quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Universidades estaduais atuam na inclusão sócio-digital na Bahia

Os mais de 700 gestores e monitores dos centros Digitais de Cidadania (CDCs) do Programa de Inclusão Sócio-Digital do Estado da Bahia estão sendo capacitados para prestar um melhor atendimento aos cidadãos.

A idéia é que eles atuem na implantação de um Núcleo de Gestão Colaborativa (Nugec) em cada centro, buscando uma maior mobilização das comunidades locais e incentivando uma melhor apropriação das ferramentas de informática disponíveis gratuitamente no local.

O curso, ministrado por representantes de universidades estaduais baianas, foi iniciado, hoje (23), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, e ontem, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Vitória da Conquista.

O programa é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e acontece em 264 municípios, por meio dos CDCs, que são salas com computadores equipados com programas e que fornecem acesso gratuito à internet.

A Uneb é responsável por atuar na capacitação dos monitores e gestores de 149 destes municípios, responsáveis por orientar os cidadãos no uso dos equipamentos. "A idéia é que o Núcleo de Gestão Colaborativa atue como uma nova ferramenta para melhor desenvolver as atividades sócio-educativas dos CDCs", comentou a coordenadora do grupo de Pesquisa Tecnologia Inteligente da Uneb, Tânia Hetkowiski.

Na Uesb, a capacitação ocorre junto a 70 gestores e monitores dos CDCs. A primeira e a última aula são presenciais, em auditório. A maior parte do curso ministrado na modalidade de ensino à distância, com o uso da informática, e conta com quatro módulos com os temas software-livre, cultura digital, projetos sócio-educativos e gestão colaborativa.

O ambiente virtual Moodle utilizado para a capacitação foi customizado pela equipe de desenvolvimento em Software Livre da Secti. “Esta foi a estratégia que encontramos para poder atuar na formação profissional da equipe, que se encontra distribuída por diversos municípios”, disse a coordenadra de Desenvolvimento de Softwares do PISD, Vanessa Branco.

Amanhã (24), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inicia sua contribuição no processo de capacitação da equipe técnica dos CDCs. A Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, também atuará neste processo, começando o curso na quinta-feira (25). Após os cursos, que têm previsão de durar cerca de um mês, as equipes dos CDCs estarão aptas a implantar os Nugecs, para iniciar as atividades junto às comunidades.

Nenhum comentário: