O índio pataxó Jackson da Silva Macial, 21 anos, morador da aldeia de Barra Velha no Parque Nacional de Monte Pascoal em território do município de Porto Seguro, arredores de Itamaraju, fez parte da estréia do conjunto de UTIs do Hospital Geral do Município de Teixeira de Freitas – HGM.
Ele chegou a uma das unidades no final da tarde desta última sexta-feira (26/10), uma semana depois da inauguração do pólo macro de saúde da região em Teixeira de Freitas. O índio já estava internado desde setembro no Hospital Metropolitano da Serra, município da região metropolitana de Vitória.
Há um ano ele ficou tetraplégico em conseqüência de uma fratura na coluna cervical após um mergulho em um riacho na divisa dos municípios de Porto Seguro e Prado. Ele chegou a Teixeira de Freitas num avião cedido pelo governo do estado da Bahia.
A transferência do índio Jackson para Teixeira de Freitas tem um significado maior, como explica o diretor do HGM, o médico Jorge Gonçalves, porque representa a importância de se fortalecer os pólos regionais a fim de garantir uma assistência à saúde de melhor qualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário