segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Camaçari também é pólo da música gospel

Com gente de todos os lugares do Brasil e até de outros países, Camaçari é um exemplo de convivência harmoniosa entre todos os credos e religiões. Sede do Pólo Petroquímico, da fábrica Ford Nordeste e dono de uma natureza exuberante, com praias, rios, dunas e vegetação nativa, o município é também um pólo de cultura e música.

Com história de participação expressiva na produção da chamada música baiana, Camaçari conta com um grande centro de música evangélica. Os cerca de 40 mil cristãos residentes no município, representam uma parcela significativa dessa produção artística. Um dos destaques é a banda Radicais Apaixonados. Com mais de 5 mil CDs vendidos em menos de seis meses, a banda atrai muita gente para os cultos e atividades da Primeira Igreja Batista de Camaçari.

As 300 Igrejas existentes no Município são hoje responsáveis pela formação de cantores, bandas e preparação de uma nova geração de músicos, preocupados com Jesus, mas que falam a mesma linguagem universal da música dos demais grupos, independentemente da religião. Essa força começa a ser medida pela produção de CDs pelos grupos locais, cantores e bandas de todo país.

Com cinco lojas especializadas em artigos evangélicos e instrumentos musicais, Camaçari consome mensalmente cerca de 2 mil CDs originais, estima Mizael Mattos, membro da Igreja Batista Missionária de Camaçari e proprietário de um estabelecimento de instrumentos musicais. Vocalista da Condutores da Glória, banda formada por cinco jovens de igrejas diferentes, ele garante que o combate a pirataria é uma prática difundida nas Igrejas.

Disciplinados e preocupados com a qualidade, os mais de 150 artistas, entre cantores, músicos e dançarinos dos 30 grupos representantes da música gospel apresentam um variado repertório que vai do rock ao reggae. Ministério Altar, da Igreja Betel, Liberdade e Adoração, da Igreja de Deus, Grupo da Benção, da Igreja Casa da Benção e Visão Profética, da Batista Nova Esperança fazem parte dessa nova geração. Também estão antenadas com os ritmos e a qualidade da música, as bandas Tabernáculo da Glória, formada por jovens da Lírios dos Vales, e Voz da Esperança.

RELIGIÃO
Apaixonados por música, esses grupos de jovens não possuem nenhuma diferença, quanto à qualidade, das bandas da chamada música não engajada com a religião. “A música eleva o homem para mais perto de Deus”, diz a pastora Sirley Rodrigues, do Ministério de Louvor Águas do Trono.

Os artistas que fazem carreira solo também têm força entre o show gospel. A pastora Ivonete emociona muita gente, tanto nos cultos da Igreja Gilleade, como nas apresentações em escolas, clubes e encontros evangélicos. Neste mesmo filão está a cantora Ruth Pequena. Outra revelação é Eliana Rodrigues. Com três CDs gravados, é hoje um dos artistas de destaques da Assembléia de Deus.

“A música faz bem ao espírito e se cantada por mais de uma pessoa, fica ainda mais forte”, defende as irmãs Urias. O trio emociona com sua capacidade vocal e repertório variado. Completam o cast artístico da Igreja Quadrangular, a banda e o grupo de coreografia. Acompanhados pelos músicos da banda da Assembléia de Deus, Joel Cruz e Raquel Viana também fazem o maior sucesso onde se apresentam.

Elemento fundamental para tornar os cultos ainda mais atrativos, as bandas como Fruto do Avivamento, da Igreja Avivamento, Tenda da Adoração, da Unção de Adonai, também são importantes instrumentos de sensibilização das pessoas. Outros importantes veículos condutores das palavras da Bíblia são as bandas Exército de Deus, da Batista Jeová Nissi e Voz da Esperança.

CONJUEC
O Congresso da Juventude Evangélica (Conjuec), nos dias 1º e 2 de dezembro, em Camaçari, vai ser o grande palco para apresentação dos grupos e bandas gospel do Município. O encontro, que também comemora o dia da Bíblia, acontece no Espaço Camaçari e terá atrações da música evangélica nacional. Destaques para as bandas cariocas Quatro por Um e Som da Noiva, além de Art Trio,Marinez, ex-integrante da Banda Reflexus e Lázaro, ex-integrante do Olodum.

Nenhum comentário: