Até o momento, mais de 11 mil carteiras do idoso, que dão direito à viagens interestaduais gratuitas em ônibus, trens ou barcos, já foram distribuídas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O documento permite a pessoas de 60 anos ou mais, que ganham até dois salários-mínimos ou não podem comprovar renda, fazer viagens interestaduais de forma gratuita ou com 50% de desconto.
Essas informações são da assistente do Departamento de Proteção Social Especial do ministério, Maria das Graças Bibas, em entrevista à Rádio Nacional. Ela informou que essas carteiras podem ser adquiridas junto às Secretarias Municipais de Assistência Social. Nessas secretarias, o idoso é inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais, cuja numeração é de caráter nacional.
Segundo as informações da assistente, Minas Gerais é responsável pelo maior número de carteiras do idoso expedidas até agora: 1.600, mas, segundo ela, a idéia é que esse benefício seja ampliado e que atinja todos os 5.560 municípios brasileiros.
No mês passado, dados do ministério mostravam que, dos 4 milhões de idosos que têm direito à carteira do idoso, apenas 7.753 (0,19%) conseguiram o documento.
A carteira do idoso, que está prevista no Artigo 40 do Estatuto do Idoso, não se aplica à viagens aéreas, nem pode ser tirada por idosos que tenham renda comprovada.

Nenhum comentário:
Postar um comentário