O município de Igaporã começa a mobilizar a população para os cuidados com a proliferação da dengue, com a proximidade do período de chuvas na região, quando os riscos da doença é maior. Aproveitando da Campanha Nacional “ Combater a Dengue é um dever meu, seu e de todos”. As ações visam estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica. Apesar de Igaporã, não ter registrado nenhum caso nos últimos dois anos, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo atividades de cunho educativas, com prioridades nos locais mais favoráveis à reprodução do mosquito Aedes Aegypti, caixas dágua, acumulo de lixo, lotes sem construção, etc.. As informações são do site da Prefeitura de Igaporã.
Para isso, foi realizado no mês de maio passado, o Mutirão de Limpeza Pública no combate à dengue, onde os agentes de combate à endemias, agentes comunitários de saúde, alunos do curso de Serviço Social e alunos da rede municipal de ensino, percorreram todos os domicílios da cidade, recolhendo garrafas, frascos, orientando a população dos cuidados e distribuindo panfletos. Neste mês as Escolas Municipais Coronel Olimpio Cunegundes das Neves e Hugo Baltazar da Silveira, elaboraram um projeto visando despertar a consciência da população para o cuidado com a natureza, e colaborando com o controle da doença.
A prevenção é a melhor forma de combater a doença. Esvaziar garrafas paradas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem os tonéis e caixas de água são algumas iniciativas básicas. Todo local de água parada deve ser eliminado, pois é lá que o mosquito transmissor, o Aedes Aegypti, coloca os seus ovos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário