sábado, 3 de novembro de 2007

Vulcão na Indonésia entra em erupção e gera pânico

O vulcão Kelud, que se encontra no leste da ilha indonésia de Java, entrou em erupção neste sábado, confirmou a BMG (Agência de Meteorologia e Geofísica da Indonésia) à rede de televisão local "Metro TV".

A erupção do Kelud gerou pânico entre a população das localidades mais próximas à cratera, que começaram a correr após ouvir a explosão.

Dezenas de moradores das localidades de Dawung, Penataran, Modangan e Kecamatan Nglegok que não tinham consentido ser retirados começaram a correr assustados após ouvir a entrada em erupção do Kelud, informou o serviço de notícias indonésio "Detiknews".

Apesar de a boca do Kelud não ser visível, porque se encontra hoje coberta por um denso nevoeiro branco, os moradores souberam imediatamente que o vulcão havia entrado em erupção e que estavam em perigo, por isso se apressaram em escapar para áreas mais seguras.

Segundo a fonte, alguns tentavam fugir da provável chegada da lava de bicicleta, enquanto outros iam de carro ou moto.

Nas estradas que levam ao sul havia muita confusão, as pessoas corriam carregando seus pertences e procuravam seus parentes.

O vulcão, que estava em situação de alerta máximo há duas semanas, apresentava terremotos vulcânicos há mais de duas horas, que ainda continua, e a temperatura do lago que fica em sua cratera alcançou 48 graus Celsius, a máxima registrada até agora.

A temperatura é muito superior aos 39 graus Celsius que atingiu durante a última explosão do vulcão, em 1990.

Segundo os especialistas, esse e outros indicadores podem ser um indício que desta vez a erupção do Kelud poderia ser mais forte do que naquela data, quando deixou 34 mortos.

O Kelud, de 1.713 metros de altura e que é considerado um dos dez mais perigosos do mundo, entrou também em erupção em 1919, e naquela ocasião deixou mais de 5.000 mortos.

Nenhum comentário: