quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Prefeitura de Juazeiro entrega barracas padronizadas na Ilha do Rodeadouro

Freqüentadores de uma das maiores e mais freqüentadas ilhas do rio São Francisco, em Juazeiro, vão ganhar novas instalações na área de lazer. As obras de padronização e reestruturação das barracas da Ilha do Rodeadouro estão a todo vapor. Iniciada em julho deste ano, a reforma que dará uma nova estrutura ao espaço, está prevista para ser concluída em julho do próximo ano. Mas, agora em dezembro, barraqueiros e banhistas poderão usufruir as primeiras benfeitorias no local. As barracas uniformizadas oferecem mais comodidade e conforto aos freqüentadores. Além, claro, da culinária típica, da agradável travessia de barca e do prazer de curtir as águas do Velho Chico.

Serão investidos cerca de R$ 700 mil até a conclusão do projeto. A ação, coordenada pela Secretária Extraordinária de Desenvolvimento Econômico Social e Cultural do município (Sedesc) com recursos do Ministério da Integração Nacional (MIN), integra o projeto de reestruturação da ilha, que inicialmente contemplará 20 barraqueiros com expectativa para outras 08 barracas. Na segunda fase serão restaurados os píers da Vila e da Ilha do Rodeadouro, construídos atracadouros, banheiros, poços artesianos (para oferecer água potável) e fossa sumidouro (para o tratamento de dejetos e o esgotamento sanitário). A terceira etapa corresponde à complementação das barracas.

A gerente de Desenvolvimento Econômico no município, Marlize Mainardes, relata que o planejamento foi aprovado pelo Governo Federal e as obras estão prosseguindo de acordo com a liberação dos recursos. “O andamento das obras estão de acordo com a programação. Até julho de 2008, estaremos entregando todo o equipamento pronto, totalmente renovado para a comunidade do Rodeadouro”, afirma, acrescentando que Juazeiro terá o melhor e maior equipamento turístico do estado instalado em ilhas fluviais.

A Ilha atrai uma média de dois mil visitantes nos finais de semana. Por isso, segundo Marlize, a Prefeitura de Juazeiro buscou oferecer melhores condições estruturais para os nativos, que comercializam no local e para os turistas, sem desrespeitar as condições do meio ambiente. “Como em todas as grandes cidades que oferecem áreas de lazer com qualidade, Juazeiro também vai se destacar com esse novo espaço”, declara a banhista Érika de Camargo.

Para o proprietário da barraca Água de Beber, Bosco Freitas, essa transformação vai melhorar o ecoturismo da região. “O resultado final vai ser bastante positivo. O fluxo do turismo vai aumentar consideravelmente, porque estaremos oferecendo para nossos clientes um espaço mais confortável, mais atrativo. Toda essa estrutura vai fortalecer o Rodeadouro, que deverá se tornar o maior ponto turístico da região”, relata expondo que outra intervenção que beneficiaria o local é a construção de um dique para quebrar a força da água nos momentos de enchentes e diminuir as conseqüências da erosão.

Opinião que o também barraqueiro Edmilson Benevides concorda. “A tendência é melhorar cada vez mais, vamos oferecer alimentos com mais higiene, água torneral e potável. Vale muita a pena esse investimento”, finaliza.

Nenhum comentário: