 está disponível no site do TSE

O calendário eleitoral para 2008 está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Aprovado em 30 de agosto passado, o cronograma estabelece as datas para cada passo do processo de escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todos os municípios brasileiros entre 5 de outubro de 2007 e 16 de junho de 2008.

Até 14 de dezembro próximo, os tribunais regionais eleitorais devem designar o juiz eleitoral que ficará responsável pelo registro de candidatos e de pesquisas eleitorais, pela propaganda eleitoral, com as reclamações e representações a elas pertinentes, pelo exame das prestações de contas e pelas investigações judiciais eleitorais para os municípios onde houver mais de uma zona eleitoral.

A última data de que trata o calendário é 16 de junho, até a qual os candidatos ou partidos políticos deverão conservar a documentação de suas contas, desde que não haja processo judicial pendente de julgamento.

Início do processo - Em 5 de outubro passado, dia de início do processo, todos os partidos políticos que pretendiam participar das eleições de 2008 deveriam ter obtido o registro de seus estatutos no TSE. Esse era o prazo também para os candidatos estabelecerem domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendiam concorrer e para terem a filiação deferida no âmbito partidário.

Acidentes nas rodovias federais caem no feriado prolongado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou queda nos índices de acidentes, mortos e feridos no feriado prolongado, entre os dias 15 e 18 de novembro. A Operação Proclamação da República, realizada em 61 mil quilômetros de rodovias federais, contou com a participação de 9.500 policiais rodoviários. O objetivo foi coibir abusos no trânsito.

De acordo com a PRF, entre o primeiro minuto da última quinta-feira (15) e a meia-noite de ontem (18), foram computados 1.487 acidentes, 63 mortes e 916 feridos nas estradas federais. Em comparação com o feriado de Finados, houve diminuição de 39,42% no número de mortos (104 na operação anterior); de 14,31% no de feridos (1.069) e de 9,6% no número de acidentes (1.645).

Para a Polícia Rodoviária, alguns fatores podem explicar a diminuição expressiva do índice de acidentes nas rodovias. Sendo o segundo feriado do mês e coincidindo com uma quinta-feira, menos famílias saíram em viagens pelo país. O alerta de chuvas ocorrido no início do feriadão também fez com que muitas pessoas desistissem do litoral e procurassem destinos mais próximos. O esquema de fiscalização nas estradas, especialmente nos estados das Regiões Sul e Sudeste, aumentou o número de pontos de vigilância e veículos abordados. Com o uso de radares eletrônicos, o excesso de velocidade foi combatido em todo o país.

Esta foi a última grande operação da PRF antes da abertura da Operação Verão, que envolve as festas de fim de ano, as férias escolares de janeiro e o Carnaval. São quase três meses de fiscalização especial nas rodovias federais, na maior ação do calendário de operações da instituição.

Juazeiro: Abertas inscrições para concurso de vitrines natalinas

A Associação Comercial Industrial e Agrícola de Juazeiro (ACIAJ) em parceria com a Prefeitura Municipal, Clube de Dirigentes Lojistas (CDL), Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e SINDILOJAS, está realizando o primeiro concurso de vitrines de Juazeiro.

O 1º Concurso de Vitrines Premiadas da ACIAJ tem como finalidade promover incentivos e valorizar os investimentos feitos pelos comerciantes para esse período natalino, visando aquecer as vendas bem como oferecer ao cliente um visual diferenciado.

De acordo com o presidente da ACIAJ, Paulo Barreto, as inscrições foram iniciadas no dia 12 de novembro e terminam no próximo dia 19. Os interessados devem procurar a sede da ACIAJ, localizada à Praça Dr. José Inácio da Silva, 303, Centro, em horário comercial, para efetuar a inscrição, que é gratuita.

“O prazo máximo para que as lojas inscritas estejam devidamente decoradas é 03 de dezembro, os fiscais estarão visitando as lojas para conferir. No período de 04 a 06 as lojas receberão a visita dos jurados e finalmente no dia 20 de dezembro, a partir das 19 h, estaremos divulgando o resultado do concurso e efetuando a premiação na sede da ACIAJ”, enfatizou Paulo Barreto.

Barreto acrescenta, ainda, que o primeiro colocado será contemplado com uma motocicleta de 125 cilindradas, o segundo com um computador e o terceiro com uma impressora. “Vale ressaltar que uma vitrine é avaliada desde a entrada da loja, disposição dos produtos, iluminação, fardamento, composição do ambiente, tema da campanha, entre outros”, finalizou o presidente da ACIAJ.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado