Pelo menos duas questões do 134º Exame de Ordem da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil) chegaram, na íntegra, a cursinho preparatório de direito, afirmou Luiz D'Urso, presidente da seção paulista da entidade.
A prova, que seria aplicada neste domingo (9), foi cancelada e será remarcada para janeiro de 2008. A segunda fase, que estava prevista para ocorrer em 20 de janeiro, também foi adiada. A Ordem ainda não definiu novas datas.
A OAB tomou conhecimento do vazamento das questões por meio de telefonema feito a D'Urso no fim da tarde do sábado, véspera do exame. O interlocutor teria dito que um professor de cursinho divulgou entre sete e oito perguntas que constariam do exame de hoje - duas das quais, de fato, corresponderiam exatamente a perguntas do exame já impresso pela Vunesp (Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista).
Amanhã (10), D'Urso deve se reunir com a superintendência da Polícia Federal e solicitará a abertura de inquérito para apurar a suspeita de fraude.
O Exame da Ordem é elaborado por professores de direito e advogados selecionados pela OAB, que são proibidos de lecionar em cursinhos preparatórios, na tentativa de evitar fraudes.
25 mil fariam o exame
As avaliações seriam aplicadas, simultaneamente, nas cidades de Americana, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Guarulhos, Itapetininga, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Taubaté e Tupã.
Aproximadamente 25 mil bacharéis de direito prestariam o 134° Exame da Ordem em todo o Estado de São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da OAB, cerca de 2 mil candidatos compareceram aos locais de prova, mas encontraram os portões fechados.
A prova da 1ª fase é formada por cem questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, referente às seguintes disciplinas: direito constitucional, civil, empresarial, penal, do trabalho, administrativo, tributário, processual civil, processual penal, além de perguntar sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB, seu regulamento geral e o código de ética e disciplina.
No Exame anterior, de número 133, realizado em setembro último, foram aprovados na primeira fase somente 22,8% dos bacharéis inscritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário