O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, anunciou nesta segunda-feira (29) que está com câncer de próstata.Olmert, de 62 anos, fez esta revelação em comparecimento especial em seu escritório em Jerusalém, na presença de dezenas de veículos de comunicação.
O premiê disse ainda que será operado nos próximos meses e permanecerá no cargo.
Em entrevista coletiva especial em seu escritório em Jerusalém, Olmert revelou que o câncer está em sua primeira etapa e que não precisaria fazer quimioterapia.
O chefe do governo israelense disse que recentemente foi diagnosticado que tinha sintomas de um tumor na próstata, durante uma revisão médica de rotina que fez ao voltar da Rússia, em 19 de outubro.
Olmert advertiu que o tumor é microscópico, que não houve metástase e que tem plenas possibilidades de se recuperar.
Os médicos que atendem o primeiro-ministro, Shlomo Segev e Kobi Ramon, do Centro Médico Cheeba em Tel Hashomer, próximo a Tel Aviv, disseram que o tumor de Olmert "está localizado na próstata e não representa um risco" para sua vida.
Ramon disse que o chefe do Governo poderá adiar o tratamento do tumor pelo menos seis semanas, sem enfrentar nenhum risco médico.
Segev disse que os especialistas descobriram a doença em um exame de sangue, e em uma posterior biópsia foi revelada a presença de "um tumor microscópico" na próstata. Esclareceu que, para os casos semelhantes ao do primeiro-ministro, e caso não seja localizado um tumor, "as pessoas pode continuar com perfeita normalidade sem saber que tem algo".
Os médicos disseram que existem várias técnicas para erradicar o tumor, mas que Olmert se inclinou por retirá-lo em uma intervenção cirúrgica, que poderia acontecer com anestesia total ou parcial.
Diante de uma pergunta dos jornalistas sobre possíveis relações entre o estresse e o surgimento deste tipo de câncer, Ramon ressaltou que, "segundo os métodos científicos conhecidos, não existe uma relação entre a possível pressão do cargo com o desenvolvimento da doença".
Olmert informou nesta segunda ao presidente israelense, Shimon Peres, e à ministra de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, sobre seu estado de saúde, informou a rádio pública israelense.
A doença
O câncer de próstata é o tipo mais comum de tumor entre homens acima dos 50 anos e o segundo que mais mata, atrás apenas do câncer de pulmão. Apesar de perigoso, ele tem altas taxas de cura se for detectado logo nos primeiros estágios. E para isso, o acompanhamento de um urologista e o exame de toque retal são muito importantes.
Geralmente, esse tipo de tumor cresce lenta e silenciosamente -- pode demorar 15 anos para ele chegar a cerca de 1cm3. A maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma ou apenas sintomas leves, como dificuldade para urinar e aumento na freqüência da vontade de ir ao banheiro. É por isso que o acompanhamento médico, mesmo em quem se sente muito bem, é tão importante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário