sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Força Tarefa Previdenciária prende fraudadores na Bahia

A Força Tarefa Previdenciária prendeu em Salvador(BA) uma dupla de estelionatários que vinha recebendo indevidamente o benefício de um segurado falecido há nove anos. A fraude foi descoberta quando técnicos do INSS efetuaram revisão para atualizar os dados cadastrais do titular do benefício e identificaram um registro de óbito com o mesmo nome do segurado. Com o cruzamento das informações contidas na certidão de óbito e na base de dados do INSS, a fraude foi confirmada e o benefício suspenso.

Na tarde de ontem (8), quando tentava regularizar o benefício na Agência da Previdência Social (APS) Centro Histórico, uma mulher foi autuada em flagrante por agentes da Polícia Federal e encaminhada para a sede da Delegacia da Polícia Federal, onde prestou depoimento. Os agentes prenderam também um homem que se fazia passar pelo segurado falecido. A mulher era filha e procuradora do ex-segurado. Após o óbito do pai, ela continuou a receber o pagamento do benefício.

Em 2002, para realizar empréstimos bancários no nome do segurado, a fraudadora conseguiu tirar uma carteira de identidade no nome do pai, com o retrato do homem que se passava pelo segurado falecido. Ela falsificou também a Carteira de Trabalho e Previdência Social do pai, trocando a fotografia dele por uma do comparsa, que também passou a utilizar o passe de idoso, do ex-segurado.

Segundo apurado pelos técnicos do INSS, a dupla causou um prejuízo de mais de R$ 60 mil aos cofres da Previdência Social. Os dois estão à disposição da justiça na sede da Polícia Federal em Salvador, e devem responder processo por estelionato e uso de documentos falsos.

Nenhum comentário: