quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Estado coordena combate ao fogo na Chapada Diamantina

Os municípios de Andaraí, Mucugê e Rio de Contas são os que apresentam os maiores focos de incêndios dentro da Chapada Diamantina. O fogo já foi controlado em Paramirim. Lençóis e Piatã também estão com a situação sob controle, apresentando apenas pequenos focos. As informações foram passadas nesta terça-feira (13), à tarde, pela equipe da Casa Militar que está auxiliando o Corpo de Bombeiros e os brigadistas no combate ao incêndio.

A Casa Militar do Governador e a Casa Civil enviaram para Lençóis, sede da Operação Chapada, duas aeronaves de combate a incêndio, duas vans para transportar os brigadistas e duas picapes. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) enviou um helicóptero para o local.

Além do apoio logístico o Governo do Estado está fornecendo auxílio alimentação às famílias que estão ajudando a debelar o fogo. Três carros-pipas foram cedidos pela empresa de terraplanagem Torc, que está executando obras na área.´

A Coordenação de Defesa Civil (Cordec) enviou fardamento e material para os 200 brigadistas voluntários. Calça, camisetas, bonés, meias e jaquetas compõem a vestimenta. Além disso, forma enviados abafadores, machados, foices, facões e enxadas. Está em processo de aquisição 40 rádios portáteis.

As aeronaves servem para reduzir as chamas que são combatidas em terra pelos brigadistas e os 150 bombeiros que estão no local. “Somente após a redução das chamas é que os homens conseguem se aproximar. As aeronaves não combatem o fogo, mas são essenciais para esse trabalho”, disse o coordenador de Defesa Civil, Antônio Rodrigues Moita.

A situação está pior em Mucugê onde há uma linha de fogo de aproximadamente dois quilômetros. Em sobrevôo realizado no final da tarde de ontem os pilotos detectaram três focos de incêndio no município de Andaraí, sendo que um deles tem mais de 500 metros de extensão e é classificado como de grande proporção.

Segundo informações do coronel do Corpo de Bombeiros, Djalma Duarte Santos, que chefia a Operação Chapada, o fogo que consumia a Serra das Almas, em Rio de Contas, está praticamente sufocado. “Assim que os focos na região forem extintos a operação vai concentrar esforços em Mucugê onde o quadro tende a se agravar ainda mais”, disse.

Nenhum comentário: