Agricultores familiares do distrito de Pilar, localizado no entorno da Mineração Caraíba, no município de Jaguarari, ganham mais incentivos para investimento no plantio da cultura da mamona, com a instalação de uma área destinada à produção de sementes. Essa é uma das ações do projeto XIQUE-XIQUE, iniciado este mês, visando o aumento da produtividade para inserção desses produtores na venda da matéria-prima para a fabricação do biodiesel.
O projeto, que viabilizou a plantação de três hectares cultiváveis, através de um sistema de irrigação artesanal, é uma parceria da Seagri, por intermédio da EBDA, o MDA, a Mineração Caraíba S.A. a Embrapa e a APRA III. A EBDA executará o projeto, através da Gerência Regional de Juazeiro, que disponibilizou a área na Estação Experimental de Caraíba, além de disponibilizar assistência de técnicos da Unidade de Execução de Pesquisa para a implantação do sistema, também denominado de Xique-Xique.
De acordo com o Gerente Regional da EBDA em Juazeiro, Fernando Moura, esta é apenas uma das ações que serão viabilizados a partir da parceria estabelecida entre as empresas. Este sistema é artesanal e parte dele pode ser confeccionado, manualmente, pelo próprio agricultor, a partir de furos em uma mangueira. Dessa forma, o produtor garante a irrigação a baixo custo, além de proporcionar economia de água. Dentro dessa parceria, o fornecimento da água para o projeto, será disponibilizado pela Mineração Caraíba. Já o preparo da área, o plantio, a adubação e os tratos culturais serão de responsabilidade da APRA III, que também realizará a colheita e a distribuição das sementes para os agricultores familiares.
A expectativa é que esta semana, a APRA III inicie o plantio da mamona que terá sua colheita de sementes, após o ciclo de aproximadamente um ano, chegando a um montante de 9 toneladas de sementes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário