sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Supermercados baianos se unem para ganhar competitividade

Eles perceberam que o velho lema 'a união faz a força' permanece bastante atual. Com a cultura do associativismo como referencial, 11 supermercadistas da Grande Salvador formaram a rede Mix Bahia. Com bandeira única e o apoio do Sebrae, por meio do projeto Centrais de Negócios, os supermercados querem usufruir de uma série de benefícios proporcionados pela atuação em grupo, como reforçar estratégias de marketing e buscar preços mais competitivos.

O surgimento da Mix Bahia se relaciona a um conceito moderno incentivado pelo Sistema Sebrae e por outras instituições: as Centrais de Negócios. Desenvolvido pelo Sebrae Nacional, o projeto Centrais de Negócios existe em 24 estados e no Distrito Federal. Essa ferramenta tem como foco principal as compras conjuntas e ações de comercialização. As Centrais se baseiam em elementos essenciais assumidos coletivamente, como a confiança nos parceiros, o comprometimento e a troca de experiências.

Josué Telles, presidente da Mix Bahia, enxerga duas vantagens principais na associação dos supermercados. A primeira, segundo ele, está na realização de negócios de forma coletiva. "Em grupo podemos comercializar um volume maior, com uma grande massa crítica em relação ao processo e o aumento no poder de barganha", diz.

Outra vantagem da Central de Negócios, na visão do presidente da rede, diz respeito às possibilidades de desenvolver ações de marketing mais intensas. "Para um dono de supermercado sozinho fica muito caro investir em publicidade. Em conjunto sobram mais recursos para financiar uma propaganda na televisão ou para produzirmos um encarte em um jornal", exemplifica Telles. Josué vê ainda no trabalho em rede benefícios na troca de informações e conhecimentos e na obtenção de assessoria jurídica e prestação de serviços.

Nenhum comentário: