O deputado federal Iran Barbosa (PT-Se) chamou hoje a atenção do Congresso Nacional para a dura e cruel realidade vivida por muitos sergipanos e nordestinos com a chegada do "tão temido" período de estiagem. O parlamentar sergipano pediu ajuda e empenho do Governo do Estado e dos prefeitos das regiões atingidas para amenizar o sofrimento das pessoas afetadas pela seca.
"Para quem não conhece a Região parece pouco real, surrealista, já que se vê em grande parte uma vegetação de um verde até vicejante, mas que esconde um outro cenário, o da falta permanente de água para tudo", disse o parlamentar sergipano, ressaltando que o fenômeno é chamado pelos sertanejos de "seca verde".
De acordo com Iran, para se ter "uma rápida idéia desse paradoxo natural, os satélites meteorológicos que rastreiam Sergipe identificam, por exemplo, no município sergipano de Poço Redondo, vários pontos de vegetação verde. No entanto, esse não é um sinal de que no lugar não falta água, mas é uma ilusão, que esconde uma forte estiagem", explicou.
"As chuvas desse ano foram muito dispersas, insuficientes para armazenar água nos açudes e reservatórios, mas o bastante para deixar as plantas esverdeadas, criando assim o cenário da 'seca verde'", acrescentou o parlamentar, ao apresentar números do Departamento Estadual de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro-SE), que detectou a situação mais crítica justamente em Poço Redondo.
Ele contou que o município teve 98% da sua safra de feijão e milho perdida e está entre as áreas sergipanas que já pediram decretação de estado de emergência por causa da seca. "De acordo com a Deagro (Departamento Agropecuário), os municípios do alto sertão sergipano já tiveram perda média de 70% da sua produção agrícola deste ano por causa da seca".

Nenhum comentário:
Postar um comentário