sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Assalto cinematográfico leva terror a Guaratinga

Onze homens, seis deles encapuzados, com coletes a prova de balas e fortemente armados, assaltaram a agência do Banco do Brasil, na manhã desta sexta-feira, 9, no município de Guaratinga (a 700 km de Salvador, no extremo sul). Os bandidos chegaram à agência por volta de 10 horas e permaneceram no local por meia hora. Dezenas de pessoas presenciaram a ação da quadrilha, inclusive crianças.

Na fuga, os assaltantes levaram dois reféns, o gerente da agência e um dos vigilantes, que foram liberados na beira da estrada durante a fuga, a 30 km do local do roubo. O vigilante foi socorrido por populares e retornou à agência. Ainda abalado, ele preferiu não falar sobre o assunto.

No final da tarde, a policia prendeu três dos assaltantes e, de acordo com o delegado Jorge Nascimento, o restante da quadrilha foi encurralada em uma fazenda na zona rural do município. O dinheiro não havia sido recuperado.

Mesmo depois da saída dos bandidos, a comunidade que presenciou ação permaneceu assustada. Além de donos de lojas que fecharam as portas, alguns moradores também se trancaram em casa. Na saída do BB, os assaltantes atiraram algumas notas de dinheiro para o alto, que foram recolhidas por centenas de populares que assistiam de perto ao assalto.

Espetáculo – “A situação aqui foi feia. Dois bandidos ficaram na frente da agência fortemente armados. Assisti a tudo de perto”, disse um dos moradores que acompanhou toda a ação dos ladrões, mas preferiu não se identificar. Indiferentes ao perigo, centenas de pessoas acompanharam a ação dos bandidos, alguns chegaram a ficar em frente aos veículos usados na fuga para recolher o dinheiro que foi jogado para o alto. Segundo uma testemunha, populares pediram aos bandidos que jogassem mais dinheiro.

A cidade tem apenas dois policiais militares e apenas um agente da Polícia Civil e um delegado, que não tiveram condições de enfrentar a quadrilha. “A cidade precisa é de polícia”, disse outro morador, que também preferiu não se identificar, no momento que a equipe de reportagem chegou à cidade.

Os assaltantes chegaram à agência antes das 10 horas, renderam os vigilantes e quebraram as portas de vidro do estabelecimento para assustar as vítimas. Vários disparos de arma de fogo foram feitos dentro da agência, mas ninguém ficou ferido. O valor levado pelos assaltantes não foi divulgado pelo BB. Os carros utilizados pelos bandidos no assalto, um Gol Preto e um Meriva, foram tomados de assalto em Porto Seguro, nesta última semana.

O assalto foi o terceiro ocorrido nos últimos cinco anos na mesma agência bancária. Em 2002, um policial militar foi assassinado por ladrões em frente ao banco. Na época, todos os bandidos foram mortos durante a fuga. Há cerca de dois anos, a mesma agência foi assaltada, os ladrões dispararam vários tiros para o alto, fecharam a rua principal e assaltaram alguns pontos comerciais.

Nenhum comentário: