terça-feira, 30 de outubro de 2007

Polícia Técnica tem novo coordenador em Teixeira de Freitas

O Departamento Regional de Polícia Técnica, com base no baixo extremo sul da Bahia, sediado em Teixeira de Freitas, já tem novo perito-chefe na sua coordenação administrativa, que apesar de nomeado desde 23 de agosto passado para ocupar o cargo pelo governador Jaques Wagner, só assumiu a função agora, após a sua designação efetiva pela direção do órgão em Salvador.

O novo coordenador regional do DPT é o perito criminalístico Manoel Garrido, que chegou para substituir o também criminalístico Antônio Trindade que deixou a função para se aposentar.

Segundo Manoel Garrido, a sua tarefa agora é estruturar a Polícia Técnica de Teixeira de Freitas e seus diversos setores como IML, Laboratório, Consultório de Exames de Corpo Delito e etc. Afirma que encontrou a unidade com apenas dois peritos criminalísticos, 4 peritos técnicos e um perito médico legal, além de outros dois legistas cedidos pelos municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas, numa demanda exigida por 13 municípios.

Enfatizou o Perito Garrido, que está requisitando três moças para servir na parte administrativa do órgão a fim de desafogar os peritos técnicos, 4 computadores já estão instalados em rede para facilitar o trabalho dos técnicos, para que eles possam ser removidos aos seus setores devidos, para os quais foram treinados.

Já viabiliza a chegada de mais um perito médico legal para o IML local, que está sendo transferido de Ilhéus para Teixeira de Freitas. E pedirá ao estado a abertura de mais 6 vagas de peritos criminalísticos para o DPT de Teixeira de Freitas no próximo concurso já anunciado pelo estado.

Manoel Garrido já trouxe consigo mais uma viatura para o DPT procedente de Salvador que vai aliviar um pouco mais os serviços do rabecão em alguns aspectos, e já aguarda para janeiro a chegada de mais um veículo modelo Ranger para a unidade.

A grande novidade será a implantação do laboratório de Retrato Falado no serviço de criminalística da Polícia Técnica de Teixeira de Freitas. Segundo o Perito Garrido, quando concluído o serviço, Teixeira de Freitas será uma das poucas cidades do interior a possuir o serviço que tanto irá auxiliar nas investigações policiais e nas elucidações dos crimes.

O novo coordenador do Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas, é o Dr. Manoel Gómez Garrido, de 39 anos de idade, e há 15 anos servindo aos quadros da Polícia Cientifica da Bahia. Bacharel em economia pela Universidade Católica de Salvador, pós-graduado em Administração Pública e especializado em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Como perito oficial na Bahia é especializado em exames balísticos e em perícias de crimes contra vida com aspectos específicos para os eventos delitivos envolvendo suicídios. Além de assumir a coordenadoria da Polícia Técnica na Regional de Teixeira de Freitas, Manoel Garrido ainda permanecerá acumulando a função de perito criminalístico com atuação na capital, onde também é professor de tiros da ACADEPOL - Academia de Polícia da Bahia.

Nenhum comentário: