quinta-feira, 1 de novembro de 2007

UNEB realiza VIII Encontro de Educação Química em Salvador

UNEB realiza VIII Encontro de Educação Química, que reúne professores e estudantes em debates sobre novas abordagens para o ensino da disciplina - Dias 7 a 9/novembro, em Salvador - Inscrições abertas Despertar o interesse de jovens estudantes para a química não é tarefa das mais fáceis. Os professores da disciplina precisam estar sempre atualizados com as metodologias de ensino e as novas pesquisas científicas que demonstram a importância da química na vida cotidiana.

Pensando nisso, o Colegiado de Química da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) realiza entre os dias 7 e 9 de novembro o VIII Encontro de Educação Química. O evento acontece no Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), no Campus I, em Salvador.

Professores e estudantes interessados em participar do encontro podem se inscrever até o dia 7 de novembro, no próprio colegiado. As inscrições custam R$ 25, para aqueles que quiserem participar de apenas um mini-curso; e R$40, para quem quiser participar de duas das atividades.

Consolidado como um espaço de formação e debates sobre o ensino de química nas escolas, o encontro traz como tema desta edição o Projetos e Concepções da Educação Química: construindo um mundo melhor? O tema será abordado na conferência de abertura ministrada pela professora Roseli Schnetzler, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Segundo a coordenadora do evento, professora Bárbara Moreira, o objetivo do encontro é "promover a discussão sobre as mudanças conceituais e práticas da educação Química, permitindo que os professores reflitam sobre sua atuação no campo".

Outros destaques da programação são os mini-cursos e mesas temáticas que abordarão questões da metodologia e experiências de ensino, como desafios da disciplina, a formação dos professores e a utilização de experimentos como ferramenta metodológica.

Além disso, as atividades também serão dedicadas a temas da atualidade, como a questão ambiental, o desenvolvimento dos combustíveis orgânicos, como o biodiesel, e ainda aspectos da teoria quântica. O objetivo de abordar estes temas é preparar o professor para levar estas questões para a sala de aula.

"O professor pode levar estes temas para uma ampla discussão interdisciplinar, e dessa forma contribui para uma formação e reflexão critica do estudante", avalia Bárbara.

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