quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Terremoto no Caribe tem reflexos na região Norte do Brasil

Um terremoto de 7,4 graus na escala Richter no Caribe provocou tremores em todo o Norte do Brasil na tarde desta quinta-feira. Em Manaus (AM) e em Boa Vista (RR), o fenômeno assustou moradores de prédios, que precisaram ser desocupados.

Na capital de Roraima, a Defesa Civil diz que os tremores causaram quebra de gesso em edifícios. Não houve feridos.

O tremor aconteceu por volta das 17h (horário de Brasília). Segundo o Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), o ponto de origem do terremoto fica localizado no mar a 143 km de profundidade na região de Martinica, no leste do Caribe.

Em Manaus, o abalo durou cerca de dez segundos e foi sentido principalmente em prédios com mais de dez andares. Um dos edifícios atingidos foi o do Tribunal Regional do Trabalho. O Corpo de Bombeiros da cidade recebeu 48 chamadas de moradores preocupados com danos às estruturas dos prédios até o fim da tarde.

Os engenheiros responsáveis por obras com suspeitas de danos foram convocados pelos bombeiros para avaliar a situação após o tremor.

Em Boa Vista, a Defesa Civil recebeu pelo menos 30 chamados de moradores assustados com os efeitos do fenômeno. O coordenador do órgão, Kleber Gomes, diz que o tremor foi o mais forte já sentido na cidade. Segundo ele, os abalos duraram mais de dois minutos.

No Caribe, até o começo da noite de ontem, não havia registro de mortes. Mas foram constatados danos a estruturas de construções em Martinica.

Nenhum comentário: