O sistema de saúde pública de Feira de Santana vai ganhar dez novas unidades do PSF (Programa Saúde da Família) que serão instaladas nos próximos dias. Sete delas são implantações do serviço (cinco no conjunto Feira IX e duas na Rocinha), e o restante está na categoria ampliação.
Os povoados de Tanquinho (Humildes) também contarão com essas instalações. No distrito já existem outras unidades. Semana passada foram iniciadas as construções dos centros de saúde nos povoados de Terra Dura e Fulô, Tomba, que já contam com três unidades, e a terceira vai ser destinada ao distrito de Tiquaruçu, onde já existe a prestação deste serviço.
Em Feira de Santana já existem 72 unidades do PSF em funcionamento. Cada uma delas tem médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, apoio administrativo e dos agentes comunitários de saúde que são responsáveis pelo atendimento de grupos familiares formados a partir de 600 residências a mil unidades – entre 3 mil e cinco mil pessoas.
“A implantação de novas unidades, bem como a ampliação do serviço, está sendo feito de acordo à demanda, onde nossos técnicos detectam a necessidade. Estudos são iniciados para que a unidade do PSF seja instalada”, disse a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas. “A nossa meta a curto prazo é não deixar áreas descobertas, sem estarem incluídas neste importante serviço”.
Outro ponto evidenciado pela secretária é que algumas unidades do PSF também prestam atendimento na área de odontologia. “Os nossos objetivos nesta área estão sendo gradativamente atingidos. Existe a determinação do prefeito José Ronaldo de Carvalho em levar atendimento de qualidade a todas áreas do município”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário