sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Prefeitura de Ilhéus vai transformar matadouro em central de distribuição

A Prefeitura de Ilhéus vai aproveitar a área do antigo matadouro municipal para construir uma central de distribuição de hortifrutigranjeiros e a proposta já foi apresentada ao secretário estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Geraldo Simões, que sinalizou positivamente. A informação foi prestada pelo secretário municipal de Agricultura, Pesca e Interior, Isidoro Lavigne Gesteira, na manhã de ontem (8), salientando que o projeto será de autoria do arquiteto Ruy Cores e a obra começa no inicio do próximo ano.

Segundo o secretário municipal, a falta de condições de abate do matadouro, aliado aos sérios problemas ambientais causados pelos resíduos despejados no rio Cachoeira, foram às razões que motivaram a iniciativa de construir a central na área do Banco da Vitória, bairro localizado na zona oeste da cidade. A falta de um entreposto que atenda aos anseios dos pequenos produtores agrícolas de Ilhéus foi o outro motivo que despertou o interesse de aproveitar a área pela Prefeitura.

Sobre a questão do projeto de construção da central de distribuição de hortifrutigranjeiros, o secretário da pasta disse que não vai custar nada aos cofres públicos, uma vez que o arquiteto se mostrou disposto a executá-lo gratuitamente. Segundo ele, o projeto constará de boxes suficientes para atender a todos os produtores, a exemplo daqueles que trabalham com floricultura, fruticultura, leguminosas, granja e verduras, entre outros que estão enquadrados no segmento de hortifrutigranjeiros.

A idéia de transformar a área do matadouro em um centro de distribuição teve o aval do prefeito Newton Lima, segundo o secretário Isidoro lavigne Gesteira. O levantamento da área está sendo providenciado pela Secretaria de Obras. Além dos boxes, está prevista a construção da administração do empreendimento, banheiros e outros setores indispensáveis.

O secretário entende que o entreposto vai mudar a concepção de comercialização de hortifrutigranjeiros no município, uma vez que acabará com a obrigatoriedade de locomoção dos pequenos agricultores para vender seus produtos. A referência de endereço foi um dos fatores apresentados pelo secretário para justificar o sucesso do centro de distribuição. “O empreendimento será exclusivamente voltado para os produtores ilheenses”, falou Gesteir.

Nenhum comentário: