Todo mundo já imaginava, até porque se tratava de uma candidatura única, mas a Fifa oficializou o fato nesta terça-feira: o Brasil será a sede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio oficial foi feito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em cerimônia realizada na sede da entidade, na Suíça."Quando decidimos que a Copa seria na América do Sul, imediatamente tivemos a candidatura da CBF. Depois, recebemos a candidatura da Colômbia. Mas, quando passamos à segunda etapa da escolha, a Colômbia se retirou. Isso não facilitou nossa tarefa, pois foi um desafio submeter uma lista de requisitos a serem preenchidos por um só candidato. Por isso, exigimos um nível até maior do que se tivéssemos dois candidatos", garantiu Blatter ao anunciar que o Brasil foi eleito por unanimidade como sede do Mundial de 2014.
Minutos antes, o dirigente informou também que o Mundial feminino de 2001 ocorrerá na Alemanha, como já era esperado.
Antes dos anúncios oficiais, houve uma breve apresentação da comitiva brasileira presente no evento, que incluía o presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, além do escritor Paulo Coelho, do atacante Romário e uma série de outros políticos. Lula chegou ao evento com cerca de 15 minutos de atraso, por conta de uma reunião que teve minutos antes com a presidente da suíça, Michelen Calmy-Rey.
"A Copa de 2014 deverá encontrar o Brasil com uma infra-estrutura moderna e mais eficiente que a atual. A Copa deixará muito mais do que estádios modernos. Deixará uma herança para a população, como melhorias na segurança pública", afirmou em seu discurso inicial o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, após apresentar a comitiva brasileira presente em Zurique. Em seguida, falaram o Ministro dos Esportes, Orlando Silva, o governador da Amazonia, Eduardo Braga, e o escritor Paulo Coelho.
Também foram exibidos vídeos sobre as cidades-sedes, o crescimento econômico brasileiro e a importância do futebol para a população do País. Os vídeos apresentaram um resumo do que já havia sido mostrado aos membros da Fifa que visitaram o Brasil entre os dias 23 de agosto e 1º de setembro — quando assistiram a apresentações de 13 cidades candidatas a sede e estiveram em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário