domingo, 28 de outubro de 2007

EUA anunciam morte de pelo menos 80 talebans em combates no Afeganistão

Pelo menos 80 talebans afegãos morreram ao repelir as forças americanas em emboscadas insurgentes na províncias sulinas de Helmand e Kandahar, assegurou neste domingo (28) o comando dos Estados Unidos no Afeganistão.

O combate mais duro aconteceu neste sábado na área de Musa Qaleh Wadi, onde os soldados dos EUA e Afeganistão enfrentaram durante seis horas os insurgentes e mataram "quase sete dúzias de talebans", segundo um comunicado do comando.

A fonte já havia divulgado ontem uma nota sobre este enfrentamento, que segundo o Exército dos EUA, levou à morte "vários" talebans sem que houvesse informações de baixas civis, já que as forças americanas e afegãs tinham evitado atacar "muitos alvos" para proteger a população.

De acordo com o comunicado de hoje, um "grande número" de talebans tinha emboscado uma patrulha mista de reconhecimento formada por soldados dos EUA e Afeganistão.

As tropas atacadas responderam ao ataque e, com o apoio da aviação, mataram "mais de seis dúzias de insurgentes enquanto estes tentavam reforçar as posições inimigas".

Ainda ontem, na vizinha província de Kandahar, uma patrulha mista de reconhecimento foi atacada por "vários" insurgentes nas proximidades de Shah Wali Kowt.

"A patrulha enfrentou imediatamente os talebans e matou vários combatentes inimigos antes que eles fugissem da área", disse o comando dos EUA em outro comunicado, no qual também destacou que não há relatórios sobre baixas civis.

O Exército americano não informou sobre baixas em suas fileiras em nenhum dos dois combates.
Cerca de cinco mil pessoas morreram no Afeganistão este ano, o mais violento desde a queda dos talebans, em 2001.

Nenhum comentário: