O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anunciou hoje, em visita ao governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que as obras da Transposição do Rio São Francisco vão receber um aporte federal de R$ 250 milhões até o final do ano. O ministro também assegurou que dentro de 15 a 20 dias será divulgado o resultado do processo licitatório com a empresa vencedora que vai participar das obras referentes ao primeiro lote do Eixo Norte.
"Abrimos as propostas de preço que estão sendo analisadas tecnicamente. Nossa expectativa é que, em 15 a 20 dias, tenhamos condições de assinar o contrato referente ao primeiro lote do Eixo Norte e, a partir daí, trazer a empresa privada para dentro da obra, o que vai trazer mais celeridade ao andamento das obras", declarou Geddel Vieira Lima.
O ministro adiantou, também, que mais recursos para as obras da Transposição já estão assegurados. "Meu desejo é empenhar recursos equivalentes a R$ 250 milhões para o lote um da licitação, que equivale ao lote um do eixo Norte. A partir daí, destravando o primeiro lote, tenho absoluta certeza que vamos dar celeridade aos outros para cumprir o cronograma", afirmou.
Geddel Vieira Lima disse que as obras estão sendo executadas dentro do cronograma previsto e que pretende inaugurar parte do projeto até o final de 2010. "Se possível, vamos inaugurar o eixo Leste ainda no Governo Lula e deixar o eixo Norte de forma absolutamente irreversível", anunciou.
O ministro culpou o Judiciário pela burocracia que tem impedido um ritmo mais acelerado às obras, que ainda não contam com a participação das empresas privadas. "Temos que acelerar agora, mas temos que contar sempre com os imprevistos da Justiça, do Tribunal de Contas e companhia, sobretudo nessa questão da licitação para se trazer as empresas privadas para dentro da obra", reclamou.
No entanto, elogiou a equipe econômica do Governo Lula, ressaltando que não está encontrando dificuldades para liberar recursos alocados no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Os recursos orçamentários do PAC vêm andando bem. É justo que se cumprimente a área econômica, porque toda vez que temos que liberar recursos do PAC ou se fazer empenho, a liberação tem sido imediata", elogiou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário