segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Hospital Clériston Andrade ganha Serviço de Neurocirurgia

Após 24 anos em funcionamento, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, maior hospital do interior do estado e terceiro da Bahia, finalmente dispõe de um Serviço de Neurocirurgia. Em atividade desde sábado (01-12), quando um paciente de 24 anos atingido por disparo de arma de fogo no pescoço foi operado, o novo serviço conta com quatro neurocirurgiões - outro profissional já está sendo contatado - e vai atender, inicialmente, a vítimas de traumas, durante 24 horas.

De acordo com informações do diretor do hospital, Eduardo Leite, o objetivo é estender a capacidade de atendimento. O HGCA está em obras para ampliação de sua capacidade em mais 60 leitos de enfermaria, com a reforma de uma ala anexa que já serviu ao Hospital Colônia Lopes Rodrigues, e mais 23 leitos de UTI, esses em remanejamento de espaço do próprio Hospital Clériston Andrade. Quando tudo estiver pronto - a previsão de inauguração é para o dia 21 deste mês, com convite ao governador Jaques Wagner - será possível ampliar o Serviço de Neurocirurgia, que poderá contar com até sete neurocirurgiões.

"Estou muito feliz. Os neurocirurgiões aceitaram a proposta feita pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, de atuar em Feira de Santana", disse Eduardo Leite. "O novo serviço corrige um grande absurdo: com tantos pacientes de trauma, a região de Feira de Santana não contava com esse tipo de atendimento e os pacientes tinham de ser removidos para Salvador, com risco de vida ou de ficarem com seqüelas graves", acrescentou.

Leite aponta, ainda, que as obras de ampliação, com acréscimo de leitos tanto de enfermaria quanto de UTI, poderão garantir um melhor suporte aos pacientes do Serviço de Neurocirurgia. "O serviço, então, poderá ser disponibilizado para pacientes com outro tipo de perfil, que não apenas o de trauma", afirmou. A nova ala do HGCA, de enfermaria, será denominada Unidade de Pacientes de Longa Permanência, e as obras estão sendo feitas, em ritmo acelerado, pela Sucab - Superintendência de Construções Administrativas da Bahia, órgão também responsável pelo projeto paisagístico do novo espaço do HGCA, com supervisão da Ditec - Diretoria de Tecnologia da Sesab.

Nenhum comentário: