sábado, 3 de novembro de 2007

Chuva deixa pessoas ilhadas em São Paulo

A chuva provocou transtornos para os moradores da região metropolitana de São Paulo, principalmente na Zona Leste de São Paulo e em Guarulhos. Até as 18h deste sábado (3), os Bombeiros haviam registrado a queda de 11 árvores em toda capital e também chegaram a deslocar equipes para atender pessoas que não puderam deixar suas casas por causa de alagamentos.

Às 18h33, o Centro de Gerenciamento de Emergências registrava três pontos de alagamentos ativos na capital, todos transitáveis. Desde o começo da chuva nesta tarde, foram registrados 4 pontos pelo órgão da Prefeitura. Os pontos de alagamentos são monitorados em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego, que avalia as condições em 820 km das principais vias da cidade.

Em São Paulo, até as 18h10, os bombeiros receberam chamados de pessoas que ficaram ilhadas em três pontos da Zona Leste, mas nenhuma precisou ser removida porque o nível das águas baixou rapidamente. As ocorrências foram registradas na Rua Guarapiranga, na Vila Simone, no Itaim Paulista, na Rua José Augusto Lobo, no Parque Santa Rita, em São Miguel Paulista, e na Avenida Bandeira dos Cataguazes, no Jardim Camargo.

Moradores da Vila Curuçá, também na Zona Leste, afirmaram que a chuva e o vento forte destelharam casas, derrubaram árvores e placas. No Horto Florestal, na Zona Norte, também houve ventos fortes e registro de pelo menos uma casa afetada.

Em Guarulhos, os bombeiros informaram que até as 18h15 atenderam três chamados de quedas de árvores. Em nenhum deles houve vítimas. Uma delas caiu sobre um veículo na Rua São Paulo, em Gopouva. Outras duas caíram sobre a rede elétrica.

Estado de atenção
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrava três pontos de alagamento em São Paulo por volta das 18h30 deste sábado (3). No mesmo horário, a chuva era de leve a moderada em toda a capital, sem precipitações fortes. O CGE decretou estado de atenção em São Paulo por volta das 16h10.

Dois pontos de alagamento transitáveis foram registrados pelo CGE na Zona Norte: às 15h27 na Alameda Agenor Couto Magalhães e às 17h13 na Rua Campelo. A Rua dos Pinheiros, na Zona Oeste, também tinha um ponto desde as 16h46 na altura da Rua Maria Carolina. Os bombeiros atenderam por volta das 17h30 à ocorrência de uma queda de árvore em via na Avenida Doutor Felipe Pinel, em Pirituba, na Zona Norte.

O CGE colocou as regiões Norte, Leste, Centro, Sudeste e a Marginal Tietê em estado de atenção às 14h55. Quase 1h30 depois, as regiões Sul e Oeste também entraram em estado de atenção, assim como a Marginal Pinheiros. As regiões mais atingidas durante toda a tarde por temporais foram a Leste e a Norte, de acordo com o CGE.

Na Grande São Paulo, chovia forte às 17h30 em Guarulhos, Mairiporã, Mogi das Cruzes, Arujá, Itaquaquecetuba, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano. O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, passou a operar por instrumentos às 16h25 por causa do mau tempo na região.

A chuva é causada por uma frente fria que passa pelo estado. Ela chegou à capital nesta tarde e deve provocar a queda da temperatura a partir deste domingo (4). Nesta madrugada, a temperatura deve cair a 16ºC. Durante o domingo, a máxima deve chegar aos 22ºC. Na segunda-feira (5), os termômetros marcam entre 14ºC e 20ºC, segundo previsão dos meteorologistas do CGE.

Chuva na sexta
A chuva forte que caiu na noite de sexta-feira (2) em São Paulo derrubou dezesseis árvores, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Elas caíram sobre a rede elétrica, o que deixou vários bairros sem luz. O temporal alagou muitas ruas em diferentes pontos da região metropolitana.

Na Vila Galvão, em Guarulhos, na Grande São Paulo, as ruas pareciam um rio. Os carros ficaram praticamente cobertos pela água. Um motorista tentou atravessar a enxurrada, mas o carro dele enguiçou no meio do caminho. Em uma lanchonete, todo mundo ficou ilhado. Só depois que a água baixou as pessoas foram embora, com as crianças no colo.

Em São Paulo, os bairros de Pinheiros, Butantã e Lapa, na Zona Oeste, ficaram às escuras por causa dos galhos de árvores que caíram sobre a rede elétrica. O fornecimento só foi normalizado às 2h deste sábado (3). Os moradores do Imirim, na Zona Norte, também ficaram sem energia. Uma árvore derrubou a rede elétrica, caiu em cima de dois carros e fechou a Rua Diogo Cabrera.

Na Rua Luís Isaías de Sousa, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, os bombeiros tiveram bastante trabalho para remover uma árvore sobre uma casa.

Padre Júlio Lancelotti se defende de acusações

Mesmo longe das atividades da paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca, padre Júlio é lembrado em todas as missas. Nesta sexta-feira (2), a celebração foi especial. Os fiéis se reuniram na igreja para mostrar solidariedade ao religioso. Depois, rezando e cantando, saíram em caminhada até a casa onde o padre mora.

Os representantes da comunidade e de movimentos sociais foram recebidos no portão pelo padre Júlio Lancelotti. Abatido, ele se emocionou com as manifestações de apoio.

Na porta de casa, o padre Júlio Lancelotti quebrou o silêncio dos últimos dias. Agradeceu o carinho das pessoas e se defendeu da acusação de corrupção de menores. Também disse que não desviou dinheiro das obras sociais para pagar os acusados de extorsão. “Eu nunca tive acesso a nenhum recurso da entidade Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e nem tenho acesso as contas da Casa Vida”, afirmou o padre.

Há três inquéritos sobre o caso em andamento. O de extorsão, enriquecimento ilícito contra o ex-interno da Febem Anderson Batista e o de corrupção de menores contra o padre Júlio. Nessa investigação a polícia tenta localizar outros ex-internos da Febem para que prestem depoimento. “Disseram que tinha um relacionamento com uma dessas pessoas. Se eu tivesse (um relacionamento homossexual)por que eu gravaria? Ele poderia em qualquer momento da gravação dizer: e o nosso caso?”, disse Lancellotti, referindo-se às escutas telefônicas feitas a pedido do religioso após ter denunciado as extorsões para a polícia.

No inquérito sobre a extorsão, a polícia deve ouvir na semana que vem oito pessoas, entre elas, o zelador e porteiro do prédio onde foram presos o ex-interno da Febem, Anderson Batista e a mulher dele.

Vitória conquista empate heróico em Curitiba

Com um jogador a menos nos minutos finais, o Vitória conseguiu um precioso ponto fora de casa contra o líder isolado da Série B, o Coritiba. O atacante Joãozinho, autor dos dois gols rubro-negros, foi o principal responsável pelo empate por 2 x 2, que deixou o Vitória na terceira posição da Série B, com 55 pontos.

Mesmo jogando em um Couto Pereira lotado pela torcida do Coxa Branca, que em caso de triunfo carimbava sua passagem antecipada para a Série A em 2008, o Vitória não se mostrou intimidado e soube explorar os contra-ataques. O domínio da partida foi do Coritiba, que aos 30 minutos abriu o placar quando Fabinho aproveitou uma falha da defesa rubro-negra e recebeu sozinho o toque do meio-campo Pedro Ken, batendo no canto do goleiro Ney.

Mas bastaram apenas 11 minutos para o empate do Vitória. Joãozinho recebeu o passe na linha da grnade área e chutou com precisão no canto do goleiro Edson Bastos. A bola ainda tocou a trave antes de entrar.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Renê Simões fez uma substituição, colocando Túlio no lugar de Ivo. Bastaram 6 minutos para esta modificação dar resultado. Em um belo chute de fora da área, Túlio colocou novamente o Coritiba na frente, para a alegria da esmagadora maioria dos 32.604 pagantes presentes ao Couto Pereira.

O resultado dava ao Coritiba a classificação para a Série A, sem precisar de outros resultados. classificação que só seria confirmada uma hora depois do final do jogo, com a derrota por 2 a 0 do Criciúma, em casa, para o Santo André. Como faltam apenas quatro rodadas e a deiferença entre o líder para o quinto colocado é de 13 pontos, o Coxa já está matematicamente garantido na Série A em 2008.

Perdido por 2 a 1, perdido por mil. Sem nada a temer, Vadão ousou nas substituições: promoveu a entrada de Sorato, Luiz Fernando e Adriano nos respectivos lugares de Indio, Jackson e Chicão. Mas foi o atacante Joãozinho que novamente resolveu, com um belo chute da entrada da área no canto esquerdo do goleiro Edson Bastos.

A situção complicou para o Vitória a partir dos 39 minutos, quando o meia Luiz Fernando deu um imprudente carrinho e recebeu o segundo cartão amarelo. A partir de então, o Coritiba, empurrado pela sua torcida, pressionou o Vitória até o final do jogo, mas sem resultado. No final, Vadão foi excluído de campo pelo árbitro capixaba Édson Esperidião por reclamação.

"Esse árbitro está de brincadeira com a gente. ele deveria ter expulsado o Ânderson Lima, que fez falta de último homem no Adriano", reclamou. O próximo confronto do Vitória será no próximo sábado, às 15 horas (horário de Salvador) contra o Paulista, equipe que ocupa a 18ª posição, com 39 pontos, e tenta desesperadamente fugir da zona de rebaixamento para a Série C.

Adolescente que namora mulher de 40 anos é forçado a voltar para casa na Argentina

Um rapaz de 17 anos, que fugiu com uma mulher de 40, com quem tem um relacionamento, foi obrigado pela Justiça argentina a voltar para a casa dos pais, em Santa Fé, depois que sua mãe denunciou seu "seqüestro".

O casal foi detido na quinta-feira (1º) por ordem judicial, quando circulava em um veículo rumo à cidade de Santa Fé (capital da Província de mesmo nome), após fazer as pazes de uma briga ocorrida no dia anterior. É lá que a mulher vive com seus quatro filhos, um deles de 21 anos.

A detenção ocorreu devido à denúncia de privação ilegítima de liberdade feita na Justiça pela mãe do menor, alegando que seu filho havia sido seqüestrado.

O carro foi apreendido e o casal, levado para uma delegacia de polícia, onde prestou depoimento. O jovem negou, então, ter sido seqüestrado, disse que saiu de casa por vontade própria e antecipou que está disposto a continuar o namoro, mesmo que sua mãe não concorde.

Após comprovar que não houve rapto, a Justiça decidiu mandar o adolescente para a casa dos pais e devolveu o carro para sua dona.

Missão do Bird visita a Bahia e discute novos recursos

A Bahia recebe, no período de 5 a 9 de novembro, uma missão especial do Bird, que virá ao estado para dar início à Avaliação de Meio Termo do empréstimo do Programa de Combate à Pobreza Rural, conhecido como Produzir. O resultado da avaliação permitirá que o Bird e o governo estadual avancem nas negociações para alocar novos recursos para o Programa, cujas ações já beneficiaram 450 mil famílias, com a aplicação de US$ 294, 7 milhões em projetos comunitários destinados a diminuir a pobreza em pequenas comunidades rurais.

Durante a visita à Bahia, os representantes do Bird analisarão as prestações de contas dos investimentos já realizados, as ações na área de meio ambiente e os desembolsos financeiros realizados pela CAR, empresa vinculada à Sedir e coordenadora do Produzir. Para conhecer de perto o trabalho que vem sendo executado, os técnicos do Bird cumprirão uma agenda de visitas nos municípios onde estão sendo desenvolvidos projetos comunitários importantes para a melhoria da vida do homem do campo, a exemplo da mecanização agrícola, sistemas de abastecimento de água e projetos de geração de renda.

Nestas localidades, serão avaliados os avanços na parte social e organizativa das entidades comunitárias, a inclusão de índios e quilombolas nos benefícios do Programa, o desempenho dos Conselhos Municipais e a formação de capital social e humano da população beneficiária. Compõem a equipe que irá acompanhar a visita aos projetos, os secretários do Desenvolvimento e Integração Regional, Edmom Lucas, do Planejamento, Ronald Lobato, o diretor executivo da CAR, Paulo Cezar Lisboa, o superintendente, Emilson Piau, o coordenador do Produzir, Anselmo Baleeiro, e outros técnicos. Pelo Bird, participam da visita os consultores Luis Coirollo, Suzana Amaral, Estela Neves, Alberto Costa, Luciano Wuerzius e Raimundo Caminha.

Lançamento de portal beneficia advogados

Interatividade e serviços são as marcas do novo portal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), que será lançado nessa segunda-feira, às 16h, em solenidade no auditório da entidade, na Piedade. No mesmo evento, o presidente Saul Quadros assina com o reitor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), José Carlos Almeida, convênio para permitir que os advogados possam utilizar o estacionamento do campus da instituição no bairro da Federação quando forem até o juizado especial que funciona lá. Para Saul Quadros, “o novo portal será um instrumento para aproximar ainda mais a OAB dos advogados e estagiários. As informações e serviços oferecidos através da internet passarão a chegar de maneira mais clara para os associados e para a sociedade como um todo”. O endereço é o mesmo: www.oab-ba.org.br.

Cursos de direito e administração são os mais procurados para nova habilitação

Os cursos de direito e administração são os mais procurados pelos profissionais que já atuam no mercado e voltam aos bancos das faculdades para uma nova graduação. No caso de direito, para muitos alunos a principal motivação é se habilitar para disputar concursos públicos na área jurídica, que oferecem salários bem mais atraentes que os direcionados às demais categorias. Na Faculdade de Tecnologia Empresarial (FTE), por exemplo, a coordenadora do curso, professora Ana Paula Lima Leal, arrisca um palpite com base nas pesquisas que costuma fazer com os estudantes: “90% dos que fazem direito como segunda graduação pretendem fazer concursos”.

Uma opção mais do que compreensível. Afinal, fora o status da profissão está o sonho da estabilidade financeira. Os concursos da área chegam a oferecer salários de quase R$20 mil, como é o caso dos realizados para os cargos de procurador da República e do trabalho. “E é um concurso que acontece praticamente todos os anos, porque, geralmente, não preenche todas as vagas”, acrescenta Ana Paula Leal, chamando atenção para a importância dos candidatos estarem bem preparados para enfrentar a concorrência, sempre acirrada.

Outro exemplo citado pela professora foi o concurso para procurador do município, com salário inicial em torno de R$8 mil, que atraiu cerca de seis mil candidatos para 35 vagas. “Só 30 foram classificados e será necessário realizar outro concurso para preencher as vagas”, observa, lembrando que a Justiça do Trabalho também vai abrir concurso para oficiais de justiça, de nível superior, com o “tentador” salário de aproximadamente R$12 mil.

Entre os 10% de alunos que não visam a estabilidade do serviço público, Ana Paula Leal identifica aqueles que optaram por outros rumos profissionais e agora, com a carreira já consolidada, decidem retomar projetos de vida que tinham ficado para trás. “O mercado já disse para os profissionais, muitas vezes da forma mais difícil, que não basta mais ter apenas uma graduação”, diz ela, explicando que cada vez um número maior opta por uma segunda habilitação em lugar de cursos de pós-graduação. Quem já fez uma graduação tem a vantagem de aproveitar disciplinas já cursadas, reduzindo o tempo do segundo curso. O de direito, segundo a professora, tem baixo índice de evasão.

No caso de administração, na avaliação do professor Jô Vieira, coordenador do curso da FTE, muitos alunos de segunda graduação são profissionais que passaram a ocupar funções de gestor em empresas. “Eles percebem que têm vocação para ser empreendedores e sentem a necessidade de fazer graduação na área para adquirir conhecimentos básicos”, explica. Ele compara a graduação com a floresta e os cursos de pós com as árvores, ponderando que, após a formação, os profissionais podem complementar a qualificação através de cursos de especialização.

UNEB, Ufba e Uefs inauguram Laboratório de Estudos Isotópicos

Uma ação conjunta das universidades do Estado da Bahia (UNEB), Federal da Bahia (Ufba) e Estadual de Feira de Santana (Uefs) resultou na inauguração do Laboratório de Estudos Isotópicos da Bahia (Lei-Ba), sediado no Instituto de Geociências da Ufba, que visa contribuir para o avanço científico e tecnológico baiano.

O espaço é o resultado de uma ação que congrega pesquisadores dessas universidades e que tem como objetivo preparar amostras de rochas, minerais, sedimentos e águas para estudos de geoquímica isotópica ou geocronologia.

“Esta, além de ter sido uma importante conquista para a comunidade científica da Bahia, vai favorecer nossos pesquisadores unebianos com a possibilidade dos mesmos utilizarem o espaço para o fomento de suas atividades”, destacou o gerente de Pesquisa da UNEB, Edísio Brandão, que representou o reitor Lourisvaldo Valentim na inauguração do laboratório, ocorrida em meados de setembro.

O laboratório pretende ainda formar mão-de-obra qualificada, visando alunos de pós-graduação e de iniciação científica, além de interagir com os setores público e privado.

A meta, segundo o coordenador institucional do projeto pela UNEB, Paulo Fernandes, é atender as demandas por dados geoquímicos e isotópicos, oriundas de mapeamentos geológicos, estudos de águas, atmosféricos e de impactos ambientais.

“Os estudos com isotópicos estão cada vez mais necessários nos diversos ramos da ciência. Esperamos que a partir de agora os alunos de mestrado e de iniciação científica de nossa universidade e de outras possam agregar esses conhecimentos aos seus trabalhos”, avaliou Fernandes, que também é professor de Geologia do Campus IV da UNEB, em Jacobina.

Já o coordenador geral do projeto e pró-reitor de Pesquisa da Ufba, Herbet Conceição, ressaltou o ineditismo desta ação. “Provemos à Bahia a primeira infra-estrutura laboratorial voltada a estudos de geoquímica isotópica e geocronologia”.

Segundo a docente da Uefs Marilda Miedema o laboratório foi pensado no sentido de prover uma carência de estudos geocronológicos e isotópicos. “Agora vamos poder processar amostras provenientes de estudos acadêmicos e de trabalhos de mapeamento geológico executados tanto pelo Serviço Geológico do Brasil, quanto pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, além dos demais usuários interessados”, acrescentou.

O projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de diversos outros colaboradores.

Jovem morre eletrocutado ao socorrer amigo no Vale do Paraíba (SP)

Um jovem de 21 anos morreu na tarde de ontem ao socorrer o amigo, de 23, que havia se acidentado com a moto em Pindamonhangaba, a 145 km de São Paulo, na região do Vale do Paraíba.

Segundo amigos das vítimas, o outro jovem ficou gravemente ferido, principalmente no rosto.

Os jovens voltavam pela estrada municipal Jesus Antonio de Miranda, por volta das 16h, depois de tomar banho em um rio nas proximidades da cidade quando um deles perdeu o controle da moto e bateu em um poste de luz.

Adriano Tavares de Oliveira, que vinha logo atrás, correu para socorrer o amigo e recebeu uma descarga elétrica quando um dos cabos do poste se rompeu e bateu em suas costas. Oliveira morreu na hora.

O jovem ferido foi levado em estado grave ao pronto-socorro de Pindamonhangaba, onde permanece sedado.

Executivo da Fiat bate Ferrari na Suíça

O executivo-chefe da montadora italiana Fiat, Sergio Marchionne, escapou ileso após bater sua Ferrari em uma estrada na Suíça, segundo informações da companhia.

O acidente ocorreu na rodovia A1, nas proximidades na cidade de Olten. A Polícia suíça não quis, na ocasião, divulgar o nome dos envolvidos no acidente.

O carro de Marchionne bateu na traseira de um Renault de um motorista francês de 76 anos.

O choque causado pela batida acionou os airbags do carro, impedindo que o executivo se machucasse. Sem controle, o carro de Marchionne só parou ao bater nas barreiras da estrada.

A Ferrari, uma das marcas de carro mais cobiçadas do mundo, pertence à Fiat.

Adab intensifica fiscalização na produção de laticínios

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), intensificou, esta semana, a fiscalização aos estabelecimentos de produção de laticínios em todo os estado. O número de vistorias e coleta de amostras de leite foi duplicado pelo órgão, responsável pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Bahia.

Os fiscais da agência inspecionaram indústrias lácteas nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana e Jequié, onde foram coletadas amostras do leite para verificação de sua qualidade. A meta é divulgar, em um mês, os resultados de todas as indústrias que produzem o leite pasteurizado, conhecido popularmente como leite de saco ou leite tipo C.

Segundo o diretor geral da Adab, Altair Santana, o objetivo da ação é tranqüilizar a população sobre a qualidade do leite. Quanto ao caso ocorrido em Minas Gerais, Santana acredita que trata-se de um fato isolado. “Esse tipo de adulteração não é comum e a população deve estar ciente da qualidade do leite brasileiro, exportado para países muito exigentes do ponto-de-vista sanitário”, afirmou.

Indústrias na Bahia
Atualmente, existem 60 indústrias cadastradas na Adab, fiscalizadas por 30 médicos veterinários que, periodicamente, avaliam as condições higiênico-sanitárias e tecnológicas do processo, desde o controle sanitário do rebanho, por meio de exames que comprovem que o leite não será transmissor de qualquer zoonose, até a embalagem.

Segundo registros da Adab, nunca foi identificada adulteração nas indústrias fiscalizadas e com o selo (SIE). Caso ocorra qualquer irregularidade, a empresa será notificada por meio de multa e no cancelamento do registro no órgão. “Vale ressaltar que a garantia de qualidade do leite é de responsabilidade da empresa. Os serviços de inspeção federal e estadual atuam como monitores desse processo, objetivando que todas as regras higiênico-sanitárias sejam atendidas pela indústria para que a saúde do consumidor seja preservada”, afirma Santana.

Além do trabalho de fiscalização nas indústrias de laticínios, a Adab realiza ações de combate aos produtos lácteos clandestinos, por meio da fiscalização de trânsito em barreiras fixas e móveis localizadas nas rodovias estaduais, e em estabelecimentos sem registro de SIE. Até outubro deste ano, a Adab apreendeu cerca de 40 toneladas de produtos lácteos clandestinos.

Recuperação de rodovias federais na Bahia é aguardada por usuários

Às 6h o movimento de automóveis na BR 324, entre Salvador e Feira de Santana, já é intenso. De acordo com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), pela rodovia passam diariamente, em média, 60 mil veículos nos dois sentidos. A BR 324 é o principal acesso para Salvador, Camaçari, Porto de Aratu e municípios da Região Metropolitana, onde estão concentrados 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado; 85% da carga que é escoada pelo Porto de Salvador passam por ela.

Tão elevado quanto o volume de tráfego é o número de acidentes na 324. Só no primeiro semestre de 2007, houve 762 acidentes com 359 e 29 mortos na rodovia, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Quarta-feira (31), a nossa equipe de reportagem estava na estrada quando um caminhão de frutas de Lauro de Freitas, placa JQB 4864, capotou e foi de um lado a outro da pista, fazendo mais uma vítima: Jorge Alberto Jesus Pereira, de 40 anos.

Em alguns trechos, as pistas estão com péssimas condições de conservação, com pavimentação irregular, deformações e erosão na superfície. O operário paulista Ilton Vianês, que veio de São Paulo com a mulher e três filhos num carro de passeio visitar os parentes no interior da Bahia, cruzou o trecho que considerou perigoso. “Para ter mais segurança, eu prefiro pagar pedágio, pelo menos não corro riscos como os que estou enfrentando nessa viagem”, afirmou.

Para o comerciário Sérgio Nunes, a privatização é uma necessidade na Salvador-Feira. “O aumento do fluxo de veículos é natural em função do próprio crescimento econômico do estado e a privatização deve beneficiar os usuários porque vai oferecer melhorias no asfalto e na sinalização. É mais conforto para todos”, opinou, com uma ressalva: “O estado tem de fazer o papel dele, supervisionando essa atividade”.

Contratos de concessão
Os estudos do governo federal para o contrato de concessão desse trecho da BR 324 já foram feitos e prevêem a recuperação total de 113 quilômetros. Além desses, estão previstas, pelo Ministério dos Transportes, a duplicação e recuperação de 84 quilômetros da BR 116, de Feira de Santana até o Rio Paraguaçu. Nesse percurso é comum o uso do acostamento como terceira pista pelos caminhoneiros, que muitas vezes fazem ultrapassagens perigosas, como a realizada pelo motorista de uma carreta carregada de produto químico, à frente do carro em que estava a nossa equipe. Os caminhoneiros dizem que a manobra arriscada é feita para não tornar o tráfego ainda mais lento e que a duplicação da pista evitaria os riscos.

“Eu estou há um mês na estrada. Às vezes, a gente tem de fazer isto para não atrasar a carga. Se a pista fosse duplicada, pelo menos nesse trecho mais intenso, seria outra coisa”, diz Luis Borges da Silva, caminhoneiro de Fraiburgo, em Santa Catarina, que chegou à Bahia pela BR 116 sul. O caminhoneiro acha que vale a pena pagar pedágio para ter uma estrada mais segura, desde que o preço seja justo. “Em São Paulo, a gente paga até R$ 3,00 por cada eixo do caminhão e há veículos com nove eixos. É um absurdo”.

O governo estima investimentos, pela concessionária vencedora da licitação, da ordem de R$ 1,14 bilhão para a recuperação das BRs 324 e 116, incluindo o anel rodoviário de Feira de Santana, que desvia o tráfego pesado da cidade e dá acesso à 116 norte e sul. Numa etapa posterior, mais 453 quilômetros da BR 116 sul, do Rio Paraguaçu até a divisa com Minas Gerais, vão ser recuperados. O edital para a concessão das duas rodovias à iniciativa privada por 25 anos deve ser lançado até o início de 2008.

Já na BR 101, o Ministério dos Transportes deve gastar R$ 68,5 milhões para recuperar 171 quilômetros, no trecho entre o Monte Pascoal, no extremo sul da Bahia, até o Espírito Santo. As obras vão ser iniciadas este mês pelo 11º Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro e devem acabar em 210 dias. A BR 101, na Bahia, deverá integrar a terceira etapa do programa federal de concessão de rodovias.

Médica defende atenção a sangramentos para detectar câncer de intestino

O câncer de intestino grosso, conhecido também como tumor do cólon e do reto, é o quinto tipo de câncer mais diagnosticado no Brasil e pode ser fatal se detectado tardiamente. No início, a chance de cura é de mais de 90%, apesar de o paciente dificilmente apresentar sintomas nessa fase. Os dados são da Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino.

Em entrevista à Rádio Nacional, a presidente da associação, Angelita Gama, disse que a melhor forma de prevenir o agravamento da doença é prestar atenção aos sintomas, entre eles sangramento no ânus ou nas fezes e mudanças no hábito intestinal com prisão de ventre ou diarréia. Um outro sintoma comum é a necessidade freqüente de ir ao banheiro.

“Quem tem o câncer de reto passa por uma sensação constante de ir ao toalete mas é um desejo não resolvido. Vai ao banheiro, mas continua o desejo de funcionar o intestino porque a presença do tumor se comporta como fezes no reto e, por isso, há vontade constante de ir ao banheiro”, explica.

Gama destaca que o sangramento pelo ânus causado pelo câncer de intestino pode ser confundido com hemorróidas. “As pessoas se enganam porque ambos provocam sangramento. Como as hemorróidas são mais freqüentes, as pessoas pensam que têm essa doença quando estão com câncer”, disse. No caso desse sintoma, a especialista aconselha uma consulta médica, o que, segundo ela, auxilia também o tratamento precoce.

Desde que detectada no início, a doença pode ser tratada de forma simples. A médica explica que o câncer surge com pequenas lesões no intestino e podem ser retiradas por meio de uma colonoscopia, que consiste na introdução de um pequeno aparelho pelo ânus. Já o tratamento para a doença em um nível avançado, exige meios "mais complexos".

“A técnica cirúrgica é muito elaborada e difícil, com um alto índice de reincidência do tumor”, ressalta Gama. Para evitar esse tipo de procedimento, ela defende a inclusão de exames específicos para a doença na lista de chek up médico das pessoas. “Os exames de fezes comuns detectam apenas parasitas”.

De acordo com a Associação de Prevenção de Câncer do Intestino, apesar de a doença acometer pessoas acima de 50 anos, jovens também podem apresentar o quadro. Para prevenir, a recomendação é evitar o fumo, bebidas alcoólicas e alimentos com corantes artificiais como os refrigerantes. A dica é ingerir fibras e outros alimentos saudáveis.

No final deste mês, médicos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros vão se reunir em um seminário em São Paulo para discutir formas de prevenir e tratar a doença.

Prazo para entrega da Declaração de Isento termina dia 30

Termina no próximo dia 30 o prazo para entrega da Declaração de Isento 2007. Todo contribuinte que teve rendimentos de até R$ 14.992,32 no ano passado é obrigado a declarar.

Quem não o fizer ficará com o CPF (Cadastro de Pessoas Fisicas) em situação pendente. Depois de dois anos com a situação irregular, o documento será suspenso.

Quem tem o CPF suspenso, enquanto não regulariza a situação, não pode abrir contas ou poupança em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional oficial ou receber eventual prêmio de loteria.

As declarações podem ser feitas nas agências do Banco do Brasil, do Banco Popular do Brasil e da Caixa Aqui e nas casas lotéricas, ao preço de R$ 1,00. O documento pode ser entregue também nos Correios, ao custo de R$ 2,40, ou pela página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br).

Não precisa fazer a Declaração de Isento quem foi declarado como dependente na Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de 2007 ou se inscreveu no Cadastro das Pessoas Físicas (CPF) neste ano.

No ano passado, foram entregues 62,3 milhões de declarações. Para este ano, são esperados 64 milhões de documentos.

Judiciário ameaça cortar salários de grevistas se não voltarem segunda-feira

Servidores do Judiciário estão ameaçados de ter os seus salários cortados, caso não retornem aos serviços no inicio da semana. A convocação foi publicada na edição do Diário do Poder Judiciário de ontem, através de um decreto assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJ), desembargador Benito Figueiredo. Segundo o decreto, o descumprimento da medida prevê aplicação de penas e medidas legais cabíveis.

O desembargador determinou aos juízes e os detentores de cargo de direção e de chefia que encaminhassem relatórios de freqüência à direção do TJ, ao final de cada expediente, e que a gerência de recursos humanos (GRH) efetue os descontos na folha de pagamento pelos dias não trabalhados.

Apesar do ultimato, a categoria garante que manterá a greve, pelo menos até a próxima quarta-feira, quando uma nova assembléia acontecerá no Salão do Júri, do Fórum Ruy Barbosa, para discutir os rumos do movimento. A assembléia contará com a participação dos sindicatos dos servidores do Poder Judiciário (Sinpojud) e dos Profissionais dos Serviços Auxiliares da Justiça (Sintaj). “Não vamos nos intimidar com isso. Porque o presidente não pode regulamentar a greve que é reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como um direito do servidor”, afirmou a presidente do Sinpojud, Maria José Silva.

A categoria quer o envio da emenda do Plano de Cargos e Salários (PCS) como projeto de lei à Assembléia Legislativa. A emenda estabelece prazo de 180 dias para ser incluída no projeto da Lei de Organização do Judiciário (LOJ), – aprovada na última quarta-feira, dia 31. A LOJ não prevê a revisão do plano de cargos e salários, o projeto sobre a aquisição da casa própria, periculosidade e insalubridade, progressão funcional por merecimento e escolaridade, pagamento das substituições, aumento do número de varas e servidores por comarca, nem a ampliação do número de cartórios no estado, reivindicações do Sinpojud.

Segundo Maria José, o relator Álvaro Gomes (PCdoB) não acatou a emenda do PCS, aprovando a LOJ e beneficiando, prioritariamente, os juízes e desembargadores.

“A aprovação da emenda vai garantir a reestruturação das carreiras e melhorias dos salários dos servidores”, ressaltou a coordenadora geral do Sintraj, Elizabete Rangel. Para ela, a atitude do presidente do TJ deveria ser buscar uma negociação, não punição. “Ele está cumprindo o seu papel, mas cabe a ele tentar um diálogo”, avaliou.

Com a greve dos funcionários do Sinpojud, apenas serviços essenciais como emissões de guias de sepultamento e habeas-corpus e liminares de saúde estão sendo realizados. O atendimento de todas as varas está suspenso. Ao todo, na Bahia, 1.530 cartórios estão fechados. Desses, 155 estão em Salvador. A adesão é de 100% na capital, segundo estimativas do Sinpojud.

Já a paralisação dos servidores do Sintaj comprometeu diretamente os 13 juizados especiais de causas comuns da capital e 59 do interior. Estão sendo mantidos apenas o atendimento nos Sistema de Automação do Judiciário (SAJs) localizados na Boca do Rio e Periperi, para atendimento dos casos de defesa do consumidor considerados emergenciais, como ações contra planos de saúde, além de alguns serviços essenciais dos juizados de infância e juventude.

Maternidade fechada deixa as mulheres do subúrbio sem opção

Não se ouve mais o choro dos recém-nascidos na Maternidade Maria Mãe do Salvador. As grávidas do Lobato e de outras localidades do Subúrbio Ferroviário agora precisam se deslocar para bairros distantes, longe do acolhimento da família e da comunidade. Tudo porque a instituição filantrópica está com as portas fechadas desde janeiro do ano passado. A unidade que chegou a fazer 300 partos por mês, morre pela falta de apoio. Endividada, pode ter seu prédio e equipamentos leiloados nos próximos dias.

A população mobiliza-se, estimulada pelas idéias da freira canadense Murielle Fortin, fundadora da instituição, em 1988. Enquanto viaja ao Canadá na tentativa de captar recursos, o novo diretor da instituição busca apoio financeiro do poder público e de empresas privadas. À frente de um hospital falido, o médico psicanalista Daniel Caraúna explica que a maternidade fechou pela queda das cotas do Sistema Único de Saúde (SUS), contrapondo-se à demanda cada vez maior de pacientes.

Segundo o médico, a maternidade atendia mais do que permitia as Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs). “O número de internações era maior que o coberto pelo SUS. Mesmo assim, a irmã Murielle não deixava de atender as pessoas”. Ao gastar mais do que estabeleciam as cotas do SUS, a instituição foi obrigada a suspender temporariamente os salários dos médicos, o que criou problemas com os sindicatos da categoria. O Sindisaúde, com o direito que lhe é atribuído, impediu o funcionamento da maternidade.

Tentativas - “Estamos negociando com a Justiça para que, ao reabrir o hospital, iniciemos o pagamento das dívidas”, explica. Tentativas de reerguer a maternidade não tiveram êxito. Enquanto clínicas e unidades particulares, como o Hospital Português, se interessam em adquirir o prédio, o novo diretor solicita a ajuda da prefeitura para mantê-lo como instituição filantrópica. “A Secretaria Municipal de Saúde é a nossa esperança para manter o atendimento gratuito. Não adianta vir aqui para buscar compensações às custas da população”, avisa.

A Maria Mãe enfrenta até a ambição de interessados que o prédio vá a leilão. O próprio Daniel Caraúna afirma ter sido incitado a não reabrir as portas. “Já me ofereceram uma boa compensação financeira. Mas o nosso projeto é maior”. O resultado da espera por um desfecho está do lado de dentro. Sem uso ou manutenção, os materiais da maternidade deterioram-se. Os próprios colchões, ainda sobre os leitos, desgastam-se a cada dia. As paredes sem pintura ganham mofo. Os cilindros de oxigênio enferrujam-se.

Ordem era para atender todos os pacientes
Não havia quem tivesse atendimento negado na Maria Mãe. A ordem expressa da irmã Murielle era de que todos fossem acolhidos, independentemente de seu problema. Ao longo dos quase 17 anos que esteve na ativa, a instituição funcionou como verdadeiro centro de saúde, mais que uma simples maternidade. Disponibilizava serviços de fisioterapia, odontologia, cardiologia, vacinação, além de exames preventivos, laboratoriais, ultrassonografia e raios-x.

Os partos, porém, eram a referência da população. Parte do Subúrbio Ferroviário nasceu ali. A pequena Lavínia, de 3 anos, é a prova viva da importância da maternidade. A mãe engrossa os pedidos para a reabertura do espaço. “Isso aqui foi construído com muito esforço da irmã Murielle. Não pode morrer dessa forma”, julga Liane Souza Santos. A filha mais nova da dona de casa Ângela Andréia Ferreira completou 8 anos anteontem. Assim como os dois irmãos, veio ao mundo pela Maria Mãe. “Alguém precisa nos ajudar”, solicita.

Não só gente do Lobato, mas também de Periperi, Coutos, Paripe, Praia Grande e tantos outros bairros procuravam os serviços da instituição. “Servia como referência de saúde. A Maria Mãe era um hospital completo”, garante a presidente da Associação de Pais e Mestres do Lobato, Josélia Araújo Nunes.

Dívida é de quase R$2 milhões
Somando-se as questões trabalhistas e demais pendências, a dívida da Maternidade Maria Mãe do Salvador chega quase a R$2 milhões. Para quitar esse valor, os utensílios do hospital entraram em processo de venda pública. Uma das três mesas de cirurgia acabou de ser arrematada num leilão. “Vamos tentar negociar com o comprador para reaver o equipamento”, revela o diretor da instituição.

As seis incubadoras chegaram a ser leiloadas na última quinta-feira, mas não sofreram arremate. “Uma pessoa se manifestou para levar as máquinas, mas recuou quando eu o informei que se tratava de uma instituição filantrópica”, conta Daniel Caraúna. Difícil é barrar a ação dos ladrões. Desde que o hospital foi fechado, já foram roubados um aparelho de raios-x, dois ventiladores, quatro computadores, dois microscópios e um freezer.

Mais de 20 presos fogem de delegacia de Itinga

Vinte e três presos fugiram da delegacia de Itinga, por volta das 4h20 deste sábado, 03. Durante a fuga, apenas cinco polícias faziam a segurança do local. Os fugitivos estão sendo procurados nos bairros próximos à unidade policial. Até às 10 horas de hoje, nenhum deles havia sido recapturado. Segundo informações da polícia, a cela tinha capacidade para 16 presos, mas mantinha 35. Houve também tentativa de fuga na 1º delegacia, no Barris, por volta das 2h30 de hoje.

Esta não é primeira vez no ano que presos fogem da unidade. Entre junho e agosto, já acorreram três casos de fugas de detentos por causa da superlotação.

Era uma vez uma fazenda...

Bairro popular com casas simples e cheio de becos. Ao mesmo tempo que parece uma cidade do interior, com forte marca cultural, o Garcia se contrapõe com prédios altos e colégios com tradição religiosa de classe média-alta. Há quem prefira separar o bairro em dois: Fazenda Garcia e Garcia. Mas isso não importa, o que se destaca é a qualidade de vida dos moradores e o aspecto peculiar do local.

Tudo começou onde hoje funciona os colégios estaduais Edgard Santos e Hildete Lomanto. Lá era o portão de entrada da Fazenda Garcia, origem da formação do bairro, habitado no século XIX. Há controvérsias de quem seria o proprietário, se o português Manoel Correia Garcia ou o conde Garcia D’Ávila, senhor da Casa da Torre – um dos maiores latifúndios do Brasil. Estudos e levantamentos feitos por moradores junto ao historiador Cid Teixeira apontam o português como o real dono.

Na região em torno da fazenda, precisamente na Rua do Baú (Dom Manoel I), os empregados do fazendeiro começaram a fixar residências, conforme relata o industriário aposentado Lourival Chaves. Aos poucos, novas casas foram surgindo, e as terras começaram a ser arrendadas, usadas para fazer roças e hortas. Lorito, como é conhecido, reúne material e faz pesquisas para escrever um livro sobre a história do bairro.

Casas simples e humildes formaram a região em volta da fazenda, hoje conhecida como ‘final de linha’ ou mesmo Fazenda Garcia. O clima é familiar, e a veia artística dos moradores se sobressai e ganha destaques nacional e internacional. Muitos dos mais velhos escreveram seu nome na história e estão vivos, prontos para relatar. É o caso do sambista Riachão, 85 anos, um dos maiores do Brasil, nascido e criado no Garcia. Quando não está em viagem, é lá que fica com a família.

O ator Lázaro Ramos, 29 anos, foi criado no bairro. Até hoje, seu pai mantém um sobrado na Rua do Baú, nº 49-E, que hospeda Lázaro quando está na capital. A segunda miss universo brasileira, Marta Vasconcelos, e campeões brasileiros no esporte, como Pedro Brás – integrante da seleção em 1933 – e Miltinho – campeão em jogo de botão em 1976 – também foram criados no bairro. “Aqui é rico em cultura e artistas, há respeito entre as pessoas”, define Alexandro Vasconcelos, músico e compositor.

Religião – Do outro lado do bairro, as marcas atuais são religiosas, e as casas, hoje, se misturam com prédios. Foi na Avenida Leovigildo Filgueiras que, no final do século XVIII, construiu-se o solar que abrigou o 8º Conde dos Arcos, dom Marcos de Noronha Brito, último vice-rei do Brasil. Ele foi governador da Capitania da Bahia de 1810 a 1817. Quando transferido para o Rio de Janeiro, em 1818, construiu um casarão nos padrões do Solar Conde dos Arcos da Bahia.

Em 1938, o espaço foi tombado como patrimônio histórico e comprado pela missão presbiteriana norte-americana, passando a abrigar o Colégio Dois de Julho (hoje Fundação Dois de Julho – entidade mantenedora do colégio e da faculdade). A tradição religiosa no ensino já existia no bairro com a construção pelos jesuítas do Colégio Antônio Vieira, em terra adquirida da Fazenda Garcia, em 1932. Hoje, há ainda outras instituições de educação, com tradição religiosa, como o Colégio Sacramentinas.

Próximo à Fundação Dois de Julho, há o parque da Arquidiocese de São Salvador – construção do século XIX que guarda riquezas arquitetônicas. Este funcionou como o Asilo Conde de Pereira Marinho e por muitos anos foi ocupado pelas Dorotéias. Ele não é tombado pelo patrimônio histórico. No entanto, a atual reforma busca preservar todas as características originais. No bairro, há representações de outras religiões. A Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica no final de linha. Antes, era uma capela, construída em 1906.

Vulcão na Indonésia entra em erupção e gera pânico

O vulcão Kelud, que se encontra no leste da ilha indonésia de Java, entrou em erupção neste sábado, confirmou a BMG (Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia) à rede de televisão local "Metro TV".

A erupção do Kelud gerou pânico entre a população das localidades mais próximas à cratera, que começaram a correr após ouvir a explosão.

Dezenas de moradores das localidades de Dawung, Penataran, Modangan e Kecamatan Nglegok que não tinham consentido ser retirados começaram a correr assustados após ouvir a entrada em erupção do Kelud, informou o serviço de notícias indonésio "Detiknews".

Apesar de a boca do Kelud não ser visível, porque se encontra hoje coberta por um denso nevoeiro branco, os moradores souberam imediatamente que o vulcão havia entrado em erupção e que estavam em perigo, por isso se apressaram em escapar para áreas mais seguras.

Segundo a fonte, alguns tentavam fugir da provável chegada da lava de bicicleta, enquanto outros iam de carro ou moto.

Nas estradas que levam ao sul havia muita confusão, as pessoas corriam carregando seus pertences e procuravam seus parentes.

O vulcão, que estava em situação de alerta máximo há duas semanas, apresentava terremotos vulcânicos há mais de duas horas, que ainda continua, e a temperatura do lago que fica em sua cratera alcançou 48 graus Celsius, a máxima registrada até agora.

A temperatura é muito superior aos 39 graus Celsius que atingiu durante a última explosão do vulcão, em 1990.

Segundo os especialistas, esse e outros indicadores podem ser um indício que desta vez a erupção do Kelud poderia ser mais forte do que naquela data, quando deixou 34 mortos.

O Kelud, de 1.713 metros de altura e que é considerado um dos dez mais perigosos do mundo, entrou também em erupção em 1919, e naquela ocasião deixou mais de 5.000 mortos.

Seleção de Cuba perde para Estados Unidos na Copa do Mundo de vôlei

A seleção feminina de Cuba --próxima adversária do Brasil-- foi derrotada pelos Estados Unidos neste sábado na Copa do Mundo de vôlei. A equipe cubana perdeu por 3 sets a 2 com parciais de 20/25, 25/21, 25/18, 20/25 e 15/11.

"Quando a disputa vai ao tie-break, quase tudo depende das jogadoras e do ritmo que você tem, além de um pouco de sorte. As duas equipes fizeram uma grande partida, mas acho que nos momentos decisivos nós fomos melhores", disse a chinesa Lang Ping, técnica dos Estados Unidos.

Neste domingo, Brasil e Cuba se enfrentam às 4h05 (horário de Brasília). Já os Estados Unidos enfrentam a Polônia, às 7h05.

Transporte clandestino atua sem fiscalização no feriado

Driblando a fiscalização, os motoristas que praticam o transporte clandestino intermunicipal disputaram passageiros livremente nos principais pontos de saída da cidade durante todo dia de ontem. O maior movimento de clandestinos foi registrado pela manhã, quando as fiscalizações foram mais intensas. Já pela tarde, quase não se via a presença de policiais e agentes nas ruas, e o trabalho dos clandestinos ficou ainda mais fácil.

Na Brasilgás – principal ponto de concentração dos motoristas – nenhuma blitz foi montada no local. Os passageiros eram assediados a todo momento, aos gritos. Apesar da aparente facilidade, os clandestinos ainda preferem agir com bastante cautela. Estacionar o carro longe do ponto de ônibus é a estratégia usada pela maioria para se livrar das multas. “A fiscalização até existe, mas a gente dá um jeito para não ser multado. Só coloco as pessoas no carro quando já está completo”, revela um motorista que não quis revelar o nome.

Ele defende a prática alegando que o serviço oferece “vantagens” aos passageiros que não conseguem comprar passagens na rodoviária e querem mais agilidade na viagem. A multidão que se concentra no ponto de ônibus observa o movimento e muitas pessoas não conseguem resistir à tentação. A demora dos ônibus que vêm da rodoviária, a rapidez da viagem e os preços mais em conta são os principais atrativos para quem opta pelo serviço.

Cansada de esperar por um ônibus com destino ao município de Cachoeira, a doméstica Liziane Bastos, 32 anos, não pensou duas vezes. “Não tenho nem idéia da hora que o ônibus vai passar e se vai vir cheio. Eu prefiro me garantir no clandestino”, justifica.

Perigo - Já o mecânico Elsias da Silva Santos, 37, é taxativo: não pego porque acho perigoso. Eles (os motoristas) dirigem sem segurança e muito rápido. Nunca viajo com pressa para não ter que pegar esses carros”, diz o mecânico que aguardava pacientemente um ônibus com destino ao município de Governador Mangabeira.

A ação dos clandestinos é ainda mais desafiadora em frente do terminal rodoviário. Segundo um motorista que não quis ser identificado, cerca de 50 motoristas fazem ponto no local. Enquanto os veículos ficam escondidos, eles abordam os passageiros logo na entrada da rodoviária. Ele conta que o transporte clandestino foi a única alternativa encontrada para driblar o desemprego. No ramo há dois anos, ele diz estar satisfeito com o resultado e garante que consegue ganhar até R$250 por dia de grande movimento.

De acordo com a diretora de qualidade da Agerba (agência que regula o transporte intermunicipal na Bahia), Nadjayra Carvalho, as fiscalizações contra os clandestinos ocorrem permanentemente e são intensificadas nos feriados prolongados. As ações são realizadas, na maioria das vezes, em parceria com as polícias Rodoviária Federal e Estadual. Ela afirma, no entanto, que o número da equipe é pequena para cobrir todo o estado. “Trabalhamos em esquema de deslocamento nos principais pontos do estado. Há uma dificuldade porque muitos motoristas acabam recuando quando percebem a presença dos policiais”, justifica.

Vítimas ficam oito horas em cativeiro e são torturadas em São Paulo

Uma adolescente de 16 anos e um homem de 29 foram libertados pela polícia na noite de ontem após ficarem oito horas em um cativeiro na favela do Jardim Capelinha, zona sul de São Paulo.

Segundo a polícia, eles apresentavam sinais de tortura. Quatro pessoas foram presas em flagrante no local, com idades que variam entre os 18 e 25 anos. Ainda de acordo com policiais, dois deles tinham passagem pela polícia.

As vítimas foram encontradas por volta das 22h e teriam sido seqüestradas por traficantes à tarde por causa de uma dívida de drogas que somava R$ 800.

A polícia afirma que eles confirmaram ser viciados e que havia marcas de queimaduras de cigarro e hematomas pelo corpo dos dois. Os dois foram liberados, a menor com a presença de familiares, segundo a polícia.

Uma denúncia anônima levou os agentes ao cativeiro. Segundo eles, os acusados devem ser indiciados por seqüestro e cárcere privado e encaminhados ao Centro de Detenção Provisória. O caso foi registrado no 47º DP (Capão Redondo).

Agricultores ganham incentivos para a produção de mamona

Agricultores familiares do distrito de Pilar, localizado no entorno da Mineração Caraíba, no município de Jaguarari, ganham mais incentivos para investimento no plantio da cultura da mamona, com a instalação de uma área destinada à produção de sementes. Essa é uma das ações do projeto XIQUE-XIQUE, iniciado este mês, visando o aumento da produtividade para inserção desses produtores na venda da matéria-prima para a fabricação do biodiesel.

O projeto, que viabilizou a plantação de três hectares cultiváveis, através de um sistema de irrigação artesanal, é uma parceria da Seagri, por intermédio da EBDA, o MDA, a Mineração Caraíba S.A. a Embrapa e a APRA III. A EBDA executará o projeto, através da Gerência Regional de Juazeiro, que disponibilizou a área na Estação Experimental de Caraíba, além de disponibilizar assistência de técnicos da Unidade de Execução de Pesquisa para a implantação do sistema, também denominado de Xique-Xique.

De acordo com o Gerente Regional da EBDA em Juazeiro, Fernando Moura, esta é apenas uma das ações que serão viabilizados a partir da parceria estabelecida entre as empresas. Este sistema é artesanal e parte dele pode ser confeccionado, manualmente, pelo próprio agricultor, a partir de furos em uma mangueira. Dessa forma, o produtor garante a irrigação a baixo custo, além de proporcionar economia de água. Dentro dessa parceria, o fornecimento da água para o projeto, será disponibilizado pela Mineração Caraíba. Já o preparo da área, o plantio, a adubação e os tratos culturais serão de responsabilidade da APRA III, que também realizará a colheita e a distribuição das sementes para os agricultores familiares.

A expectativa é que esta semana, a APRA III inicie o plantio da mamona que terá sua colheita de sementes, após o ciclo de aproximadamente um ano, chegando a um montante de 9 toneladas de sementes.

Papa denuncia "ameaças" que atacam a instituição da família

O papa Bento 16 denunciou neste as "muitas ameaças" que atacam "de fora e de dentro" a instituição da família católica, ao receber no Vaticano uma delegação da associação Famílias Novas, do Movimento dos Focolares.

"A Igreja está sempre perto da família e a sustenta, ainda mais agora, devido a tantas ameaças que a atacam de fora e de dentro", disse o papa.

Entre estas "ameaças", o papa falou sobre "incerteza dos namorados diante de decisões definitivas no futuro, da crise de casal, do divórcio", assim como das que chamo de "uniões irregulares".

Também denunciou "as condições das viúvas, das famílias em dificuldade, e da amparada de menores com problemas".

Diante disso, o sumo-pontífice indicou a exigência de "estratégias pastorais que ajudem os vários desafios que a família contemporânea tem que enfrentar".

O papa convidou os 200 casais do Movimento dos Focolares que recebeu hoje a "moldar" a vida familiar sob o exemplo da "família de Nazaré, ícone do amor".

Além disso, pediu "um empenho de evangelização silencioso e profundo", que sirva para fazer da família "um verdadeiro ninho de amor, e uma casa que acolha a vida e seja escola de virtudes e valores cristãos para os filhos".

"Diante dos desafios sociais, econômicos, culturais e religiosos que a sociedade contemporânea tem que enfrentar em todas as partes do mundo, sua obra é providencial", acrescentou.

Para Bento 16, "o segredo é viver o Evangelho em uma época na qual a família vive freqüentemente situações complexas e difíceis".

Ex-premiê diz que não voltará ao Paquistão com estado de emergência

A ex-premiê do Paquistão Benazir Bhutto, que está há dois dias em Dubai (Emirados Árabes Unidos), afirmou neste sábado que não voltará ao Paquistão após a imposição do estado de emergência no país, informou a rede de televisão Al Jazira, do Qatar.

Bhutto, duas vezes primeira-ministra do Paquistão, viajou na quinta-feira (1º) para Dubai para visitar sua família durante uma semana. Sua volta para o Paquistão estava prevista para o próximo dia 9, para presidir um ato público, segundo uma fonte do Partido Popular do Paquistão (PPP, liderado pela ex-premiê). Em Dubai se encontram, entre outros parentes da ex-premiê, seu marido, Asif Ali Zardari.

O presidente do Paquistão, general Pervez Musharraf, declarou hoje estado de emergência no país, diante da crescente onda de violência e das tensões políticas.

Segundo o canal paquistanês "Geo TV", o governo estuda a prorrogação, por seis meses, da vigência de uma cláusula que permite ao general Musharraf acumular o cargo de presidente e o de chefe das Forças Armadas --Musharraf foi reeleito no mês passado para um novo mandato.

O Tribunal Supremo deve determinar em breve se a reeleição de Musharraf para um novo mandato de cinco anos como presidente foi válida. Uma decisão contra o general exigiria uma nova eleição.

Além da complexa situação política, o país vive uma onda de atentados, que causou mais de 600 mortes neste ano.

Bhutto pôs fim ao exílio no último dia 18, depois de mais de oito anos, quando chegou a Karachi. Ela e o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, concordaram com a anulação das acusações de corrupção contra ela no Paquistão.

Apenas dez horas após sua chegada, sua comitiva foi alvo de um atentado no qual morreram cerca de 150 pessoas.

No dia 27 de outubro, Bhutto voou de Karachi a Sukkur, de onde seguiu para Garhi Khuda Baksh, nas proximidades de Larkana (leste do país), para orar diante do túmulo de seu pai, o ex-primeiro-ministro Zulfikar Ali Bhutto.

Desde então, a presidente do PPP havia deixado sua casa em Karachi apenas em duas ocasiões: para visitar os feridos nos atentados e para rezar pelas vítimas diante do mausoléu de Muhammad Ali Jinnah, o pai da pátria paquistanesa.

Aneel vê aumento imediato de energia

A redução na quantidade de gás natural fornecida pela Petrobras às usinas térmicas imporá um "imediato aumento no custo de energia elétrica", além de risco de racionamento de energia, afirmou o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, segundo reportagem da Folha deste sábado (íntegra do texto exclusiva para assinantes do jornal ou do UOL).

"É um cobertor curto", argumentou, sobre a oferta insuficiente de gás para atender o consumo crescente do produto e a conseqüente competição entre usinas térmicas, indústrias e veículos que usam o produto como combustível.

No caso do abastecimento das usinas térmicas, o consumo de gás não é contínuo e depende muito do nível de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas --quando estão baixos, usa-se o gás. Mas a Petrobras, por meio de um termo de compromisso assinado em maio, se comprometeu a entregar combustível suficiente para a geração de 2,3 mil megawatts de energia no segundo semestre do ano caso a seca fizesse acionar as usinas térmicas.

Kelman avalia que a impossibilidade de a Petrobras cumprir o compromisso imporá uma "repactuação" do acordo para fornecimento de gás. Sem a garantia de combustível para o funcionamento das usinas térmicas, argumenta o diretor da agência, o sistema elétrico operará com incertezas que elevarão o custo da energia.

"No curto prazo, isso vai afetar os grandes consumidores", concluiu Kelman. O aumento do custo da energia vai se refletir no chamado mercado livre, ao qual recorrem consumidores de mais de 3 MW/hora. Nesse grupo estão indústrias e até alguns shoppings centers.

JLC News - Estamos sempre de plantão para deixar você bem informado