O banco francês Crédit Agricole anunciou hoje a compra de 19,53% do banco espanhol Bankinter. De acordo com documento enviado pela instituição francesa às autoridades mobiliárias espanholas, ela comprou 4,54% de participação no Bankinter no mercado aberto e outros 14,99% de um grupo de investidores por 13,6 por ação - 809 milhões de euros no total.
A esse preço, as ações projetam o valor do banco espanhol em 5,4 bilhões de euros.
"A medida deixa claro nosso interesse no mercado de varejo espanhol", disse o porta-voz da Crédit Agricole, Alain Berry. Atualmente, a instituição opera nos mercados de private banking e administração de ativos da Espanha, onde se instalou em 1875.
Segundo Berry, essa compra é consistente com a estratégia do banco de aumentar suas posições na região do Mediterrâneo. Ainda assim, ele afirmou que o Crèdit Agricole não tem intenção de aumentar sua fatia no banco espanhol no curto prazo.
A expansão no varejo fora da França tem sido a forma com que o banco tenta enfrentar o pequeno crescimento em seu país de origem. Nos últimos anos, a instituição tem agido agressivamente na compra de ativos bancários em países vizinhos, como Itália e Espanha.
O fechamento do negócio, que ainda depende de aprovação do Banco Central da Espanha, é previsto pelo Crédit Agricole para o primeiro trimestre do ano que vem.

Nenhum comentário:
Postar um comentário