sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Dia Mundial em combate a AIDS será lembrado em Alagoinhas

O 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta conta a Aids, e Alagoinhas está engajada nessa luta. Para marcar o Dia, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação Municipal de DST/Aids, irá montar um estande na Praça da Bandeira, que estará funcionando a partir das 8h30. Durante toda a manhã a comunidade poderá assistir mini-palestras, participar de blitz educativas, e receber panfletos e preservativos.

A Campanha do Dia Mundial de Luta contra Aids 2007 tem como público alvo os jovens entre 14 e 24 anos. O tema é "O jovem e seu direito de exercer sua sexualidade e de usar o preservativo".
"Estamos realizando essa atividade para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, aproveitando para levar à população alagoinhense informações sobre a importância e necessidade do uso do preservativo, que é a única forma segura e eficaz de prevenção contra à AIDS", declarou a Coordenadora de DST/Aids, Micheli de Campos.

A Aids é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. A doença não se revela da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. São eles: febre persistente, calafrios, dor de cabeça, dor de garganta, dores musculares, manchas na pele e gânglios ou ínguas (embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer).

Em 2004, uma pesquisa de abrangência nacional estimou que no Brasil cerca de 593 mil pessoas, entre 15 a 49 anos de idade, vivem com HIV. Deste número, cerca de 208 mil são mulheres e 385 mil são homens.

A mesma Pesquisa mostra ainda que, quase 91% da população brasileira entre 15 e 54 anos citou a relação sexual como forma de transmissão do HIV e, 94 % citou o uso do preservativo como forma de prevenção da infecção.

Diversos estudos confirmam a eficiência do preservativo na prevenção da Aids e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Em um estudo realizado recentemente na Universidade de Wisconsin (EUA), demonstrou-se que o correto e sistemático uso de preservativos em todas as relações sexuais apresenta uma eficácia de 90-95% na prevenção da transmissão do HIV.

Infelizmente, até dezembro de 2005, o Brasil acumulou cerca de 183 mil óbitos por Aids. O HIV pode ser transmitido pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno.

Procure um médico, faça o teste e tire suas dúvidas. Não esqueça que usar o preservativo é a única forma segura de se prevenir da doença. Participe da Campanha Mundial de Luta contra a Aids. A sua atitude tem muita força nessa luta.

Nenhum comentário: