quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Conselho apóia porto na orla de Camaçari

O Conselho de Turismo do Pólo Salvador e Entorno aprovou a proposta apresentada pela Secretaria de Turismo de Camaçari, de implantar um porto turístico e pesqueiro no Município. O 11º encontro, realizado nesta quarta-feira (21/11), na Cidade do Saber, reuniu representantes dos municípios do consórcio Costa dos Coqueiros e da Secretaria de Turismo do Estado (Setur).

Considerado um importante elemento de estímulo e desenvolvimento do turismo na região, o porto vai dinamizar a economia pesqueira de Camaçari, além de incentivar o turismo náutico numa reunião sem nenhum atracadouro entre Salvador e Aracaju (SE). A proposta prevê a construção do equipamento na área próxima ao emissário submarino da Cetrel, em Arembepe, onde já existe infra-estrutura adequada.

Durante a abertura do encontro, o prefeito Luiz Caetano defendeu que as regras para a implantação de empreendimentos turísticos sejam “aprovadas e discutidas com o poder público municipal e a sociedade organizada”. "Camaçari não se interessa por projetos turísticos fechados e que só beneficiam o Município com a arrecadação de impostos", disse.

Camaçari precisa desenvolver uma economia de forma sustentável, com empreendimentos que gerem mais do que empregos nos hotéis. O rico ecossistema, a deliciosa culinária e o belíssimo e criativo artesanato podem gerar mais renda com os turistas visitando as localidades, conhecendo os restaurantes e adquirindo arte popular, justificou. O prefeito lembrou que a atual administração vem investindo na qualificação de mão-de-obra, com cursos e estímulo às atividades dos micro e pequenos empresários.

Para Eduardo Farina, superintendente de investimentos da Setur, a política do governo de Camaçari é o melhor caminho para quem defende um modelo de desenvolvimento de turismo sustentável. A construção de mecanismos capazes de ampliar essa rede produtiva local é fundamental para garantir mais emprego e renda para a população.

A implantação de um projeto turístico amplo passa pela criação de uma nova cultura, com o projeto Caminho dos Sete Paraísos, de divulgação das belezas naturais dos 42 quilômetros de praias de Camaçari. Infra-estrutura e equipamentos como a construção do Complexo Olímpico de Camaçari, prevista para começar no primeiro trimestre de 2008, vai assegurar à região um dos mais modernos equipamentos de esporte do Nordeste e Norte do país, capaz de sediar grandes competições.

Nenhum comentário: