terça-feira, 23 de outubro de 2007

Entidades promovem atividades no Dia Nacional de Combate à Sífilis

Dentro da programação do Dia Nacional de Combate à Sífilis, sábado (20), o Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids) e a regional baiana da Sociedade Brasileira de DST promovem atividades quinta e sexta-feira, reunindo gestores e profissionais de saúde que lidam com o problema.

A proposta, segundo a diretora do Creaids, Maria Cristina Camargo, é avaliar a atual situação da sífilis adquirida e da sífilis congênita no estado e definir estratégias para a eliminação da doença. Ela disse que, para alcançar a eliminação da sífilis congênita, a Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza a ocorrência de um caso da doença para cada mil nascidos vivos.

No Nordeste, o número de casos novos e antigos está em torno de 1.900 por mil nascidos vivos, o que supera a média do país, que é de 1.600 por mil. Para reverter o quadro atual, explicou a diretora, é necessário diagnosticar e tratar as gestantes com sífilis, “considerando que a chance de o bebê não nascer com a doença é de 100% quando a mãe é tratada adequadamente”.

Nenhum comentário: