O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) apresentou à imprensa, na última segunda-feira (12), a campanha Mesário Voluntário. O objetivo é atrair estudantes universitários e secundaristas, bem como servidores públicos para participarem espontaneamente do processo eleitoral. A expectativa é arregimentar mesários voluntários em quantidade equivalente a 10% do total necessário para o estado.
Segundo a presidente e desembargadora do TRE-BA, Licia de Castro Laranjeira Carvalho, a iniciativa do Tribunal reforça conceitos de democracia. “A Campanha visa propagar a função institucional da Justiça Eleitoral e seu papel junto à sociedade, atrair e conscientizar as pessoas sobre o dever cívico. A proposta é prover as seções eleitorais de mesários voluntários, motivados e capazes de desempenhar suas funções de forma segura e com eficiência”.
Ao convidar voluntários para atuarem como mesários, o TRE-BA pretende atrair pessoas comprometidas e que de fato queiram colaborar no dia das eleições. “Um problema grave quando o mesário não comparece é a falta de preparo de quem vai assumir, pois ao ser recrutada a pessoa recebe treinamento”, pontuou o corregedor regional eleitoral, o juiz Antonio Cunha Cavalcanti.
A instrução efetiva do mesário para o bom funcionamento da eleição é um dos motes da campanha. As últimas eleições revelaram que a maioria dos mesários, embora devidamente orientada, não demonstrou habilidade e segurança para lidar com eventuais ocorrências durante o dia do pleito.
A Campanha
A iniciativa abrangerá 204 Zonas Eleitorais (ZE) da capital e do interior. Entre os aspectos positivos se destacam a facilidade na localização dos mesários nomeados, redução do número de substituições de mesários, integração das Zonas Eleitorai, celeridade com melhor qualidade dos trabalhos da mesa receptora de votos e a própria satisfação dos mesários.
Para cooptar voluntários, o TRE-BA fará visitas a órgãos e empresas públicas, universidades, faculdades e escolas de ensino médio, onde serão distribuídas fichas de inscrição. Também está prevista a celebração de parcerias com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia com vistas à implantação do projeto Mesário-Secundarista, e universidades e faculdades para implementação do projeto Mesário-Universitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário