quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Últimos prédios são demolidos para construção de represa das Três Gargantas

Em apenas quatro segundos, foram reduzidos hoje a escombros os últimos edifícios localizados nos terrenos que serão alagados pelas águas da represa das Três Gargantas na China, o maior projeto hidrelétrico do mundo.

Quatrocentos quilos de dinamite foram necessários para demolir os 13 edifícios, situados no distrito de Kaixian da Prefeitura sudoeste de Chongqing, apontou Qi Meiwen, diretor do Birô de Migração local, citado por "Rádio Internacional da China".

As 457 famílias que viviam nos apartamentos foram realocadas no final de outubro, e com elas aumenta para 1,23 milhão de pessoas que tiveram que ser deslocadas por causa da construção da represa, que já começou a gerar eletricidade, embora até o próximo ano não estará totalmente finalizada.

Segundo disse Luo Nengping, chefe da operação, em Kaixian, com 1.800 anos de antiguidade, foram demolidas até agora propriedades que ocupavam um total de 2,5 milhões de metros quadrados.

A polêmica represa, cuja construção começou em 1993 com um orçamento de US$ 22,5 bilhões, fica no curso médio do rio Yang Tsé, o mais longo da Ásia, e no total obrigará a realocação de cerca de 1,4 milhão de pessoas.

Nenhum comentário: