O verão passa, os problemas ficam. Insegurança, iluminação insuficiente, sujeira nas ruas e na praia. Um rápido giro pelo Porto da Barra e uma série de deficiências são facilmente constatadas. Diante disso, moradores e comerciantes vêem com descrença a realização do projeto Praia 24h, que pretende transformar o Porto num espaço de lazer em tempo integral durante os dias 09, 16 e 23 de fevereiro próximo.Concebido pela Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa), o Praia 24h contará com uma superestrutura com palco flutuante e aparato especial de segurança. Durante os três dias, haverá uma programação com shows, atividades físicas e exibição de filmes. O objetivo é manter o turista na cidade durante o restante do verão, já que o carnaval 2008 acontecerá mais cedo, na primeira semana de fevereiro. “De que adianta toda essa estrutura apenas durante três dias no verão?” questiona o empresário Alexandre Barbosa. Morador do Porto da Barra há três anos, ele afirma que o ponto turístico é tratado com o descaso pelo poder público durante a maior parte do ano. “No carnaval é tudo lindo. As ruas são bem iluminadas, há mais policiais nas ruas e banheiros públicos são disponibilizados. Mas no dia-a-dia o que se vê é sujeira, lâmpadas quebradas e falta de policiamento”, critica Barbosa, apontando para o módulo policial que está temporariamente desativado.
Insegurança - Apesar da perspectiva de bons negócios, alguns comerciantes se mostram céticos em relação a uma melhoria da infra-estrutura da praia. E reclamam da insegurança, considerada principal obstáculo para o incremento do turismo local: "Isso aqui durante à noite é terrível. Temos que orientar os turistas à não andar na rua depois das 22h", revela o proprietário de um restaurante que não quis se identificar.
O Universitário Diego Ortega, frequentador contumaz do Porto, admite frequentar a praia somente durante o dia. “Eu tenho medo de andar aqui à noite. Não venho de jeito nenhum. Você viria?”, questiona, em tom desafiador. Já o taxista Júlio César de Jesus, que trabalha no Porto há dois anos, reclama da falta de manutenção dos postes de luz. Para ele, a iluminação precária facilita a ação do assaltantes. "O que mais se vê aqui é ladrão de carteira e celular", diz.
De acordo com a assessoria da secretaria de Serviços Públicos da prefeitura, a Barra está passando por um levantamento lumitotécnico, para avaliar as necessidades de luz dos logradouros. Caso haja necessidade, a iluminação pública poderá ser incrementada até a segunda quinzena de dezembro, através do programa Banho de Luz.
Projeto Piloto - Conforme a Assessoria de Imprensa da Bahiatursa, o Praia 24h será utilizado como projeto piloto para futuras intervenções no Porto da Barra. O projeto poderá até se tornar permanente, de acordo com a viabilidade e a aceitação da comunidade local. Caso seja bem sucedido, o Praia 24h poderá ser expandido para outras praias da cidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário