sábado, 3 de novembro de 2007

Vitória conquista empate heróico em Curitiba

Com um jogador a menos nos minutos finais, o Vitória conseguiu um precioso ponto fora de casa contra o líder isolado da Série B, o Coritiba. O atacante Joãozinho, autor dos dois gols rubro-negros, foi o principal responsável pelo empate por 2 x 2, que deixou o Vitória na terceira posição da Série B, com 55 pontos.

Mesmo jogando em um Couto Pereira lotado pela torcida do Coxa Branca, que em caso de triunfo carimbava sua passagem antecipada para a Série A em 2008, o Vitória não se mostrou intimidado e soube explorar os contra-ataques. O domínio da partida foi do Coritiba, que aos 30 minutos abriu o placar quando Fabinho aproveitou uma falha da defesa rubro-negra e recebeu sozinho o toque do meio-campo Pedro Ken, batendo no canto do goleiro Ney.

Mas bastaram apenas 11 minutos para o empate do Vitória. Joãozinho recebeu o passe na linha da grnade área e chutou com precisão no canto do goleiro Edson Bastos. A bola ainda tocou a trave antes de entrar.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Renê Simões fez uma substituição, colocando Túlio no lugar de Ivo. Bastaram 6 minutos para esta modificação dar resultado. Em um belo chute de fora da área, Túlio colocou novamente o Coritiba na frente, para a alegria da esmagadora maioria dos 32.604 pagantes presentes ao Couto Pereira.

O resultado dava ao Coritiba a classificação para a Série A, sem precisar de outros resultados. classificação que só seria confirmada uma hora depois do final do jogo, com a derrota por 2 a 0 do Criciúma, em casa, para o Santo André. Como faltam apenas quatro rodadas e a deiferença entre o líder para o quinto colocado é de 13 pontos, o Coxa já está matematicamente garantido na Série A em 2008.

Perdido por 2 a 1, perdido por mil. Sem nada a temer, Vadão ousou nas substituições: promoveu a entrada de Sorato, Luiz Fernando e Adriano nos respectivos lugares de Indio, Jackson e Chicão. Mas foi o atacante Joãozinho que novamente resolveu, com um belo chute da entrada da área no canto esquerdo do goleiro Edson Bastos.

A situção complicou para o Vitória a partir dos 39 minutos, quando o meia Luiz Fernando deu um imprudente carrinho e recebeu o segundo cartão amarelo. A partir de então, o Coritiba, empurrado pela sua torcida, pressionou o Vitória até o final do jogo, mas sem resultado. No final, Vadão foi excluído de campo pelo árbitro capixaba Édson Esperidião por reclamação.

"Esse árbitro está de brincadeira com a gente. ele deveria ter expulsado o Ânderson Lima, que fez falta de último homem no Adriano", reclamou. O próximo confronto do Vitória será no próximo sábado, às 15 horas (horário de Salvador) contra o Paulista, equipe que ocupa a 18ª posição, com 39 pontos, e tenta desesperadamente fugir da zona de rebaixamento para a Série C.

Nenhum comentário: