O Brasil declarou guerra contra a dengue, uma doença tão perigosa que pode matar. No dia 24 de novembro, realizou-se em todo Brasil o Dia D - de Combate a Dengue. Em Caculé, o Dia D foi na Praça Deoclides Cardoso – Praça da Feira, onde foi montado stand, onde a equipe de endemia do município forneceu orientações à população e distribuiu panfletos educativos. A mobilização social teve o intuito de envolver e conscientizar a população sobre como agir para controlar a doença.
O supervisor de endemias do município, Breno Fabiano da Silva, deu o recado: “é preciso que todos estejam envolvidos nesta campanha, não deixando a água acumular, pois é aí que mosquito da dengue nasce. E como o período chuvoso chegou, algumas medidas são essenciais, tais como: colocar areia nos pratos das plantas, tampar bem a caixa-d’água, limpar as calhas, jogar fora tudo o que não estiver usando e que possa acumular água, principalmente pneus”. O supervisor de endemias ressaltou que os proprietários de terrenos baldios são responsáveis por mantê-los limpo.
Outra ação do Governo de Caculé foi a campanha para o recolhimento de pneus de carro, caminhão ou bicicleta que estavam sem utilidade nos quintais da população e que poderiam servir como criadouros do mosquito transmissor da dengue. Esta campanha teve parceria da Lig-Lixo, empresa de limpeza pública do município e o resultado foi positivo. Outro ponto a ser destacado à população, salientado por Breno da Silva, é para quem sentir dor de cabeça com febre e dor no corpo, para procurar o mais rápido a sua Unidade de Saúde. “A dengue é coisa séria. Não deixe que ela pegue você” concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário