A Prefeitura do Rio terminou na madrugada deste domingo a retirada da terra que interditou o túnel Rebouças. De acordo com a secretaria de Obras, a galeria do túnel que não foi atingida pela terra poderá ser liberada a partir das 5h desta segunda-feira (29).
Durante toda a noite de sábado, uma retroescavadeira retirou pontos de terra que ainda apresentavam riscos de deslizamentos no morro Cerro Corá. A assessoria de imprensa da secretaria informa que o terreno continua instável, com areia molhada, o que pode causar novos deslizamentos.
Ao todo, foram retirados 300 caminhões de terra do túnel (cerca de seis mil toneladas). Equipes da Secretaria de Obras ainda fazem a limpeza do local na manhã deste domingo.
Proteção
Assim que a limpeza for concluída, a Prefeitura do Rio começará a construção de uma parede de concreto acima do túnel Rebouças. A nova parede será construída em cima do muro de contenção que já existe no local, semelhante à que foi feita na avenida Niemeyer, na zona sul.
Além do muro de contenção, serão construídas proteções nas laterais e na parte superior da galeria que será liberada amanhã. A secretaria de Obras pretende colocar um bloco de concreto entre as galerias para evitar que novos deslizamentos possam interromper o trânsito nos dois sentidos do túnel.
Também será construída uma continuação metálica na parte superior do túnel, prolongando as galerias.
Trânsito
O trecho do túnel que não foi atingido pelos deslizamentos de terra será liberado no sentido zona norte na manhã desta segunda-feira. No período da tarde, o trânsito será invertido, operando no sentido sul do túnel.
De acordo com a Prefeitura do Rio, a liberação completa do túnel Rebouças só deve ocorrer entre quarta e quinta-feira desta semana.
O túnel Rebouças --uma das principais ligações entre as zonas norte e sul do Rio-- está interditado desde a noite de terça (23).

Nenhum comentário:
Postar um comentário